• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Chegou agora a placa, pelo GPU-Z ta a BIOS 900.121....
Sobre a terabyte, nunca mais compro lá, placa veio com marcas de uso (arranhões), sem aquele "plástico" de item novo, faltando aquela borrachinha de proteção no HDMI, óóóoó lojinha.... enfim, vou testar a placa se tiver tudo ok nem vou reclamar/devolver...
edit1: foram 2 semanas enrolando (tinha comprado a mech, não tinha em estoque) e depois de diversas mensagens/ligações "acharam" essa challenger em estoque...
Deve ser open box. Mas sacanagem se for e eles te mandaram sem informar.
 
Chegou agora a placa, pelo GPU-Z ta a BIOS 900.121....
Sobre a terabyte, nunca mais compro lá, placa veio com marcas de uso (arranhões), sem aquele "plástico" de item novo, faltando aquela borrachinha de proteção no HDMI, óóóoó lojinha.... enfim, vou testar a placa se tiver tudo ok nem vou reclamar/devolver...
edit1: foram 2 semanas enrolando (tinha comprado a mech, não tinha em estoque) e depois de diversas mensagens/ligações "acharam" essa challenger em estoque...
Pode ser vga comprada antes, usada e devolvida. Provavelmente isso explicaria a falta do plástico.
E se foi devolvida alguma razão ruim aconteceu...

A minha bios é de fábrica então, pois é o mesmo número.
E a recomendação é atualizar pela bios que conserta as fans.
Vou meter a troca e que se dane saporra.
 
Boa noite pessoal, trazer aqui uma atualização da novela da 5600 XT. Meu amigo testou no pc dele (i5 4º Geração) e a placa funcionou de primeira. Reiniciou/desligou o pc inúmeras vezes e continuou 100%. Amanhã vou pegar a placa e fazer o último teste (limpar o soquet pci com alcool isopropílico). Se não funcionar irei vender o setup e pegar um ryzen.
 
Tentei trocar a bios da vga.
Dei 2 clicks pra executar o comando, abriu o cmd como se deve, mas fechou em seguida.
Esperei, mas nada aconteceu.
Reiniciei e vi no gpu-z que a bios não foi trocada.
Não sei o que aconteceu.
Provavelmente a bios nova é a mesma da antiga e não fez a troca.

Uma coisa interessante é que usando o app da Asrock eu setei as fans em 85% quando chegasse em 90º, mas jogando elas nunca passam dos 80% e a temperatura trava nos 97º.
Em idle o normal é ficar nos 40º.
 
Tentei trocar a bios da vga.
Dei 2 clicks pra executar o comando, abriu o cmd como se deve, mas fechou em seguida.
Esperei, mas nada aconteceu.
Reiniciei e vi no gpu-z que a bios não foi trocada.
Não sei o que aconteceu.
Provavelmente a bios nova é a mesma da antiga e não fez a troca.

Uma coisa interessante é que usando o app da Asrock eu setei as fans em 85% quando chegasse em 90º, mas jogando elas nunca passam dos 80% e a temperatura trava nos 97º.
Em idle o normal é ficar nos 40º.

Utilizou aquele Utilitário AMD Flash?
 
Testei melhor.
Desativei o controle das fans do app Asrock Challenger Tweak, ativei as fans pelo driver da amd pra girar em 85% nos 90º, mas ele insistiu em resetar quando sai. Então deixei o driver aberto e fui jogar o Control.
Acabou acontecendo uma coisa que nunca ocorreu antes: o PC travou e reiniciou.
Na volta eu joguei de novo e monitorei a temperatura do hot spot pelo GPU-Z: a máxima deu 112ºC!!!!!
As outras temps estavam normais.
A da GPU estava em 97º, como eu sabia.
A da memória em 78º e o VRM em 72º.
As fans não passaram dos 82%.

Tô achando que é problema entre vga e placa mãe.
 
Não.
A que tem no site da asrock.

As fans sempre rotacionam ou ficam com aquele zero rpm? Quando atualizei a BIOS da minha placa segui os passos abaixo:

Obrigado pelas informações, aparentemente ocorreu tudo bem.

Fiz o update com as ferramentas disponibilizadas no site da XFX: https://www.xfxforce.com/gpus/radeon-tm-rx-5700-xt-8gb-gddr6-thicc-ii

E segui este tutorial:


Não precisei usar o CMD apenas utilizei o aplicativo. Um conselho não deixem nada executando em segundo plano, pois durante a instalação apareceu escrito que o aplicativo não respondia, porém deu certo. Após realizar o update de BIOS basta fazer uma instalação limpa do driver da AMD.
 
As fans sempre rotacionam ou ficam com aquele zero rpm? Quando atualizei a BIOS da minha placa segui os passos abaixo:
As fans nunca ficam em zero.
Se as altas temperaturas fossem provocadas pela baixa rotação das fans eu ficaria tranquilo.
Mas as altas temperaturas acontecem com as fans em 80%, o que é muito preocupante.
Não sei se é caso de pasta térmica ressecada, se é mal contato dos heatpipes com o corpo da vga, não sei.
O gabinete novo vai chegar daqui a 2 dias e ele vai ter 3 fans, mas já tô achando que não vai mudar nada.
Só tenho 3 opções:
Abrir a vga, perder a garantia e ver o que está acontecendo.
Comprar um watercooler pra vga.
Vender ela e comprar outra.
 
Vi que um dos colegas também tem uma Challenger e o dele tem temperatura ótima.
Tomara que a sua seja igual.
Porque aqui a bichinha é uma fornalha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cross, tu me faz um favor?
Tem como vc ir no GPU-Z e verificar pra mim qual é a versão de driver que está instalado na tua vga?
Ficarei grato.

V3nZ2ha.png
 
É o mesmo que o meu.
Então já estou usando a bios que conserta as fans.
Mal, muito mal.

Obrigado, @Cross(|_uiz)
Ontem eu usei um pouco a VGA, com os fps destravados e batia picos de 97 graus no hotspot (curva de fan padrão do driver) e ficava variando, com eles travados em 60 a temperatura ficava em 55 graus +-, porém como eu disse a temperatura ambiente está baixa e o gabinete meu tem uma boa ventilação. Percebi também pequenos stuttering depois de um tempo, mas não estava monitorando pra ver o que era.
 
Ontem eu usei um pouco a VGA, com os fps destravados e batia picos de 97 graus no hotspot (curva de fan padrão do driver) e ficava variando, com eles travados em 60 a temperatura ficava em 55 graus +-, porém como eu disse a temperatura ambiente está baixa e o gabinete meu tem uma boa ventilação. Percebi também pequenos stuttering depois de um tempo, mas não estava monitorando pra ver o que era.
O meu hot spot com fps destravados batem nos 112º e a vga sempre marca 97º com ventoinha que nunca passa dos 80%.
Eu deixo o gabinete aberto e a temperatura estava amena durante a medição.
Aqui eu só tenho 55º quando não tô fazendo nada.
 
ventoinhas da Pulse 5700 não-XT aqui em 65% não é turbina ainda, mas eu já me incomodo porque jogo com Fone aberto e depende do silencio do quarto..
a curva de rpm com 70°>45%,80°>55%,90°>65% fica sempre nos 80°C na VRAM

Mas é limitado em 75FPS do monitor... liberando FPS vai pros +90 graus facil tb e me limita pra fazer upgrade de monitor p eqto (proximos 2 anos)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estabilidade em que? você quis dizer ?

basicamente acabaram as telas pretas no Alt+tab jogando, rodar o jogo com frequencia de monitor maior/menor do que a frq da area de trabalho, queda de FPS 75 estáveis p\ 35 com vsync ligado, ... mas eu jogo poucos jogos diferentes então sei lá. Provavelmente placebo
 
O meu hot spot com fps destravados batem nos 112º e a vga sempre marca 97º com ventoinha que nunca passa dos 80%.
Eu deixo o gabinete aberto e a temperatura estava amena durante a medição.
Aqui eu só tenho 55º quando não tô fazendo nada.
Na minha opinião, a sua melhor opção é abrir e trocar a pasta térmica.
 
Na minha opinião, a sua melhor opção é abrir e trocar a pasta térmica.
Pensei o mesmo.
Mas a pasta térmica afeta o processador da vga, e o problema de aquecimento é no hot spot, no PCB da placa.
Desconfio de mau contato do heatpipe com o corpo da vga.
Isto aconteceu num modelo recente da amd que fazia a placa esquentar demais.

Outro problema: a vga está na garantia.
 
É o mesmo que o meu.
Então já estou usando a bios que conserta as fans.
Mal, muito mal.

Obrigado, @Cross(|_uiz)
Pra você tirar a dúvida de qual BIOS está utilizando, abre o GPU-Z, e do lado direito de onde está escrito a versão da BIOS tem uma setinha, clica nela, ela vai salvar um arquivo .ROM da sua bios, e depois vai em propriedades e compara com essas, na aba "tamanho em disco": (a da esquerda é a mais recente, a do meio é a minha e a da direita a antiga)
Hv9bBuf.png
 
Pra você tirar a dúvida de qual BIOS está utilizando, abre o GPU-Z, e do lado direito de onde está escrito a versão da BIOS tem uma setinha, clica nela, ela vai salvar um arquivo .ROM da sua bios, e depois vai em propriedades e compara com essas, na aba "tamanho em disco": (a da esquerda é a mais recente, a do meio é a minha e a da direita a antiga)
Hv9bBuf.png
Valeu.
Chegando em casa vou fazer isso.
 
Uma dúvida: No Call of Duty, quando estou na tela de Multiplayer e seleciono jogar uma partida, ele fica buscando e quando encontra, dar uma travada brusca que o monitoramento do Hwinfo/MSI afterburner trava também e percebo que quando retorna após de alguns segundos, percebo que o clock cai para 800 Mhz. Parece ser algo do próprio jogo, não sei dizer. Driver 20.5.1, o primeiro a ser lançado.
 
Relatórios indicam que VGAs RDNA 2 terão nível de desempenho equivalentes às atuais RTX 2080ti
Coreteks avalia que AMD pretendia concorrer diretamente com a nova linha 3080 da NVidia


Relatórios de fontes na Ásia indicam que a AMD começou a compartilhar detalhes com parceiros sobre as próximas GPUs de jogos baseadas em RDNA2.

Infelizmente para nós, entusiastas de PC, parece que as notícias não são boas sobre o chamado "NVidia Killer". O nível de desempenho das GPUs de última geração com base nos codinome Sienna Cichlid ASICs é quase o mesmo que o SKU de última geração da NVidia, o 2080ti, de acordo com esses relatórios. O melhor cenário supostamente compartilhado pela AMD é que, na maioria dos jogadores, espera-se obter cerca de 15% ao longo do 2080ti em alguns títulos "otimizados" da AMD. De acordo com as mesmas fontes, a AMD pretende lançar o “Big Navi” como concorrente direto do RTX 3080 a ser lançado em breve, e nãocomo concorrente da parte de maior desempenho da NVidia, como tem sido amplamente divulgado (sem falar em vencer). Alguns sugeriram que o "Big Navi" seria até 50% mais rápido na rasterização tradicional que o RTX 2080ti, mas de acordo com os parceiros da AMD, esse não será o caso.

A revelação "Big Navi" deve acontecer em algum momento do início de setembro, com o lançamento real ocorrendo no dia 7 de outubro. Os preços da GPU "Big Navi" serão determinados por quanto a NVidia decide vender o próximo RTX 3080, com a AMD procurando minar o referido produto.

De acordo com as mesmas fontes, haverá 2 SKUs baseados no Sienna Cichlid para o mercado de jogos, um usando um dado completo e outro cortado , semelhante ao que vimos nas GPUs 5700XT e 5700 do ano passado. Ambos usarão memória GDDR6, com outros dois modelos baseados em HBM chegando ao mercado Pro com base na mesma microarquitetura (mais sobre isso abaixo) no futuro.

O Navy Flounder é um GPU de gama média baseado no mesmo ASIC que o Sienna e deve chegar ao mercado no primeiro trimestre do próximo ano. Espera-se que seja a GPU da classe "x7xx" e tenha como alvo o intermediário, embora os detalhes compartilhados com os parceiros dessa parte sejam escassos a partir de agora.

No momento da redação deste artigo, não havia informações compartilhadas sobre os recursos de rastreamento de raios em tempo real, mas uma patente publicada recentemente sugere que a AMD pode estar usando a aceleraçã

amd_raytracing-1024x694.png

#139 above points to the possibility of a hardware acceleration unit for Ray Intersection in a possible embodiment of a real-time ray tracing application, according to this patent published on the 7th of July 2020.
source: http://www.freepatentsonline.com/10706609.pdf

Além dessas informações, devo acrescentar que especulei em um vídeo recente que as alterações no SDMA no RDNA2 apontaram para a possibilidade de a memória empilhada em 3D chegar com o Sienna Cichlid, mas com mais tempo para examinar o código nos repositórios públicos e outras fontes parece que eu estava incorreto nessa avaliação. Embora também tenha havido várias patentes publicadas recentemente que descrevem vários métodos e invenções que sugerem que haverá vários dispositivos empilhados em 3D chegando ao mercado da AMD nos próximos meses (como seria de esperar), ela aparece no caso de Sienna Cichlid, a maior largura de banda será usada para comunicação chip a chip, em um ambiente de servidor ou com um produto semelhante ao Radeon Pro Vega II Duo, lançado nas estações de trabalho da Apple no ano passado. Isso indicaria que esse produto não será exclusivo da Apple. Com base no código recente confirmado, parece haver a possibilidade de vincular até 2 ASICs baseados em Sienna nesteContexto pró , para um total de 4 dados. A memória de vídeo será unificada / compartilhada entre todos eles, bem como com a CPU do host.
 
Relatórios indicam que VGAs RDNA 2 terão nível de desempenho equivalentes às atuais RTX 2080ti
Coreteks avalia que AMD pretendia concorrer diretamente com a nova linha 3080 da NVidia

Até tinha comentado isso uns dias atrás.


Vão ter que gritar no preço de novo. E dessa vez não só isso, mas também apresentar uma solução similar ao DLSS 2.0 e principalmente não ser mais uma saga eterna de drivers cagados. A minha esperança que o cenário high-end ficará mais competitivo tá bem baixa.
 
Última edição:
Joguei um pouco de Control e coloquei a temperatura do hot spot da vga pra ser monitorada no After Burner.
Joguei com a temperatura ambiente em 18 graus.
Bem, abri o jogo e logo de cara a temperatura da vga chegou nos 93 graus e em 105 graus no hot spot.
Aí peguei o meu ventilador turbo da polishop que faz um vento fortíssimo e coloquei a 20 cm da vga.
Adivinhem?
Nem tchum da temperatura cair.
Ficou na vga nos 85~93 e no hot spot nos 100~106.
Temperatura ambiente baixa.
Ventilador furacão em cima.
Temps altas.

Maaasss o engraçado é que colocando a mão direto sobre o backplate ele estava frio, como em todo o resto da vga.
E aí?
Sensores errados?
Não sei.

Estou pensando em trocar a bios da placa mãe, mas antes vou testar a vga no antigo setup dele que está na sala com o meu sobrinho: Uma mobo Biostar e um Ryzen 1700.
 
Até tinha comentado isso uns dias atrás.



Vão ter que gritar no preço de novo. E dessa vez não só isso, mas também apresentar uma solução similar ao DLSS 2.0 e principalmente não ser mais uma saga eterna de drivers cagados. A minha esperança que o cenário high-end ficará mais competitivo tá bem baixa.
A "vantagem" da AMD agora é que ela vai lançar a vga junto com a nova série da concorrente e não anos depois como ela tinha feito na série passada.
Como você disse, vai ter que gritar no preço como sempre tem conseguido fazer.
Só espero que consiga gritar pros programadores consertarem esses bugs dos drivers também rsrsrs
 
Espero que isso não aconteça mas se a AMD lançar outra Vega é melhor quitar de vez do mercado high end e só fazer gpus pequenas como a Navi10 que dá mais lucro.

O problema é que sem concorrência a Nvidia vai continuar ditando preços exorbitantes para quem quiser ter mais performance.

Pensando melhor 15% acima da 2080Ti vai ser até pior que a Vega que era mais rápida que isso comparando com a 980Ti.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo