[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

quality.png

bitratefps.png


Qualidade do AV1 da 7900XT(X), comparado às ARC e RTX4000: A AMD empata com a Intel somente em ~9Mbps, e por algum motivo a velocidade da compressão é muito baixa no modo qualidade, provável problema de driver, pois no modo normal a RDNA3 tem velocidade comparável à ARC, ambas acima da Lovelace.

Fonte: rigaya (recomendo o blog)

 
O pior que o cara cansa de tanta promessa e na prática nunca é como sai nas specs a palavra ''rumor'' eu já nem ligo mais rs.
AMD, GPU do futuro.
 
AMD, GPU do futuro.
basicamente a AMD é o brasil das GPU, tem todo potencial do mundo, mas nunca chega lá pela burrice de quem gerencia a bagaça :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 

GPUs PowerColor RX 7900 Red Devil recebem waterblock dedicado da EK​


A GPU POWERCOLOR RED DEVIL OBTEM UM BLOCO DE ÁGUA EK-QUANTUM VECTOR²​

O primeiro bloco de água EK-Quantum Vector² RX 7900 XTX para um parceiro AIB Radeon™ RX 7000 Series GPU acaba de ser lançado. EK®, o fabricante premium de equipamentos de refrigeração líquida, está apresentando seu bloco de água para o novo PowerColor Red Devil AMD® Radeon™ RX 7900 XTX. O Red Devil conquista levando implacavelmente sua potência ao limite, tornando o bloco de água EK-Quantum Vector² uma combinação ideal para alcançar o melhor desempenho e o mínimo de ruído. Ainda assim, é recomendável consultar o EK Cooling Configurator para obter uma compatibilidade precisa.



RRbBVjH.jpg



Este bloco de água AMD Radeon Edition Vector² resolve sem esforço o problema de geração de calor excessivo durante alta carga na GPU. Esta solução de refrigeração líquida resfria a matriz de computação gráfica, módulo de regulação de tensão, controladores de tensão, VRAM e MCDs na placa de vídeo Red Devil Radeon RX 7900 XTX.

As novas GPUs Radeon RX 7900 XTX possuem GCD fabricado em um processo de 5nm de ponta, permitindo uma melhoria de 54% no desempenho por watt. Embora a GPU seja eficiente, ela ainda usa mais energia do que a geração anterior. Seu GCD de 300 mm² contém 165% mais transistores por mm² do que a geração anterior. Isso significa que essas GPUs apresentam 58 bilhões de transistores para 61 TFLOPs de desempenho – mais uma razão para tê-los resfriados a água.



sF66Sii.jpg




k1GtXp8.jpg



EK-Quantum Vector² Red Devil RX 7900 XTX D-RGB – Níquel + Plexi

Em contraste com outros blocos de água Vector², o motor de resfriamento foi girado em 90°, tornando as aletas perpendiculares à matriz, o que é ideal para o design do chiplet. Para um delta ideal, o refrigerante flui primeiro pela matriz do núcleo gráfico e, em seguida, passa pela matriz do cache de memória, resultando em todos os MCDs recebendo o refrigerante da mesma temperatura.

Esta solução de refrigeração líquida engloba um bloco de água da série Vector² e uma placa traseira de alumínio anodizado preto no mesmo pacote. Como o restante dos blocos de água da série Vector², sua aparência é dominada por linhas retas minimalistas e a placa traseira contornando a lateral da GPU para cobrir o PCB em sua totalidade.



WNrCXjx.jpg



Disponibilidade e preço
O bloco de água EK-Quantum Vector² Red Devil RX 7900 XTX D-RGB – Níquel + Plexi já está disponível para pré-encomenda através da EK Webshop e revendedores parceiros. Este produto começará a ser enviado no final de janeiro de 2023. A tabela abaixo mostra o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP), IVA incluído.

  • EK-Quantum Vector² Red Devil RX 7900 XTX D-RGB – Níquel + Plexi 259.90€ Pré-encomende já!
 
6900xt por 6k ainda ta caro, né?
sBUVNCW.jpg


quase 30% menos pelo mesmo(em dollar) valor

agora em br não sei como vai vir no hu3zil, com 90% de chances do dollar passar de 6 chegando a quase 7 talvez não esteja ruim.....mas eu ainda rezo para eu estar errado e o nove dedos esteja só fazendo teatro pra manipular o numero e quando ele entrar falar 'olha como era no governo do nazi, eu melhorei tudo no dia 1' mas duvido o bandido veio com 'sangue nos zoio'

mas 6k....muito caro ainda, se tivesse 4k~5k da daria pra pensar, mas esquece os caras estão pedindo em uma rx 6800 xt usada 3,5k o anuncio está a meses lá e eles insistem no preço......

eu vou arriscar e esperar janeiro, mas você precisa analisar, qual resolução tu vai jogar? qual FPS é o 'ideal' pra tu? gosta/Liga de RT? as vezes AMD pra você nem vale a pena compensa pegar uma placa nividia mais antiga que vai te atender melhor
 
Usada ou nova? Por alguma razão, nas lojas que ainda tem ela à venda, parece que o preço vem aumentando.
Um colega postou uma red devil que saia por 5.2k nova uns dias atrás aqui mesmo. Essa faixa para mim é o preço máximo de uma 6900xt hoje.
 
Última edição:
Um colega postou uma red devil que saia por 5.2k uns dias atrás aqui mesmo. Essa faixa para mim é o preço máximo de uma 6900xt hoje.
Bah, coisa de um mês e pouco atrás, comprei uma 6900xt TUF por 3300 e vendi logo depois por 4300, se soubesse que ia tudo subir de preço de novo, ia ter esperado pra vender ela agora...
 
Alguém viu se a Sapphire já lançou a nitro ? Nem na gringa achei ainda, se demorar vou ter que ir de PowerColor
 
E no final das contas o que eu acho do lançamento:

- Pontos positivos:
  1. preços menores do que Nvidia (lá fora)​
  2. conector de energia normal​
  3. tamanho bem menor do que os da Nvidia​
- Pontos negativos:
  1. estoque aqui no Brasil, ainda não tem muito (quase nada) e deve ser efeito de fim de ano já que Nvidia também tem sumido.
  2. preços no Brasil continuam bem caros infelizmente pelo que as pessoas tem falado.
Pra resumir, acho que vou ficar com a minha 3080 e esperar a próxima geração de ambas as empresas mesmo.
 
E no final das contas o que eu acho do lançamento:

- Pontos positivos:
  1. preços menores do que Nvidia (lá fora)​
  2. conector de energia normal​
  3. tamanho bem menor do que os da Nvidia​
- Pontos negativos:
  1. estoque aqui no Brasil, ainda não tem muito (quase nada) e deve ser efeito de fim de ano já que Nvidia também tem sumido.
  2. preços no Brasil continuam bem caros infelizmente pelo que as pessoas tem falado.
Pra resumir, acho que vou ficar com a minha 3080 e esperar a próxima geração de ambas as empresas mesmo.

Não tem nem como falar de preço no Brasil, já que só tem UMA loja vendendo, e pré-venda pra 40 dias.
Mas acho que a coisa vai ficar melhor quando lançarem as AIB's, numa loja que explode, de marca melhorzinha, já que a referencia tá bem capada. O que é triste, pq é a placa de video mais foda que eu já vi (visualmente falando).
 
Não tem nem como falar de preço no Brasil, já que só tem UMA loja vendendo, e pré-venda pra 40 dias.
Mas acho que a coisa vai ficar melhor quando lançarem as AIB's, numa loja que explode, de marca melhorzinha, já que a referencia tá bem capada. O que é triste, pq é a placa de video mais foda que eu já vi (visualmente falando).
pois é, problemas de se viver no Brasil infelizmente.
 
E no final das contas o que eu acho do lançamento:

- Pontos positivos:
  1. preços menores do que Nvidia (lá fora)​
  2. conector de energia normal​
  3. tamanho bem menor do que os da Nvidia​
- Pontos negativos:
  1. estoque aqui no Brasil, ainda não tem muito (quase nada) e deve ser efeito de fim de ano já que Nvidia também tem sumido.
  2. preços no Brasil continuam bem caros infelizmente pelo que as pessoas tem falado.
Pra resumir, acho que vou ficar com a minha 3080 e esperar a próxima geração de ambas as empresas mesmo.


curiosidade, tu tem uma 3080 porque caralhas você precisaria de uma nova? só queimar dinheiro mesmo? :limo:
 
Usuários relatam problemas de temperatura nas Radeon RX 7900 XT(X)

"Durante nossos testes de designs de MBA, as temperaturas da Radeon RX 7900 XTX não eram motivo de preocupação. Nossa Radeon RX 7900 XTX atinge uma temperatura média da GPU de 65 °C sob carga total, a temperatura do hotspot, ou seja, o valor máximo, foi de 77 °C. Com os colegas da ComputerBase, a GPU chegou a 73°C, com valor do hotspot de 88°C – valores semelhantes também foram registrados por outros colegas. As temperaturas do chipset gráfico (GCD) são sempre lidas aqui. As temperaturas dos seis chiplets de memória (MCD) do pacote GPU estão significativamente abaixo das taxas do GCD.

Os usuários do fórum relatam, entre outras coisas, vários Powercolor Radeon RX 7900 XTX MBA com uma temperatura de hotspot de 110 °C. Não é surpresa que as placas compradas diretamente da AMD também alcancem 110 °C, ou um grande delta. Até agora não vimos nenhum modelo customizado no fórum e pessoalmente só vimos um ASUS TUF Radeon RX 7900 XT. A TechPowerUp já testou alguns modelos personalizados. Também incluímos esses resultados.


amd-radeon-rx-7900-xtx-temperaturen-1_1920px.png


Inserimos os mapas que nos foram relatados no diagrama, classificados por delta de temperatura. Os designs de MBA da própria AMD e de seus parceiros têm o maior delta e atingem a temperatura de ponto quente de 110 °C. Vemos diferenças de temperatura de até 53 °C (56 °C GPU e 109 °C de temperatura do ponto quente). Os modelos personalizados da ASUS, XFX e Sapphire não atingem tal nível de temperatura e delta entre as temperaturas. Aqui o delta é um máximo de 20 °C, com um valor máximo bem abaixo de 100 °C.

