[CLUBE] Noctua

Eu não recomendaria a NF-A14. O perfil de ruído dela é muito ruim. Não se compara com as NF-A12x25 que são praticamente agradáveis de escutar.
Tive por um tempo e troquei pelas Scythe Kaze Flex de 140mm, que achei o som bem mais tolerável.

O quanto tu 'gosta' de um tipo de som, e os níveis de barulhos que tu tolera são coisas bem pessoais, então talvez não dê pra extrapolar muito do que outras pessoas falam. Eu uso o WC travado em 30~40% faz uns anos, porque prefiro não ouvir nada. Infelizmente não é como temperatura final x nível de ruído que dá pra ter uma métrica objetiva.
sério isso? caramba eu tenho 5 noctuas p14s de 1500rpm e me perguntava o quanto eram diferentes as a14, já vi em reviews que as p14s são mais fortes em fluxo de ar, mas em ruído que a a14 seria melhor, fiquei meio assim e mantive as p14s mesmo aqui

sério isso? caramba eu tenho 5 noctuas p14s de 1500rpm e me perguntava o quanto eram diferentes as a14, já vi em reviews que as p14s são mais fortes em fluxo de ar, mas em ruído que a a14 seria melhor, fiquei meio assim e mantive as p14s mesmo aqui

Quando falei "perfil de ruído", quis dizer o som que ela faz, não necessariamente o volume. Eu acho bem desagradável, ainda mais na época tendo algumas NF-A12x25 no radiador lado-a-lado pra comparar.

Quando falei "perfil de ruído", quis dizer o som que ela faz, não necessariamente o volume. Eu acho bem desagradável, ainda mais na época tendo algumas NF-A12x25 no radiador lado-a-lado pra comparar.
ah sim, eu tenho 2 a12 e realmente acho o som dela tranquilo de se ouvir, além de que só ouço quando chega a 1500rpm ou mais, já as p14s até 1000rpm não se escuta, acima disso aí começa a ouvir, mas tb não me incomoda ela mesmo a 1500rpm

o que fiquei puto aqui foi a fonte, a minha antigona xfx deu problema e peguei uma xpg core reactor 2, e mesmo em baixíssima carga como o pc no windows já se escuta o barulho da fan dela, com a xfx não era assim, aí o pc que antes em idle ou no windows era totalmente inaudível com os fans da noctua, agora dá pra ouvir por causa do fan da fonte

Não testei a P14 mas entre NF-A14 e Kaze Flex minha experiência foi idêntica, a Scythe teve um som mais agradável no geral, margem extra de desempenho e em mesmo nível de ruído deve ser bem parelho com a NF-A14, nada de muito destaque nas NF-A14, por outro lado nem sempre faz diferença ter mais cfm/pressão então tem isso, as vezes até um fan mais fraco dá conta igual

Pra quem cogita pegar A12x25 e NF-A14 no momento eu daria uma olhada com carinho nos P12 Max/P14 Max, to quase comprando só de raiva já que os G2 não chegam nunca :bem:

o que fiquei puto aqui foi a fonte, a minha antigona xfx deu problema e peguei uma xpg core reactor 2, e mesmo em baixíssima carga como o pc no windows já se escuta o barulho da fan dela, com a xfx não era assim, aí o pc que antes em idle ou no windows era totalmente inaudível com os fans da noctua, agora dá pra ouvir por causa do fan da fonte
Por isso recomendo no geral só fonte com fanstop kkkk, tem gente com fonte bem mais barulhenta que a Core Reactor e não ouve nada e tem gente com fonte mais silenciosa que já ouve, vai muito da sensibilidade da pessoa e distância do ouvido pro case, se a pessoa deixa em cima da mesa na altura do ouvido já complica bastante quanto ao ruído, e tem gente que se incomoda mais com o ruído de rolamento dual-ball as vezes que do barulho do fan/vento em si

Última edição:
Estranho isso, uso uma Core Reactor "1" há anos e só lembro de ouvir o fan dela na época em que o load era realmente alto com 3-4 GPUs penduradas e a fonte literalmente sobre uma mesa.

Na prática não sei onde mais mudou entre elas além do cabo para as Nvidia mas no PC da assinatura não consigo ouvir nada, e com exceção da GPU todos os demais fans são Noctua (5).

Minha PSU nunca ligou a FAN kkkkkk, precisei até testar ela com um clipes de papel por não aceitar que ela estivesse funcionando.

Estranho isso, uso uma Core Reactor "1" há anos e só lembro de ouvir o fan dela na época em que o load era realmente alto com 3-4 GPUs penduradas e a fonte literalmente sobre uma mesa.

Na prática não sei onde mais mudou entre elas além do cabo para as Nvidia mas no PC da assinatura não consigo ouvir nada, e com exceção da GPU todos os demais fans são Noctua (5).
a cibenetics que é quem certifica fontes hj evidenciou aqui, a core reactor 1 de 750w aparentemente não liga a fan pq fica em 11dba até 50% de carga https://www.cybenetics.com/evaluations/psus/1629/

já a core reactor 2 de 850w que é a minha, parece que sempre fica ligado pq é 21dba de 10% até 40% de carga https://www.cybenetics.com/evaluations/psus/2216/

se eu soubesse disso teria pego a de 1000w https://www.cybenetics.com/evaluations/psus/2244/ ou 1200w https://www.cybenetics.com/evaluations/psus/2298/ pq lá elas desligam a fan até 50% de carga e mantêm 6dba até 50% de carga, aparentemente a minha não tem esta função

nada de muito destaque nas NF-A14
A 'vantagem' dela é que ela já existia faz muito tempo né. Não tinha nada com o perfil de performance dela 11 anos atrás, mas ela já estava no mercado com o preço de sempre.

A 'vantagem' dela é que ela já existia faz muito tempo né. Não tinha nada com o perfil de performance dela 11 anos atrás, mas ela já estava no mercado com o preço de sempre.
Tem esse ponto mesmo, mas digo porque ainda vejo muita gente falando que se quer resolver problema de temperatura (com AC) ou quer um fan silencioso/perfeito é "só pegar um Noctua" e não é bem assim atualmente, cheio de fan 120mm tão bom quanto o A12x25 (mas logo vem o G2 120mm) e alguns modelos deles são bem defasados já, os ACs se for olhar só desempenho bruto/noise-normalized não compensam o valor pra maior parte dos casos, 140mm acho que tão liderando novamente com os G2 mas no geral diferença não tão grande pra alguns modelos

Eu tô é curioso pra ver se alguma fabricante vai copiar o design do 140mm G2 e lançar algo similar em breve porque o design das hélices dele é bem único, seria interessante ver alguém meter o loco copiando e entregando algo similar em desempenho bruto mas por 25% do preço, ainda que tenha que abrir mão dos acessórios/garantia acho que venderia que nem água igual os PA120/PS120 da vida da Thermalright :haha:

Tem esse ponto mesmo, mas digo porque ainda vejo muita gente falando que se quer resolver problema de temperatura (com AC) ou quer um fan silencioso/perfeito é "só pegar um Noctua" e não é bem assim atualmente, cheio de fan 120mm tão bom quanto o A12x25 (mas logo vem o G2 120mm) e alguns modelos deles são bem defasados já, os ACs se for olhar só desempenho bruto/noise-normalized não compensam o valor pra maior parte dos casos, 140mm acho que tão liderando novamente com os G2 mas no geral diferença não tão grande pra alguns modelos

Eu tô é curioso pra ver se alguma fabricante vai copiar o design do 140mm G2 e lançar algo similar em breve porque o design das hélices dele é bem único, seria interessante ver alguém meter o loco copiando e entregando algo similar em desempenho bruto mas por 25% do preço, ainda que tenha que abrir mão dos acessórios/garantia acho que venderia que nem água igual os PA120/PS120 da vida da Thermalright :haha:

Concordo contigo. Eu também não recomendo mais Noctua pra 'qualquer caso' desses. Principalmente se o problema da pessoa for temperatura e não ruído. Como tu disse em outro post, trocar o gabinete costuma ser mais barato e dar mais diferença. Também concordo com suas recomendações de air coolers.

Quanto as fans de performance parecida com a NF-A12x25, eu concordo, com a ressalva de que eu nunca ouvi o ruído dessas fans concorrentes ao vivo. Só umas gravações de youtube mesmo. Eu já vi pessoas devolverem a Arctic P12 por não gostarem do barulho que ela faz (ignorando aquele zumbido em algumas faixas de RPM). Infelizmente, aí vai ficando mais subjetivo e eu tenho menos confiança pra recomendar outras fans.

O NH-D15 G2 performou bem em outros reviews, mas é muito caro, e não pude ouvir o som delas pessoalmente. Eu não recomendo ele, mas acho válido comprar a fan a parte e instalar num outro heatsink. 90% do benefício por 1/3 do preço.
Dependendo mais ainda da pessoa, sai mais barato e mais vantajoso comprar um fone de ouvido com cancelamento de ruído foda também. :haha:

Me venceram no cansaço, praticamente 2 meses que lançou a A14x25 G2 de frame quadrado e nada de aparecer na Waz nem em pré-venda, resolvi pegar 2 redondas mesmo por enquanto, pro meu uso no case nem vai fazer diferença mas como o MSRP é o mesmo e vem mais acessórios na quadrada tava esperando ela mesmo que eu já tenha comprado avulso os acessórios kkkkkkkk, apesar que até pra revenda depois deve ser mais fácil a quadrada mesmo que só deva me livrar delas se aparecer algo significativamente melhor que acho bem difícil, ontem mesmo tava cogitando pegar as P14 Max mas queria branca e ainda não chegou aqui também, e já que é pra trocar pra algo permanente vamo de G2 logo, pressão similar mas um tanto a mais de airflow :haha:

zvE7ihd.png

EDIT: Safoda, peguei mais 1 avulsa pra botar na traseira com cupom de 40 conto que soltaram na live kkkkk
dDu6TSP.png

Última edição:
Só pra atualizar, recebi hoje as A14x25r G2, previsão era pra 06/12 mas a encomenda acabou se perdendo e achei que ia dar ruim mas hoje no finalzinho da tarde finalmente chegou, acabei de trocar os HP140 stock do Montech 903, uma mão na roda esses rubber screws NA-SAV2 da Noctua, e muito interessante que dá pra reposicionar o fan no trilho caso deseje sem precisar de ferramenta pra afrouxar os parafusos, só liguei o PC pra certificar que tá tudo certo e amanhã ajeito a parte de rotação pra salvar meu presetzinhos

Tive que montar por dentro do case por conta dos "parafusos" (já tinha encaixado eles daquele jeito antes de sair de casa e não sei se dá ruim remover aí botei assim), sorte que o case tem espaço de sobra porque o fan ficou quase beijando a GPU

To usando o Fan Control e se eu boto eles abaixo de 30% eles vão direto pra 0rpm por algum motivo, mas a 30/31% eles tão ficando a 840rpm que tá inaudível mesmo agora pela noite, mas a ideia é deixar na faixa de 400rpm em idle pra reduzir poeira ao máximo
EDIT: Agora que vi que parte dos meus sysfan tavam em DC ao invés de PWM na bios, devo ter resetado a bios há um tempo atrás e esqueci de ajeitar kkkkkk, agora sim eles vão certinho pra 300 rpm em 20% e desligam em 0%, e aliás acho que em idle vou deixar em 0 rpm mesmo igual fazia nos NF-A14 quando usava eles, aí de fato vai ter 0 poeira e 0 ruído (apesar de já serem 0 ruído a <900 rpm), quando começar a fazer >30c direto vamos ver quão bem o PC vai lidar com GPU + case com fan-stop kkkkk

Et4MLWE.jpeg

qM3Im7f.jpeg

Achei que tinha dado ruim porque o fan não girava quando fui girar com o dedo mas é por causa dessa proteção de papel em volta kkkkk
khVldgs.jpeg

pJeUUcO.jpeg

PBk2X9j.jpeg

Talvez tire do splitter pra ter controle individual, e to pensando em remontar eles na parte externa do bracket pra ser push através dos trilhos ao invés de pull mas não sei, uma pena que praticamente todo case venha com suporte pra 120mm e 140mm, com fan 140mm acabam rolando umas interações estranhas as vezes e gerando ruído, o exhaust mesmo a 1500rpm achei tranquilo de ruído porque é só vento soprado praticamente, acho que mudando pra push vai dar uma melhora no ruído em rpm mais alto porque o ruído não é do fan em si

EDIT2: Remontei elas na parte externa do bracket em push (através do bracket) e realmente reduziu MUITO o ruído, agora mesmo com os fans a 90-100% tá menos irritante que a 60% antes por que em pull tava fazendo um woowoowoo intermitente, agora é 100% ruído do vento soprado, também tirei splitter e liguei individual e sem usar extensor. Btw montei os rubber screws de jeito diferente nos 2 fans e me parece que dá na mesma, ambos ficaram bem firmes

Última edição:
A Noctua atrasou tudo em seu roteiro para 2025

xY53a9m.jpeg

Ao contrário da maioria das empresas, a Noctua publica roteiros detalhados da empresa informando os clientes sobre seus próximos produtos. Agora que entramos em 2025, a Noctua emitiu sua primeira atualização de roteiro deste ano, e ela contém muitos atrasos.

Vamos começar com algumas boas notícias. Ao longo do primeiro trimestre de 2025, a Noctua estará trabalhando para reabastecer sua popular fonte de alimentação Seasonic Prime TX-1600 Noctua Edition . Esta PSU é uma das PSUs de alta potência mais silenciosas do mercado, graças às suas personalizações Noctua Edition.

Anteriormente, o “Next-Gen 120mm fan” e a “Chromax.black version of NF-A14x25 G2” da Noctua deveriam ser lançados no primeiro trimestre de 2025. Agora, esses produtos devem ser lançados no segundo e terceiro trimestres, respectivamente.

Uma nova adição ao roteiro da Noctua para 2025 é a próxima montagem offset LGA1851 da empresa para seu NH-D15 G2. Essa montagem offset deve fornecer temperaturas operacionais de CPU mais baixas ao localizar de forma mais otimizada o cooler de CPU da Noctua sobre os pontos quentes das CPUs LGA1851 da Intel.

Em seguida, temos o cooler de CPU Chromax.Black NH-D15 G2 da Noctua, que foi movido do Q2 de 2025 para o Q3 de 2025. Em seguida, podemos ver que o planejado "cooler de CPU de torre dupla de próxima geração" da Noctua foi movido para fora do roteiro de 2025 da empresa. Observe que isso não significa que este produto foi cancelado. A Noctua provavelmente moveu este produto para sua linha de produção de 2026.

fufEgXR.jpeg

Outra nova adição ao roteiro da Noctua para o primeiro trimestre de 2025 é a "versão chromax.black da ventoinha de 120 mm de última geração" planejada pela empresa. Essas ventoinhas devem ser lançadas no quarto trimestre de 2025 e não apareceram em nenhum roteiro anterior da Noctua.

A Noctua atrasou tudo em seu roteiro para 2025

xY53a9m.jpeg

Ao contrário da maioria das empresas, a Noctua publica roteiros detalhados da empresa informando os clientes sobre seus próximos produtos. Agora que entramos em 2025, a Noctua emitiu sua primeira atualização de roteiro deste ano, e ela contém muitos atrasos.

Vamos começar com algumas boas notícias. Ao longo do primeiro trimestre de 2025, a Noctua estará trabalhando para reabastecer sua popular fonte de alimentação Seasonic Prime TX-1600 Noctua Edition . Esta PSU é uma das PSUs de alta potência mais silenciosas do mercado, graças às suas personalizações Noctua Edition.

Anteriormente, o “Next-Gen 120mm fan” e a “Chromax.black version of NF-A14x25 G2” da Noctua deveriam ser lançados no primeiro trimestre de 2025. Agora, esses produtos devem ser lançados no segundo e terceiro trimestres, respectivamente.

Uma nova adição ao roteiro da Noctua para 2025 é a próxima montagem offset LGA1851 da empresa para seu NH-D15 G2. Essa montagem offset deve fornecer temperaturas operacionais de CPU mais baixas ao localizar de forma mais otimizada o cooler de CPU da Noctua sobre os pontos quentes das CPUs LGA1851 da Intel.

Em seguida, temos o cooler de CPU Chromax.Black NH-D15 G2 da Noctua, que foi movido do Q2 de 2025 para o Q3 de 2025. Em seguida, podemos ver que o planejado "cooler de CPU de torre dupla de próxima geração" da Noctua foi movido para fora do roteiro de 2025 da empresa. Observe que isso não significa que este produto foi cancelado. A Noctua provavelmente moveu este produto para sua linha de produção de 2026.

fufEgXR.jpeg

Outra nova adição ao roteiro da Noctua para o primeiro trimestre de 2025 é a "versão chromax.black da ventoinha de 120 mm de última geração" planejada pela empresa. Essas ventoinhas devem ser lançadas no quarto trimestre de 2025 e não apareceram em nenhum roteiro anterior da Noctua.
não ia ter um dual tower 120mm cpu coller?

Acreditar no cronograma inicial da Noctua é ser mais ingênuo do que acreditar em Papai Noel.

Users who are viewing this thread

Voltar