• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[CLUBE] Noctua

Pelo que eu pesquisei eles tinham previsão de lançar no Q3/2022 uma fan de 140mm com base nas NF-A12, mas pelo histórico deles de prorrogar lançamentos eu não confio que aconteça de verdade, as chromax mesmo já foram uma novela.

Acabei fechando as Kaze Flex de 1200rpm mesmo, as de 1800rpm tinham quantidade limitada em 1 unidade por pedido. As de 1200rpm consegui 2 por pedido, então, além de serem naturalmente mais baratas, foram apenas dois fretes. Provavelmente vão trabalhar perto da rotação mínima sempre e em rotação fixa eu imagino que dure bastante, a saída de inércia é o momento de maior desgaste, vou tentar deixar elas rodando lá devagar e sempre. Alguém tem alguma dica de controlador de fan? Posso até ligar eles no PC do server, que vai estar sempre ligado, mas aí as fans teriam que ser atreladas a temperatura de algum sensor da mobo. Pensei naqueles antigos que iam em baia 3.5" de disquete, mas precisam ficar ligadas no molex e dependem de o computador estar ligado para funcionar ou usar fonte externa e fazer gambiarra. Achei um controlador da Infinity muito bacana com configuração por BT, mas bem salgado e aí deixaria para trazer quando fosse viajar. (https://www.acinfinity.com/hvac-hom...ith-scheduling-cycles-dynamic-speed-data-app/ ou https://www.acinfinity.com/componen...telligent-thermal-fan-controller-single-zone/)


Sim, pesquisando no Reddit o pessoal sempre indica as P14, gente falando que pagou $6 na unidade com os packs, mas importando fica inviável. Vi um cara comentando justamente entre Kaze Flex e P14, falando que o maior problema das Kaze eram serem mais caras, que tinham melhor construção e eram melhores em baixa rotação, mas que perdiam para a P14 conforme a rotação subisse. Outro ponto contra da P14 é que ela tem um ruído em algumas rotações específicas que dizem ser aleatório, mas que subindo ou baixando a rotação ele some, nada muito preocupante, mas quem não fixar a rotação pode se incomodar com isso.
Vou comentar mais sobre algo que você disse e não as fans, mas a fan ficar (ligando e desligando), isso é saindo da inércia, degrada mais que ficar em uma rotação baixa?
 
Vou comentar mais sobre algo que você disse e não as fans, mas a fan ficar (ligando e desligando), isso é saindo da inércia, degrada mais que ficar em uma rotação baixa?
Os fans de 200mm tinham durabilidade muito inferior a das suas versões de menor tamanho, mesmo utilizando os mesmos motores. O que se concluiu empiricamente foi que o peso extra das hélices aumentou muito o desgaste do motor e dos rolamentos, usando o mesmo princípio de que a energia necessária para sair da inércia é maior, nos momentos em que o fan começa a girar é onde há a maior carga no motor e rolamentos. Nunca vi nenhum teste científico disso, acho que é mais uma daquelas teorias que surgiram pela internet e que são tão antigas e ninguém nunca provou o contrário que se tornaram quase leis, eu confio mais na lógica da ideia, mas tô longe de poder afirmar com certeza de que é algo real. Na prática acho que é o tipo de coisa que deve diminuir pouco a vida útil em um negócio que já dura tempo pra caramba, mesmo assim acabo seguindo o mesmo hábito de sempre, mas fica o convite para quem quiser testar, é uma ideia interessante.


Quem estiver vendendo um Noctua NF-A8 PWM me manda mensagem, chegou meu nobreak online e a ventoinha dele faz ele parecer uma Air fryer quando está ligado, sem condições de usar ele daquele jeito.
 
Deu problema no LianLi ou quis trocar só?

Curiosidade apenas..rsrs

Deu problema sim! Bomba ou liquido evaporado, não me falaram a causa e tive que acionar o rma!

Você considerou usar seu Lian Li com as duas NF-A12x25?

Não pude pois ele deu problema e mandei pra o rma. Este air cooler comprei assim que eu verifiquei o defeito do wc.
 
Deu problema sim! Bomba ou liquido evaporado, não me falaram a causa e tive que acionar o rma!