110 °C é certamente o limite do que um chip pode fazer. O desempenho já está desacelerando aqui, o que obviamente é inaceitável com um cartão que custa mais de 1.000 euros. Infelizmente, nossas amostras ainda não tiveram valores tão altos. Aparentemente, apenas os designs do MBA são afetados - independentemente de serem vendidos diretamente pela AMD ou por uma AIB. Os cartões saem da mesma linha de montagem de qualquer maneira.

Suspeitamos que uma pressão de contato desigual seja responsável pelas altas diferenças de temperatura. Um grande desafio em um projeto de chiplet é conseguir uma altura tão uniforme quanto possível na embalagem. Embora a AMD possa fornecer algum equilíbrio com os processadores Ryzen devido ao dissipador de calor, isso não é tão fácil com a GPU Navi 31 com resfriamento direto da matriz. O GCD central e os seis MCDs estão preenchidos e parecem estar nivelados. Mas a dimensão da altura para o quadro do pacote GPU também deve estar correta e, finalmente, há tolerâncias na uniformidade da base do cooler. Aqui em algum lugar estará a origem das altas temperaturas. As razões exatas, portanto, não são claras, mas as temperaturas excessivamente altas dos hotspots definitivamente garantem que as placas não esgotem seu limite de energia e sejam relativamente barulhentas ao mesmo tempo devido aos ventiladores de rotação rápida. Certamente inaceitável para muitos. Também estamos conversando com a AMD sobre o problema."
 
curiosidade, tu tem uma 3080 porque caralhas você precisaria de uma nova? só queimar dinheiro mesmo? :limo:
isso, basicamente, só olhando e se der vontade e tal.... :haha:
 


Análise de lançamento da Radeon RX 7900 XT(X):
(média de 15 avaliações, 7200 benchmarks compilados)

7900XT
+35% raster, +49% RT vs 6800XT (apenas 2160p)
+3% raster, –17% RT vs 3090Ti
Ø309W

7900XTX
+47% raster, +61% RT vs 6900XT
+3% raster, –20% RT vs 4080
Ø351W


Edit: Parei para refletir agora e olhando estes números, ignorando as placas da NVIDIA, os problemas de desempenho irregular e a performance por watt, foi uma boa evolução em relação à geração anterior: 35% raster / ~50% RT na XT e 47% raster / ~60% RT na XTX não é pouca coisa não, só não foi o suficiente para passar a Lovelace. Ou seja, não foi a AMD que evoluiu pouco, e sim a NVIDIA que deu um salto muito grande.
 
Última edição:
7900XT na verdade deveria ser a 7800XT e custar no máximo do máximo 7k.
7900XTX deveria ser a 7900XT, custando máximo 8k.
Será que vai lançar uma 7950XT?
 
basicamente a AMD é o brasil das GPU, tem todo potencial do mundo, mas nunca chega lá pela burrice de quem gerencia a bagaça :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



E o precinho.... Padrão BR mesmo
 
7900XT na verdade deveria ser a 7800XT e custar no máximo do máximo 7k.
7900XTX deveria ser a 7900XT, custando máximo 8k.
Será que vai lançar uma 7950XT?
Não tenho dúvidas de que virá uma linha xx50, afinal de contas o ritmo da AMD na linha de GPUs tem ficado em um lançamento a cada 2 anos, e com o preço dos nós extremamente altos e a informação de que não haverá ganhos na densidade da SRAM nos 3nm da TSMC, próximo não não teremos arquitetura nova, então para não passar batido teremos um refresh.
 
Arrisco dizer que essa gen eles lançam xx50 e xx90 (achismo no nível máximo lol).
 
6900xt por 6k ainda ta caro, né?
O pior é que apesar de estar caro, é provável que não baixe porque os estoques dessas placas da gen passada tão sumindo e nem vão ser mais fabricadas.
Paguei 5k na minha e foi o limite do limite, se tivesse mais caro que isso era melhor esperar a 7800XT e olhe lá, por que tinha grande chance de me dar mal e a placa vir nesse valor de 6k :haha:
 
Depois de acompanhar toda a discussão e esperar quase 1 ano e meio por essa porra de 7000 séries da AMD eu acho que vou comprar as 4080 que estão na promoções de natal na Tera mesmo... 4080 muito superior em RT do que qualquer Nvidia, e tem DLSS3, a gente sequer sabe como FSR3 será...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo