Requisito básico:Alguém aqui usa as NF-A14 iPPC 3000?
Gostaria de ler os relatos
Tô pensando em 3 unidades no meu radiador... eu vi pelos reviews que eles são mais altos que o NF-A14 padrão, mas em média apenas 4dBA a mais e se levar em consideração que o NF-A14 é um dos fans mais silenciosos do mercado, não seria preciosismo dizer que ele soa muito alto?Requisito básico:
Ver anexo 136382
Vale para basicamente qualquer modelo industrial, fora isso são ótimas.
não, esses numeros não refletem muito a realidadeTô pensando em 3 unidades no meu radiador... eu vi pelos reviews que eles são mais altos que o NF-A14 padrão, mas em média apenas 4dBA a mais e se levar em consideração que o NF-A14 é um dos fans mais silenciosos do mercado, não seria preciosismo dizer que ele soa muito alto?
Acho que a diferença é um pouco maior:Tô pensando em 3 unidades no meu radiador... eu vi pelos reviews que eles são mais altos que o NF-A14 padrão, mas em média apenas 4dBA a mais e se levar em consideração que o NF-A14 é um dos fans mais silenciosos do mercado, não seria preciosismo dizer que ele soa muito alto?
Entendido... nesse quesito de ventoinhas e pressão e fluxo, ainda estou aprendendo... quem sou eu para questionar, prefiro aprender com quem já testou. VlwAcho que a diferença é um pouco maior:
Ver anexo 136383
Temos vários colegas que já testaram modelos industriais (me incluo) e os caras são barulhentos de verdade, um dos contras é que geralmente o ajuste das placas mãe e controladoras não conseguem chegar a uma configuração 'ideal' entre ruído e performance então a experiência acaba sendo um tanto quanto frustrante, mas obviamente há fatores subjetivos nisso.
De toda forma, dá pra comprar numa Waz da vida e testar por alguns dias pra ver se agrada, já devolvi fans NF-S12 lá e o processo foi bem tranquilo.
Alguém aqui usa as NF-A14 iPPC 3000?
Gostaria de ler os relatos
Tô pensando em 3 unidades no meu radiador... eu vi pelos reviews que eles são mais altos que o NF-A14 padrão, mas em média apenas 4dBA a mais e se levar em consideração que o NF-A14 é um dos fans mais silenciosos do mercado, não seria preciosismo dizer que ele soa muito alto?
Os 3000 vão ser absurdamente e ridiculamente mais barulhentos, os 2000rpm bem mais barulhentos mas ainda "ok" eu diria, mas o único caso que eu botaria fan desses é se você tá frequentemente com seus fans a 100% rpm e mesmo assim tendo throttle pesado na CPU, as medições seguem uma padronização então não dá pra traduzir muito bem pra vida real, até entre marcas acaba sendo diferente fora a quantidade de informação errada que tem por aí também, única forma que dá pra ter +- noção é pegar vários fans da mesma fabricante (mesma metodologia/ambiente de teste) e testar na prática e ver até onde cada um acha tolerávelEntendido... nesse quesito de ventoinhas e pressão e fluxo, ainda estou aprendendo... quem sou eu para questionar, prefiro aprender com quem já testou. Vlw
Eu imaginei que tudo que fosse abaixo dos 40dBA fosse praticamente inaudível, mas pelo jeito a galera tem sensibilidade auditiva bem apurada mesmo.
Problema que, ao menos pelos número oficiais, estou achando o Air Flow e o Air Pressure das NF-A14x25 meio baixos... meu receio seria investir nelas 9o valor é considerável) e elas entregarem menos do que já tenho. EW pelo jeito da G1 (original) para a nova G2 (que nem encontra no Brasil ainda), a diferença é praticamente nula.Os 3000 vão ser absurdamente e ridiculamente mais barulhentos, os 2000rpm bem mais barulhentos mas ainda "ok" eu diria, mas o único caso que eu botaria fan desses é se você tá frequentemente com seus fans a 100% rpm e mesmo assim tendo throttle pesado na CPU, as medições seguem uma padronização então não dá pra traduzir muito bem pra vida real, até entre marcas acaba sendo diferente fora a quantidade de informação errada que tem por aí também, única forma que dá pra ter +- noção é pegar vários fans da mesma fabricante (mesma metodologia/ambiente de teste) e testar na prática e ver até onde cada um acha tolerável
A maioria deve testar em camara anecoica/semi-anecoica com ruído ambiente baixíssimo, se pegar um ambiente "normal" com 35-40db de ruído ambiente e botar o mesmo fan deve subir lá pros 60-70db e isso com 1 fan só kkkkkk, se for botar vários aí que fudeu de vez, deve seguir +- a mesma lógica do áudio onde se você tem 1 caixa de som em volume X e registra 80db, botando a 2a caixa (estéreo) no mesmo volume o volume percebido sobe uns 3db se não estou enganado, então as vezes 1 fan até dá pra aguentar, mas quando bota 2/3/4/5 e além já era
Aí vai do tamanho da necessidade, pela spec da Noctua a A14x25 G2 tem 10% mais airflow e 20% mais pressão a 100% e +- mesmo nível de ruído e em rpm mais baixo chega a ter até menos pressão por algum motivo, não sei se é algum erro porque aqui ela se saiu melhor em tudo, e de qualquer forma não é todo caso que número maior traz diferença na prática, saí dos meus fans stock no Lian Li Lancool 2 pros NF-A14 e depois pros Kaze Flex 140mm e mesmo com quase o dobro de cfm e pressão a diferença em temp que era o que me importava foi nula, ou algo tão pequeno e difícil de medir (1-2c~ sem controle de temp ambiente aqui) que não compensava o ruído absurdo e a quantidade de poeira extra que acumulariaProblema que, ao menos pelos número oficiais, estou achando o Air Flow e o Air Pressure das NF-A14x25 meio baixos... meu receio seria investir nelas 9o valor é considerável) e elas entregarem menos do que já tenho. EW pelo jeito da G1 (original) para a nova G2 (que nem encontra no Brasil ainda), a diferença é praticamente nula.
Nada... aqui as QX140 ficam ali entre 600 e 900 RPM rotineiramente e nessa situação são inaudíveis, somente num momento de mais estresse que elas sobem, mas não me lembro de tê-las visto acima dos 1500 RPM, porém quando isso acontece o ruído é alto kkkkAí vai do tamanho da necessidade, pela spec da Noctua a A14x25 G2 tem 10% mais airflow e 20% mais pressão a 100% e +- mesmo nível de ruído e em rpm mais baixo chega a ter até menos pressão por algum motivo, não sei se é algum erro porque aqui ela se saiu melhor em tudo, e de qualquer forma não é todo caso que número maior traz diferença na prática, saí dos meus fans stock no Lian Li Lancool 2 pros NF-A14 e depois pros Kaze Flex 140mm e mesmo com quase o dobro de cfm e pressão a diferença em temp que era o que me importava foi nula, ou algo tão pequeno e difícil de medir (1-2c~ sem controle de temp ambiente aqui) que não compensava o ruído absurdo e a quantidade de poeira extra que acumularia
A princípio eu só mexeria nos fans se estiver muito incomodado com ruído ou tiver com throttle pesado em algo, infelizmente não achei teste dessas QX140 pra comparar 1:1 com as Noctua, muito provavelmente vão ficar pra trás em desempenho (principalmente das A14x25) mas se isso sequer vai fazer diferença significativa na prática é a questão, em mesmo nível de ruído a G2 pode até ser melhor mas se você usa as QX140 frequentemente a 2000rpm talvez acabe dando na mesma quanto ao desempenho mas com menos ruído
As G2 tem mais pressão e airflow então se medir com algum instrumento ou testar botando a mão atrás do fan deve sentir alguma diferença, mas talvez na prática um rode a 75c e o outro a 74c e daí é meio que tanto faz também o resultado kkkkk, infelizmente é algo que só testando porque vai da percepção individual de ruído (sensibilidade, ambiente de cada um etc) e também se sequer tem algum "gargalo" quanto a refrigeração dos fans em si. No meu caso por exemplo sair de 60cfm pra 100cfm (e com bem mais pressão) fez 0 diferença nas temperaturas então aí eu vi que nem sempre o desempenho a mais chega a fazer diferença, provavelmente o ar do meu gabinete é reciclado tão rápido mesmo com fans de cfm/pressão menor que acaba não fazendo diferença botar algo mais forte, mas se tivesse mais obstrução ou um caminho mais longo pro ar percorrer (dando tempo pra acumular calor) talvez começasse a ver alguma diferençaNada... aqui as QX140 ficam ali entre 600 e 900 RPM rotineiramente e nessa situação são inaudíveis, somente num momento de mais estresse que elas sobem, mas não me lembro de tê-las visto acima dos 1500 RPM, porém quando isso acontece o ruído é alto kkkk
Meu lance de estar procurando informações das Noctua é mais pela "satisfação" de ter algo de qualidade e consolidada.
Na moral, queria saber três coisas agora:
1) Sentirei diferença entre as A14 G1 e as G2?
A versão redonda vem com alguns acessórios a menos e eles recomendam usar a versão de frame quadrado no caso de WC, de resto além da furação dos de frame redondo que é de 120mm acho que é basicamente a mesma coisa, considerando que o preço é o mesmo acho que o frame quadrado é mais interessante pra maioria dos casos, inclusive a versão quadrada vem com acessório pensado no uso em WC se não me engano2) Nas especificações as A14X25r (redondas) só mudam a aparência mesmo? Não valeria pegar elas para gabinete ou até para radiador?
Tranquilo, as vezes alguns WCs tem fans mais fortes mas com certeza vão precisar fazer bem mais barulho pra entregar o mesmo desempenho, acho que o mais próximo seriam os P14/P14 Max que tem pressão similar mas cfm um pouco menor, na prática alguns fans chamam atenção pelos números altos mas dificilmente alguém usa esses fans de >2k rpm a 100% o tempo todo também3) Essa Pressão estática das A14 seria suficiente para empurrar ar através de um radiador? Me parece uma especificação tão baixa...
Desculpe a demora. vc tem razão com esses números, meu 13900 fazia 2200 em st e 35500 em mt no cinebench r23. Com o aio e 265w ele fez somente 1997 em st e 36550 em mt. Pouca diferença. Se não fosse o risco de degradação do 14900k, já tinha pego um. Minha enteada precisa do 12900 da assinatura.Com 250w provavelmente vão rodar bem além do ponto "ideal" de eficiência assim como o 13900k/14900k, pegando do TPU e usando o 14900k a 253w de baseline (100% performance), com 200w ele entregou 97.6% da performance e com 125w entregou 91.4% da performance, no fim vai de cada um mas eu diria que algo na faixa 150w + undervolt fica bem interessante do ponto de vista da eficiência, deve manter uns 95% da performance reduzindo o consumo em 40%/100w e derrubando as temps violentamente também, aí da pra rodar até num ITX com um AG400 e 35c ambiente kkkkk
Triste essa exclusividade, hoje em dia encontra coisa da Noctua em outras lojas mas nada desses fans G2 ainda, só a Waz temTem que ter coragem de pagar essa fortuna no A14X25r foda que a Waz mete a faca mesmo!
seu post é antigo mas estou quotando pq me toquei do seguinte, esse next gen 120mm dual tower cpu cooler é tipo um concorrente do deepcool ak620 e afins? pq acho que a noctua não tem um dual tower assim de 120mm, somente de 140mm não é? de 120mm deles só me lembro dos u12a e afins que são single towerAcabei de dar uma conferida no roadmap e foi atualizado esse mês, supostamente até março/2025 é pra lançar os A14x25 G2 Chromax Black e o fan 120mm next-gen, imagino que saindo o fan chromax black o D15 G2 chromax saia bem rápido também, mesma coisa pro fan next-gen 120mm, saindo ele imagino que o AC next-gen de 120mm saia meio que colado
![]()
Isso, tem dual-tower de 140mm, de 92mm (NH-D9L) e até tem de 120mm (NH-D12L) mas é mais pensando em compatibilidade pela altura baixa (145mm) e single-fan, imagino que deva vir algo mais padrão com 2 fans e na faixa de 155-160mm~ de altura mas é aguardar pra ver, quero ver se vão conseguir bater o PS120 da Thermalright que aliás já tá com modelos novo disponíveis tambémseu post é antigo mas estou quotando pq me toquei do seguinte, esse next gen 120mm dual tower cpu cooler é tipo um concorrente do deepcool ak620 e afins? pq acho que a noctua não tem um dual tower assim de 120mm, somente de 140mm não é? de 120mm deles só me lembro dos u12a e afins que são single tower
acho que deve ser basicamente o mesmo desempenho dos ps120, mas com o triplo do preço e fans mais fortes e silenciosasIsso, tem dual-tower de 140mm, de 92mm (NH-D9L) e até tem de 120mm (NH-D12L) mas é mais pensando em compatibilidade pela altura baixa (145mm) e single-fan, imagino que deva vir algo mais padrão com 2 fans e na faixa de 155-160mm~ de altura mas é aguardar pra ver, quero ver se vão conseguir bater o PS120 da Thermalright que aliás já tá com modelos novo disponíveis também
Curioso pra ver o que vai sair, até porque o fan TL-C12B da Thermalright apesar de custar uns 15% do valor do A12x25 conseguiu bater ele em CFM e só ficou devendo em pressão, mas como AC não tem um heatsink super denso no geral acaba não fazendo diferença muitas vezes, os fans do PA/PS120 já são hiper silenciosos considerando que não precisa usar em rpm altoacho que deve ser basicamente o mesmo desempenho dos ps120, mas com o triplo do preço e fans mais fortes e silenciosas
Aqui nesse post detalhei um pouco mais mas já lançou o Royal Preytor 130 e o Royal Knight 120 (tipo o Fuma 2/3), falta o Royal Preytor Ultra dar as caras, quase peguei o Preytor 130 mas vou aguardar reviews da versão normal e a Ultraquais são os novos ps120? vc diz aquelas variações lá com diferenças nas fans?
Acho que RAM só até 42-43mm mesmo, aí tem a opção de subir um pouco o fan ou simplesmente usar só o fan do meio, na prática o 2o fan vai mudar coisa de 2c e olhe lá, usei dessa forma por bastante tempoeu até queria um ps120 mas não daria com as minhas rams que são gskill royal que tem dissipador bem alto, acho que nem botando fan slim faria caber
boa, vou aguardar reviews, é que no 5900x uso um scythe mugen 5 com um fan noctua a12, funciona bem, mas sinto que podia ser um pouco melhor, e aí tenho um 2o. pc pra trabalho e etc que uso um 5600gt e ele com o cooler box é horrível, bate 70 graus ao abrir youtube, então pegaria um melhor pro 5900x e passaria o mugen 5 pro 5600gtCurioso pra ver o que vai sair, até porque o fan TL-C12B da Thermalright apesar de custar uns 15% do valor do A12x25 conseguiu bater ele em CFM e só ficou devendo em pressão, mas como AC não tem um heatsink super denso no geral acaba não fazendo diferença muitas vezes, os fans do PA/PS120 já são hiper silenciosos considerando que não precisa usar em rpm alto
Aqui nesse post detalhei um pouco mais mas já lançou o Royal Preytor 130 e o Royal Knight 120 (tipo o Fuma 2/3), falta o Royal Preytor Ultra dar as caras, quase peguei o Preytor 130 mas vou aguardar reviews da versão normal e a Ultra
Acho que RAM só até 42-43mm mesmo, aí tem a opção de subir um pouco o fan ou simplesmente usar só o fan do meio, na prática o 2o fan vai mudar coisa de 2c e olhe lá, usei dessa forma por bastante tempo
Bom pelos acessórios e garantia mas em desempenho bruto acho que esse Thermalright TL-C14C vai ficar bem parelho apesar de ter luzinha kkkkk, esses não testei pessoalmente mas quando comparei os NF-A14 com os Kaze Flex 140mm acabei preferindo os Kaze Flex, acabei me desencantando um tanto porque tinha expectativa mais alta, agora ainda tô eternamente aguardando os G2 quadrados na Waz e torcendo pro A12x25 G2 virar o novo top ano que vem, apesar que os fans 120mm do AC nem devo trocarA14x25 (G1) por 169,99 na Kabum tá valendo hein