[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
posso estar no copium maxamus mas....parece que o culpado é o freesync, ta aumentando a temp e tuilização e pelo que tu falou não deveria, até o displayporta ta normal agora

mas os 110 ocorreu apenas em 2 cenarios:
rage overclock, entendível, não achei um que disse que esperava algo diferente (copium?)
que com o d-port com freesync ativado

acho que estou com a alma entregue ao copium porque não faz sentido ser a camara de gas com 100% de utilização e desligando o freesync para de dar o problema........ta estranho de mais isso

me parece mais algo errado com driver/bios do que algo fisico (escrito dia 04/01/23 as 9am, pra caso acerte :limo:)

Mas se bateu hot spot em 1 cenário, eu devolveria de qualqer jeito..
não é normal bater 110 graus, mesmo em over.. ainda mais com fan em 100%

putz....dificil dizer, nessas horas que seria bom as 'pistolas' que mete tempo pra ver.....mas cara, soca ela de novo e testa prestando atenção nisso, mas você disse que o fator fina é a tampa, chuto que seria mais algo de eletricidade do que temp, talvez por ela ser grande ta transferindo do gabinete pra o chipset alguma eletricidade......tenta botar ao pano entre eles ou algo isolante...olha eu com o pano de novo :limo:

eletricidade nao é, pq eu testei fechando o gabinete com uma toalha de banho hahah
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

então, mas isso ai foi no freesync do d-port e 'rage' olha agora, joguei mais um pouco, voltei o save, e ta rodando a 100% desde antes:
[/SPOILER]

o problema é: tamanho, qualquer custom passa de 29cm e isso é o maximo que meu case aceita no momento
problema 2: tenho dois monitor hdmi/d-port vindo e minha gtx não aceita isso :limo:

troca numa 7900xt entao...

Amanha lança a 4070ti.. talvez tenha promoção por 6k..

Ia comentar isso hoje, tenho uma X570 com fan no chipset e sensor de temperatura, depois que troquei minha 1070 pela 3070, percebi quase 10 graus a mais no chipset, fui olhar e vi que ela cobre o chipset inteiro, e quanto estou jogando o ar quente manda a temperatura do chipset lá pra cima...

Vi que tem um slot abaixo, porém, lendo o manual fica parecendo q se eu colocar no segundo slot ele vai capar a velocidade, vou ter que testar pra ver...

Pois é... ontem isso chamou minha atenção, qndo desmontei a 3080.
botei a mão no dissipador do chipset e ele tava bem quente..

Mas é improvável que a vga faria tanto calor a ponto de desligar a mobo;
O b550 é mais frio q o x570.. Tanto q nem existe fan nele...

porém já mandei devolver a 3080 na amazon..agora preciso achar outra vga.. kkkk
se a nova desligar o pc tb, eu me mato haha

Última edição:
achei outro caso que faz atingir 110: mudar QUALQUER configuração no programa da amd com o jogo rodando, literalmente só mudei pra custom e botei os fan em 100% sempre, foi pra 110 em 10s, quase mais rapido que uma ferrari

fechei o game....abri de novo pra ver se mudava algo, nada, mesmo problema, não lembro se testei isso no HDMI

3kT5iqF.jpg

mudei pra default, sem fechar o jogo caiu mas continuou subindo depois, nem esperei chegar a 110
EZQbYOl.jpg

tentei abrir o menu dentro do jogo que faz autilização cair e a temp do hotspot cair pra 60- mas ao voltar pro jogo volta 110 mas......

fechando o jogo e abrindo logo em seguida depois de voltar pra default, problema não ocorre mais......isso NÃO é a camara de gas......pode ter até algo com ela mas é pelo menos 50% firmware/driver

reset nas temps, chega nos 85~88 e para de novo não sobe mais mesmo com constante 100% de uso, clock parece ok tambem media de 2,5 mas varia até 2,8:
GvpUNfi.jpg

cara......é driver isso *inhales copium*

achei outro caso que faz atingir 110: mudar QUALQUER configuração no programa da amd com o jogo rodando, literalmente só mudei pra custom e botei os fan em 100% sempre, foi pra 110 em 10s, quase mais rapido que uma ferrari

E a voltagem da gpu mudou tb?
Na tua screen aparece pico de 0,955.. nao sei qual o padrao da 7900xtx, mas abaixo de 1v deve ser normal..

