[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

nem me fale viu,eu peguei 2,400 nela,era ainda antes destas promoções,eu tenho a nota dela tudo certinho,mais não está no meu nome,mais eu registrei ela na msi com meus dados,esperar o que o RMA vai me falar
Eu, na sua posição... Faria uma das seguintes escolhas:
1. Solicitava os termal pads e colocava para sanar esse problema, visto que já tem tópico em forum gringo e até video no youtube.
2. Encomendava um kit no Aliexpress para blocar a VGA, enquanto não chegava o kit, fazia undervolt, ajustava acurva de fan e limitava o clock para 1905mhz.
3. Vendia a VGA abaixo do valor perdendo dinheiro mesmo e compraria outra custom: Sapphire ou Power Color modelos já testados em reviews.
4. Solicitava o RMA, entrava em contato com quem te vendeu para solicitar por e-mail e fazer o RMA pra você.

Seu problema não é de difícil solução:


As 1080 quando lançadas tinham vários problemas parecidos com EVGA e XFX, e foi resolvido desta forma.

Para blocar: https://pt.aliexpress.com/item/4000161739526.html?src=google

Especificações
Modelo: A-SP5700XT-X Marca: Bykski Material: cobre galvanizado da pureza alta/acrílico claro
Compatibilidade:
Safira rx 5700 pulse xt MSI RX5700XT MECH MSI RX5700XT MECH OC MSI RX5700XT EVOKE
 
Última edição:
Como citei mais a cima, tenho uma RX5700xt referencia da Asus, e onde moro Ribeirao Preto-SP é quente, mais quente a nivel do deserto do Sahara, ela chega sim em 90 graus sem a curva e o undervolt em jogos com freesync ativado, mais nunca que da essa travadeira que vi no video ai, nem a pau uma placa desse nivel é essa travadeira, aqui com uma curva simples e um undervolt fica em 80 graus de pico em jogos mais pesados, se fosse meu caso, ja teria devolvido essa placa de cara, nunca que é nornal essa travadeira, independente da temperatura, agora pode ser outras coisas no sistema, fonte, placa mae, sei la, mais se fosse minha e de cara tinha dado esse problema, nem perderia meu tempo, ja teria devolvido essa bomba.
 
Última edição:
Se ele usa com a mesma fonte do começo dos relatos, possivelmente é ela que tá segurando a performance. Mas não adianta a gente falar 1231289x.
 
Mais um sofrendo com stutter aqui. Dota 2 tá menos liso que na GTX 670 que substitui.
Olhando os números, não vejo nenhum culpado óbvio. Ambos CPU e GPU ficam abaixo de 50% de uso. Tenho quedas de fps (chegou a bater 30 num ponto), mas há engasgos mesmo quando o jogo tá rodando a 100+fps.
Só consigo pensar que a RAM esteja no limite. Fica >90% de uso o tempo todo, só estou com 8GB no momento. Porém, não havia nem stutter nem queda de fps com a 670.
Temperatura da 5700 XT tá baixa (sempre abaixo de 60 graus). O i7 3770K tá esquentando como sempre (~82 graus em load).
 
Mais um sofrendo com stutter aqui. Dota 2 tá menos liso que na GTX 670 que substitui.
Olhando os números, não vejo nenhum culpado óbvio. Ambos CPU e GPU ficam abaixo de 50% de uso. Tenho quedas de fps (chegou a bater 30 num ponto), mas há engasgos mesmo quando o jogo tá rodando a 100+fps.
Só consigo pensar que a RAM esteja no limite. Fica >90% de uso o tempo todo, só estou com 8GB no momento. Porém, não havia nem stutter nem queda de fps com a 670.
Temperatura da 5700 XT tá baixa (sempre abaixo de 60 graus). O i7 3770K tá esquentando como sempre (~82 graus em load).

Single ou Dual Channel? Pode ser esse o problema.

 
Tem muito sem noção mesmo aqui, cara vem pedir ajuda e leva um monte de pedrada! Nem tudo que funciona pra VC funciona para os outros, aqui mesmo fui mexer nessa maldita curva de fan só pra testar e cagou meu pc! Boa sorte aí colega!
 
Tem muito sem noção mesmo aqui, cara vem pedir ajuda e leva um monte de pedrada! Nem tudo que funciona pra VC funciona para os outros, aqui mesmo fui mexer nessa maldita curva de fan só pra testar e cagou meu pc! Boa sorte aí colega!
Obrigado amigo por entender
 
Aliás, mexer em curva de fan nem deveria ser uma necessidade. O produto deveria sair de fábrica 100% pronto para uso e livre desses problemas térmicos.

Aqui tive a sorte de nem precisar mexer nisso, pois a vga não me deu trabalho com esse lance de aquecimento.

Mas no seu caso, como está com problemas e tem todo esse problema de garantia, talvez seja o caso de seguir os tutorais sugeridos e mexer na curva de fan, redução de voltagem etc. Vai que resolve e conserta tudo isso.
 
Aliás, mexer em curva de fan nem deveria ser uma necessidade. O produto deveria sair de fábrica 100% pronto para uso e livre desses problemas térmicos.

Aqui tive a sorte de nem precisar mexer nisso, pois a vga não me deu trabalho com esse lance de aquecimento.

Mas no seu caso, como está com problemas e tem todo esse problema de garantia, talvez seja o caso de seguir os tutorais sugeridos e mexer na curva de fan, redução de voltagem etc. Vai que resolve e conserta tudo isso.
sim,isso que estou tentando aprender a fazer,vendo alguns tutoriais
 
Komachi:

Navi 21 em setembro+ baseado no N21 A0.
Navi 21 seria a Navi top, IMHO talvez seja lançada como série 6000.
Recordo que o coreteks comentou de outra Navi. Essa PODERIA ser lançada logo após o lançamento da RX 5600 XT (N12 ???).





RX 5600 XT:

O boost é reduzido (~1560-1620) e deve segurar o desempenho. Precisa verificar qual será o limite imposto pela AMD no OC do GPU/memória.
De acordo com o artigo, AMD está mirando $299 e os fabricantes querem $279. Lembrando que esse é o MSRP do modelo mais simples.
O público queria $249 e no máximo $269 (grosso modo, o preço da RX 480 8GB custom no lançamento).
Vamos aguardar se o desempenho justifica o (provável) adicional no valor. Se vier forte, apesar da limitação boost/192bit/6GB, ótimo.




Sobre perfil de fan e afins, na minha humilde opinião:

Ian da Anand comentou que a TSMC manda os resultados de N testes 7nm para análise dos engenheiros da AMD (N chips, N batches, N variações, N cálculos).
N chips/batches são testados em stress máximo (tensão/temperatura) visando ESTUDO ESTATÍSTICO de longevidade. N distribuições/modelos/exponencial/rbd/weibull/mttf/mtbf/etc.
Sapphire/Powercolor/XFX, etc recebem a documentação da AMD. Cada um faz seu ajuste fino dependendo do SEU PROJETO, isso inclue perfil da fan.

Não existe economia em certos ramos da indústria (exemplo aeroespacial). Mas em aplicação normal todos os engenheiros precisam se preocupar com CUSTO de produção.
O produto é testado dentro dos LIMITES impostos pelo projeto e custo de produção.
Na fábrica cada modelo/projeto é testado em condição X, Y, Z. Funciona assim em TODA fábrica de grande porte.
Obviamente NÃO é chip para aplicação aeroespacial, militar ou mesmo SOC automobilístico, assim a faixa de temperatura (range) é menor.

Por isso existe o PERFIL DE FAN, caso a temperatura ambiente ultrapasse o limite estipulado/testado pela fábrica (condição X, Y, Z) você pode fazer ajuste.
AMD utiliza AVFS no processo de 7nm por conta do yield. Assim é normal o GPU trabalhar com temperatura elevada.
Caso algum limite seja atingido, o GPU muda de fase e (de acordo com a AMD) existem centenas de fases. Polaris trabalha da mesma forma (clock flutuando) SEM STUTTERING.

Se existe queda abrupta de FPS, provavelmente vários gatilhos são acionados para proteger a placa de vídeo. No caso da RX 5700 XT Evoke do colega:

ou algo está c***** no micro dele e pela própria incapacidade, ele não consegue resolver; ou ele danificou a placa usando uma fonte com sobrecarga;
ou ele não sabe mexer com ajuste e sequer consegue aprender; ou a condição de contorno excede (em muito) aquele testado pela fábrica; ou a placa sempre teve defeito.

