A comparação de AMD FSR e NVIDIA DLSS mostra qualidade e desempenho semelhantes em resolução de 4K em Necromunda Hired Gun
AMD FSR em Necromunda HR e Avengers
AMD FSR acaba de ser adicionado ao Necromunda Hired Gun, um jogo de tiro em primeira pessoa acelerado. Embora este jogo seja relativamente novo, ele já oferece suporte para NVIDIA DLSS bem como AMD FSR, sendo um dos primeiros jogos a fazê-lo.
AMD FSR in Necromunda HR and Avengers AMD FSR has just been added to Necromunda Hired Gun, a fast-paced first-person shooter. Although this game is relatively new, it already offers support for NVIDIA DLSS as well as AMD FSR, being one of the first games to do so. By offering DLSS and FSR...
videocardz.com
Ao oferecer suporte DLSS e FSR, há finalmente uma maneira de comparar as duas tecnologias lado a lado para determinar qual é a melhor. Isso foi parcialmente feito por Back4BuckPC Gamer, que comparou ambas as tecnologias em resolução 4K ao usar seus perfis de melhor qualidade. Esta parte é certamente importante, pois o DLSS sempre foi conhecido por fazer maravilhas em resoluções mais baixas, é onde os algoritmos de upscaling de aprendizado de máquina mostram seu verdadeiro potencial, reconstruindo imagens a partir de muito menos pixels.
Por outro lado, existe o AMD FidelityFX Super Resolution (FSR), que agora está confirmado como uma implementação da reamostragem Lanczos que preserva as bordas. A própria AMD confirmou isso indo para
o código aberto com FSR. O código-fonte, os exemplos e a documentação agora estão disponíveis ao público.
O que é importante observar é que a predefinição de qualidade NVIDIA DLSS aumenta a imagem de saída de resolução de 1440p, enquanto AMD FSR Ultra Quality usa imagem de 1662p. Ambas as técnicas de aumento de escala foram comparadas lado a lado pelo Back4BuckPC Gamer em Necromunda Hired Gun. Ele usou resolução de 4K e as predefinições de melhor qualidade. Quanto maior a qualidade, menos pixels os algoritmos de super-resolução precisam reconstruir, portanto, espera-se que tenham um desempenho semelhante.
[Bang4BuckPC Gamer] Necromunda hired gun AMD FSR VS NVIDIA DLSS 4K | RTX 3090 | Ryzen 9 5950X
A impressão geral do Bang4BuckPC Gamer é que FSR é uma alternativa muito atraente para DLSS nesta resolução e nas configurações de qualidade mais altas. O FSR tem uma pequena vantagem tanto no desempenho quanto na qualidade da imagem em movimento. Afinal, esse algoritmo não usa vetores de movimento ou buffers de histórico.
NVIDIA DLSS vs AMD FSR, Fonte: Back4BuckPC Gamer
A comparação de 1440p e 1080p nos Vingadores da Marvel mostra uma história um pouco diferente
Outro jogo que suporta ambas as tecnologias é o Vingadores da Marvel. Capturas de tela mostrando ambas as tecnologias em resoluções 1080p e 1440p foram compartilhadas por
@KanaSaber no Twitter. A julgar pelas imagens, o AMD FSR claramente tem alguns problemas para reconstruir os cabos que suportam as pontes, enquanto o DLSS na verdade adiciona mais fidelidade do que o 1080p nativo. Observe que KanaSaber está usando o modo FSR Quality aqui, não Ultra Quality como na comparação acima.
NVIDIA DLSS vs AMD FSR em 1080p, Fonte: @KanaSaber
NVIDIA DLSS vs AMD FSR a 1440p, Fonte: @KanaSaber
O mesmo se aplica à predefinição DLSS de qualidade 4K e à Qualidade AMD FSR. O FSR está simplesmente aumentando a imagem de 1440p aqui, o que faz um ótimo trabalho em comparação com a qualidade nativa de 4K; no entanto, neste caso, o DLSS claramente adiciona mais fidelidade ao reconstruir o cabelo com mais detalhes. Neste caso, a qualidade da imagem DLSS é realmente melhor do que a nativa.
NVIDIA DLSS vs AMD FSR a 2160p (4K), Fonte: @KanaSaber