[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Eita pega, um driver único pra tudo. Sábado estarei em casa e testarei. Pena que o aumento de performance mostrado foi só pra 7900XTX e 6950XT. Será que para as outras não teve aumento, ou foi pouco?
Teve aumento mas não foi tão alto assim mesmo assim já é um avanço, espero que a AMD lance com mais frequencia seus drivers.
 
Alguém sabe por que a AMD reduziu o Infinity cache nas RDNA3? Antes de lançar tinha rumor que teria até o dobro da geração passada.
RX 6800XT/6900XT: 128MB
RX 7900 XTX: 96MB
RX 7900 XT: 80MB

Isso foi discutido um bocado por aqui já, a resposta curta é a de que a AMD otimizou o funcionamento e a velocidade do InfinityCache, e com isso consegue entregar o mesmo com menos. Como a Navi31 tem caches maiores (L1 e L2) e um barramento maior (384bits e 320bits), houve um ganho de desempenho mesmo com um InfCache menor.

PS: A quantidade de InfCache se dá pela quantidade de MCDs no chip, logo atrelado ao barramento da placa: Uma 7900XTX tem 96MB pois tem 384bits (6 MCDs x 16MB), enquanto que a 7900XT de 320bits tem 80MB (5 MCDs x 16MB), e as 7800 de 256bits terão 64MB (4 MCDs x 16MB).


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AMD Radeon Software Adrenalin 23.2.1 WHQL​


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  • Suporte para:
    • Forspoken™
      • Até 7% de aumento no desempenho para Forspoken @ 4k, usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 na GPU Radeon™️ RX 6950XT, em comparação com a versão anterior do driver de software 22.11.2 RS-524
    • Dead Space™
    • Compilador IREE usando a interface MLIR no Vulkan.
    • Extensões Vulkan® adicionais. Clique aqui para mais informações.
  • As GPUs da série Radeon RX 6000 agora têm suporte para recursos de streaming recém-introduzidos, incluindo alternância de pré-filtro, recurso de pré-análise e tecnologia CAML.
  • Uma nova versão do AMD Link melhora a conectividade geral em todos os produtos Radeon suportados, série RX 400 e mais recentes, para que você possa jogar de qualquer lugar em praticamente qualquer dispositivo.
  • Aumente seu desempenho com o software AMD – leia o blog mais recente AQUI e saiba como esse driver recém-unificado oferece ganhos de desempenho desde o lançamento do Windows 11.


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  • Até 4% de aumento no desempenho para Marvel's Spider-Man Remastered @ 4k, usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 na GPU Radeon™️ RX 6950XT, em comparação com a versão anterior do driver de software 22.11.2 RS- 518
  • Até 3% de aumento no desempenho para Sniper Elite 5 @ 4k, usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 na GPU Radeon™️ RX 6950XT, em comparação com a versão anterior do driver de software 22.11.2 RS- 519
  • Aumento de até 6% no desempenho para Shadow of the Tomb Raider @ 4k, usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 na GPU Radeon™️ RX 6950XT, em comparação com a versão anterior do driver de software 22.11.2 RS- 520
  • Aumento de até 7% no desempenho para Quake II RTX @ 4k, usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 na GPU Radeon™️ RX 6950XT, em comparação com a versão anterior do driver de software 22.11.2 RS- 521
  • Até 4% de aumento no desempenho para Hitman 3 @ 4k, usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 na GPU Radeon™️ RX 6950XT, em comparação com a versão anterior do driver de software 22.11.2 RS-522
  • Aumento de até 6% no desempenho para Marvel's Guardians of the Galaxy @ 4k, usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 na GPU Radeon™️ RX 6950XT, em comparação com a versão anterior do driver de software 22.11.2 RS- 523
  • Aumento de até 19% no desempenho para F1 2022 @ 4k, usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 na GPU Radeon™️ RX 6950XT, em comparação com a versão anterior do driver de software 22.11.2 RS- 525
  • Até 9% de aumento no desempenho para DOOM Eternal @ 4k, usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 na GPU Radeon™️ RX 6950XT, em comparação com a versão anterior do driver de software 22.11.2 RS-526
  • Até 4% de aumento no desempenho para Borderlands 3 @ 4k, usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 na GPU Radeon™️ RX 6950XT, em comparação com a versão anterior do driver de software 22.11.2 RS- 527
  • Até 4% de aumento no desempenho para Hogwarts Legacy @ 4K usando AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.2.1 no Radeon™️ RX 6950 XT e Radeon™ 7900 XTX, em comparação com a versão anterior do driver de software (22.11.2 para 6950 XT, 23.1 .2 para 7900 XTX) RS-530

Problemas corrigidos​

  • AMD Software: Adrenalin Edition pode falhar ao iniciar com a mensagem de erro “Delayed Write Failed” no Microsoft® Windows® 11 versão 22H2.
  • Baixo desempenho e tempo de carregamento podem ser observados ao jogar SpaceEngine™.
  • A corrupção pode ser observada durante a rolagem da loja de pontos no STEAM™ nas GPUs da série Radeon RX 6000.
  • A queda de desempenho pode ser observada durante a reprodução do Fortnite™ e do YouTube com sincronização aprimorada habilitada em alguns produtos gráficos AMD, como AMD Radeon™ RX 5700 XT.
  • Corrupção ou travamento do jogo podem ser observados durante o jogo Door Kickers 2™.
  • Texturas ausentes ou tremeluzentes podem ser observadas ao jogar Emergency 4™.
  • A falha do aplicativo pode ser observada ao iniciar o Baldur's Gate 3™ usando a API Vulkan® nas GPUs da série Radeon™ RX 7000.
  • Gagueiras podem ser observadas ao jogar Sea of Thieves™ em GPUs da série Radeon™ RX 6000 e superiores.
  • A corrupção pode ser observada ao jogar Battlefield™ 4 com as configurações de qualidade pós-processamento definidas como alta ou ultra em GPUs da série Radeon™ RX 6000 e superior.
  • A folhagem branca pode ser observada ao jogar Hogwarts Legacy™ nas GPUs da série Radeon™ RX 7000.
  • Gagueira intermitente do sistema ou oscilação da interface do usuário podem ocorrer quando dois vídeos são reproduzidos simultaneamente usando navegadores baseados em cromo em algumas configurações de vários monitores.

Problemas conhecidos​

  • A alta potência ociosa foi observada ao usar telas selecionadas de alta resolução e alta taxa de atualização nas GPUs da série Radeon™ RX 7000.
  • Gagueira de vídeo ou queda de desempenho podem ser observadas durante o jogo, além da reprodução de vídeo com algumas configurações de exibição estendidas nas GPUs da série Radeon™ RX 7000.
  • A falha do aplicativo pode ser observada ao abrir Premium Gold Packs no EA SPORTS™ FIFA 23.
  • Alguns jogos ou aplicativos de realidade virtual podem apresentar desempenho abaixo do esperado nas GPUs da série Radeon™ RX 7000.
  • O pop-up AMD Bug Report Tool ou o travamento do sistema podem ser observados após a atualização do driver em alguns notebooks gráficos híbridos. Recomenda-se que os usuários usem a opção de instalação de redefinição de fábrica como solução alternativa.
  • A corrupção pode ser observada brevemente ao mover o vídeo Netflix entre exibições ou minimizar para tela cheia em alguns produtos AMD, como AMD Ryzen™ 7 6800U.
  • Certos vídeos reproduzidos com filmes e programas de TV podem apresentar danos brevemente ao mover a janela entre exibições em alguns produtos gráficos AMD, como AMD Radeon™ RX 6700 XT.
  • Pode ocorrer uma breve corrupção de exibição ao alternar entre janelas de vídeo e jogos em alguns produtos gráficos AMD, como o Radeon™ RX 6700 XT.
  • A taxa de bits de codificação máxima é limitada a 100 Mbps para determinados aplicativos.

conteúdo do pacote​

Software AMD: Driver Adrenalin Edition 23.2.1 Versão 22.40.01.45 para Windows® 10 e Windows® 11 (Windows Driver Store Versão 31.0.14001.45012).