Como RMA é geralmente no questions asked, deve conseguir autorização.
Bem, testei novamente perfil de fan custom (Wattman) no driver 19.12.1 e funcionou corretamente (reiniciei várias vezes).
 
Última edição:
Sobre perfil de fan e afins, na minha humilde opinião:

Ian da Anand comentou que a TSMC manda os resultados de N testes 7nm para análise dos engenheiros da AMD (N chips, N batches, N variações, N cálculos).
N chips/batches são testados em stress máximo (tensão/temperatura) visando ESTUDO ESTATÍSTICO de longevidade. N distribuições/modelos/exponencial/rbd/weibull/mttf/mtbf/etc.
Sapphire/Powercolor/XFX, etc recebem a documentação da AMD. Cada um faz seu ajuste fino dependendo do SEU PROJETO, isso inclue perfil da fan.

Não existe economia em certos ramos da indústria (exemplo aeroespacial). Mas em aplicação normal todos os engenheiros precisam se preocupar com CUSTO de produção.
O produto é testado dentro dos LIMITES impostos pelo projeto e custo de produção.
Na fábrica cada modelo/projeto é testado em condição X, Y, Z. Funciona assim em TODA fábrica de grande porte.
Obviamente NÃO é chip para aplicação aeroespacial, militar ou mesmo SOC automobilístico, assim a faixa de temperatura (range) é menor.

Por isso existe o PERFIL DE FAN, caso a temperatura ambiente ultrapasse o limite estipulado/testado pela fábrica (condição X, Y, Z) você pode fazer ajuste.
AMD utiliza AVFS no processo de 7nm por conta do yield. Assim é normal o GPU trabalhar com temperatura elevada.
Caso algum limite seja atingido, o GPU muda de fase e (de acordo com a AMD) existem centenas de fases. Polaris trabalha da mesma forma (clock flutuando) SEM STUTTERING.

Se existe queda abrupta de FPS, provavelmente vários gatilhos são acionados para proteger a placa de vídeo. No caso da RX 5700 XT Evoke do colega:

ou algo está c***** no micro dele e pela própria incapacidade, ele não consegue resolver; ou ele danificou a placa usando uma fonte com sobrecarga;
ou ele não sabe mexer com ajuste e sequer consegue aprender; ou a condição de contorno excede (em muito) aquele testado pela fábrica; ou a placa sempre teve defeito.

Como RMA é geralmente no questions asked, deve conseguir autorização.
Bem, testei novamente perfil de fan custom (Wattman) no driver 19.12.1 e funcionou corretamente (reiniciei várias vezes).

Esse cara é louco, quando foi questionado postou que a fan já estava em 100% e depois postou que está procurando tutoriais para acionar a rotação da mesma. Eu não ajudo mais não e a galera ainda acha ruim.

Sendo que já está a duas semanas fazendo as mesmas perguntas, mas o fato é: se a fan dele realmente está em 100% e o gpu continua chegando em 95C, com certeza a placa foi danificada.

E outra a Evoke não tem problemas com a temperatura do GPU e o único problema que essa placa tem é a falta dos pads da memória ram.

A AMD poderia muito bem limitar as blowers ou as 5700xt custom de entrada em 1700~1800 mhz e entregar uma placa sem problemas de temperatura, mas fez o contrário e ofereceu ao mercado uma placa de entrada com o mesmo boost dos modelos mais tops (red devil, nitro+, strix, etc...) sem cobrar nada a mais por isso e deixou para o usuário final ajustar a vga de acordo com a realidade de cada um e eu prefiro acreditar nisso.

A nvidia é que gosta de cobrar bem mais pelo o boost no GPU em relação aos modelos de referência e a AMD não praticou essa malandragem para roubar o dinheiro do consumidor.
 
Esse cara é louco, quando foi questionado postou que a fan já estava em 100% e depois postou que está procurando tutoriais para acionar a rotação da mesma. Eu não ajudo mais não e a galera ainda acha ruim.

Sendo que já está a duas semanas fazendo as mesmas perguntas, mas o fato é: se a fan dele realmente está em 100% e o gpu continua chegando em 95C, com certeza a placa foi danificada.

E outra a Evoke não tem problemas com a temperatura do GPU e o único problema que essa placa tem é a falta dos pads da memória ram.

A AMD poderia muito bem limitar as blowers ou as 5700xt custom de entrada em 1700~1800 mhz e entregar uma placa sem problemas de temperatura, mas fez o contrário e ofereceu ao mercado uma placa de entrada com o mesmo boost dos modelos mais tops (red devil, nitro+, strix, etc...) sem cobrar nada a mais por isso e deixou para o usuário final ajustar a vga de acordo com a realidade de cada um e eu prefiro acreditar nisso.

A nvidia é que gosta de cobrar bem mais pelo o boost no GPU em relação aos modelos de referência e a AMD não praticou essa malandragem para roubar o dinheiro do consumidor.
Você tem razão sobre a Evoke.
TPU/TS testaram o modelo em agosto/2019, antes da fábrica mudar o cooler. Passou nos testes:

 
Esse cara é louco, quando foi questionado postou que a fan já estava em 100% e depois postou que está procurando tutoriais para acionar a rotação da mesma. Eu não ajudo mais não e a galera ainda acha ruim.

Sendo que já está a duas semanas fazendo as mesmas perguntas, mas o fato é: se a fan dele realmente está em 100% e o gpu continua chegando em 95C, com certeza a placa foi danificada.

E outra a Evoke não tem problemas com a temperatura do GPU e o único problema que essa placa tem é a falta dos pads da memória ram.

A AMD poderia muito bem limitar as blowers ou as 5700xt custom de entrada em 1700~1800 mhz e entregar uma placa sem problemas de temperatura, mas fez o contrário e ofereceu ao mercado uma placa de entrada com o mesmo boost dos modelos mais tops (red devil, nitro+, strix, etc...) sem cobrar nada a mais por isso e deixou para o usuário final ajustar a vga de acordo com a realidade de cada um e eu prefiro acreditar nisso.

A nvidia é que gosta de cobrar bem mais pelo o boost no GPU em relação aos modelos de referência e a AMD não praticou essa malandragem para roubar o dinheiro do consumidor.
Cara é só olhar o video que ele mesmo postou, essa placa dele ta zuada, zuada nao, muito zuada, uma travadeira só, e nao tem nada haver com temperatura, pois a minha referencia em jogos 4k chega a 90 graus, mais nunca que da essas travadeiras, o cara fica dando murro em faca, aciona a garantia e ja era, e alias se eu pego uma vga dessa, de cara ja devolvo, nao tem como.
 
Esse cara é louco, quando foi questionado postou que a fan já estava em 100% e depois postou que está procurando tutoriais para acionar a rotação da mesma. Eu não ajudo mais não e a galera ainda acha ruim.

Sendo que já está a duas semanas fazendo as mesmas perguntas, mas o fato é: se a fan dele realmente está em 100% e o gpu continua chegando em 95C, com certeza a placa foi danificada.

E outra a Evoke não tem problemas com a temperatura do GPU e o único problema que essa placa tem é a falta dos pads da memória ram.

A AMD poderia muito bem limitar as blowers ou as 5700xt custom de entrada em 1700~1800 mhz e entregar uma placa sem problemas de temperatura, mas fez o contrário e ofereceu ao mercado uma placa de entrada com o mesmo boost dos modelos mais tops (red devil, nitro+, strix, etc...) sem cobrar nada a mais por isso e deixou para o usuário final ajustar a vga de acordo com a realidade de cada um e eu prefiro acreditar nisso.

A nvidia é que gosta de cobrar bem mais pelo o boost no GPU em relação aos modelos de referência e a AMD não praticou essa malandragem para roubar o dinheiro do consumidor.
Bom vamos lá,eu tinha jurado para mim que não iria mais comentar neste post,mais vamos lá,quando eu falei que estava procurando tutoriais era sobre como fazer o undervolt, não a rotação das fans,pois isto eu sei fazer,e sobre a temperatura ela não está chegando a 95 Graus igual vc diz,e sim o junction que fica nesta casa,nem perco mais meu tempo com Fanboy da AMD igual você!
 
Última edição:
Fala galera! Beleza? Dei uma sumida, muito tempo sem ligar o PC, sobre os Drivers, tá compensando atualizar ?

Estou ainda acho que com o 19.12.1, antes dessa nova revisão 2020, saíram updates que valham apena atualizar ? ou continuo com esse que estou.
 
Fala galera! Beleza? Dei uma sumida, muito tempo sem ligar o PC, sobre os Drivers, tá compensando atualizar ?

Estou ainda acho que com o 19.12.1, antes dessa nova revisão 2020, saíram updates que valham apena atualizar ? ou continuo com esse que estou.
Continuam com ele, os mais recentes ainda estão com problemas. To no aguardo das correções também.
 
Pelo jeito vai custar mesmo 279 ou 299 dólares:




O pessoal já está reclamando, quem sabe a AMD mude de posição. Na minha modesta opinião, um corte de valor na RX 5500 XT também é necessária.
Sobre driver, 19.12.1 está funcionando certinho aqui, inclusive perfil de fan custom (usando Polaris).
 
Pelo jeito vai custar mesmo 279 ou 299 dólares:




O pessoal já está reclamando, quem sabe a AMD mude de posição. Na minha modesta opinião, um corte de valor na RX 5500 XT também é necessária.
Sobre driver, 19.12.1 está funcionando certinho aqui, inclusive perfil de fan custom (usando Polaris).

Se for $299 vai ser mais uma placa sem sentido, compensando pegar a 2060 que tem memória mais rápida e RT...
 
Por aqui aqui o preço tem aberração, porém RTX 2060 mais barata na Newegg custa 345 dólares (EVGA single fan).

Os fabricantes querem um valor menor para vender mais, porém somente a AMD sabe como a coisa anda na TSMC.
AMD pode estar colocando um preço elevado para controlar a demanda, pelo menos até a TSMC liberar + slots 7nm para a AMD.
Apesar da reclamação, o público fiel da AMD está comprando a RX 5500 XT, pelo menos em certo grau. O modelo da Sapphire 4GB já esgotou 2 vezes na mesma loja.
Sim, AMD tem público fiel.

Infelizmente, o que pode acontecer no futuro é a AMD não pressionar muito a Nvidia (como fazia no passado).
Antigamente quem gostava de Nvidia esperava lançamento da AMD para comprar Nvidia mais barato.

GTX 1650S e 1660S podem se tornar raros agora que a Nvidia percebeu que a AMD não vai entrar em uma guerra de preços.
Será essa a nova tendência ? Ou será algo passageiro para controlar a demanda ?
De qualquer forma, quem vai se f**** é o consumidor, em especial fanboy da Nvidia.
Acredito que a Nvidia vai diminuir um pouco o preço da Ampere, mas se ela quiser manter ou aumentar nada vai impedir. Os fanboys continuam comprando e elogiando.

Resta aguardar a linha RDNA2 e qual caminho a AMD vai tomar :)
 
Última edição:
Fala galera! Beleza? Dei uma sumida, muito tempo sem ligar o PC, sobre os Drivers, tá compensando atualizar ?

Estou ainda acho que com o 19.12.1, antes dessa nova revisão 2020, saíram updates que valham apena atualizar ? ou continuo com esse que estou.

Estou atualmente utilizando o 19.12.3, porem para não dar crash em jogos foi necessário desativar Anti-Lag; Boost; Aprimoramento de imagens; Enhanced Sync. Uma coisa boa é que ao fazer undervolt e configurar a curva da fan, não é mais necessário carregar o perfil ao iniciar o computador, agora está carregando automaticamente.
 
Espero que a AMD anuncie umas RX 5800 (XT) amanhã com lançamento até o fim de março, que é quando vou pros EUA...

Mas pelo jeito se o anúncio vier será surpresa, não há muito sendo discutido a respeito.
 
Espero que a AMD anuncie umas RX 5800 (XT) amanhã com lançamento até o fim de março, que é quando vou pros EUA...

Mas pelo jeito se o anúncio vier será surpresa, não há muito sendo discutido a respeito.

E vai manter esse 8350 com uma RX 5800? :poker:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo