[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início

MSI finalmente tem produtos da série Radeon RX 7900 para mostrar.

A MSI notou a falta de uma placa de vídeo RDNA3 da série Radeon RX 7900 quando a AMD lançou essas placas em 13 de dezembro de 2022. A empresa posteriormente esclareceu que, embora estivesse ignorando o design de referência feito pela AMD (MBA) placas gráficas sob sua marca, lançaria placas da série RX 7900 de design personalizado no primeiro semestre de 2023, com algumas das primeiras placas sendo reveladas na CES. Bem, aqui estão eles.

O MSI Radeon RX 7900 XTX e RX 7900 XT Gaming Trio Classic recebe a última parte de seu nome pelo fato de que a MSI usou a solução de resfriamento Tri Frozr 2.0 mais antiga da geração anterior de placas gráficas (série RX 6000 e série RTX 30). ), em vez do mais recente Tri Frozr 3.0 revelado com a série RTX 40. Este cooler também recebe o ventilador TorX 4.0 um pouco mais antigo em comparação com os ventiladores TorX 5.0 mais recentes com a série RTX 40. Este cooler lidou com os requisitos de resfriamento de 350 W-ish TDP de GPUs como o RX 6950 XT ou o RTX 3090, então achamos que eles poderiam se adequar à série RX 7900. Ainda há um novo PCB de design personalizado embaixo dele, que extrai energia de um trio de conectores de energia PCIe de 8 pinos e, portanto, podemos esperar um limite de energia razoavelmente bom para essas placas.

QOnTkXg.jpg

n74Hh89.jpg

2M4zjDd.jpg

fBXKHBy.jpg

h3gkIz2.jpg
Sinceramente, era melhor eles nem terem lançado, depois de tanto tempo e apenas um modelo? Além de que esse cooler ai é o mesmo utilizado na série RX6000, que nada mais é que o mesmo cooler utilizado nas RTX3000 GA102. E quando digo "o mesmo" não é adaptado, é exatamente o mesmo, tanto que muitos usuários que compraram disseram que ele não dissipa corretamente porque dois heatpipes nem sequer encostam no die, causando um delta enorme entre o core e o hotspot...
bom dia meus mid-rang gpu users porque a highend é meio esquentadinha d+

O bom desse video é que deixou claro duas coisas:
1) Que o rumor de que falta placa para quem está pedindo outra era apenas um rumor (se bem que a AMD nunca admitiria isso)
2) Que o lote afetado é pequeno e não grande (novamente, a AMD nunca admitira isso)

O segundo ponto é o que mais interessa, pois bater 110ºC no tJunc não categoriza falha na câmara de vapor, e sim "apenas" um chip esquentado. Quando a câmara está com problemas a placa começa a baixar o clock (throttling) quanto atinge 110ºC e fica derrubando ele até a placa esfriar (o que não ocorre, ela se mantém em 110ºC ou sobre até 115ºC). Se a placa não realizar throttling mantendo esta temperatura significa que ela não pertence ao lote defeituoso. Deve ser justamente por causa deste detalhe que o número de "afetados" está tão grande nos fóruns/reddit.

os caras do kabum vao bloquear as tuas próximas compras hahah

joga pragra não viado :limo:

só eles devolverem logo que paro de manda msg :limo:

A XT andou aqui, mas acho q vai chegar somente na terça..

n8kwQNx.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

to vendo que o meu tem grandes chances de atrasar:
wMi6AgZ.jpg

toda vez que ficou sem atualização 1 dia util pela gfl geralmente atrasa......sacanagem, tomara que eu esteja errado

EDIT

red evil é top hein

XT: Length 287 mm-> 338 mm
XTX:Length 287 mm -> 338 mm

ai tu fode

Ja solicitei reembolso com eles, assim como garantia tambem, nunca tive problemas, o que vc tem que se atentar é que eles as vezes devolvem o valor como bônus/credito para voce efetuar outra compra por lá invés de devolverem o valor na conta.
sim to ciente desses esquemas deles, por isso to enchendo o saco, tenho até o texto do reclame aqui pronto se tentarem ser espertinhos

