[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Recentemente comprei uma Galax RTX 3070 que veio para substituir uma EVGA RTX 1070 Ti Ultra Silent.

Observei pelo GPU-Z que ao jogar ou dar algum tipo de "carga" na GPU, as linhas de 12V do slot PCI Express e o "PWR_SRC" (Power Source) caem muito (abaixo do limite de 5%).
A linha de 12V dos 8 pinos PCI-E ficam estáveis, não caindo para menos que 11.9V.

Testei a GTX 1070 Ti (que foi para o PC da minha filha) no meu computador e essa queda não acontece.

Testei a RTX 3070 no PC da minha filha, que tem uma fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze (modelo GC-PS001) e as quedas também ocorreram.

Aparentemente o PC funciona normalmente, sem nenhuma instabilidade (não estou fazendo nenhum overclock, tudo em stock). Mas isso está me preocupando.

A minha dúvida é: Isso é sinal de algum problema que pode comprometer algum componente do meu PC?

Seguem imagens de tela com o GPU-Z aberto e a 3070 funcionando de forma ociosa e com carga (Reparem nas leituras PWR_SRC Voltage, PCIe Slot Voltage e 8-Pin #1 Voltage).

Funcionamento em idle:
4ZgeUyq.jpg


Funcionamento com carga (jogando PUBG):
pNb1jO8.jpg


Funcionamento com carga e leituras mínimas das linhas de 12V:
fwHdBXY.jpg

É estranho isso ocorrer em duas plataformas/fontes diferentes mas pode ser algum erro ou bug de leitura da própria placa de vídeo.

Aqui isso acontece com uma GTX 1050 (sem conectores adicionais de energia) que tenho de reserva, por algum motivo ela sempre diz que só está recebendo 7 ou 9v no slot PCIe (não lembro ao certo), nunca me preocupei com isso pois já usei outras GPUs com 1, 2, 3 conectores de energia que sempre mostraram dados corretos e sem muita variação, inclusive no slot PCIe.

Faça mais uma rodada de testes usando um app diferente (HWinfo64, por exemplo) tentando pegar as leituras da placa mãe como contra prova ou mesmo um multímetro.

De modo geral não acho que seja algo para se preocupar se a placa estiver performando bem como aparenta estar.

Verifiquei a tensão de 12V em diversos softwares (GPU-Z, HWinfo64, AIDA64 e HW Monitor). Todos leram da mesma forma...
Vou testar com o multímetro.
Vlw pela ajuda!

Parece que descobri a causa do problema da queda de tensão na linha de 12V no slot PCI express.
Utilizei o multímetro com o PC ligado, para ter a leitura correta quando a GPU estivesse sofrendo carga.
Como tenho um cabo extensor sleeved de 24 pinos, não conseguia encaixar as pontas de leitura do multímetro o suficiente para encostar nos conectores.
Resolvi tirar o cabo sleeved e conectar o cabo da fonte direto na placa mãe.

Foto do cabo sleeved:

Mb4DilC.jpg


Antes mesmo de conectar o multímetro, já desconfiando que o cabo sleeved poderia ser a causa do problema, fiz um teste de stress na GPU e vi, pelo GPU-Z, que as linhas de 12V ficaram bem mais estáveis.
Mesmo assim, liguei o multímetro ao conector de 24 pinos, para me certificar e ter uma leitura mais precisa.

Seria essa a forma correta de fazer a leitura com o PC ligado?

KQAAyc9.jpg


O PC ocioso ficou com a seguinte leitura (variando pouco entre 12,26V e 12,28V, ficando a maior parte do tempo em 12,26V).

SgGN7C3.jpg


Estressando a GPU a leitura no multímetro baixava para 12,16V na maior parte do tempo, variando até 12,18V.

JC47olW.jpg


Entrei no PUBG e a leitura foi a mesma. Segue uma foto da tela com o GPU-Z aberto e o multímetro na imagem.

