[CLUBE] Noctua

Não testei a A12x25 mas já usei a T30 e vi bastante review e pelo que lembro dos testes dá praticamente na mesma questão de ruído, talvez uma pequena vantagem pra Noctua em mesmo rpm, mas em mesmo rpm a T30 vai mover mais ar e poderia usar em rpm menor e igualar em desempenho, melhor coisa que dá pra fazer é ver um review em vídeo que mostre ambas pra dar uma ideia do som
Devo por T30 no radiador, noctua jogando ar pro gabinete e dois scythe kaze flex 140mm como exaustor.

Devo por T30 no radiador, noctua jogando ar pro gabinete e dois scythe kaze flex 140mm como exaustor.
Hoje eu tenho três Scythe Kaze Flex (de 120mm, PWM) puxando ar pra dentro, mais três Deepcool RF120 (de 120mm também, mas não PWM) jogando ar para fora. Como os Deepcool não são PWM, eles rodam no talo, e eu preciso de fans que rodem de forma mais silenciosa (já que trampo com áudio neste PC), então estou pensando em botar os Scythe de exaustor, e pegar algo ainda melhor para a entrada, mas tá duro de achar um custo/benefício legal. Pensei nos Noctua NF-P12 redux-1300 PWM ou NF-P12 Redux 1700 PWM, que tem um custo até legal por aqui, ventilam bem, e não parecem fazer tanto barulho. Vamos ver...

Hoje eu tenho três Scythe Kaze Flex (de 120mm, PWM) puxando ar pra dentro, mais três Deepcool RF120 (de 120mm também, mas não PWM) jogando ar para fora. Como os Deepcool não são PWM, eles rodam no talo, e eu preciso de fans que rodem de forma mais silenciosa (já que trampo com áudio neste PC), então estou pensando em botar os Scythe de exaustor, e pegar algo ainda melhor para a entrada, mas tá duro de achar um custo/benefício legal. Pensei nos Noctua NF-P12 redux-1300 PWM ou NF-P12 Redux 1700 PWM, que tem um custo até legal por aqui, ventilam bem, e não parecem fazer tanto barulho. Vamos ver...
Dá pra testar 2x Kaze 140mm de intake e só mover esses Kaze 120mm pra exhaust também, e talvez usando só 1 ou 2 tenha resultados bons também ao invés de 3, aí vai variar do gabinete em si mas aqui adicionar 2 no topo faz 0 diferença nas temps e só adiciona ruído, isso com o setup puxando 400w~, só os 2 intake + 1 exhaust seguram tranquilo no meu caso

Postaram também esses Montech Metal 120mm esses tempos e parecem interessantes por 50 conto, parecem ser mais um clone dos Gentle Typhoon mas com rolamento HDB/FDB e preço acessível, mas não sei como são na prática ainda

Eu tinha quatro Deepcool RF120 instalados, três como intake e um como exhale (traseira). Aí, botei os três Scythe na entrada e subi dois Deepcool para a parte superior. Nessa brincadeira, ganhei uns 3-4°C a menos por causa do maior air flow (é pouco, mas pode ser o diferencial). Agora, troquei a CPU e botei um air cooler mais parrudo (antes usava o processador antigo com o cooler box). Hoje, o atual esquenta menos que o anterior.

Teoricamente, os Scythe (PWM) como exhale funcionariam 'na necessidade', já que os Deepcool rodam fulltime no talo. Só faria uma curva menos conservadora para eles poderem tirar mais ar quente de dentro. E aí, com coolers mais parrudos de intake, daria para fazer uma curva mais conservadora para redução de ruído e ainda manter um fluxo positivo ou neutro dentro do gabinete. Sei que ter um PC 'inaudível' é praticamente utópico, mas conseguindo reduzir um pouco mais o ruído (que já está até legal) e manter um air flow bom, fechou. Eu jogo pouco, e no uso "normal" (a não ser quando estou renderizando) ele não esquenta tanto (apesar de estar em um local quente e evitar usar o ar condicionado fulltime por custo).

Tô pensando em vez dos scythe kaze por arctic p14 pwm pst co pra exaustão.
No ali tem por 116.
Dizem ser mto bom.

Alguém tem NF-P12 redux-1700PWM?
Vale a pena pra jogar ar no gabinete?
Tenho só no air cooler, mas é difícil falar, e queria saber também para colocar aqui na entrada do PC.

Tenho só no air cooler, mas é difícil falar, e queria saber também para colocar aqui na entrada do PC.
Pq os A12x25 estão mto caros.
Queria por A12x25 no water e traseira como exaustor.

E um bom pra empurrar ar pra dentro do gabinete.

Os p12 redux 1700 parecem bons pelo preço de 120 reais. Os A12x25 estão 250 a 300 reais.

É... o preço dos Redux é mais pé no chão, até por isso coloquei um air cooler da linha no meu PC (junto com um segundo Redux para push-pull). Pensando neles mesmo para botar na entrada de ar, e os Scythe que tenho hoje na entrada, jogar para a saída.

ASUS anuncia placa de vídeo GeForce RTX 4080 Noctua.​

ASUS anunciou sua próxima geração de GPU Noctua.

CBwhyCj.jpg

Infelizmente, o design do cartão não é preto como suspeitávamos. A nova GPU Noctua utilizará o mesmo esquema de cores do antecessor, uma mistura de marrom e bege, cores de assinatura da empresa de refrigeração austríaca Noctua.

A ASUS confirma que o novo modelo RTX 4080 contará com as mesmas ventoinhas do antecessor, que são as ventoinhas NF-A12x25 PWN. Esta placa suportará o modo 0dB e deve ser "a placa mais silenciosa de sua classe".

ASUS GeForce RTX™ 4080 Noctua OC Edition 16GB GDDR6X (RTX4080-O16G-NOCTUA)
  • A placa de vídeo refrigerada a ar mais silenciosa de sua categoria.
  • Duas ventoinhas Noctua NF-A12x25 PWM oferecem resfriamento excepcional e baixo ruído.
  • O comutador de BIOS duplo permite alternar entre os perfis Quiet e Performance BIOS sem software.
  • A tecnologia 0dB permite que você desfrute de jogos leves em relativo silêncio.
  • O GPU Tweak III oferece ajustes de desempenho intuitivos, controles térmicos e monitoramento do sistema.
A empresa até agora divulgou apenas uma foto da nova placa, mas é fácil perceber que a placa terá pelo menos design de quatro slots (igual às placas RTX 30). Ainda não há informações sobre outros modelos, como o recém-anunciado RTX 4070 Ti ou a variante AMD RX 7900 para variar.

Atualização : a ASUS agora confirmou que o cartão é de 4,3 slots e possui uma câmara de vapor aprimorada:

Embora nossa colaboração com a Noctua nas edições GeForce RTX 3070 e RTX 3080 Noctua tenha sido um grande sucesso em minimizar a acústica para obter o desempenho máximo da GPU, não nos contentamos em descansar sobre os louros. Portanto, este ano, incorporamos uma câmara de vapor expansiva com uma rede de oito tubos de calor. Ao operar no TDP da GeForce RTX 4080 de 320 W, a ASUS GeForce RTX 4080 Noctua Edition atinge um pico de apenas 61,7° Celsius, com os mesmos níveis de ruído ultrabaixos das variantes GeForce RTX 3070 e RTX 3080 Noctua. Para obter o máximo da NVIDIA GeForce RTX 4080, confie nas décadas de experiência em engenharia por trás da ASUS e da Noctua.

CBwhyCj.jpg

Infelizmente, o design do cartão não é preto como suspeitávamos. A nova GPU Noctua utilizará o mesmo esquema de cores do antecessor, uma mistura de marrom e bege, cores de assinatura da empresa de refrigeração austríaca Noctua.

A ASUS confirma que o novo modelo RTX 4080 contará com as mesmas ventoinhas do antecessor, que são as ventoinhas NF-A12x25 PWN. Esta placa suportará o modo 0dB e deve ser "a placa mais silenciosa de sua classe".

A empresa até agora divulgou apenas uma foto da nova placa, mas é fácil perceber que a placa terá pelo menos design de quatro slots (igual às placas RTX 30). Ainda não há informações sobre outros modelos, como o recém-anunciado RTX 4070 Ti ou a variante AMD RX 7900 para variar.

Atualização : a ASUS agora confirmou que o cartão é de 4,3 slots e possui uma câmara de vapor aprimorada:
Porr@ pq não fazer uma preta?!?!?!!?!? KKKKKKK

Porr@ pq não fazer uma preta?!?!?!!?!? KKKKKKK
Até uma cinza, com a cor dos Redux, seria legal. Mas, já que esse é o esquema padrão deles, é tipo a célebre frase do Zagallo: "vocês vão ter que me engolir".

Respeito a opinião de todos, mas para mim, se eu tiver que comprar uma GPU dessas com esquema NOCTUA, tem que ser algo que remeta explicitamente à NOCTUA, ou seja, corres bege e marrom.
Para usar a versão preta, só pegar uma TUF…

CBwhyCj.jpg

Putz, ainda tenho algumas plaquinhas guardadas da época da mineração e estava analisando qual seria a próxima cartada antes de dar destino pra elas, acho que acabei de encontrar :banderas:

No início, eu achava essas cores tradicionais da Noctua muito feias, mas acabei me acostumando. E depois que atestamos a qualidade e suporte da marca, o preconceito foi diminuindo ainda mais. E convenhamos, essa 4080 Noctua é linda! Dá pra casar legal com um setup escuro ou verde militar, mesclando com outros produtos Noctua. Fica show!

Há alguns anos tive um PC todo branco, com componentes NZXT e RGB. Um dos pontos negativos de por algum componente RGB, é que você acaba sendo tentado a fazer o mesmo com as demais peças. Daí o custo pra montar o setup fica caro no final das contas e nem sempre a eficiência existe. Quando vendi a máquina, decidi que o próximo setup não teria leds e também não fiz questão de laterais em vidro. Isso possibilita a utilização de componentes de qualquer cor, já que não estão totalmente a mostra. Com isso, tenho mais liberdade pra escolher peças, me baseando pela eficiência, guiado pelo melhor custo benefício. Assim, a aparência acaba ficando em segundo plano.

Última edição:
No início, eu achava essas cores tradicionais da Noctua muito feias, mas acabei me acostumando. E depois que atestamos a qualidade e suporte da marca, o preconceito foi diminuindo ainda mais. E convenhamos, essa 4080 Noctua é linda! Dá pra casar legal com um setup escuro ou verde militar, mesclando com outros produtos Noctua. Fica show!

Há alguns anos tive um PC todo branco, com componentes NZXT e RGB. Um dos pontos negativos de por algum componente RGB, é que você acaba sendo tentado a fazer o mesmo com as demais peças. Daí o custo pra montar o setup fica caro no final das contas e nem sempre a eficiência existe. Quando vendi a máquina, decidi que o próximo setup não teria leds e também não fiz questão de laterais em vidro. Isso possibilita a utilização de componentes de qualquer cor, já que não estão totalmente a mostra. Com isso, tenho mais liberdade pra escolher peças, me baseando pela eficiência, guiado pelo melhor custo benefício. Assim, a aparência acaba ficando em segundo plano.
Cara, depois que vi o PC all-Noctua que o povo do Linus Tech montou, eu queimei minha língua com os begezinho. Mas é aquela coisa: naquela configuração em particular, eu achei que ficou MUITO melhor que muito PC por aí, a famosa "beleza exótica". Agora, num esquema de cores mais padrão (gabinete e peças brancas ou pretas), eu acho que prefiro os Chromax (pretos) ou Redux (cinzas).

Bom amigão, eu estou analisando alguns modelos para fazer um Up no sistema de refrigeração aqui...

Depois de algumas experiências com esses fans baratos RGB, eu cansei e prefiro melhores specs ao ter luz brilhando kk
O que eu recomendaria para ti é colocar esses Scythe Kaze Flex 120 como exaustores no case, devido ao seu bom Air Flow, para retirar a maior quantidade de ar quente possível.
E para entrada, eu iria de Scythe Wonder Snail 120 no modelo com 2400RPM ou nos Noctua Industrial iPPC 3000RPM, essa maior pressão estática ajuda muito a ar fresco ir mais para o interior do case, principalmente quando se usa radiador na parte frontal do case.

Bom amigão, eu estou analisando alguns modelos para fazer um Up no sistema de refrigeração aqui...

Depois de algumas experiências com esses fans baratos RGB, eu cansei e prefiro melhores specs ao ter luz brilhando kk
O que eu recomendaria para ti é colocar esses Scythe Kaze Flex 120 como exaustores no case, devido ao seu bom Air Flow, para retirar a maior quantidade de ar quente possível.
E para entrada, eu iria de Scythe Wonder Snail 120 no modelo com 2400RPM ou nos Noctua Industrial iPPC 3000RPM, essa maior pressão estática ajuda muito a ar fresco ir mais para o interior do case, principalmente quando se usa radiador na parte frontal do case.
Cara, mas fico pensando aqui no possível ruído desses fans, devido a alta rotação. Estou pensando seriamente em botar os Redux de 1700RPM na entrada, e mandar esse Kaze Flez para exaustão.

Cara, mas fico pensando aqui no possível ruído desses fans, devido a alta rotação. Estou pensando seriamente em botar os Redux de 1700RPM na entrada, e mandar esse Kaze Flez para exaustão.

Mas como você vai ter um boa margem de pressão, não vai existir a necessidade de usar os fans em altas rotações, a não ser que realmente precise...
No meu caso, tenho um Lian Li Galahad 360 e as fans que vieram com ele já estão indo pro pau e terei que trocar em breve, mesmo elas tendo 1800RPM max. @2.6 mmH2O eu dificilmente preciso passar dos 70% neles, lembrando que os fans que veem com os radiadores AIO nunca são lá grande coisa, mas esse até que tem boas specs...
Uso meu 3700X em 4.2Ghz @ 1.2Vcore, isso dá certa de 130W, segura bem e mantem no máximo a uns 85 graus no Prime95, isso sem estrangular muito as fans kkk

Pode até parecer muita coisa quando a gente vê algo em torno dos 29dbA, mas acredite, você não vai precisar colocar no talo caso o fan tenha uma boa pressão na entrada, agora para exaustão, o ideal é Air Flow, pois é bom coletar a maior quantidade de ar possível...

Nessa faixa de preço das Redux, eu consideraria as XPG Vento Pro (Nidec Gentle Typhoon com outro nome) também

Mas como você vai ter um boa margem de pressão, não vai existir a necessidade de usar os fans em altas rotações, a não ser que realmente precise...
No meu caso, tenho um Lian Li Galahad 360 e as fans que vieram com ele já estão indo pro pau e terei que trocar em breve, mesmo elas tendo 1800RPM max. @2.6 mmH2O eu dificilmente preciso passar dos 70% neles, lembrando que os fans que veem com os radiadores AIO nunca são lá grande coisa, mas esse até que tem boas specs...
Uso meu 3700X em 4.2Ghz @ 1.2Vcore, isso dá certa de 130W, segura bem e mantem no máximo a uns 85 graus no Prime95, isso sem estrangular muito as fans kkk

Pode até parecer muita coisa quando a gente vê algo em torno dos 29dbA, mas acredite, você não vai precisar colocar no talo caso o fan tenha uma boa pressão na entrada, agora para exaustão, o ideal é Air Flow, pois é bom coletar a maior quantidade de ar possível...
É, tem essa. Eu mesmo costumo configurar curva de fan para evitar rodar muito no talo, por causa do ruído. Nunca testei fans com pressão estática alta, então sempre acabo focando mais no CFM e dBA mesmo.

Nessa faixa de preço das Redux, eu consideraria as XPG Vento Pro (Nidec Gentle Typhoon com outro nome) também
Essa Vento Pro é aquela baseada no Gentle Typhoon? Se for, já ovi falar bem dela mesmo.

Essa Vento Pro é aquela baseada no Gentle Typhoon? Se for, já ovi falar bem dela mesmo.
Essa mesma, até agora não vi ninguém insatisfeito com ela em questão de performance, é pra brigar com a A12x25 mas com ruído levemente mais alto em 100% e diferença de rolamento mas performance parelha, a Redux já vi comentarem que não se sai tão bem depois dos 1300rpm, creio que a Vento Pro se saia melhor que a Redux no geral

Essa mesma, até agora não vi ninguém insatisfeito com ela em questão de performance, é pra brigar com a A12x25 mas com ruído levemente mais alto em 100% e diferença de rolamento mas performance parelha, a Redux já vi comentarem que não se sai tão bem depois dos 1300rpm, creio que a Vento Pro se saia melhor que a Redux no geral

Noctua anda com preços muito inflados atualmente, mesmo sendo bons produtos...
Scythe por exemplo, tem ótimos produtos e por ser menos conhecida, chegou com preços bons até no BR.

Users who are viewing this thread

Voltar