Não pude pois ele deu problema e mandei pra o rma. Este air cooler comprei assim que eu verifiquei o defeito do wc.
Puts, chegou a vazar e pegar em outros componentes?
 
Relato aqui. Troquei meus NF-F12 que usava nos radiadores do meu WC por Phanteks T30 e olha.. não me arrependo.

IMG-20210818-152710119.jpg

IMG-20210818-152717485.jpg

Desempenho dos Noctua é ótimo, mas são um pouco barulhentos demais. Os Phanteks são mais silenciosos e um pouquinho mais eficientes, gostei. Vou por os NF-F12 a venda.

PXL-20220126-103642903.jpg

PXL-20220126-103658180.jpg

PXL-20220126-103712403.jpg
 
Fala povo! Não satisfeito com as duas unidades da NF-A12x25 chromax.black que comprei no AliExpress, arrisquei comprar mais 3 unidades. Elas chegaram hoje, e não fui taxado, então, aleluia!

As bichinhas desembaladas do imenso plástico bolha (vieram bem embaladas, por sinal):
NdcMvU5.jpg

Quando disse que o cabo que sai da fan é curta, diferente do A12x25 bege/marrom:
jw2fcuA.jpg

Não fica tão extenso, mesmo usando o extensor (item de uso obrigatório, pelo visto):
WhH9fkp.jpg

Comparando com o cabo do A12x25 mais extensor, da versão bege/marrom:
VeFSjGQ.jpg

Bom, é isso! Agora meu setup está full Noctua chromax.black. Depois eu posto fotos, de como ficou meu brinquedinho (rs)
 
Última edição:
Fala povo! Não satisfeito com as duas unidades da NF-A12x25 chromax.black que comprei no AliExpress, arrisquei comprar mais 3 unidades. Elas chegaram hoje, e não fui taxado, então, aleluia!

As bichinhas desembaladas do imenso plástico bolha (vieram bem embaladas, por sinal):
NdcMvU5.jpg

Quando disse que o cabo que sai da fan é curta, diferente do A12x25 bege/marrom:
jw2fcuA.jpg

Não fica tão extenso, mesmo usando o extensor (item de uso obrigatório, pelo visto):
WhH9fkp.jpg

Comparando com o cabo do A12x25 mais extensor, da versão bege/marrom:
VeFSjGQ.jpg

Bom, é isso! Agora meu setup está full Noctua chromax.black. Depois eu posto fotos, de como ficou meu brinquedinho (rs)
Caramba, muito curto o cabo.

Pelo menos vem uma extensão, que me parece que deveria ser um pouco mais longa já que o cabo do fan é tão curto.
 
  • Curtir
Reações: RKC
Caramba, muito curto o cabo.

Pelo menos vem uma extensão, que me parece que deveria ser um pouco mais longa já que o cabo do fan é tão curto.
Foi a impressão que eu tive também, quando abri a primeira caixa, da outra vez. Não vem com cabo Y, o que é uma pena também :okay:
 
Foi a impressão que eu tive também, quando abri a primeira caixa, da outra vez. Não vem com cabo Y, o que é uma pena também :okay:
Muito útil um cabo Y.

Pelo que custam esses fans, poderiam dar uma atenção maior a esses detalhes
 
Foi a impressão que eu tive também, quando abri a primeira caixa, da outra vez. Não vem com cabo Y, o que é uma pena também :okay:
Opa amigo, saiu qto as fans? Estou pensando em pegar 3 delas para colocar na parte frontal do meu gabinete o Lian Li Lancool II, estão lá as originais que por sinal são bem barulhentas, será que terei muita diferença em performance tmb?
 
Opa amigo, saiu qto as fans? Estou pensando em pegar 3 delas para colocar na parte frontal do meu gabinete o Lian Li Lancool II, estão lá as originais que por sinal são bem barulhentas, será que terei muita diferença em performance tmb?
Cada dia acaba saindo um preço, por causa da cotação do dólar, mas hoje, como o dólar fechou ontem num preço baixo (hoje pode fechar mais baixo ainda), vai sair mais barato do que quando comprei (paguei no total R$838,27 nas 3 unidades, já somando o frete, há 2 semanas atrás). Fiz uma simulação agora, e 3 unidades sairiam por R$802,01). Os valores acima já incluem desconto de cupom que o vendedor oferece, de acordo com o valor gasto. Não sei se existe diferença de preço para comprador novo (quem tem familiaridade em comprar no Ali pode dizer se existe desconto maior dependendo do nível do comprador - eu sou nível platina). Tem 2 avaliações BR lá, que são minhas.

Sobre seu gabinete, meu filho tem essa Lancool II (branca) e ele acabou colocando as NF-A12x25 bege/marrom que tirei do meu, e, na base do achismo, deu diferença sim. Ele tem um R5 3600X + 2060 super, e a temp do sistema que era crítico, por causa do calor gerado pela placa de vídeo, e agora só vejo sorriso na cara dele, segundo o que ele disse, temps mais baixa e menos barulho das fans. Mas isso é apenas na base da percepção, sem nenhuma aferição técnica.
 
Os fans de 200mm tinham durabilidade muito inferior a das suas versões de menor tamanho, mesmo utilizando os mesmos motores. O que se concluiu empiricamente foi que o peso extra das hélices aumentou muito o desgaste do motor e dos rolamentos, usando o mesmo princípio de que a energia necessária para sair da inércia é maior, nos momentos em que o fan começa a girar é onde há a maior carga no motor e rolamentos. Nunca vi nenhum teste científico disso, acho que é mais uma daquelas teorias que surgiram pela internet e que são tão antigas e ninguém nunca provou o contrário que se tornaram quase leis, eu confio mais na lógica da ideia, mas tô longe de poder afirmar com certeza de que é algo real. Na prática acho que é o tipo de coisa que deve diminuir pouco a vida útil em um negócio que já dura tempo pra caramba, mesmo assim acabo seguindo o mesmo hábito de sempre, mas fica o convite para quem quiser testar, é uma ideia interessante.


Quem estiver vendendo um Noctua NF-A8 PWM me manda mensagem, chegou meu nobreak online e a ventoinha dele faz ele parecer uma Air fryer quando está ligado, sem condições de usar ele daquele jeito.
É interessante essa ideia, meio lógico pensar que de 200mm duraria menos devido ao maior peso, principalmente usando o mesmo motor, ou vice-versa, o motor da de 200mm ser adequado a elas, mas quando usado em 140/120mm, fica super dimensionado e aumentando a duração.

Aqui, eu configurei as fans de exaustão (1x120mm e 1x140mm) pra ligar acima de 55°c na GPU, então dependendo o game elas giram por algum momento e param em momentos que a GPU é menos exigida, tipo um mapa ou cutscene.
 
Postando fotos das 5 chromax.black instaladas no gabinete. O brilho ficou um pouco estourado, para poder enxergar as 5 ventoinhas:

Fans traseiras:
H5OiMZl.jpg

Fans frontais:
5aCY4T3.jpg

Essas 3 fans frontais ficaram com um pequeno espaço entre elas por causa daquele cabinho curto de energia (espaço que foi usado para a conexão do extensor). Se eu tivesse montado essas fans de lado, daria pra colocá-las sem espaçamento, mas acho que visualmente iria ficar ruim :haha:


PS: E o dólar caindo cada vez mais. Sairia mais barato comprar agora (amanhã), kkkk
 
Fala povo! Não satisfeito com as duas unidades da NF-A12x25 chromax.black que comprei no AliExpress, arrisquei comprar mais 3 unidades. Elas chegaram hoje, e não fui taxado, então, aleluia!

As bichinhas desembaladas do imenso plástico bolha (vieram bem embaladas, por sinal):
NdcMvU5.jpg

Quando disse que o cabo que sai da fan é curta, diferente do A12x25 bege/marrom:
jw2fcuA.jpg

Não fica tão extenso, mesmo usando o extensor (item de uso obrigatório, pelo visto):
WhH9fkp.jpg

Comparando com o cabo do A12x25 mais extensor, da versão bege/marrom:
VeFSjGQ.jpg

Bom, é isso! Agora meu setup está full Noctua chromax.black. Depois eu posto fotos, de como ficou meu brinquedinho (rs)
Quem já tinha as bege/marrom da linha, nem vai ligar pela falta de cabo y, redutor de velocidade ou extensor. Mas a Noctua deveria pelo menos enviar 8 pads de cada cor, deveria com certeza.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Postando fotos das 5 chromax.black instaladas no gabinete. O brilho ficou um pouco estourado, para poder enxergar as 5 ventoinhas:

Fans traseiras:
H5OiMZl.jpg

Fans frontais:
5aCY4T3.jpg

Essas 3 fans frontais ficaram com um pequeno espaço entre elas por causa daquele cabinho curto de energia (espaço que foi usado para a conexão do extensor). Se eu tivesse montado essas fans de lado, daria pra colocá-las sem espaçamento, mas acho que visualmente iria ficar ruim :haha:


PS: E o dólar caindo cada vez mais. Sairia mais barato comprar agora (amanhã), kkkk
Belíssima aquisição, muito caro, com certeza, mas posso imaginar a satisfação em ter completado o gabinete full Noctua.

Ps.: só imaginando o filho daqui um tempo querer também nessa cor, já que tem as bege/marrom, não vai mesmo querer mais retroceder em qualidade.
 
Última edição:
Ps.: só imaginando o filho daqui um tempo querer também nessa cor, já que tem as bege/marrom, não vai mesmo querer mais retroceder em qualidade.
Não dá ideia não :limo:

Aliás, como o interior do gabinete dele tá tudo com RGB, esses Noctuas bege/marrom iluminam mais, pois essas chromax.black não refletem a iluminação interior.
 
Pessoal do waz deve estar comprando todos com dólar baixo na kabum :pense:
 
Pena que não trouxeram as Chromax!
 
Bom, chegaram as duas NF-A12x25 chromax.black que comprei no AliExpress. Ao retornar do trabalho, a vontade foi tanta que nem tirei foto das bichinhas, e já fui logo instalando no gabinete :haha:
Pontos positivos:
- Dá um ar diferencial no setup, quando se tem intenção de combinar as cores das peças de dentro do gabinete;
- Desempenho muito bom, enfim, é uma NF-A12x25 :sefu:

Pontos negativos:
- Vem menos acessórios do que a versão bege/marrom (vem só os padzinhos coloridos à parte, 4 parafusos de fixação e a moldura emborrachada preta, para radiador). Colocadas à fan, vem 4 padzinhos na cor cinza. Ah, não vem com cabo Y;
- O cabo que vem da fan é curta, e o extensor já vem conectado nela (na versão marrom, o cabo que sai da fan já é longo, e vem com o extensor à parte), portanto, já com o extensor conectado, o cabo é mais curto na versão chromax.black;
- O acabamento central do eixo não é igual à da versão marrom (na versão marrom, aparecem aquela parte metálica dos dois lados, e na versão preta elas são cobertas), dando aspecto de fan mais genérica. Sei que é opinião muito pessoal, mas acho a versão bege/marrom mais bonita nessa região.

Enfim, peço desculpas por alguma baboseira que possa ter dito acima, pois era pra eu estar dormindo a essa hora :haha:

Seu relato caiu como uma luva para mim. Acabei de comprar 3 a12x25 chromax na amazon dos eua para um amigo trazer para mim e não sabia que não vinha com esses acessórios (uso todos, inclusive). Olhei o valor desses acessórios nos EUA e na WAZ, está compensando comprar na WAZ, saindo mesmo valor pagando no PIX, então acabei de comprar um kit com 16 borrachinhas, 4 extensores e 3 cabos Y.


Aproveitando, porquanto será que consigo vender minhas a12x25 marrons?
 
Seu relato caiu como uma luva para mim. Acabei de comprar 3 a12x25 chromax na amazon dos eua para um amigo trazer para mim e não sabia que não vinha com esses acessórios (uso todos, inclusive). Olhei o valor desses acessórios nos EUA e na WAZ, está compensando comprar na WAZ, saindo mesmo valor pagando no PIX, então acabei de comprar um kit com 16 borrachinhas, 4 extensores e 3 cabos Y.


Aproveitando, porquanto será que consigo vender minhas a12x25 marrons?
Vai usar esses cabos de que modo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo