[CLUBE] Noctua

estou com uma dúvida aqui, to com 7 fans noctua no gabinete e 6 entradas na mobo pra fan, ia dividir 2 fans pra 1 conexão com aquele cabo splitter que a noctua envia, porém ia ligar 1 fan noctua a12 de 120mm e 2000rpm junto com 1 noctua redux p14 de 140mm e 1500rpm, neste caso o controle da fan funcionaria normalmente na porcentagem para ambos? por exemplo com 50% da rotação quando a cpu estiver abaixo de 50 graus e 80% acima de 60 (é assim que configuro) daí no caso funcionaria normalmente pra ambos isso? tipo o a12 ficaria a 1000rpm e o p14 em 800rpm quando abaixo de 50 graus e 80% de rotação de ambos quando acima de 60? ou ele não funciona bem isso quando são fans de rotação diferentes?

estou com uma dúvida aqui, to com 7 fans noctua no gabinete e 6 entradas na mobo pra fan, ia dividir 2 fans pra 1 conexão com aquele cabo splitter que a noctua envia, porém ia ligar 1 fan noctua a12 de 120mm e 2000rpm junto com 1 noctua redux p14 de 140mm e 1500rpm, neste caso o controle da fan funcionaria normalmente na porcentagem para ambos? por exemplo com 50% da rotação quando a cpu estiver abaixo de 50 graus e 80% acima de 60 (é assim que configuro) daí no caso funcionaria normalmente pra ambos isso? tipo o a12 ficaria a 1000rpm e o p14 em 800rpm quando abaixo de 50 graus e 80% de rotação de ambos quando acima de 60? ou ele não funciona bem isso quando são fans de rotação diferentes?
A recomendação é usar fans iguais porque o sensor de rotação está em apenas uma das pontas do cabo em Y, assim ambos ficam sincronizados.

No caso de fans diferentes só testando pra saber, mas não deve ficar muito diferente do seu palpite.

NF A14x25 G2 (frame quadrado) testado pelo Aris agora no dia 27, lançamento estava pra final de setembro, talvez essa semana acabe lançando se já foi testado e tá público assim, rating Titanium pra pressão e airflow, o de frame redondo ficou com Diamond pra airflow e Titanium pra pressão apesar do cfm/pressão ter dado basicamente igual, possivelmente variabilidade de sample pra sample mas achei curioso o de frame redondo registrar 1.5db a menos mesmo com 40~ rpm a mais

EDIT: Pros ratings a classificação é feita a 25db, e pra 140mm Titanium é 65-70cfm e Diamond >70cfm, o square frame fez 69.43 e o round frame fez 74.35, e pra pressão Titanium é 1.5-1.7mmh2o e Diamond >1.7mmh2o, o square frame fez 1.5mmh2o e o round frame 1.64mmh2o

Menção honrosa pro TL-C12B V2 da Thermalright também, acho que é o fan que costumam botar nos aircoolers e ele teve rating Titanium pra airflow kkkkk, apesar de ser bronze pra pressão, se o finstack não for supsr denso provavelmente não muda muita coisa, tanto que o povo troca os fans do AC as vezes e nem muda tanto

EDIT: No último dia de setembro, A14x25 G2 anunciado oficialmente kkkkk
Noctua introduces NF-A14x25 G2 next-gen 140mm fans
NF-A14x25 G2 e NF-A14x25r G2

Última edição:
Caraca, bruta essa Mobius 120 OC.

Caraca, bruta essa Mobius 120 OC.
Pra quem não liga de torar a 100% é um puta fan e achava na faixa de 100 reais aqui, acho que o XPG Vento Pro aqui no Brasil ainda é o melhor no geral porque tem ótimo airflow e ótimo pressão, super consistente e não custa 200-250 como alguns dos fans top-tier, pena que o rolamento dual-ball não agrada muita gente por conta do ruído caracaterístico de chiado

Outra opção bem interessante que surgiu há uns poucos meses é o Scythe Grand Tornado, tava saindo uns 90 por fan (+- igual o Vento Pro) mas tem rolamento FDB/HDB e tem opção de 2000rpm e 3000rpm no mesmo preço, desempenho +- no nível do A12x25 (e o Vento Pro geralmente fica um tiquinho acima ainda) mas com o preço de 1 A12x25 dá pra comprar um 3-pack de Grand Tornado 3000rpm e ainda ter essa margem de 3000rpm quando precisar deixar o pau torar

