[CLUBE] Noctua

Alguém sabe se o Noctua NHD15 (ch black), é compativel com as Corsair Dominator Platinum? Procurei em varios lugares e não achei e o Noctua tem me parecido a melhor opção em relação ao meu CPU e gabinete
Neste aspecto o site da Noctua é um dos mais completos que eu já vi, há lista de compatibilidade com memórias RAM, placas mãe e gabinetes, mas é preciso pesquisar.

-> https://noctua.at/en/nh-d15-chromax-black/service

Não sei se as memórias que vc refere-se são DDR4 ou 5 mas pelo que vi a altura dos módulos são as mesmas.

1685311278012.png

No caso aí tá falando que é incompatível pois o NH-D15 tem 2 fans e o fan "frontal" fica bem em cima das memórias, mas isso é apenas um ponto de atenção.

1685311328094.png

1685311217860.png

Para resolver isso há duas opções (na verdade 3):

1) Deslocar um pouco o fan frontal e ver se não terá problemas com a largura do seu gabinete, uma vez que o tamanho total dele (altura) irá aumentar um pouco:

1685311758744.png

Repare que os fans não ficam exatamente 'alinhados', isso é feito para compensar memórias mais altas que estão logo abaixo, já estou no meu 3º setup com ele e sempre tive que fazer isso.

2) Usar apenas com o fan que fica entre as torres e por consequência transformá-lo em um NH-D15S (single fan), como na imagem que a @aline postou acima:

1685311812980.png

3) E há quem instale os fans "ao contrário" (mas com o fluxo de ar em direção à traseira do gabinete), mais ou menos assim:

1685311693218.png

Nunca testei o meu com apenas um dos fans mas reza a lenda que a diferença de temperatura é bem pequena.

Neste aspecto o site da Noctua é um dos mais completos que eu já vi, há lista de compatibilidade com memórias RAM, placas mãe e gabinetes, mas é preciso pesquisar.

Não sei se as memórias que vc refere-se são DDR4 ou 5 mas pelo que vi a altura dos módulos são as mesmas.

Ver anexo 135202

No caso aí tá falando que incompatível pois o NH-D15 tem 2 fans e o fan "frontal" fica bem em cima das memórias, isso é apenas um ponto de atenção.

Ver anexo 135203

Ver anexo 135201

1) Deslocar um pouco o fan frontal e ver se não terá problemas com a largura do seu gabinete, uma vez que o tamanho total dele (altura) irá aumentar um pouco:

Ver anexo 135205
Repare que os fans não ficam exatamente 'alinhados', isso é feito para compensar memórias mais altas que estão logo abaixo, já estou no meu 3º setup com ele e sempre tive que fazer isso.

2) Usar apenas com o fan que fica entre as torres e por consequência transformá-lo em um NH-D15S (single fan), como na imagem que a @aline postou acima:

Ver anexo 135206

3) E há quem instale os fans "ao contrário" (mas com o fluxo de ar em direção à traseira do gabinete), mais ou menos assim:

Ver anexo 135204

Nunca testei o meu com apenas um dos fans mas reza a lenda que a diferença de temperatura é bem pequena.
Bom post. Inclusive li q o assassin iv vai funcionar assim tb.

2ª geração Noctua NH-D15 leva a luta para AIO CLCs.

Aqui estão algumas das primeiras fotos do cooler de CPU NH-D15 de última geração da Noctua. Um dos pioneiros desse design, o D-15 em seu avatar vinculado a 2024 vem com uma revisão completa do design, incluindo suas duas grandes pilhas de aletas, projetadas para não impedir componentes ao redor do soquete da CPU, como elaborados VRM e Dissipadores de calor de SSD, coberturas de E/S traseiras e, é claro, memória. As pilhas de aletas são mais densas, com um espaço reduzido entre as aletas de 1,6 mm (em comparação com 1,9 mm do NH-D15 original), o que se traduz em 20% a mais de área de superfície para dissipação de calor.

A superfície de contato permanece cobre niquelado, mas a Noctua está usando oito heatpipes de 6 mm de espessura, em comparação com seis na geração anterior. Os heatpipes fazem contato com praticamente toda a placa de base, então este cooler deve ser adequado até mesmo para processadores baseados em chiplet. A ventilação fica a cargo de duas ventoinhas "próxima geração" de 140 mm incluídas que oferecem desempenho superior e características de ruído em comparação com qualquer coisa na linha Noctua no momento. O cooler usa o módulo de retenção SecuFirm 2+ da Noctua usando parafusos com mola para mitigar a pressão de montagem excessiva que pode dobrar o PCB da placa-mãe. O Noctua incluirá um tubo da mais recente pasta térmica NT-H2 da empresa (9 W/mK) e proteção contra derramamento de pasta térmica NA-TPG1. A empresa planeja lançar este cooler em algum momento no segundo trimestre de 2024.

2VcPqgz.jpg

QLM4Avk.jpg

O0zfeBi.jpg

boyzWwK.jpg

Coolers de CPU Noctua para a próxima plataforma HEDT da AMD​

A empresa de refrigeração austríaca revela os primeiros coolers a ar para a série AMD Threadripper 7000.
X4vTR4P.jpg

Os coolers são baseados nos coolers NH-U14S e NH-D9 DX-4677 existentes projetados para as plataformas HEDT (desktop de ponta) existentes da AMD e Intel. No entanto, o suporte de soquete mudou e agora acomodará projetos futuros não divulgados.

A Noctua não confirmou qual soquete a AMD usará para “Next-gen AMD Threadripper”, pois foi listado em uma lista de especificações. No entanto, o Tom's Hardware foi rápido em medir a placa fria da CPU e parece corresponder ao design do AMD SP6, que tem 58,5 × 75,4 mm de largura.

Há rumores de que o soquete SP6, também conhecido como LGA-4844, alimenta alguns SKUs Threadripper com o codinome “Storm Peak” baseado na arquitetura Zen4. Há rumores de que a AMD também pode adotar o soquete SP5 para CPUs Threadripper mais potentes, mas isso ainda não foi confirmado.

A Noctua não é a primeira empresa a anunciar coolers para soquete AMD SP5. A EK já anunciou seus blocos de refrigeração líquida para o que eles descreveram como CPUs Genoa SP5, já que o soquete também será usado por CPUs de data center.

xkaCwcD.jpg

A Noctua espera que seus coolers estejam disponíveis em outubro deste ano, enquanto o AMD Storm Peak é esperado para o segundo semestre deste ano. A AMD ainda não confirmou o tempo de lançamento de suas futuras CPUs Threadripper.

krfJEmj.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vamos ver se vai dar alguma diferença. 8 heat pipes + fan de 140mm atualizada tb. Eu queria, pelo menos, 250w reais para mim. O ak620 diz q tanka 260w, mas não é bem assim na prática (tenho um, montado em um 12900).

Vamos ver se vai dar alguma diferença. 8 heat pipes + fan de 140mm atualizada tb. Eu queria, pelo menos, 250w reais para mim. O ak620 diz q tanka 260w, mas não é bem assim na prática (tenho um, montado em um 12900).
Estou bem curioso também, apesar de ter saído de um 9900K beberrão pra um R9 7900 que consome praticamente a metade dependendo da diferença eu abraço :money:

Os ventiladores de última geração NF-A14 da Noctua usam impulsores de polímero de cristal líquido.

A Noctua está preparando uma grande atualização de design para seus fãs da série NF-A. A empresa está preparando seus ventiladores de próxima geração com o novo material de polímero de cristal líquido Sterrox. O LCP fornece estabilidade estrutural superior para as pás em altas rotações, permitindo que elas mantenham seu perfil correto e maximizando suas características de fluxo de ar e ruído; em comparação com impulsores feitos de termoplásticos convencionais, como LDPE, PBT, PVC, ABS, etc. Os LCPs também apresentam uma relação resistência/peso muito alta, que é o que torna outro tipo popular de LCP, Kevlar, o material de escolha para anti -armaduras balísticas.

Para ventiladores de caixa, o impulsor tem tanta resistência estrutural para manter sua forma que a Noctua reduziu a folga entre o impulsor e o orifício da estrutura para menos de 1 mm, o que ajuda a guiar axialmente todo o fluxo de ar do ventilador. Outras inovações de design para o impulsor incluem canais que aceleram o fluxo de ar em direção às bordas das pás do ventilador e uma estrutura de entrada escalonada em direção ao cubo do impulsor que cria um diferencial de pressão e orienta melhor o ar em direção às pás do impulsor. O hub do ventilador é reforçado com metal e o motor usa um rolamento de ventilador SSO2. A estrutura do ventilador possui almofadas antivibração integradas. A Noctua planeja lançar a ventoinha da série A de 140 mm da próxima geração no primeiro trimestre de 2024

TrNEerc.jpg

jegXA32.jpg

PNzcPGK.jpg

2zp3GGN.jpg

Os ventiladores de última geração NF-A14 da Noctua usam impulsores de polímero de cristal líquido.

A Noctua está preparando uma grande atualização de design para seus fãs da série NF-A. A empresa está preparando seus ventiladores de próxima geração com o novo material de polímero de cristal líquido Sterrox. O LCP fornece estabilidade estrutural superior para as pás em altas rotações, permitindo que elas mantenham seu perfil correto e maximizando suas características de fluxo de ar e ruído; em comparação com impulsores feitos de termoplásticos convencionais, como LDPE, PBT, PVC, ABS, etc. Os LCPs também apresentam uma relação resistência/peso muito alta, que é o que torna outro tipo popular de LCP, Kevlar, o material de escolha para anti -armaduras balísticas.

Para ventiladores de caixa, o impulsor tem tanta resistência estrutural para manter sua forma que a Noctua reduziu a folga entre o impulsor e o orifício da estrutura para menos de 1 mm, o que ajuda a guiar axialmente todo o fluxo de ar do ventilador. Outras inovações de design para o impulsor incluem canais que aceleram o fluxo de ar em direção às bordas das pás do ventilador e uma estrutura de entrada escalonada em direção ao cubo do impulsor que cria um diferencial de pressão e orienta melhor o ar em direção às pás do impulsor. O hub do ventilador é reforçado com metal e o motor usa um rolamento de ventilador SSO2. A estrutura do ventilador possui almofadas antivibração integradas. A Noctua planeja lançar a ventoinha da série A de 140 mm da próxima geração no primeiro trimestre de 2024

TrNEerc.jpg

jegXA32.jpg

PNzcPGK.jpg

2zp3GGN.jpg
Como será, no longo prazo, uma folga tão pequena?

Ver anexo 135202

No caso aí tá falando que é incompatível pois o NH-D15 tem 2 fans e o fan "frontal" fica bem em cima das memórias, mas isso é apenas um ponto de atenção.

Ver anexo 135203

Ver anexo 135201

Ver anexo 135205

Ver anexo 135206

Ver anexo 135204

Muito obrigado pela explicação, acredito que irei fazer a terceira opção

Estou bem tentado em pegar a cor classica do noctua

Talvez nem a longo prazo vai existir essa folga se trabalhar numa determinada rotação mas tem que ver na prática!
Fiquei na dúvida agora. Preciso desse modelo novo, ou do assassin 4 da deepcool. Para dar uma “soltada” no meu 13900. Sou muito fã da Noctua, mas se o assassin 4 vier forte, fico com ele.

Bom dia Srs !! Qual Noctua vcs recomendariam pra um 5900X, o segundo melhor no caso né, já que o NH-D15 não cabe no O11 Dynamic :bua:
Atualmente uso um Kraken de 240mm

Bom dia Srs !! Qual Noctua vcs recomendariam pra um 5900X, o segundo melhor no caso né, já que o NH-D15 não cabe no O11 Dynamic :bua:
Atualmente uso um Kraken de 240mm
Pelo que vi aqui o limite é <155mm pra AC? Aí complica kkkk, U12A é 158mm, vi aqui o Fuma2 é 154,5mm, AG620 157mm

Se conseguir o DT24 da Montech é 153mm pelo que vi, AG500 é 155mm mas não seriam da Noctua e se o AG500 segura aí dependeria de alguns fatores, mas esse limite de altura aí é complicado pra AC, ainda mais se quiser se restringir a só uma marca e dependendo do uso precisar de algo melhorzinho, masss tem o NH-D12L da Noctua

Pelo que vi aqui o limite é <155mm pra AC? Aí complica kkkk, U12A é 158mm, vi aqui o Fuma2 é 154,5mm, AG620 157mm

Se conseguir o DT24 da Montech é 153mm pelo que vi, AG500 é 155mm mas não seriam da Noctua e se o AG500 segura aí dependeria de alguns fatores, mas esse limite de altura aí é complicado pra AC, ainda mais se quiser se restringir a só uma marca e dependendo do uso precisar de algo melhorzinho, masss tem o NH-D12L da Noctua
Primeira preferência seria pelos noctua, mas vou olhar esses modelos que vc citou, valeu mesmo :joia:
Se bobear qdo acontecer de trocar esse kraken terei que ir em outro AIO de 360 dessa vez.

Vou sim meu camarada. Infelizmente, acostumei com o silêncio na Noctua 😕

Obrigado pela dica. Instalei os LNA, da Noctua, nas fans da outra workstation. E troquei os fans tb. Pouco ruído rs

Vou sim meu camarada. Infelizmente, acostumei com o silêncio na Noctua 😕

Obrigado pela dica. Instalei os LNA, da Noctua, nas fans da outra workstation. E troquei os fans tb. Pouco ruído rs
No sentido silêncio não tem comparação com os modeloa da Noctua é o ponto forte da marca!

Users who are viewing this thread

Voltar