Eu devolveria a placa, certeza..

e realmente não vai mais de 88, ainda em 85:

Z8et8wj.jpg

cara.....não faz sentido nenhum

Mas se bateu hot spot em 1 cenário, eu devolveria de qualqer jeito..
não é normal bater 110 graus, mesmo em over.. ainda mais com fan em 100%
parece que as 5XXXX e 6XXXX em overclock tambem chega a isso

eletricidade nao é, pq eu testei fechando o gabinete com uma toalha de banho hahah

então deve ser temp mesmo....

troca numa 7900xt entao...

Amanha lança a 4070ti.. talvez tenha promoção por 6k..
problema é tamanho.....a xt não seria uma ma escolha.....acho

E a voltagem da gpu mudou tb?
Na tua screen aparece pico de 0,955.. nao sei qual o padrao da 7900xtx, mas abaixo de 1v deve ser normal..

Eu devolveria a placa, certeza..

tenho uns dias para decidir e no pior dos casos......1 ano de garantia

e UM monitor da dell acabou de chegar

e sobre voltagem não sei dizer......0 conhecimento nesse aspecto

Última edição:
Freesync da uma "capada" nos frames pra equalizar com o monitor, logo consome levemente menos recursos da placa mesmo usando 100% da GPU. Pode ser isso.
Basicamente uma placa que não pode ser usada ao seu máximo se não vira o núcleo solar.

parece que as 5XXXX e 6XXXX em overclock tambem chega a isso

problema é tamanho.....a xt não seria uma ma escolha.....acho

XT sairia uns 6650, com cupom de aniversário do kabum.. 2k a menos q tu pagou nessa xtx..
Nesse caso vale a pena a XT..

Mas hj sai teste da 4070ti..
Eu acredito q deva ficar 10% atrás da 7900xt, considerando os vazamentos..
Porém se vier por 6k, pode ser um bom negócio tb.. Afinal vai ser modelo custom..

Dificil falar isso, mas a 4070ti por 6k passou a ser bom negócio..pqp
que faseeeeeeeeee

QNnNFaP.png

tenho uns dias para decidir e no pior dos casos......1 ano de garantia

devolve nos 7, nem espera...ainda mais power color.

e sobre voltagem não sei dizer......0 conhecimento nesse aspecto

faz o teste stock e olha qual voltagem tá pegando.. pode ver pelo gpuz ou hwinfo..
depois compara com o modo over tudoqueda.. kkkk

Freesync da uma "capada" nos frames pra equalizar com o monitor, logo consome levemente menos recursos da placa mesmo usando 100% da GPU. Pode ser isso.
Basicamente uma placa que não pode ser usada ao seu máximo se não vira o núcleo solar.

bom ponto hein; eu não sabia disso

posso estar no copium maxamus mas....parece que o culpado é o freesync, ta aumentando a temp e tuilização e pelo que tu falou não deveria, até o displayporta ta normal agora

mas os 110 ocorreu apenas em 2 cenarios:
rage overclock, entendível, não achei um que disse que esperava algo diferente (copium?)
que com o d-port com freesync ativado

acho que estou com a alma entregue ao copium porque não faz sentido ser a camara de gas com 100% de utilização e desligando o freesync para de dar o problema........ta estranho de mais isso

me parece mais algo errado com driver/bios do que algo fisico (escrito dia 04/01/23 as 9am, pra caso acerte :limo:)

putz....dificil dizer, nessas horas que seria bom as 'pistolas' que mete tempo pra ver.....mas cara, soca ela de novo e testa prestando atenção nisso, mas você disse que o fator fina é a tampa, chuto que seria mais algo de eletricidade do que temp, talvez por ela ser grande ta transferindo do gabinete pra o chipset alguma eletricidade......tenta botar ao pano entre eles ou algo isolante...olha eu com o pano de novo :limo:
Se vc quer mesmo ficar com ela sabendo que tem um vício oculto pede abatimento proporcional(50% do valor pago). :coolface:

(pqp preciso tomar vergonha na cara e configurar o afterburn direito, como faz? pra ter tudo na mesma telinha bonitinha? sim sou burro compre essa xtx você tem duvida? :limo: )
:sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu:

Mostre que vc aprendeu com seu erro e devolve logo essa placa, espera um modelo custom decente

Bem, minha regra pessoal, e acho que vale muito pra essa tua situação, é: se o componente não funciona direito do jeito que tira da caixa e liga e precisa ficar nessa firulagem de fan/voltagem pra funcionar direito, não serve.

Bem, minha regra pessoal, e acho que vale muito pra essa tua situação, é: se o componente não funciona direito do jeito que tira da caixa e liga e precisa ficar nessa firulagem de fan/voltagem pra funcionar direito, não serve.
Concordo.

Vc mexer para tentar extrair mais do que o original,ok, acho válido vc vai fazer pq quer.

Mas comprar algo e ter dificuldade pra usar no padrão de fábrica é complicado

Velho Rico, devolve a placa e vai dormir
:vai:

Concordo parcialmente, porque é mais que comprovado que as placas tem mais potencial do que a forma que elas vem na caixa, tanto do lado AMD quanto Nvidia. Um exemplo real, que nem envolve diretamente performance:

Tinha uma 5600XT Sapphire Pulse, e simplesmente no padrão de fábrica, os fans ficavam em 800-900 RPM jogando, não importa a temperatura da placa e nem temperatura ambiente, simplesmente a temperatura subia até 90 ºC no hot-spot, isso era uns 20% da RPM dos fans. Com um ajuste rápido, eu subia para 30% (uns 1300 RPM), e temperatura caía para 75 ºC.

A placa funcionava perfeitamente da forma que veio na caixa? Sim. Porém para mim é completamente sem sentido não fazer esse ajuste que citei acima.

Tinha uma 5600XT Sapphire Pulse, e simplesmente no padrão de fábrica, os fans ficavam em 800-900 RPM jogando, não importa a temperatura da placa e nem temperatura ambiente,

Com certeza tinha algum problema de software então...Seja na vga, seja no driver amd...
A rotação do fan sempre vai acompanhar as temperaturas ..

Uma coisa é certa; alguém cobrou 1 litro de agua da amd, mas botou 500ml na 7900xtx!! hahahah

Esse mundo tá uma merd@ mesmo... quase nada sai perfeito de fábrica..pqp

Com certeza tinha algum problema de software então...Seja na vga, seja no driver amd...
A rotação do fan sempre vai acompanhar as temperaturas ..

Uma coisa é certa; alguém cobrou 1 litro de agua da amd, mas botou 500ml na 7900xtx!! hahahah

Esse mundo tá uma merd@ mesmo... quase nada sai perfeito de fábrica..pqp
Ela acompanhava, subia de 800 para 900 :limo: Vi em uns fóruns gringos, e realmente a Sapphire foi muito conservadora na curva de fan, não era problema de software, e sim de quem programou mesmo haha

não era problema de software, e sim de quem programou mesmo haha

caraii...tem q matar um diabo desses hahahah

XT sairia uns 6650, com cupom de aniversário do kabum.. 2k a menos q tu pagou nessa xtx..
Nesse caso vale a pena a XT..

Mas hj sai teste da 4070ti..
Eu acredito q deva ficar 10% atrás da 7900xt, considerando os vazamentos..
Porém se vier por 6k, pode ser um bom negócio tb.. Afinal vai ser modelo custom..

Dificil falar isso, mas a 4070ti por 6k passou a ser bom negócio..pqp
que faseeeeeeeeee

QNnNFaP.png

devolve nos 7, nem espera...ainda mais power color.

faz o teste stock e olha qual voltagem tá pegando.. pode ver pelo gpuz ou hwinfo..
depois compara com o modo over tudoqueda.. kkkk

bom ponto hein; eu não sabia disso

4070ti menos de 10% atras da 7900xt...

Última edição:
curioso q a 7900xt não é afetada
O dissipador / vapor chamber da XT é diferente da XTX, por isso apenas a XTX é afetada. Como vários lotes estão passíveis de problema o melhor mesmo seria a AMD/AIBs informarem quais lotes são estes, e informar como o usuário descobrir seu lote para tranquilizar o pobre velho @VelhoPobre xD

Milhares de placas de referência AMD Radeon RX 7900 XTX podem ser afetadas por um problema de hotspot de GPU de 110°C.​

A AMD espera emitir uma declaração. Integradores de sistemas já devolveram centenas de placas Radeon RX 7900 XTX MBA​

O jornalismo investigativo alemão continua. Igor Wallossek, do Igor'sLAB , tem um longo post explicando a situação atual com as placas gráficas AMD Radeon RX 7900 XTX e seus problemas térmicos.

Qnti8sF.png

Conforme observado logo no início do artigo, a AMD deveria emitir uma declaração ontem, que era o que Igor estava esperando. No entanto, isso não aconteceu, o que o obrigou a compartilhar as últimas descobertas. O problema com o estrangulamento térmico dos cartões XTX de referência agora foi localizado na câmara de vapor. Em um e-mail recebido da AMD por um dos clientes afetados (integrador de sistema), ficamos sabendo que uma declaração oficial da AMD seria feita ontem:

Conforme mencionado, os integradores já devolveram centenas de cartões inclusive os que já vinham montados em sistemas completos. Os cartões devolvidos incluíam todos os cartões de parceiros da placa AMD (mas apenas cartões MBA).

I8D6MD5.jpg

É muito importante observar que o problema afeta apenas o modelo RX 7900 XTX e apenas o design de referência AMD (Made by AMD/MBA). Este problema não afeta nenhum dos cartões personalizados que usam soluções personalizadas. Além disso, o modelo de referência RX 7900 XT com GPU Navi 31 reduzido também não é afetado.

Deve-se observar que a AMD tende a priorizar a produção de placas de referência em vez de designs de parceiros nas semanas iniciais de cada lançamento da Radeon. É principalmente por isso que vemos tão poucos cartões personalizados disponíveis e ainda menos modelos sendo anunciados. Ao introduzir milhares de placas de referência no mercado, a AMD está em uma situação difícil para lidar com essa situação, especialmente porque os designs de referência também foram vendidos por parceiros de placas.

A AMD agora está oferecendo troca ou reembolso aos clientes afetados, presumivelmente indivíduos e parceiros de canal. Diz-se que o problema afeta 'vários lotes', que podem incluir milhares de placas. Esperançosamente, a AMD explicará a situação em breve e, se essas placas realmente exigirem uma substituição, ela será fornecida o mais rápido possível.

Fonte: Igor'sLAB
A parte mais importante vem direto do post do Igor:

"Claro, pode-se perguntar por que tudo isso não foi reconhecido muito antes e por que o controle de qualidade obviamente falhou de forma tão grandiosa. Isso também tem algo a ver com a fragmentação das cadeias produtivas e de abastecimento. Tanto a câmara quanto o cooler completo vêm de um fabricante terceirizado com bastante antecedência e é claro que são muito difíceis de testar sem a placa montada. Usando códigos QR, no entanto, todos os componentes podem ser atribuídos no tempo e também localizados posteriormente.

Se as amostras PVT (Teste de Validação de Produção) funcionarem, então, posteriormente, serão coletadas amostras do MP (Produção em Massa) atual no máximo. Depois essas placas são testados, por ex, no PC-Partner em hot boxes especiais, mas estão lá em uma configuração vertical. E então vem exatamente ao caso ocorrido, porque as câmaras de vapor afetadas não são completamente não funcionais, mas apenas funcionais mais ou menos limitadas. No entanto, isso é quase impossível de monitorar com testes granulares."
(negritos por mim)

Ou seja, a AMD fabrica o silício, a Sapphire faz e monta o PCB e terceiros fazem o cooler+dissipador, este último com bastante antecedência. Para piorar a situação os testes são feitos em caixas fechadas com a placa na vertical, logo muitas câmaras problemáticas acabaram sendo aprovadas na checagem de qualidade porque o problema aparece com maior incidência com a placa na horizontal.

Sinceramente, isto é de um amadorismo sem tamanho, ainda mais para uma empresa do tamanho da AMD =S

Última edição:
O dissipador / vapor chamber da XT é diferente da XTX, por isso apenas a XTX é afetada. Como vários lotes estão passíveis de problema o melhor mesmo seria a AMD/AIBs informarem quais lotes são estes, e informar como o usuário descobrir seu lote para tranquilizar o pobre velho @VelhoPobre xD

A parte mais importante vem direto do post do Igor:

"Claro, pode-se perguntar por que tudo isso não foi reconhecido muito antes e por que o controle de qualidade obviamente falhou de forma tão grandiosa. Isso também tem algo a ver com a fragmentação das cadeias produtivas e de abastecimento. Tanto a câmara quanto o cooler completo vêm de um fabricante terceirizado com bastante antecedência e é claro que são muito difíceis de testar sem a placa montada. Usando códigos QR, no entanto, todos os componentes podem ser atribuídos no tempo e também localizados posteriormente.

Se as amostras PVT (Teste de Validação de Produção) funcionarem, então, posteriormente, serão coletadas amostras do MP (Produção em Massa) atual no máximo. Depois essas placas são testados, por ex, no PC-Partner em hot boxes especiais, mas estão lá em uma configuração vertical. E então vem exatamente ao caso ocorrido, porque as câmaras de vapor afetadas não são completamente não funcionais, mas apenas funcionais mais ou menos limitadas. No entanto, isso é quase impossível de monitorar com testes granulares."
(negritos por mim)

Ou seja, a AMD fabrica o silício, a Sapphire faz e monta o PCB e terceiros fazem o cooler+dissipador, este último com bastante antecedência. Para piorar a situação os testes são feitos em caixas fechadas com a placa na vertical, logo muitas câmaras problemáticas acabaram sendo aprovadas na checagem de qualidade porque o problema aparece com maior incidência com a placa na horizontal.

Sinceramente, isto é de um amadorismo sem tamanho, ainda mais para uma empresa do tamanho da AMD =S
Geralmente sempre dou preferência para AMD nas compras, em CPU ela vai bem e não tem nem como se arrepender, mas em GPU a mesma já vem falhando muito e dessa vez não a coloquei nem como opção apesar de ter usado uma 5700xt referência desde o lançamento sem problemas. Enfim, esperar que ela melhore no próximo lançamento e se dedique mais.

Para piorar a situação os testes são feitos em caixas fechadas com a placa na vertical, logo muitas câmaras problemáticas acabaram sendo aprovadas na checagem de qualidade porque o problema aparece com maior incidência com a placa na horizontal.

@VelhoPobre , coloca aí seu gabinete deitado... e veja se resolve, hehe. Vai que...

Não é nem zoação, pq se resolver... um apoio vertical já mataria. Isso se o copium for suficiente, claro.

Última edição:
Isso é o básico de qualquer controle de qualidade decente, o foco em como o produto vai ser utilizado pelo cliente, realmente bem feio...

testando com o monitor novo tudo no super-duper-ultra.....não passa de 70% de utilização.......mas o fps tambem não passa de 60..........

era o ruwuindows arrumei:

8YAZcq4.png

testando novamente agora chega nos 100% de utilização, e tudo certo, fps louco variando de 166 pra 60, no pior lugar de sempre pra forçar os 100% de utilização fica variando de 70~80fps e temperatura normal e agora o engraçado

cabo display-port....com freesync ativado......mas não sei se faz diferença mas esse chama freesync 'pro', ele não ta causando o superaquecimento 110.....vai entender

ficou quase 2h, mudei de cenário, avancei no jogo dei load nesse local que sei que fica 100% e com o novo monitor e cabo e freesyncpro ativado:

UWAi0qh.jpg

pior hp: 82 pior GPU: 65, delta delicioso de 13C

ta alguem me mata agora pq nada disso faz sentido, tenho agora 99% de certeza que não é a porra da camera de gas, se fosse não teria essa variação dependendo da configuração

pode ser problema de chip cagado, mas não é o cooler não

obs. clock bateu 3000 algumas vezes no jogo....não me pergunta como ou porque.....tambem não sei não lembrei de printar, mas ficou 1min nessa e agora fica na casa dos 2,6~2,8

A compra da 7900XTX vai fazer o VelhoPobre mudar o nome pra VelhoNeurótico :limo:

resetei as medições e soquei um rage e dexei um tempo, resultado:

bateu 110 mas **inales super duper copium for retarded people** não caiu o clock abaixo de 2,6 mas caiu um pouco sim, engraçado que é imediato o 'overclock' me faz perder uns 10fps de imediato

10min em rage:

lpoMP3a.jpg

mesmo problema, se voltar pro default, ele continua em 110, mesmo se eu abrir o menu do jogo que joga utilização pra baixo e daria pra 'resfriar' , mas se eu fechar o jogo fechar os monitor tudo que possa 'travar' a placa e imediatamente abrir tudo de novo menos de 30s.....volta tudo ao normal:

10min rodando de novo, atinge 79~81 e fica ai em 100%

WtV0x13.jpg

resetei as medições e soquei um rage e dexei um tempo, resultado:

bateu 110 mas **inales super duper copium for retarded people** não caiu o clock abaixo de 2,6 mas caiu um pouco sim, engraçado que é imediato o 'overclock' me faz perder uns 10fps de imediato

10min em rage:

lpoMP3a.jpg

mesmo problema, se voltar pro default, ele continua em 110, mesmo se eu abrir o menu do jogo que joga utilização pra baixo e daria pra 'resfriar' , mas se eu fechar o jogo fechar os monitor tudo que possa 'travar' a placa e imediatamente abrir tudo de novo menos de 30s.....volta tudo ao normal:

10min rodando de novo, atinge 79~81 e fica ai em 100%

WtV0x13.jpg
Não é por nada, mas o overclock aqui na 6650XT, se eu mexer no clock mínimo por exemplo de 2600Mhz para 2650Mhz, automaticamente meu FPS dropa de 110 para 90, mantendo os 99% de utilização da GPU, e o overclock é aplicado normalmente. Em vez de ganhar performance, eu perco.

Se vc quer mesmo ficar com ela sabendo que tem um vício oculto pede abatimento proporcional(50% do valor pago). :coolface:
se tivesse essa opção rapaz aceitava sem pensar 2x

:sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu: :sefu:

Mostre que vc aprendeu com seu erro e devolve logo essa placa, espera um modelo custom decente
pela 10x : MODELO CUSTOM É GRANDE DE MAIS O MEU LIMITE É 29CM

então você ta dizendo pra eu ficar com a placa? pq da caixa com tudo stock ela não da problema em nenhum monitor.....so quando justamente comecei a fuçar e habilitei o freesync no sansung 60hz deu 110 e no overclock 'rage' tambem 110.....segundo sua logica devo ficar com ela
:limo:

Concordo.

Vc mexer para tentar extrair mais do que o original,ok, acho válido vc vai fazer pq quer.

Mas comprar algo e ter dificuldade pra usar no padrão de fábrica é complicado
no padrão está funfando, da uma lida nas 1231231 paginas do tpc

Velho Rico, devolve a placa e vai dormir
:vai:
e fico sem depois com 2 monitor que não consigo conectar na placa velha? :limo:

Concordo parcialmente, porque é mais que comprovado que as placas tem mais potencial do que a forma que elas vem na caixa, tanto do lado AMD quanto Nvidia. Um exemplo real, que nem envolve diretamente performance:

Tinha uma 5600XT Sapphire Pulse, e simplesmente no padrão de fábrica, os fans ficavam em 800-900 RPM jogando, não importa a temperatura da placa e nem temperatura ambiente, simplesmente a temperatura subia até 90 ºC no hot-spot, isso era uns 20% da RPM dos fans. Com um ajuste rápido, eu subia para 30% (uns 1300 RPM), e temperatura caía para 75 ºC.

A placa funcionava perfeitamente da forma que veio na caixa? Sim. Porém para mim é completamente sem sentido não fazer esse ajuste que citei acima.
so não testei undervoltage ainda....dizem que é o oposto na amd (e estou comprovando isso) overclock = perde fps, undervoltage = ganha fps, mas preciso confirmar isso, pq essa fraze soa como fanboy copium ssj4 :limo:

@VelhoPobre , coloca aí seu gabinete deitado... e veja se resolve, hehe. Vai que...

Não é nem zoação, pq se resolver... um apoio vertical já mataria. Isso se o copium for suficiente, claro.
já fiz, ta ai nos post anterior

A compra da 7900XTX vai fazer o VelhoPobre mudar o nome pra VelhoNeurótico :limo:
se tivesse com um problema claro, não importa o que eu fizer utilizando 100% da o problema blz, já estaria devolvendo abrindo reclame aqui contratando assasinos pra matar funcionários da AMD :limo:

mas....essa porra não faz sentido em stock funciona, em um monitor se habilitar freesync da problema, no outro não da, se só mudar o fan da problema, se voltar pra stock não da.....ta totalmente zuado isso, por isso insisto essa merda é problema de chip e/ou driver não é o cooler não se não daria 100% do tempo

obs. clock bateu 3000 algumas vezes no jogo....não me pergunta como ou porque.....tambem não sei não lembrei de printar, mas ficou 1min nessa e agora fica na casa dos 2,6~2,8
É assim, a variância de clock dessa placa é totalmente estranha, e todos supõem ser por causa do driver xD
Só para efeito de comparação, aquela versão coloridona e gigante da Sapphire pega até 3.2GHz em jogos :V

ff-bbe.jpg

Quanto ao problema do cooler, eu estou com o pessoal que diz que você não foi afetado pelo WaterGate (ChamberGate? VapourGate? whatever).

Users who are viewing this thread

Voltar