Compatibilidade do produto​

Compatibilidade do produto Radeon
Software AMD: Adrenalin Edition 23.2.1 é compatível com os seguintes produtos AMD Radeon.

  • Gráficos da série Radeon™ RX 7900
  • Gráficos da série Radeon™ RX 6900/6800/6700/6600/6500/6400
  • Gráficos da série Radeon™ RX 5700/5600/5500/5300
  • Radeon™ VII
  • Gráficos da série Radeon™ RX Vega
  • AMD Radeon™ Pro Duo
  • Gráficos da série Radeon™ RX 500 / Radeon 500X
  • Gráficos da série Radeon™ RX 400
Compatibilidade do produto Mobility Radeon™
AMD Software: Adrenalin Edition 23.2.1 é um driver gráfico de referência para notebook com suporte limitado para recursos específicos do fornecedor do sistema.

  • Gráficos da série AMD Radeon™ RX 6800M
  • Gráficos da série AMD Radeon™ RX 6700M
  • Gráficos da série AMD Radeon™ RX 6600M
  • Gráficos da série AMD Radeon™ RX 6500M
  • Gráficos da série AMD Radeon™ RX 6300M
  • Gráficos da série AMD Radeon™ RX 5700M/5600M/5500M/5300M
  • Gráficos AMD Radeon™ Série 600
Gostei do que foi mostrado, principalmente do ganho no Win11 e da inclusão do RDNA2 nos pre-filters do AMF (finalmente customizar encode pela GPU, não que o AMF ofereça muitas...). Agora curioso que de unificado este driver tem quase nada, é praticamente um driver para a RDNA2 onde a RDNA3 entra de "gaiato", pois não tem ganhos/correções para ela (exceto hogwarts legens).
 

AMD lança código-fonte FidelityFX Super Resolution 2.2.​


AMD FSR 2.2 está fora​

A AMD lançou o código-fonte de sua tecnologia de upscaling FidelityFX Super Resolution 2.2.

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Na CES 2023, a AMD anunciou uma atualização para o FSR 2 com melhor manuseio do 'fantasma de alta velocidade'. Esse efeito pode ser observado em jogos como NFS Unbound ou Forza Horizon 5, mas ambos os jogos já foram atualizados para suportar FSR 2.2, a versão mais recente da tecnologia de upscaling temporal da AMD.

Hoje, a AMD lançou o código-fonte para esta tecnologia, o que significa que todos os desenvolvedores de jogos agora podem usar esses dados e amostras para implementar a tecnologia em seu software.

A AMD está fornecendo um gráfico útil com as alterações listadas e como elas afetam a qualidade da imagem final. Uma das mudanças melhorará a alta faixa dinâmica (HDR). Os usuários agora devem esperar menos artefatos 'efervescentes' e estabilidade temporal aprimorada (menos cintilação).


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Outro recurso que foi implementado é um novo depurador de API. Isso deve simplificar o processo de integração para desenvolvedores de jogos, embora a transição de 2.0 para 2.1 ou 2.2 seja muito mais fácil do que vir do FSR 1.

A AMD recomenda reconstruir todas as integrações em vez de simplesmente trocar os arquivos da biblioteca. A empresa também lembra aos desenvolvedores que o FSR 2.2 tem alterações no upscaling de textura Reactive Mask e Transparency & Composition Mask, que podem exigir ajustes.

A AMD confirma que a atualização do FSR 2.2 deve chegar como plug-in do Unreal Engine em breve. Aqui está um vídeo de apresentação do FSR 2.2 no Forza Horizon 5:



Fonte: GPUOpen
 

AMD lança código-fonte FidelityFX Super Resolution 2.2.​


AMD FSR 2.2 está fora​

A AMD lançou o código-fonte de sua tecnologia de upscaling FidelityFX Super Resolution 2.2.

IOu7g8M.png


Na CES 2023, a AMD anunciou uma atualização para o FSR 2 com melhor manuseio do 'fantasma de alta velocidade'. Esse efeito pode ser observado em jogos como NFS Unbound ou Forza Horizon 5, mas ambos os jogos já foram atualizados para suportar FSR 2.2, a versão mais recente da tecnologia de upscaling temporal da AMD.

Hoje, a AMD lançou o código-fonte para esta tecnologia, o que significa que todos os desenvolvedores de jogos agora podem usar esses dados e amostras para implementar a tecnologia em seu software.

A AMD está fornecendo um gráfico útil com as alterações listadas e como elas afetam a qualidade da imagem final. Uma das mudanças melhorará a alta faixa dinâmica (HDR). Os usuários agora devem esperar menos artefatos 'efervescentes' e estabilidade temporal aprimorada (menos cintilação).


DfckLp4.png


Outro recurso que foi implementado é um novo depurador de API. Isso deve simplificar o processo de integração para desenvolvedores de jogos, embora a transição de 2.0 para 2.1 ou 2.2 seja muito mais fácil do que vir do FSR 1.

A AMD recomenda reconstruir todas as integrações em vez de simplesmente trocar os arquivos da biblioteca. A empresa também lembra aos desenvolvedores que o FSR 2.2 tem alterações no upscaling de textura Reactive Mask e Transparency & Composition Mask, que podem exigir ajustes.

A AMD confirma que a atualização do FSR 2.2 deve chegar como plug-in do Unreal Engine em breve. Aqui está um vídeo de apresentação do FSR 2.2 no Forza Horizon 5:



Fonte: GPUOpen

Pelo vídeo fica óbvio que o FSR 2.2 ainda não consegue lidar bem com objetos de pouca espessura, pois comparando as duas imagens apresentadas no vídeo os cabos de força nos postes ficam bem estranhos com o FSR ligado. Mas a tecnologia está evoluindo bem e com toda a certeza irão resolver este problema. Vamos ver como vai ser a tecnologia de geração de frames que está por vir (FSR 3.0 talvez?). Essa é a que mais me interessa, principalmente se arrumarem uma maneira de implementar em qualquer jogo sem ficar dependendo do desenvolvedor do jogo implementá-lo.
 

Radeon RX 7900 XT Starry Sky da Vastarmor​

Demorou mais do que o esperado, mas Vastarmor finalmente se juntou ao clube RDNA3.

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Conforme anunciado pela AMD, a Vastarmor deveria lançar sua placa Radeon RX 7900 personalizada já em dezembro. Dois meses depois, este marcador de GPU chinês está finalmente pronto para nos mostrar algumas renderizações, mas ainda não é um cartão real.

A empresa revelou sua placa RX 7900 XT, sem informações sobre o modelo XTX. Este é um design personalizado completo com conectores de alimentação duplos de 8 pinos e um novo cooler de ventoinha tripla. Juntamente com o PowerColor Red Devil, o cartão chamado “Starry Sky” estará entre os poucos a apresentar o esquema de cores preto e vermelho.


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O RX 7900 XT Starry Sky não é um modelo com overclock de fábrica, ainda vem com especificações de referência AMD de até 2394 MHz. As especificações do RX 7900 XT SKU são Navi 31 com 5376 núcleos e 20 GB de memória GDDR6.

A mais nova GPU de desktop da Vastarmor apresenta configuração de saída de exibição padrão de três portas DP 2.0 e uma HDMI 2.0. Há também uma placa traseira de cobertura completa com logotipo em forma de X.


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O Vastarmor RX 7900 XT já pode ser encontrado listado em varejistas chineses com um preço a partir de 6999 RMB (~1019 USD). A empresa opera apenas no mercado chinês, então as chances de ver esses cartões em outros lugares são baixas.

Fonte: Vastarmor See More
 
Inspirou (copiou) bonito a logo da Nitro+ hehehe
 
Fiz uns testes rápidos do driver de 30/11 e este novo com os jogos que eu tinha instalados no PC e que estavam presentes na lista de "jogos que receberam melhoria de performance".

Destaque para forspoken que na documentação além da adição a lista de jogos suportados teve um incremento de 7% de performance.

Nós outros jogos a documentação diz até X% em uma 6950. Note que se por algum motivo ela deu um pico de 20% pode-se escrever até 20% de ganho.

Pessoas relatam um ganho de 40% no teste de RT no 3DMARK.

Bom testei com a RX 6800 XT e não utilizei o 7950X, não acredito que o meu problema seja gargalo de processador, tá mim o ganho foi mais moderado, com destaque especial para Forspoken.

Testes com Doom Eternal, Guardiões da Galáxia e Forspoken Demo, com RT e sem RT.



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Isso foi discutido um bocado por aqui já, a resposta curta é a de que a AMD otimizou o funcionamento e a velocidade do InfinityCache, e com isso consegue entregar o mesmo com menos. Como a Navi31 tem caches maiores (L1 e L2) e um barramento maior (384bits e 320bits), houve um ganho de desempenho mesmo com um InfCache menor.

PS: A quantidade de InfCache se dá pela quantidade de MCDs no chip, logo atrelado ao barramento da placa: Uma 7900XTX tem 96MB pois tem 384bits (6 MCDs x 16MB), enquanto que a 7900XT de 320bits tem 80MB (5 MCDs x 16MB), e as 7800 de 256bits terão 64MB (4 MCDs x 16MB).


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Gostei do que foi mostrado, principalmente do ganho no Win11 e da inclusão do RDNA2 nos pre-filters do AMF (finalmente customizar encode pela GPU, não que o AMF ofereça muitas...). Agora curioso que de unificado este driver tem quase nada, é praticamente um driver para a RDNA2 onde a RDNA3 entra de "gaiato", pois não tem ganhos/correções para ela (exceto hogwarts legens).
pré-filtro dos AMF ?
 
Fiz uns testes rápidos do driver de 30/11 e este novo com os jogos que eu tinha instalados no PC e que estavam presentes na lista de "jogos que receberam melhoria de performance".

Destaque para forspoken que na documentação além da adição a lista de jogos suportados teve um incremento de 7% de performance.

Nós outros jogos a documentação diz até X% em uma 6950. Note que se por algum motivo ela deu um pico de 20% pode-se escrever até 20% de ganho.

Pessoas relatam um ganho de 40% no teste de RT no 3DMARK.

Bom testei com a RX 6800 XT e não utilizei o 7950X, não acredito que o meu problema seja gargalo de processador, tá mim o ganho foi mais moderado, com destaque especial para Forspoken.

Testes com Doom Eternal, Guardiões da Galáxia e Forspoken Demo, com RT e sem RT.



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aqui nesse 23.2.1 tive perda de performance tanto no timespy quanto no horizon zero dawn (5%), porém eu uso o driver 21.12.1 ( driver de 2021), derrepente o pessoal fala que não teve perda de performance pq os últimos drivers já deviam estar com menos performance. Sobre RT parece que realmente esses drivers aumentaram a performance nele, porém não cheguei a testar, prefiro o driver de 2021 que é ainda o DX11 antigo que não tem essa otimização porca da AMD que mete um shader cache agressivo causando full stutter ( prefiro jogar sem stutter nos jogos que funfam bem no dx11 e nos que não funfam usar o DXVK async).
 
aqui nesse 23.2.1 tive perda de performance tanto no timespy quanto no horizon zero dawn (5%), porém eu uso o driver 21.12.1 ( driver de 2021), derrepente o pessoal fala que não teve perda de performance pq os últimos drivers já deviam estar com menos performance. Sobre RT parece que realmente esses drivers aumentaram a performance nele, porém não cheguei a testar, prefiro o driver de 2021 que é ainda o DX11 antigo que não tem essa otimização porca da AMD que mete um shader cache agressivo causando full stutter ( prefiro jogar sem stutter nos jogos que funfam bem no dx11 e nos que não funfam usar o DXVK async).
Game que eu curti bastante foi o Star Wars Jedi Falen Order, mas na AMD é 100% stutter, seja em DX11 ou DXVK. Até desisti de jogar ele.
Nesse game em específico o problema foi desde sempre.
 
Game que eu curti bastante foi o Star Wars Jedi Falen Order, mas na AMD é 100% stutter, seja em DX11 ou DXVK. Até desisti de jogar ele.
Nesse game em específico o problema foi desde sempre.
Jedi Fallen Order rodou liso aqui. Inclusive com reshade em 4K com 60 fps travado. Desinstalei no momento mas joguei sem problemas com os 2 últimos drivers.
 
Fallen Order rodei de boa tbm na época que zerei. Não tive stutter.
 

As GPUs AMD Radeon RX 7900 e NVIDIA GeForce 40 estão lentamente ficando mais baratas na Europa​


As GPUs mais novas são mais baratas em fevereiro​

Pequena correção de preços de GPU na Europa.

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As vendas de placas gráficas para desktop estão despencando. Na China, janeiro marcou um aumento de 9% nas vendas em comparação com dezembro, mas ainda é uma queda de 42% ano a ano, informa o Board Channels. Esses números devem abrir os olhos dos fabricantes de GPU e um incentivo para baixar o preço, mas não é o que está acontecendo no mercado agora.

Placas gráficas mais baratas podem ser coisa do passado. Na Mindfactory, um dos maiores varejistas alemães, o preço médio de uma placa de vídeo vendida em fevereiro deste ano agora é pelo menos 93% maior do que em 2020. O preço médio de venda das GPUs GeForce agora é de € 825, enquanto as GPUs Radeon normalmente custam € .

Isso não muda o fato de que as GPUs de desktop ainda são relativamente caras. De acordo com a Hardware.info, que acaba de lançar seu relatório de GPU de fevereiro, os preços estão realmente caindo. Em média, isso é 5,6% para GPUs Radeon e 3% para GeForce em relação a janeiro. O preço dos primeiros usuários está se normalizando lentamente e algumas GPUs agora estão disponíveis abaixo do MSRP (RTX 4080 ou RX 7900XT).


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A AMD Radeon RX 7900 XTX está agora 14% mais barata do que em janeiro, mas o preço ainda é 6% superior ao preço sugerido de varejo (MSRP). Por outro lado, o RX 7900 XT SKU agora é 6,9% mais barato que o MSRP. Os preços da NVIDIA RTX 4090 caíram 6,2% em apenas um mês, que é a maior queda para a série RTX 40.

Fonte: Hardware.info , Canais do Conselho , Reddit
 
acabou a mineração (pra meros mortais) então por enquanto sim
 
Game que eu curti bastante foi o Star Wars Jedi Falen Order, mas na AMD é 100% stutter, seja em DX11 ou DXVK. Até desisti de jogar ele.
Nesse game em específico o problema foi desde sempre.

Aqui Fallen Order tava cheio de stuttering até eu descobrir que o culpado na verdade era o controle via bluetooth por sei lá qual motivo. Foi só conectar o controle no cabo que rodou liso liso.
 
Aqui Fallen Order tava cheio de stuttering até eu descobrir que o culpado na verdade era o controle via bluetooth por sei lá qual motivo. Foi só conectar o controle no cabo que rodou liso liso.
Gzuis era exatamente isso.
Caraios voadores! Isso é novo pra mim e óia que sou bem véio
 
pré-filtro dos AMF ?
Com a série 7000 a AMD adicionou filtros pós pré-análise no seu encoder via GPU, permitindo controlar algumas opções a mais além de blocos, frames e lookahead. Com esse driver estas opções agora estão disponíveis para a série 6000, permitindo assim melhor qualidade no streaming. Aqui um comparativo de compressão com e sem essas opções (agora a curva vermelha será possível nas RDNA2):

vceenc_motion_quality_vmaf_bitrate_20221220_vbr.png


Rosa = Normal (RDNA/RDNA2/RDNA3)
Laranja = Com pré-análise (RDNA2/RDNA3)
Vermelho = Com pré-análise e pré-filtros (RDNA3)


Gzuis era exatamente isso.
Caraios voadores! Isso é novo pra mim e óia que sou bem véio
Isso é um ótimo exemplo para levantar aquela pergunta: "Ai a culpa cai sempre em quem?"
R: Nos drivers.

Isso ai era apenas um bluetooth, imagine quantas pessoas passam por algo parecido e culpam as GPUs e/ou drivers da AMD por um jogo cagado? Ou pelo Windows? Como disse em outro tópico, mais fácil jogar a culpa em quem já tem a má fama que ir atrás da raiz do problema.
 
Com a série 7000 a AMD adicionou filtros pós pré-análise no seu encoder via GPU, permitindo controlar algumas opções a mais além de blocos, frames e lookahead. Com esse driver estas opções agora estão disponíveis para a série 6000, permitindo assim melhor qualidade no streaming. Aqui um comparativo de compressão com e sem essas opções (agora a curva vermelha será possível nas RDNA2):

vceenc_motion_quality_vmaf_bitrate_20221220_vbr.png


Rosa = Normal (RDNA/RDNA2/RDNA3)
Laranja = Com pré-análise (RDNA2/RDNA3)
Vermelho = Com pré-análise e pré-filtros (RDNA3)
Isso é aquela definição filtragem aprimorada que tem nas opções de streaming?

Quando eu testei, a filtragem aprimorada reduzia uns 15% o desempenho e deixava a imagem pior.

2min 40s tem a comparação da filtragem aprimorada e o normal
 
Isso é aquela definição filtragem aprimorada que tem nas opções de streaming?

Quando eu testei, a filtragem aprimorada reduzia uns 15% o desempenho e deixava a imagem pior.

2min 40s tem a comparação da filtragem aprimorada e o normal

É, nas RDNA2 é isso ai, mas passou por um monte de melhorias recentemente e a qualidade visual melhorou, só que ainda continua sugando muito desempenho. Todo mundo que eu vi prefere deixar desativado porque não compensa o pequeno ganho visual com a grande perda de desempenho.

O rigaya mesmo testou na 7900XT e com a pré-análise foi 3x mais lento, já com a pré-análise junto com os pré-filtros foi 9x mais lento. Será que esse peso todo vale pelo pequeno ganho apresentado? Ao meu ver, como streaming, não. Já caso queira encodar para ficar, usando o AMF com algo como o VCEenc, ai é outra história.

vceenc_motion_quality_fps_bitrate_20221220_qvbr.png


Aqui o link completo do teste de ambas as imagens: https://rigaya34589.blog.fc2.com/blog-entry-1606.html
 
Tem como colocar limitador de fps em um jogo ? to jogando um novo indie mas nao tem fps limiter, minha placa fica em 100% rodando a 400fps um game que eh 60fps no máximo kkkkk

vi aqui tem o radeon chill, se eu quiser 60 fps, coloco 60fps min e 60 max ? ou tipo 30 fps min e 60 max
 
Tem como colocar limitador de fps em um jogo ? to jogando um novo indie mas nao tem fps limiter, minha placa fica em 100% rodando a 400fps um game que eh 60fps no máximo kkkkk

vi aqui tem o radeon chill, se eu quiser 60 fps, coloco 60fps min e 60 max ? ou tipo 30 fps min e 60 max

Se vc usa Afterburner/Rivatuner, dá pra limitar pelo Rivatuner. Pelo adrenalin da AMD tb dá.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gzuis era exatamente isso.
Caraios voadores! Isso é novo pra mim e óia que sou bem véio

Isso ai era apenas um bluetooth, imagine quantas pessoas passam por algo parecido e culpam as GPUs e/ou drivers da AMD por um jogo cagado? Ou pelo Windows? Como disse em outro tópico, mais fácil jogar a culpa em quem já tem a má fama que ir atrás da raiz do problema.

Pois é, eu descobri sem querer. O bizarro é que no meu note (5800H + 3060), usando o mesmo controle via bluetooth, não aconteciam os stutterings. No desk, era injogável no controle BT. Aí não sei dizer se a incompatibilidade é do jogo com o meu BT do desktop, ou se pode ter alguma relação com o driver da AMD, já que no note não rolava stuttering com esse mesmo controle. De qualquer forma, eu também fiquei surpreso quando vi que o problema era esse. E feliz de ter resolvido rapidamente (troquei pra um controle com dongle 2.4g). Curti bastante o jogo no geral.

Aproveitando, to entrando pro clube:

nu3wSya.jpg

AtWWS0D.jpg

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Última edição:
Eu tô esperando alguma 7900XTX bater 6.5k. É meu limite.
Na real nem preciso upar GPU, mas é aquela bendita coceirinha kkkkkkkkkk
 
Última edição:
Se vc usa Afterburner/Rivatuner, dá pra limitar pelo Rivatuner. Pelo adrenalin da AMD tb dá.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---





Pois é, eu descobri sem querer. O bizarro é que no meu note (5800H + 3060), usando o mesmo controle via bluetooth, não aconteciam os stutterings. No desk, era injogável no controle BT. Aí não sei dizer se a incompatibilidade é do jogo com o meu BT do desktop, ou se pode ter alguma relação com o driver da AMD, já que no note não rolava stuttering com esse mesmo controle. De qualquer forma, eu também fiquei surpreso quando vi que o problema era esse. E feliz de ter resolvido rapidamente (troquei pra um controle com dongle 2.4g). Curti bastante o jogo no geral.

Aproveitando, to entrando pro clube:

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Placa linda em!

Gosto de mais do designer da XFX, bem minimalista.
 

AMD Radeon Software Adrenalin 23.2.2​


Baixe em AMD.com

AMD



Destaques


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  • Suporte para:
    • Coração Atômico™
    • Companhia de Heróis™ 3

Problemas corrigidos​

  • A corrupção pode ser observada brevemente ao mover o vídeo Netflix entre exibições ou minimizar para tela cheia em alguns produtos AMD, como AMD Ryzen™ 7 6800U.
  • A taxa de bits de codificação máxima é limitada a 100 Mbps para determinados aplicativos.
  • O pop-up AMD Bug Report Tool ou o travamento do sistema podem ser observados após a atualização do driver em alguns notebooks gráficos híbridos.
  • A falha do aplicativo pode ser observada ao jogar Hitman 3™ com as configurações de rastreamento de raios ativadas.
  • O headset Valve Index® VR pode mostrar uma tela em branco com configuração de taxa de atualização de 144 Hz nas GPUs da série Radeon™ RX 7000.
  • Certos vídeos reproduzidos com filmes e programas de TV podem apresentar danos brevemente ao mover a janela entre exibições em alguns produtos gráficos AMD, como AMD Radeon™ RX 6700 XT.
  • Queda de desempenho situacional pode ser observada em jogos baseados em DirectX® 11 em GPUs da série Radeon™ RX 6000 usando processadores Ryzen™.

Problemas conhecidos​

  • A alta potência ociosa foi observada ao usar telas selecionadas de alta resolução e alta taxa de atualização nas GPUs da série Radeon™ RX 7000.
  • Gagueira de vídeo ou queda de desempenho podem ser observadas durante o jogo, além da reprodução de vídeo com algumas configurações de exibição estendidas nas GPUs da série Radeon™ RX 7000.
  • A falha do aplicativo pode ser observada ao abrir Premium Gold Packs no EA SPORTS™ FIFA 23.
  • Alguns jogos ou aplicativos de realidade virtual podem apresentar desempenho abaixo do esperado nas GPUs da série Radeon™ RX 7000.
  • Pode ocorrer uma breve corrupção de exibição ao alternar entre janelas de vídeo e jogos em alguns produtos gráficos AMD, como o Radeon™ RX 6700 XT.
  • A sobreposição de métricas pode redimensionar intermitentemente para 50% após o jogo.
  • Corrupção pode ser observada no Returnal™ em certas cenas com ray tracing ativado nas GPUs da série Radeon™ RX 6000.

conteúdo do pacote​

Software AMD: Driver Adrenalin Edition 23.2.2 Versão 22.40.33.01 para Windows® 10 e Windows® 11 (Windows Driver Store Versão 31.0.14033.1012).


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