NROJwis.jpg


O "antes", com o cabo sleeved no PC e o "depois", sem o cabo (reparem que marquei as leituras mínimas nos 12V mas, para a potência consumida, marquei as máxima):

IpIHRd4.jpg


O curioso (e que quase me faz não chegar a uma conclusão) é que no PC da minha filha, os 12V também caíam muito!
Só acabei descobrindo que era o cabo extensor de 24 pinos, porque tive removê-lo para encaixar as pontas de leitura do multímetro.
Acredito que a tensão de 12V no PC da minha filha caía por conta da fonte ser mais fraca (uma Redragon de 500W).
Isso explica o porque também a minha ex-GTX 1070 Ti não apresentava queda nos 12V em nenhum computador. Por conta do seu menor consumo em relação à RTX 3070.

Bem, será que o mistério foi, realmente, solucionado?

Se foi, fica a recomendação para terem cuidado com os cabos sleeved e, caso tenham alguma instabilidade nos seus computadores, liguem a fonte direto nos componentes e façam testes.
 
Última edição:
Parece que descobri a causa do problema da queda de tensão na linha de 12V no slot PCI express.
Utilizei o multímetro com o PC ligado, para ter a leitura correta quando a GPU estivesse sofrendo carga.
Como tenho um cabo extensor sleeved de 24 pinos, não conseguia encaixar as pontas de leitura do multímetro o suficiente para encostar nos conectores.
Resolvi tirar o cabo sleeved e conectar o cabo da fonte direto na placa mãe.

Foto do cabo sleeved:

Mb4DilC.jpg


Antes mesmo de conectar o multímetro, já desconfiando que o cabo sleeved poderia ser a causa do problema, fiz um teste de stress na GPU e vi, pelo GPU-Z, que as linhas de 12V ficaram bem mais estáveis.
Mesmo assim, liguei o multímetro ao conector de 24 pinos, para me certificar e ter uma leitura mais precisa.

Seria essa a forma correta de fazer a leitura com o PC ligado?

KQAAyc9.jpg


O PC ocioso ficou com a seguinte leitura (variando pouco entre 12,26V e 12,28V, ficando a maior parte do tempo em 12,26V).

SgGN7C3.jpg


Estressando a GPU a leitura no multímetro baixava para 12,16V na maior parte do tempo, variando até 12,18V.

JC47olW.jpg


Entrei no PUBG e a leitura foi a mesma. Segue uma foto da tela com o GPU-Z aberto e o multímetro na imagem.

NROJwis.jpg


Agora, o mais importante...
O "antes", com o cabo sleeved no PC e o "depois", sem o cabo (reparem que marquei as leituras mínimas nos 12V mas, para a potência consumida, marquei as máxima):


IpIHRd4.jpg


O curioso (e que quase me faz não chegar a uma conclusão) é que no PC da minha filha, os 12V também caíam muito!
Só acabei descobrindo que era o cabo extensor de 24 pinos, porque tive removê-lo para encaixar as pontas de leitura do multímetro.
Acredito que a tensão de 12V no PC da minha filha caía por conta da fonte ser mais fraca (uma Redragon de 500W).
Isso explica o porque também a minha ex-GTX 1070 Ti não apresentava queda nos 12V em nenhum computador. Por conta do seu menor consumo em relação à RTX 3070.

Bem, será que o mistério foi, realmente, solucionado?

Se foi, fica a recomendação para terem cuidado com os cabos sleeved e, caso tenham alguma instabilidade nos seus computadores, liguem a fonte direto nos componentes e façam testes.
Boa, quase um CSI! No PC da filha certamente a causa é a fonte um pouco mais fraca mesmo.

Você não é o primeiro que reporta esse tipo de coisa, particularmente não gosto de cabos extensores e se soubesse já teria levantado essa lebre no post anterior.
 
Boa, quase um CSI! No PC da filha certamente a causa é a fonte um pouco mais fraca mesmo.

Você não é o primeiro que reporta esse tipo de coisa, particularmente não gosto de cabos extensores e se soubesse já teria levantado essa lebre no post anterior.
Verdade. 😂
É algo que devemos sempre informar ao descrever um problema, coisas como cabo custom e softwares em segundo plano.
Nem sei como não desconfiei desse cabo de cara, ainda mais por já ter tido problema com PC desligando por conta de mau contato na GPU.
Na época, com uma AMD R9 390 da PowerColor que tive, resolvi tirando o cabo sleeved extensor dos 8 pinos PCI-E.
Deveria ter removido todos logo!
Agora só falta tirar o de energia do CPU, mas vou fazer outro dia, porque preciso tirar o radiador do H80i que está no caminho.
Esses cabos só me custaram dinheiro e me deram trabalho.