0zIM4kV.png

EDIT: Aliás, vou dar um destaque extra pro Toughfan 12 Pro por ele também ser um fan de 25mm com resultados que igualam os 28/30mm, pena que nunca vi vendendo a versão Pro aqui no Brasil, só a non-Pro que é meio méh

Última edição:
Pra quem não liga de torar a 100% é um puta fan e achava na faixa de 100 reais aqui, acho que o XPG Vento Pro aqui no Brasil ainda é o melhor no geral porque tem ótimo airflow e ótimo pressão, super consistente e não custa 200-250 como alguns dos fans top-tier, pena que o rolamento dual-ball não agrada muita gente por conta do ruído caracaterístico de chiado

0zIM4kV.png

Melhor fan que já utilizei. Ele não é o top dos tops nem em airflow e nem em pressão, mas consegue ser muito bom nas duas coisas e o grande diferencial é o preço. No momento usando junto a um xingling chinês snowman (até que bom).

Última edição:
Pena que esse site não trás a Thermalright TL-B12 Extreme. No final das contas, acho que é muito parecida com a Gran Tornado (essa tem na GK Info).

Ainda preciso testar a TL-B12 no meu WC.

Melhor fan que já utilizei. Ele não é o top dos tops nem em airflow e nem em pressão, mas consegue ser muito bom nas duas coisas e o grande diferencial é o preço. No momento usando junto a um xingling chinês snowman (até que bom).
Realmente, fan antigasso que até hoje tá se mantendo no topo de desempenho seja em airflow ou cfm e também é apenas 25mm e não custa uma facada kkkk, tenho um guardado aqui que não pretendo me desfazer, pra ficar perfeito pra mim só se fosse um rolamento FDB pra 0 ruído de fato, usava só 1 e o PC fica no chao então era imperceptível mas imagino que pra quem usa varios e deixar o PC na mesa pode ser um ruído chatinho

Noctua apresenta ventoinhas NF-A14x25 G2 de 140 mm de última geração.

A Noctua apresentou hoje sua aguardada ventoinha de 140 mm de última geração. Sucedendo a premiada NF-A14 e com base nas inovações tecnológicas da inovadora NF-A12x25, a NF-A14x25 G2 é o novo modelo carro-chefe de 140 mm com estrutura quadrada da Noctua: Feito de Sterrox LCP, seu impulsor Progressive-Bend altamente otimizado com winglets, canais de aceleração de fluxo e cubo de turbulação centrífuga combinados com uma folga de ponta de apenas 0,7 mm permitem que a NF-A14x25 G2 melhore significativamente o renomado desempenho de resfriamento silencioso de sua antecessora.

"Após quase uma década de trabalho de desenvolvimento, estamos orgulhosos do aumento substancial de desempenho que conseguimos alcançar com esta ventoinha", diz Roland Mossig (CEO da Noctua). "O NF-A14x25 G2 é facilmente nosso ventilador mais avançado hoje, e estamos confiantes de que os enormes avanços na eficiência de desempenho e ruído serão de grande valor para nossos clientes."

0YlKq6t.jpeg

Assim como o NF-A14 e o NF-A12x25, o novo NF-A14x25 G2 é um verdadeiro polivalente que produz resultados excelentes em todos os tipos de uso, independentemente de ser em aplicações de baixa impedância, orientadas ao fluxo de ar, como resfriamento de gabinete, ou cenários de alta impedância, exigindo pressão estática, como em dissipadores de calor e radiadores de resfriamento a água. Para otimização específica da aplicação, o NF-A14x25 G2 vem com uma junta antivibração NA-AVG2-LR pré-instalada para criar uma vedação mais firme nos radiadores. Além disso, sua estrutura AAO (Advanced Acoustic Optimization) pode ser combinada com o espaçador de entrada NA-IS1-14 opcional, que pode ajudar a atingir acústica de sucção e taxas de fluxo superiores em configurações de admissão desafiadoras.

O novo motor etaPERF de perda ultrabaixa do NF-A14x25 G2 com tecnologia Smooth Commutation Drive 2 não só fornece eficiência energética sem precedentes e suavidade de funcionamento, mas graças ao novo recurso SupraTorque, ele também pode alavancar espaço extra de torque para manter o ventilador na velocidade desejada ao trabalhar contra a contrapressão, garantindo assim um desempenho ainda melhor em dissipadores de calor e radiadores.

O ventilador está disponível em uma versão PWM padrão com velocidade máxima de 1500 rpm, uma versão LS-PWM ultrassilenciosa com até 800 rpm, bem como em um conjunto Sx2-PP que contém dois ventiladores que são deslocados em velocidade por +/- ~25 rpm. Este deslocamento de velocidade pode ser benéfico na operação push-pull, bem como em situações em que dois ou mais ventiladores estão operando lado a lado, como em aplicações de resfriamento de gabinete ou em radiadores de resfriamento a água de 280 mm, a fim de evitar zumbidos periódicos ou outros fenômenos de interação acústica indesejados.

Completado com o rolamento SSO2 de classe de referência da Noctua, um rico pacote de acessórios e garantia do fabricante de 6 anos, o NF-A14x25 G2 é um produto de qualidade premium por completo. Seu desempenho superior, conjunto abrangente de recursos, construção de ponta e materiais de última geração definem um novo padrão dentro do portfólio da Noctua e o tornam uma escolha de elite para as demandas mais exigentes.

Para mais informações, visite as páginas de produtos do NF-A14x25 G2 PWM , NF-A14x25 G2 PWM Sx2-PP e NF-A14x25 G2 LS-PWM .

Os preços de varejo sugeridos pelo fabricante são os seguintes:
  • NF-A14x25 G2 PWM: EUR 39,90 / USD 39,90
  • NF-A14x25 G2 PWM Sx2-PP: EUR 76,90 / USD 76,90
  • NF-A14x25 G2 LS-PWM: EUR 39,90 / USD 39,90

Entrega mais rápida da Amazon tá dando pra 10-14 outubro e meus parentes só ficam lá até dia 6 então pelo visto não vai rolar kkkk, negócio vai ser pegar o de frame redondo na Waz ou torcer pra chegar em mais lojas por aqui :pepe2:

Entrega mais rápida da Amazon tá dando pra 10-14 outubro e meus parentes só ficam lá até dia 6 então pelo visto não vai rolar kkkk, negócio vai ser pegar o de frame redondo na Waz ou torcer pra chegar em mais lojas por aqui :pepe2:
Rapaz tem que torcer mesmo pra que chega em mais lojas por aqui porque na Waz chegará bem caro como de costume.

Rapaz tem que torcer mesmo pra que chega em mais lojas por aqui porque na Waz chegará bem caro como de costume.
O A14x25r G2 já tem na Waz faz uns 2 meses mas só sob encomenda, me falaram agora que 08/11 tá pra chegar algumas unidades que ainda não tão reservadas mas é muita demora, infelizmente nenhuma loja fora eles tá vendendo esse modelo ainda, e sinceramente não achei tão caro 600 reais por 2 fans, considerando que lá fora tá $77 e com imposto ficaria uns $82, arredondando o dólar pra 5.5 daria 450~ reais, uma diferença significativa mas nada absurdo também considerando que pretendo pegar só 3 ou 4 fans

O A14x25r G2 já tem na Waz faz uns 2 meses mas só sob encomenda, me falaram agora que 08/11 tá pra chegar algumas unidades que ainda não tão reservadas mas é muita demora, infelizmente nenhuma loja fora eles tá vendendo esse modelo ainda, e sinceramente não achei tão caro 600 reais por 2 fans, considerando que lá fora tá $77 e com imposto ficaria uns $82, arredondando o dólar pra 5.5 daria 450~ reais, uma diferença significativa mas nada absurdo também considerando que pretendo pegar só 3 ou 4 fans
Mas caso conseguir mandar alguém buscar e trazer na mala é melhor do que pagar mais caro por aqui apesar que a diferença não é tão grande mas é sempre bom economizar.

Besteirinhas da Noctua compradas kkkkk, pensei em comprar na cor branca pra combinar com os fans mas pretendo botar os A14x25 G2 futuramente e daí não combinaria, aí fui no verde que tá metade do preço das outras cores, os fans já acompanham os NA-SAVP1 e NA-SAV2 mas a vontade de comprar alguma besteira falou mais alto :haha:
MxvKNVA.jpeg

8MVcL7v.jpeg

7kDZ2uD.png

Última edição:
7x A14X25 G2 eu morro em quanto aqui no BR?

7x A14X25 G2 eu morro em quanto aqui no BR?
Uns 300 conto por fan creio eu mas sabe lá quando chega, na Waz tem o A14x25r G2 mas pra versão de frame quadrado não me deu nenhuma previsão, espero que o preço seja o mesmo por aqui também, lá fora as 2 versões acho que custam a mesma coisa mesmo a de frame quadrado vindo com mais acessórios, mas não duvido aqui cobrarem mais caro :haha:

Estou pensando em fazer um deshroud na minha GPU e trocar todos os fans, atualmente estou usando Corsair AF140 no radiador a e AF120 em cima do gabinete, os fans são bem construídos, relativamente silenciosos, mas não movem nenhum ar.

Como vou para o exterior, estou cogitando duas opções:

Tenho duas opções até o momento:
2x NF-A14 ippc-2000 para o AIO
4x NF-F12 ippc-2000 para a GPU e parte superior do gabinete.
Total R$ 944

2x ARCTIC P14 MAX para o AIO
4x ARCTIC P12 MAX para a GPU e parte superior do gabinete.
Total R$362

ARCTIC tem um custo beneficio absurdo comparando ao Noctua, mas tenho receio do ruido que falam na faixa dos 1200rpm... o que acham dessas opções?

Be Quiet Silent Wings Pro 4 tambem esta no radar...

Cara, vou para os EUA frequentemente... Inclusive voltei faz 15 dias...

Poderia compartilhar onde você encotrou esses preços? Eu estou pensando em trocar os meus fans Corsair LL120 pelos Noctua NF-A12X15.
Infelizmente os preços praticados na Amazon, Best Buy, Performance-Pcs acaba não compensando, visando o custo do dolar final + imposto local (Depende do estado)

No meu caso preciso comprar 8 Fans, como disse a diferença é muito pequena, acaba não compensando, sendo que aqui no BR podemos parcelar!

Cara, vou para os EUA frequentemente... Inclusive voltei faz 15 dias...

Poderia compartilhar onde você encotrou esses preços? Eu estou pensando em trocar os meus fans Corsair LL120 pelos Noctua NF-A12X15.
Infelizmente os preços praticados na Amazon, Best Buy, Performance-Pcs acaba não compensando, visando o custo do dolar final + imposto local (Depende do estado)

No meu caso preciso comprar 8 Fans, como disse a diferença é muito pequena, acaba não compensando, sendo que aqui no BR podemos parcelar!
Nos EUA eu costumo comprar tudo na amazon.com e mando entregar no hotel.

Os preços são iguais ou melhores que a Newegg e outros site conhecidos.... até hoje só tive problema de atraso e devolução do meu processador, mas a principio tudo funciona certinho.

Nos EUA eu costumo comprar tudo na amazon.com e mando entregar no hotel.

Os preços são iguais ou melhores que a Newegg e outros site conhecidos.... até hoje só tive problema de atraso e devolução do meu processador, mas a principio tudo funciona certinho.
De fato, faço isso também… Já comprei Amazon, Newegg, Performance-pcs e sempre chegou certinho!

Ano passado fiquei 50 dias em Erei, PA… Comprei no Ali e entreguei no hotel! Kkkkkkk (EUA não tem taxinha do amor!)

Mas a questão minha dúvida na verdade foram os preços… Como disse, FAN foi um entre vários itens que não compensa a compra!

De fato, faço isso também… Já comprei Amazon, Newegg, Performance-pcs e sempre chegou certinho!

Ano passado fiquei 50 dias em Erei, PA… Comprei no Ali e entreguei no hotel! Kkkkkkk (EUA não tem taxinha do amor!)

Mas a questão minha dúvida na verdade foram os preços… Como disse, FAN foi um entre vários itens que não compensa a comprar

Os componentes que mais valem a pena comprar nos EUA são NVME e Memória, além de serem pequenos custam em média 50% do valor do Brasil.

Já o cooler que comprei lá nem tive economia... aqui no Brasil o NF-A12x25 esta R$259, lá a $32~34 em uma conversão direta fica na casa dos R$190~200, não vale a pena, considerando ainda que 4 coolers da um volume significativo.

Última edição:
NF A14x25 G2 (frame quadrado) testado pelo Aris agora no dia 27, lançamento estava pra final de setembro, talvez essa semana acabe lançando se já foi testado e tá público assim, rating Titanium pra pressão e airflow, o de frame redondo ficou com Diamond pra airflow e Titanium pra pressão apesar do cfm/pressão ter dado basicamente igual, possivelmente variabilidade de sample pra sample mas achei curioso o de frame redondo registrar 1.5db a menos mesmo com 40~ rpm a mais

EDIT: Pros ratings a classificação é feita a 25db, e pra 140mm Titanium é 65-70cfm e Diamond >70cfm, o square frame fez 69.43 e o round frame fez 74.35, e pra pressão Titanium é 1.5-1.7mmh2o e Diamond >1.7mmh2o, o square frame fez 1.5mmh2o e o round frame 1.64mmh2o

Menção honrosa pro TL-C12B V2 da Thermalright também, acho que é o fan que costumam botar nos aircoolers e ele teve rating Titanium pra airflow kkkkk, apesar de ser bronze pra pressão, se o finstack não for supsr denso provavelmente não muda muita coisa, tanto que o povo troca os fans do AC as vezes e nem muda tanto

EDIT: No último dia de setembro, A14x25 G2 anunciado oficialmente kkkkk
Noctua introduces NF-A14x25 G2 next-gen 140mm fans
NF-A14x25 G2 e NF-A14x25r G2
Opa, fui conferir mais a fundo e somente a NOCTUA e a LIAN LI possuem fans com classificação DIAMOND... mas falta muita Fan na database ainda.

Opa, fui conferir mais a fundo e somente a NOCTUA e a LIAN LI possuem fans com classificação DIAMOND... mas falta muita Fan na database ainda.
Eu tô ansioso pra ver se algum dia vai ter uma fonte com eficiência diamond kkkkk, e pros fans ainda que na prática a diferença de desempenho em si seja pequena entre os fans high-end tenho que admitir que dá uma certa alegria ver alguns alcançarem essa classificação diamond :haha:

Eu tô ansioso pra ver se algum dia vai ter uma fonte com eficiência diamond kkkkk, e pros fans ainda que na prática a diferença de desempenho em si seja pequena entre os fans high-end tenho que admitir que dá uma certa alegria ver alguns alcançarem essa classificação diamond :haha:
o bizarro foi a LIAN LI ter alcançado isso kkkk já teve fan deles? são simplesmente bizonhos, após alguns meses já apresentam ruídos extras, perdem velocidade rapidamente (fan de 2000rpm rodando só até 1.680rpm em 3 meses de uso) e daí pra pior

o bizarro foi a LIAN LI ter alcançado isso kkkk já teve fan deles? são simplesmente bizonhos, após alguns meses já apresentam ruídos extras, perdem velocidade rapidamente (fan de 2000rpm rodando só até 1.680rpm em 3 meses de uso) e daí pra pior
Pensei em comprar os P28 uma época mas deixei pra lá porque era só de curioso e nem teria benefício pra mim, tô aguardando os A14x25 G2 quadrados aparecerem por aqui logo mas creio que só ano que vem pra receber, e os fans da Lian Li imagino que pelo menos não tenha uma taxa tão alta de problemas porque a quantidade de gente com fans da marca é gigante e vejo pouquíssimos relatos assim, e o lado bom é que o suporte deles é excelente

Pensei em comprar os P28 uma época mas deixei pra lá porque era só de curioso e nem teria benefício pra mim, tô aguardando os A14x25 G2 quadrados aparecerem por aqui logo mas creio que só ano que vem pra receber, e os fans da Lian Li imagino que pelo menos não tenha uma taxa tão alta de problemas porque a quantidade de gente com fans da marca é gigante e vejo pouquíssimos relatos assim, e o lado bom é que o suporte deles é excelente
acho que os fãs devem ser mais devido aos preços mais convidativos em comparação aos noctua e que prometem ter o mesmo desempenho, o que por experiência própria, não tem

Users who are viewing this thread

Voltar