1) Que o rumor de que falta placa para quem está pedindo outra era apenas um rumor (se bem que a AMD nunca admitiria isso)
2) Que o lote afetado é pequeno e não grande (novamente, a AMD nunca admitira isso)

O segundo ponto é o que mais interessa, pois bater 110ºC no tJunc não categoriza falha na câmara de vapor, e sim "apenas" um chip esquentado. Quando a câmara está com problemas a placa começa a baixar o clock (throttling) quanto atinge 110ºC e fica derrubando ele até a placa esfriar (o que não ocorre, ela se mantém em 110ºC ou sobre até 115ºC). Se a placa não realizar throttling mantendo esta temperatura significa que ela não pertence ao lote defeituoso. Deve ser justamente por causa deste detalhe que o número de "afetados" está tão grande nos fóruns/reddit.

'pequeno' ta dificil achar quem tem a placa sem problema, todo mundo que acha tem a placa sem problema no forum gringo e o pessoal pede pra testar bate 110 :limo: , até agora apareceu só uns 2~3 que realmente depois de testar tudo a placa está perfeita mesmo em 'rage' só bate 100ºC (picos de 105) isso depois de 1h, e o principal que parece que é o teste final: virou de lado, a temp caiu? nesses 2~3 casos não mesmo em 'rage'

eu acho que desses que saiu primeiro pra vender 80% está afetada é que 50% reclamou e o resto nem testou, está usando stock sem o problema de freesync ai não percebe

XT: Length 287 mm-> 338 mm
XTX:Length 287 mm -> 338 mm

Falando nisso..tu viu q a XT é menor que XTX no comprimento tb?

no meu gabinete cabem 7 hds 3.5, se a vga tiver até 28 cm.
A XT tem 27,6!! :D
XTX tem 28,7 !

Apreveitando a o foto do outro tópico:
mDfeb1n.jpg

bingo

bingo² ...tem gnt falando em 10mil placas já... EU nao duvido, visto q já temos o problema aqi no brasil

É uma falha pq a própria AMD admitiu que as placas saíram com menos água do q deveriam/projetadas..

falha= desempenho abaixo do esperado

Não necessariamente ela vai estragar, pq foi construída pra evitar temp acima de 110..

Resumindo..tem q ser doido pra pegar xtx mba agora..srsr
e as custons devem demorar mais ainda.. AMD vai ter q trocar uma pá de placas RMA haha

Última edição:
uma coisa que me da raiva da incompetência desses youtuber lixo é isso, noticia torando, mas nenhum fez um vídeo de 1min 'How detect if your XTX is fault or not', tão simples, 1~3min sem enrolação, liga o jogo com tudo no ultra, ativa freesync, aumenta somente os fan pra 100% foi pra 110.....ruim, vira o pc, diminuiu? problema! não?, desliga o jogo e abre com o PC ainda deitado, com as mesma configs e freesync e fans a 100% não deu 110 dessa vez....problema

deve ter muita gente que não testa, e não vai perceber que tem uma com problema pq como vimos no meu desespero :limo: , da até pra usar elas fica com delta lindo de 15~18 mas em stock sem mudar nada e dependendo do monitor tem que ser sem freesync e não pode ser com cabo displayport e sim hdmi.......

Falando nisso..tu viu q a XT é menor que XTX no comprimento tb?

no meu gabinete cabem 7 hds 3.5, se a vga tiver até 28 cm.
A XT tem 27,6!! :D
XTX tem 28,7 !
SIM! no inicio está pensando em pegar ela, fui na XTX porque queria comprar e durar os 10 anos....não durou 3 dias :limo:
0x0.jpg

uma coisa que me da raiva da incompetência desses youtuber lixo é isso, noticia torando, mas nenhum fez um vídeo de 1min 'How detect if your XTX is fault or not', tão simples, 1~3min sem enrolação, liga o jogo com tudo no ultra, ativa freesync, aumenta somente os fan pra 100% foi pra 110.....ruim, vira o pc, diminuiu? problema! não?, desliga o jogo e abre com o PC ainda deitado, com as mesma configs e freesync e fans a 100% não deu 110 dessa vez....problema

deve ter muita gente que não testa, e não vai perceber que tem uma com problema pq como vimos no meu desespero :limo: , da até pra usar elas fica com delta lindo de 15~18 mas em stock sem mudar nada e dependendo do monitor tem que ser sem freesync e não pode ser com cabo displayport e sim hdmi.......

SIM! no inicio está pensando em pegar ela, fui na XTX porque queria comprar e durar os 10 anos....não durou 3 dias :limo:
0x0.jpg

mto boa essa foto..faltou apenas uma régua do lado kkk

EDIT.
Agora notei q os fans são exatamente do mesmo diâmetro, apesar de modelos diferentes

Última edição:
legal, agora minha gtx660 ta dando pau, não sei se é o driver novo nvidia ou porque ela não t aguentando 2x1440p ou porque só ta com raiva que abandonei ela por 3 dias :limo:

VIDEO_SCHEDULER_INTERNAL_ERROR (119) The video scheduler has detected that fatal violation has occurred. This resulted in a condition that video scheduler can no longer progress. Any other values after parameter 1 must be individually examined according to the subtype. Arguments: Arg1: 0000000000000002, The driver failed upon the submission of a command. Arg2: ffffffffc000000d Arg3: fffff90ef468f2e0 Arg4: ffffd18f1be8b130 SYMBOL_NAME: dxgmms2!VidSchiSendToExecutionQueue+a99 MODULE_NAME: dxgmms2 IMAGE_NAME: dxgmms2.sys IMAGE_VERSION: 10.0.19041.2311 STACK_COMMAND: .cxr; .ecxr ; kb BUCKET_ID_FUNC_OFFSET: a99 FAILURE_BUCKET_ID: 0x119_2_DRIVER_FAILED_SUBMIT_COMMAND_dxgmms2!VidSchiSendToExecutionQueue OS_VERSION: 10.0.19041.1 BUILDLAB_STR: vb_release OSPLATFORM_TYPE: x64 OSNAME: Windows 10 FAILURE_ID_HASH: {9a11bf9c-270e-962e-7a82-3efdab93c10e} Followup: MachineOwner

pelo que pesquisei é driver ou a placa morrendo.... aguenta até segunda....ou até quarta que to vendo que a arrombada da gfl vai atrasar

reinstalei o driver da nivia uma 'instalação limpa' vamos ver se para

legal, agora minha gtx660 ta dando pau, não sei se é o driver novo nvidia ou porque ela não t aguentando 2x1440p ou porque só ta com raiva que abandonei ela por 3 dias :limo:

VIDEO_SCHEDULER_INTERNAL_ERROR (119) The video scheduler has detected that fatal violation has occurred. This resulted in a condition that video scheduler can no longer progress. Any other values after parameter 1 must be individually examined according to the subtype. Arguments: Arg1: 0000000000000002, The driver failed upon the submission of a command. Arg2: ffffffffc000000d Arg3: fffff90ef468f2e0 Arg4: ffffd18f1be8b130 SYMBOL_NAME: dxgmms2!VidSchiSendToExecutionQueue+a99 MODULE_NAME: dxgmms2 IMAGE_NAME: dxgmms2.sys IMAGE_VERSION: 10.0.19041.2311 STACK_COMMAND: .cxr; .ecxr ; kb BUCKET_ID_FUNC_OFFSET: a99 FAILURE_BUCKET_ID: 0x119_2_DRIVER_FAILED_SUBMIT_COMMAND_dxgmms2!VidSchiSendToExecutionQueue OS_VERSION: 10.0.19041.1 BUILDLAB_STR: vb_release OSPLATFORM_TYPE: x64 OSNAME: Windows 10 FAILURE_ID_HASH: {9a11bf9c-270e-962e-7a82-3efdab93c10e} Followup: MachineOwner

pelo que pesquisei é driver ou a placa morrendo.... aguenta até segunda....ou até quarta que to vendo que a arrombada da gfl vai atrasar

reinstalei o driver da nivia uma 'instalação limpa' vamos ver se para
Qual versão do driver você está usando? Porque essa GPU ai foi descontinuada tem um bom tempo. Mas sim, esse erro é de driver mesmo, qualquer coisa é só usar apenas um monitor xD

---
Also... (prestem atenção no jogo escolhido a dedo para ganhar no RT) :limo:

Flyz-XMJa-MAQ9-LKC.jpg

Qual versão do driver você está usando? Porque essa GPU ai foi descontinuada tem um bom tempo. Mas sim, esse erro é de driver mesmo, qualquer coisa é só usar apenas um monitor xD

---

Flyz-XMJa-MAQ9-LKC.jpg
Mas tb,amd só roda melhor em cod e jogo da bugsoft

lançado 21/12/2022 a umas 2 semanas

GeForce Security Update Driver

Version: 474.14 WHQL
Release Date: 2022.12.20
Operating System: Windows 10 64-bit, Windows 11
Language: English (US)
File Size: 705.06 MB

vamos ver, ja tinha usado o DDU v18.0.5.9 pra remover o da amd e trocar de novo não deveria ter problema, a unica diferença é esse driver novo, se der de novo o problema volto pro driver anterior

---

Flyz-XMJa-MAQ9-LKC.jpg

E tb faltou dizee que a 4070ti custa 100 mangos a menos haha

Tenho uma ´duvida besta: estas 7900xtx da saphire, powercoler e asrock são todas consideradas modelos de referência e devem ter o problema de temperatura?

adivinha quem chegou e acordou o velho dormindo até meio dia?

7900 XT, inicio dos testes, recem instalada, tudo stock/default

fiz questão de instalar o monitor da empresa 3,5k da sansung de 60hz, conectado no display port, sem freesync ativado:

idle:
EcI3HaO.png

ativando o freesync que dava os 110 em JOGO, mas só pra testar em idle, aumentou o consumo e a tempo.....

v4IdWwS.png

agora é o teste do cyberlixo....se eu não voltar é porque a placa explodiu :limo:

já estou tendo um '''problema''' não importa onde eu pare mesmo com tudo no max, não consigo deixar ela constante 100% de uso.....um bom problema para se ter

comecei a ver video em 1440p no youtube na outra janela pra forçar 100%

:limo:

============================

dia e noite, mesmo monitor, mesma config, mesmo d-port, mesmo freesync, mesma config no jogo, mesma resolução, depois de +-40min:

temperatura ambiente: 22~23
hotspot max: 84C 99% do tempo max: 81c
GPU max: 70c 99% do tempo max: 69C
junction memory max: 88 99% do tempo max: 86C

delta hp/gpu = 84-70 = 14(max), 81-69 = 12c (99% max)
delta junc/gpu = 88-70 = 18(max), 86-69 = 17c(99% max)

9ohyCO6.jpg

....agora não entendi....rage fez a temp CAIR?:??????????

10min de rage com video em 1440p rodando na outra tela full screen pra chegar nos 100% de load:

ybyPTOr.jpg

edit===

fan rpm aumentou para 100% por isso

Última edição:
voltei tudo para stock sem desligar nada, mudei pra custom e alterei APENAS O FAN pra 100% todo o tempo

obs. desliguei o ar condicionado temp ambiente já pulou pra 24~25c

====

depois de 11min(continuando do anterior em nenhum momento parei o jogo ou o video, so mudei as config na AMD):

temperatura ambiente: 24~25c
hotspot max: 73C 99% do tempo max: 70c
GPU max: 60c 99% do tempo max: 58C
junction memory max: 78 99% do tempo max: 78C

delta hp/gpu = 73-60= 13(max), 70-58 = 12c (99% max)
delta junc/gpu = 78-60 = 18(max), 78-58 = 20c(99% max)

7Mx9NfF.jpg

acho que vou deixar em 'rage' mesmo por hora, ironicamente, parece ser o mais frio

sai monitor da empresa 3,5k 60hz, volta 1440p dell 165hz, setei no windows pra 165hz, vamos começar de novo os teste, esse tem um freesync "pro premium"

Última edição:
Here we go again...:tom:

somente o jogo rodando por 5min, sem mais nada em background:
xQtX9zq.jpg

dessa vez parece que está tudo ok, noite e dia, até fechei a porta do escritório e desliguei o ar pra 'forçar' a temp, mas até agora tudo 100% ok

Então demorou. Pode voltar a dormir pra descansar bem pra aproveitar a placa no fds haha.

tirando uma cagada que fiz de desligar um dos moniotor tentando alinhas os dois tudo certo até agora (vai dar pra ver no grafico momento em que tudo zerou kkkkkk)

Então demorou. Pode voltar a dormir pra descansar bem pra aproveitar a placa no fds haha.
sim, mas sdepois do trauma, só vou fazer esse ultimo teste, e depois tirar o lixo de rt, e de fato ver as configs pra testar o fps 165 pra testar o monitor também

tudo normal, a neura passou, nem vou calcular os numero, ta na img

wGTKXNl.jpg

mesmo com tudo no mínimo não consegui atingir os 165hz constantes com 100% de load em 1440p fica variando de 145~175fps media real de uns 150fps com tudo no low e tudo que é possível desativar desativado incluindo frame falso e rt
wThmkvJ.jpg

agora a unica dor de cabeça e esperar o reembolso da kabum, chegou la sexta 06/01/23 as 15h até agora nada de resposta

Última edição:
Ô velho, joga uns 40 min de cp2077, pra ver como ficam todas as temps.

Pelo menos comigo esse jogo tem a manha de esquentar tudo, e olha que aqui são duas de 200mm intake embaixo e duas de 200mm exaust em cima.

Ô velho, joga uns 40 min de cp2077, pra ver como ficam todas as temps.

Pelo menos comigo esse jogo tem a manha de esquentar tudo, e olha que aqui são duas de 200mm intake embaixo e duas de 200mm exaust em cima.

nem gostei desse jogo, mas 'joguei' ele pulando todos os diálogos com tudo no máximo, tirando rt, e fake frame, por uns 30min sem video, sem afterburn só o padrão, tudo normal, na verdade ficou tudo cerca de 1~5c das imagens com o modo 'rage', isso passando pela cidade, lugar fechado, etc

não teve variação não, os máximos são esses das imagens mesmo, geralmente fica bem abaixo disso, esses da imagem são com gpu 100% load contantes e não fica 100% jogando 'normal' te lugar que cai pra 80% - a load

agora nunca mais volto pra esse jogo, não curti nem um pouco

Toda essa frescura pq ele n quis pegar uma 4080 no começo

Vai entender

nem gostei desse jogo, mas 'joguei' ele pulando todos os diálogos com tudo no máximo, tirando rt, e fake frame, por uns 30min sem video, sem afterburn só o padrão, tudo normal, na verdade ficou tudo cerca de 1~5c das imagens com o modo 'rage', isso passando pela cidade, lugar fechado, etc

não teve variação não, os máximos são esses das imagens mesmo, geralmente fica bem abaixo disso, esses da imagem são com gpu 100% load contantes e não fica 100% jogando 'normal' te lugar que cai pra 80% - a load

agora nunca mais volto pra esse jogo, não curti nem um pouco
Pior q devo ser um dos poucos que gostou mais de cyberpunk que do witcher :haha:

adivinha quem chegou e acordou o velho dormindo até meio dia?

7900 XT, inicio dos testes, recem instalada, tudo stock/default

fiz questão de instalar o monitor da empresa 3,5k da sansung de 60hz, conectado no display port, sem freesync ativado:

idle:
EcI3HaO.png

ativando o freesync que dava os 110 em JOGO, mas só pra testar em idle, aumentou o consumo e a tempo.....

v4IdWwS.png

agora é o teste do cyberlixo....se eu não voltar é porque a placa explodiu :limo:

já estou tendo um '''problema''' não importa onde eu pare mesmo com tudo no max, não consigo deixar ela constante 100% de uso.....um bom problema para se ter

comecei a ver video em 1440p no youtube na outra janela pra forçar 100%

:limo:

============================

dia e noite, mesmo monitor, mesma config, mesmo d-port, mesmo freesync, mesma config no jogo, mesma resolução, depois de +-40min:

temperatura ambiente: 22~23
hotspot max: 84C 99% do tempo max: 81c
GPU max: 70c 99% do tempo max: 69C
junction memory max: 88 99% do tempo max: 86C

delta hp/gpu = 84-70 = 14(max), 81-69 = 12c (99% max)
delta junc/gpu = 88-70 = 18(max), 86-69 = 17c(99% max)

9ohyCO6.jpg

....agora não entendi....rage fez a temp CAIR?:??????????

10min de rage com video em 1440p rodando na outra tela full screen pra chegar nos 100% de load:

ybyPTOr.jpg

edit===

fan rpm aumentou para 100% por isso

De nada!! hahaha

XT por 6300 foi mto mais negócio doq a xtx incendiária de 8700!! Falei Hahaha

As temps estão mto boas, nem precisa projeto custom hein..

E o barulho?

Toda essa frescura pq ele n quis pegar uma 4080 no começo

Vai entender

tamanho caralho, já disse 100x e foda-se não queria trocar o gabinete mesmo e dai? 😡:limo:

sem falar que pagar 9k~10k em algo 5% mais fraco que a XTX em media sendo que xtx custou 8,7

e em comparação coma XT 15% mais forte só que a XT custa 7k?

o custo beneficio, sem preços imaginários e descontos mágicos, preço real, a XT ganha, XTX em segundo e a 4080...de longe 3ª

Pior q devo ser um dos poucos que gostou mais de cyberpunk que do witcher :haha:

pior que provavelmente gostaria mais do cyberpunk mesmo, the witcher joguei um...acho que foi o 3 mas odiei o fato de ser em 3º pessoa, joguei 1h e desinstalei

mas parece que agora tem mod pra primeira pessoa né? se tiver vou baixar de novo

De nada!! hahaha

XT por 6300 foi mto mais negócio doq a xtx incendiária de 8700!! Falei Hahaha

foi 7k mesmo, já estava sem stock novamente, e mesmo que tivesse por 7k ainda não ia sair 6,3 ia sair 6.533,10 por que pra conseguir usar o cupom do primeninja precisava comprar o prime antes e ele custa 255,10, e até ia fazer isso mas fui pesquisar, tem gente que compra mesmo pelo pix demora 2~7 dias pra conta virar prime, tem gente que tem o prime e o cupom prime não funciona.....ia acabar ficando sem a placa, paguei o boleto de 7k mesmo pra terminar essa saga

As temps estão mto boas, nem precisa projeto custom hein..

E o barulho?

o barulho surpeeendentemente é maior na XT a 100% do que a XTX com fan a 100% não sei o porque, mas a XTX com fan a 100% era menos barulhenta que os fans do h100i a 100% agora a XT é mais barulhenta passa os fans da h100i

mas isso nunca foi algo importante pra mim, já deixo em 100% o h100i mesmo então ta de boa

e mesmo desligando os fans, aqui 0 coil whine, mas acho que é porque a fonte é bom, então tu provavelmente não vai ter coil whine

Users who are viewing this thread

Voltar