Edit: De "quebra" o desempenho da placa melhorou. No geral, FPS máximo, mínimo e médio. E também a capacidade de overclock. Antes não conseguia suiber mais que 175MHz no core clock, agora sobe 190MHz!
 
Última edição:
Parece que descobri a causa do problema da queda de tensão na linha de 12V no slot PCI express.
Utilizei o multímetro com o PC ligado, para ter a leitura correta quando a GPU estivesse sofrendo carga.
Como tenho um cabo extensor sleeved de 24 pinos, não conseguia encaixar as pontas de leitura do multímetro o suficiente para encostar nos conectores.
Resolvi tirar o cabo sleeved e conectar o cabo da fonte direto na placa mãe.

Foto do cabo sleeved:

Mb4DilC.jpg


Antes mesmo de conectar o multímetro, já desconfiando que o cabo sleeved poderia ser a causa do problema, fiz um teste de stress na GPU e vi, pelo GPU-Z, que as linhas de 12V ficaram bem mais estáveis.
Mesmo assim, liguei o multímetro ao conector de 24 pinos, para me certificar e ter uma leitura mais precisa.

Seria essa a forma correta de fazer a leitura com o PC ligado?

KQAAyc9.jpg


O PC ocioso ficou com a seguinte leitura (variando pouco entre 12,26V e 12,28V, ficando a maior parte do tempo em 12,26V).

SgGN7C3.jpg


Estressando a GPU a leitura no multímetro baixava para 12,16V na maior parte do tempo, variando até 12,18V.

JC47olW.jpg


Entrei no PUBG e a leitura foi a mesma. Segue uma foto da tela com o GPU-Z aberto e o multímetro na imagem.

NROJwis.jpg


O "antes", com o cabo sleeved no PC e o "depois", sem o cabo (reparem que marquei as leituras mínimas nos 12V mas, para a potência consumida, marquei as máxima):

IpIHRd4.jpg


O curioso (e que quase me faz não chegar a uma conclusão) é que no PC da minha filha, os 12V também caíam muito!
Só acabei descobrindo que era o cabo extensor de 24 pinos, porque tive removê-lo para encaixar as pontas de leitura do multímetro.
Acredito que a tensão de 12V no PC da minha filha caía por conta da fonte ser mais fraca (uma Redragon de 500W).
Isso explica o porque também a minha ex-GTX 1070 Ti não apresentava queda nos 12V em nenhum computador. Por conta do seu menor consumo em relação à RTX 3070.

Bem, será que o mistério foi, realmente, solucionado?

Se foi, fica a recomendação para terem cuidado com os cabos sleeved e, caso tenham alguma instabilidade nos seus computadores, liguem a fonte direto nos componentes e façam testes.
9.6:incri2:

Muito baixo, ta louco

Não é o primeiro caso que vejo aqui no fórum que o cabo sleeve era o vilão.

Qual a marca desses cabos?

Tenho um kit bem antigo da Akasa e um mais recente da Feliom, ambos funcionando ainda.
 
9.6:incri2:

Muito baixo, ta louco

Não é o primeiro caso que vejo aqui no fórum que o cabo sleeve era o vilão.

Qual a marca desses cabos?

Tenho um kit bem antigo da Akasa e um mais recente da Feliom, ambos funcionando ainda.
São da Titan Caselabs.
Parecem de ótima qualidade, mas na prática não se mostraram assim.

A medição que fiz com o multímetro foi correta?
A tensão apresentada ali é a mesma que está presente no slot PCI-E, correto?
 
Parece que descobri a causa do problema da queda de tensão na linha de 12V no slot PCI express.
Utilizei o multímetro com o PC ligado, para ter a leitura correta quando a GPU estivesse sofrendo carga.
Como tenho um cabo extensor sleeved de 24 pinos, não conseguia encaixar as pontas de leitura do multímetro o suficiente para encostar nos conectores.
Resolvi tirar o cabo sleeved e conectar o cabo da fonte direto na placa mãe.

Foto do cabo sleeved:

Mb4DilC.jpg


Antes mesmo de conectar o multímetro, já desconfiando que o cabo sleeved poderia ser a causa do problema, fiz um teste de stress na GPU e vi, pelo GPU-Z, que as linhas de 12V ficaram bem mais estáveis.
Mesmo assim, liguei o multímetro ao conector de 24 pinos, para me certificar e ter uma leitura mais precisa.

Seria essa a forma correta de fazer a leitura com o PC ligado?

KQAAyc9.jpg


O PC ocioso ficou com a seguinte leitura (variando pouco entre 12,26V e 12,28V, ficando a maior parte do tempo em 12,26V).

SgGN7C3.jpg


Estressando a GPU a leitura no multímetro baixava para 12,16V na maior parte do tempo, variando até 12,18V.

JC47olW.jpg


Entrei no PUBG e a leitura foi a mesma. Segue uma foto da tela com o GPU-Z aberto e o multímetro na imagem.

NROJwis.jpg


O "antes", com o cabo sleeved no PC e o "depois", sem o cabo (reparem que marquei as leituras mínimas nos 12V mas, para a potência consumida, marquei as máxima):

IpIHRd4.jpg


O curioso (e que quase me faz não chegar a uma conclusão) é que no PC da minha filha, os 12V também caíam muito!
Só acabei descobrindo que era o cabo extensor de 24 pinos, porque tive removê-lo para encaixar as pontas de leitura do multímetro.
Acredito que a tensão de 12V no PC da minha filha caía por conta da fonte ser mais fraca (uma Redragon de 500W).
Isso explica o porque também a minha ex-GTX 1070 Ti não apresentava queda nos 12V em nenhum computador. Por conta do seu menor consumo em relação à RTX 3070.

Bem, será que o mistério foi, realmente, solucionado?

Se foi, fica a recomendação para terem cuidado com os cabos sleeved e, caso tenham alguma instabilidade nos seus computadores, liguem a fonte direto nos componentes e façam testes.

Interessante seu relato, pq acho que tive algo parecido aqui.
Uns tempos atras eu tava com um problema do meu pc desligar e reiniciar quando eu jogava overwatch2 e era só nele que isso acontecia.
Tinha trocado meu 12900k pelo 13900k e tenho uma 3080ti asus tuf, 2x8pin.
Eu estava suspeitando que cpu nova por consumir mais era o problema, mas ow2 não carrega mto a cpu e no cyberpunk que é bem mais pesado no sentido de consumo de energia não tinha esse problema.
Fui testando e a solução que diminuiu a frequência que o pc reiniciava no ow2, foi limitar os fps no jogo, o que diminuía o consumo da gpu. Mas ainda assim ele reiniciava as vezes.
Não cheguei a olhar essas tensões na época, mas estava suspeitando dos cabos extensores tbm, eu usava na placa mãe e na GPU. Tirei dos dois e nunca mais tive o problema mesmo com fps destravado no ow2.
 
A tensão apresentada ali é a mesma que está presente no slot PCI-E, correto?
Se for pra medir perdas causadas pelo cabo, o bom é medir na saída do PCI-e, do lado da GPU.
 
Interessante seu relato, pq acho que tive algo parecido aqui.
Uns tempos atras eu tava com um problema do meu pc desligar e reiniciar quando eu jogava overwatch2 e era só nele que isso acontecia.
Tinha trocado meu 12900k pelo 13900k e tenho uma 3080ti asus tuf, 2x8pin.
Eu estava suspeitando que cpu nova por consumir mais era o problema, mas ow2 não carrega mto a cpu e no cyberpunk que é bem mais pesado no sentido de consumo de energia não tinha esse problema.
Fui testando e a solução que diminuiu a frequência que o pc reiniciava no ow2, foi limitar os fps no jogo, o que diminuía o consumo da gpu. Mas ainda assim ele reiniciava as vezes.
Não cheguei a olhar essas tensões na época, mas estava suspeitando dos cabos extensores tbm, eu usava na placa mãe e na GPU. Tirei dos dois e nunca mais tive o problema mesmo com fps destravado no ow2.

Provavelmente era esse o problema também.
Como disse, com a GTX 1070 Ti que tinha, isso não acontece.
Mas com a RTX 3070 que consome mais, sim.

Se for pra medir perdas causadas pelo cabo, o bom é medir na saída do PCI-e, do lado da GPU.

Não entendi.
Na saída do cabo PCI-E de energia extra da placa de vídeo?
Se é isso, eu já havia medido e as leituras são exatamente as mesmas do cabo de 24 pinos.
Mas nessa linha do PCI-E a queda não acontecia, até porque na placa de vídeo já ligava a fonte direto na GPU, sem extensores.
Como se pode ver abaixo, no antes e depois, o "8 Pin #1 Voltage" não sofreu alteração.

IpIHRd4.jpg
 
Na saída do cabo PCI-E de energia extra da placa de vídeo?
Isso.

Mas nessa linha do PCI-E a queda não acontecia, até porque na placa de vídeo já ligava a fonte direto na GPU, sem extensores.
Ah, então não tem bronca nesse caso, eu tinha entendido errado sua pergunta haha.

A tensão apresentada ali é a mesma que está presente no slot PCI-E, correto?
Corrigindo minha resposta: se não tiver nenhum problema com os cabos, é pra ser igual sim.
 
São da Titan Caselabs.
Parecem de ótima qualidade, mas na prática não se mostraram assim.

A medição que fiz com o multímetro foi correta?
A tensão apresentada ali é a mesma que está presente no slot PCI-E, correto?
Tem fontes que tem linhas de 12v separadas, então o mais correto seria medir direto do PCI-E

Mas mesmo assim, essa voltagem baixa chegando na mobo já é um grande problema

Pior que já escutei falarem bem desse da Titan Caselabs, muito estranho baixar tanto assim a voltagem
 
Isso.


Ah, então não tem bronca nesse caso, eu tinha entendido errado sua pergunta haha.


Corrigindo minha resposta: se não tiver nenhum problema com os cabos, é pra ser igual sim.

Ótimo!
A leitura com o multímetro, tanto pelo conector de 24 pinos, quanto pelo PCI-E, são idênticas (ficando na maior parte em 12.16V em carga e 12.25V em idle).

Tem fontes que tem linhas de 12v separadas, então o mais correto seria medir direto do PCI-E

Mas mesmo assim, essa voltagem baixa chegando na mobo já é um grande problema

Pior que já escutei falarem bem desse da Titan Caselabs, muito estranho baixar tanto assim a voltagem

Essa fonte que tenho possui só uma linha de 12V com 62A.
Agora a voltagem chegando à placa mãe e aos demais componentes está correta e estável, mesmo em load.
Também só ouvi elogios da Titan Caselabs. O cabo é muito bem acabado e parece robusto.
Com a GTX 1070 Ti funcionou perfeitamente, sem queda significativa nas tensões. Mas não segurou a RTX 3070...
 
Kkkk sd?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sempre vendo na olx e entrego na casa do cra pra ele n saber onde moro e enche k saco
Stable Diffusion
 
Eu utilizo esses cabos da Titan Caselabs, tanto na GPU quanto da Mobo. E há uma queda mais aceituada na linha de PCI-E 12V.

O que pode ser, aí não manjo muito disso, é o comprimento grande que fica o cabo da Mobo, sendo que esse cabo, não são de 16 AWG como da GPU. Alguns fios são 18, e outros 20... sei lá...

leituras-gpu.png
 
Eu utilizo esses cabos da Titan Caselabs, tanto na GPU quanto da Mobo. E há uma queda mais aceituada na linha de PCI-E 12V.

O que pode ser, aí não manjo muito disso, é o comprimento grande que fica o cabo da Mobo, sendo que esse cabo, não são de 16 AWG como da GPU. Alguns fios são 18, e outros 20... sei lá...

leituras-gpu.png
Acho que suas tensões de 12V estão muito boas.
A mínima foi de 11.7V o que é uma queda irrisória.
Agora, para saber qual é a tensão correta, só utilizando um multímetro mesmo.
 
Fazendo a propaganda do meu tópico oficial de quem quiser aprender a mexer no Stable Diffusion, qualquer placa Nvidia serve, desde 1660
 
Estou pensando um atualizar a placa de video, pretendo pegar uma 3070, vale a pena pagar R$300 a mais numa 3070ti?
Ambas PNY uprising na guerra digital
 
Estou pensando um atualizar a placa de video, pretendo pegar uma 3070, vale a pena pagar R$300 a mais numa 3070ti?
Ambas PNY uprising na guerra digital
Eu pegaria. Dá uns 10% (mais ou menos)de diferença entre elas. 10% do valor ficaria de boa para mim. Não peguei pq na época eram 500,00-600,00.
 
Acho que suas tensões de 12V estão muito boas.
A mínima foi de 11.7V o que é uma queda irrisória.
Agora, para saber qual é a tensão correta, só utilizando um multímetro mesmo.
Esses da titan caselabs já ouvi centenas de reclamação, prefiro arriscar na Aliexpress ou tentar Moddyi mesmo, o Felion Custom faz bons cabos tb.
 
Boa, quase um CSI! No PC da filha certamente a causa é a fonte um pouco mais fraca mesmo.

Você não é o primeiro que reporta esse tipo de coisa, particularmente não gosto de cabos extensores e se soubesse já teria levantado essa lebre no post anterior.
O problema é q em alguns gabinetes fica impossível não usar, principalmente nos cabos de 8pin da gpu ou mobo.
 
O problema é q em alguns gabinetes fica impossível não usar, principalmente nos cabos de 8pin da gpu ou mobo.
Visualmente falando, né? Porque aqui eu uso um Full Tower e os cabos da fonte alcançam onde é necessário sem adaptadores, mas não ficam muito bonitos.

Ok, cabos mais 'escondidos' também contribuem com o fluxo de ar mas não é nada absurdo, só que de um tempo pra cá o pessoal passou a dividir a atenção entre o que é exibido no monitor e o que está acendendo, piscando ou girando dentro do gabinete.
 
Visualmente falando, né? Porque aqui eu uso um Full Tower e os cabos da fonte alcançam onde é necessário sem adaptadores, mas não ficam muito bonitos.

Ok, cabos mais 'escondidos' também contribuem com o fluxo de ar mas não é nada absurdo, só que de um tempo pra cá o pessoal passou a dividir a atenção entre o que é exibido no monitor e o que está acendendo, piscando ou girando dentro do gabinete.

Nesse ponto concordo, eu quero distância depois do PC montado, tenho mão de pedreiro mole, por enquanto to usando o adaptador da nvidia, mas só vou trocar pro angular porque sinceramente ficar forçando um pouquinho aqui.
 
Nesse ponto concordo, eu quero distância depois do PC montado, tenho mão de pedreiro mole, por enquanto to usando o adaptador da nvidia, mas só vou trocar pro angular porque sinceramente ficar forçando um pouquinho aqui.
É, acabei mordendo a língua porque estou tendo que usar o adaptador da 4070 Ti até trocar a fonte ou arrumar um cabo compatível com a XPG, mas o resto é verdade :bem:
 
É, acabei mordendo a língua porque estou tendo que usar o adaptador da 4070 Ti até trocar a fonte ou arrumar um cabo compatível com a XPG, mas o resto é verdade :bem:
Moddyi, basta especificar o modelo e eles mandam com a pinagem.
 
galera vale trocar rtx 3080ti game rock po 3090ti gamerock ???
vou dar 1500.00 lulas caso eu va fazer a troca .
nao e placa de de mineraçao, mais e um pouco mais velha que a minha 3080ti.

vale ?????
 
galera vale trocar rtx 3080ti game rock po 3090ti gamerock ???
vou dar 1500.00 lulas caso eu va fazer a troca .
nao e placa de de mineraçao, mais e um pouco mais velha que a minha 3080ti.

vale ?????
Tá com 1500 reais pulando pra fora da carteira sem saber onde gastar? Se sim, vai fundo.

Eu só trocaria para uma placa da nova geração e ainda assim não faria isso agora pois uma 3080 Ti ainda tem bastante lenha pra queimar em 1440p.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo