[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
principalmente das 4080 pra baixo.
Não que precisasse de muita coisa pra concorrer com isso, se a AMD subir os clocks da 6950xt já cola na 4080 12gb :haha:
A 4090... Se ela entregar alguma coisa com uns 80% do desempenho com algum valor razoavelmente mais baixo, pode forçar a Nvidia a cortar o preço. Provavelmente ela ainda lançará algo para bater a 4090 em rasterização posteriormente.
A 4090 acho que só cai o preço quando vier uma 4090ti, nesse nicho a Nvidia não tem concorrência alguma, por mais que a AMD lance um produto tão rápido quanto, mesmo que seja metade do preço o pessoal ainda vai comprar a 4090 pq muita gente precisa das tecnologias e usa pra trabalho.

Mas abaixo dela espero que a AMD meta pressão sim, tá ridículo essas 4080 e medo do que vai ser a 4070/60.

Pessoal esquece que DLSS não existe em todos os jogos.

O normal está em uns 200 jogos. O 3 tá prometido para 45 até o momento, com uns 3 agora no lançamento.

Os outros 30 mil jogos não vão usar isso. :haha:

Por isso que apesar de inferior, o FSR é mais interessante, pois não depende da produtora para ser implementado.

Com isso, já se usa em qualquer jogo e também em emuladores.

Balde de água fria!!
Ainda dá tempo de pagar o boleto da Gigabyte hahaha

A CableMod tambem tambem lançou cabo custom.

Cable-Mod-Kit-Picker-1170x415-1.webp

E vai lançar um 90 graus em breve.
Massa, não sabia é bom que as grandes marcas começam a lançar cabos custom.

Não que precisasse de muita coisa pra concorrer com isso, se a AMD subir os clocks da 6950xt já cola na 4080 12gb :haha:

A 4090 acho que só cai o preço quando vier uma 4090ti, nesse nicho a Nvidia não tem concorrência alguma, por mais que a AMD lance um produto tão rápido quanto, mesmo que seja metade do preço o pessoal ainda vai comprar a 4090 pq muita gente precisa das tecnologias e usa pra trabalho.

Mas abaixo dela espero que a AMD meta pressão sim, tá ridículo essas 4080 e medo do que vai ser a 4070/60.
Aí vou citou outro aspecto interessante.

Não tá difícil pra AMD bater até a 4080 em rasterização. Acredito inclusive que tem bastante potencial pra isso e complicar essa série 4000 nesses preços do momento. (Tudo depende da AMD).

Apesar das placas 4000 serem excelentes, somente a RTX 4090 é um monstro.

Ainda tenho minhas dúvidas se a AMD não vai ficar muito próximo dela... ( Talvez sim, talvez não).

E aí é tudo uma questão de precificação independente do que for apresentado.

Sobre a escolha, aí é que tá... Acho que uma placa da AMD por metade do preço de uma 4090 com a mesma velocidade... Não Importa se a pessoa trabalha com as Tecs lá... Obrigaria um corte de preço urgente por parte da Nvidia, só falo isso. Kkk. Sei que é um exemplo hipotético e não real, mas uma boa gama de quem compra essa placa ainda é gamer... E a apesar das Tecs da Nvidia ser interessante, muita gente só quer o desempenho bruto mesmo.

Dependendo do corte do preço em relação a concorrente, dá pra balançar na escolha.

AMD deve anunciar coisa boa dia 3, o único mistério é o preço e como vai fluir nessa competição, mas esperar vale muito a pena. ( Pelo menos pra quem procura os melhores preços).

Massa, não sabia é bom que as grandes marcas começam a lançar cabos custom.

Lembra do Million Dollar PC ? O Neils que faz o sleeve custom made in germany.

Agora tem o conector e pins pra fazer custom.

12vhpwr-pcie5-connector.jpg

mas um boa gama de quem compra essa placa ainda é gamer
Pode ser minha bolha, mas único lugar que vejo gamer pegando x90 são em alguns poucos fórums, e mesmo assim são uns gatos pingados.
Enquanto isso, em outros lugares vejo gente pegando 2~4 placas dessas pra trabalhar/participar de competições no kaggle, ou até mesmo faculdades comprando pra fazer pesquisa (totalmente contra o TOS da nvidia, mas pagar 6x mais numa "tesla" é complicado).

Como assim vergonha cara lol

É uma tecnologia nova e é o futuro.

O que vocês dois estão falando poderiam serem usados para falar da tecnologia de Hiper-Threading da Intel que ficou amassando a AMD por quase uma década.

"aaahhh é uma vergonha, não são núcleos reais, é uma simulação e etc. Não conta".

É o que é.

Se a AMD ou qualquer outro concorrente não entrega os FPS... é o que é.
Não existe isso de desligar coisas para deixar as placas mais parelhas, porque no mundo real se você tem DLSS vc usa DLSS. Se você tem RT e os seus FPS não despencam, você usa RT.
Se DLSS 3 é o futuro, eu prefiro continuar no presente.

Os problemas do DLSS 3 (que na verdade é só um interpolation com passos adicionais) são:

Frames de baixa qualidade e com artefatos, muito inferiores ao DLSS2.

Aumento substancial de latência (input lag), que na melhor das hipóteses é de 2 frames, porque a GPU precisa fazer dois frames de buffer para gerar um adicional e inserir entre eles, para ser tão responsivo como rodando normalmente a 60fps, um jogo com DLSS 3 tem que rodar acima 120fps de acordo com o review do HUB.

Para dar um exemplo de quanto 2 frames afetam o gameplay de um jogo, ambos Guilty Gear Strive e SF6 possuem mecânicas de jogo que exigem 2 frames de precisão no timming, em um FPS, isso é a diferença entre acertar um tiro ou não.

Além disso, o DLSS 2 em performance mode produz uma imagem com qualidade melhor do que o interpolation do DLSS 3, melhorando o input lag ao invés de piorar.

Comparar isso com Hyper Threading ou o DLSS original não faz sentido, ambos são features que entregam performance real, frames na tela e responsividade no jogo.

Tive uma 3070 e nas poucas oportunidades que tive de usar DLSS, optei por não usar porque criava glitches em que algumas texturas não carregavam, o RT da placa era bem fraco pra jogar Control em 2560x1080, então tive que jogar Control com ambos desligados :feelbad:, só porque a tecnologia existe, não quer dizer que será sempre útil.

2DE10ECA72C10B0F4A47ADACA7A935C0F07BAE8A

07B7D3F35697521563BF3C3982D6894FB8BDAB08

DLSS 3 é um truque para desviar a atenção dos problemas reais das RTX 4000, o preço absurdo das RTX 4080 e 4080 12Gb 4070.

DLSS 2 é uma tecnologia que realmente impressiona, mesmo que não seja sempre útil.

Não tá difícil pra AMD bater até a 4080 em rasterização. Acredito inclusive que tem bastante potencial pra isso e complicar essa série 4000 nesses preços do momento. (Tudo depende da AMD).

O problema da AMD não é rasterização, pelo menos não nos últimos anos. Olha o exemplo das 6800 XT e 6900 XT... Placas com ótima performance bruta e bom preço quando foram lançadas, mas que não conseguiram conquistar a atenção do público da Nvidia. O motivo? Pós-venda da AMD é ruim. Drivers cagados de forma recorrente, demora nas soluções, etc. No geral, a grande maioria do público sabe disso e prefere se manter ou ir de Nvidia, nem que para isso tenha que pagar um pouco mais caro.

Isso não vai mudar enquanto a AMD não melhorar (e muito) nesse aspecto. Ela pode até lançar uma GPU com o mesmo desempenho da 4090 e custando uns 300 USD a menos, mas se continuar com esse pós-venda porco, a GPU vai flopar. É algo simples de se raciocinar e entender.

Os problemas do DLSS 3 (que na verdade é só um interpolation com passos adicionais) são:

Aumento substancial de latência (input lag), que na melhor das hipóteses é de 2 frames, porque a GPU precisa fazer dois frames de buffer para gerar um adicional e inserir entre eles, para ser tão responsivo como rodando normalmente a 60fps, um jogo com DLSS 3 tem que rodar acima 120fps de acordo com o review do HUB.

Para dar um exemplo de quanto 2 frames afetam o gameplay de um jogo, ambos Guilty Gear Strive e SF6 possuem mecânicas de jogo que exigem 2 frames de precisão no timming, em um FPS, isso é a diferença entre acertar um tiro ou não.

Além disso, o DLSS 2 em performance mode produz uma imagem com qualidade melhor do que o interpolation do DLSS 3, melhorando o input lag ao invés de piorar.

Comparar isso com Hyper Threading ou o DLSS original não faz sentido, ambos são features que entregam performance real, frames na tela e responsividade no jogo.

Tive uma 3070 e nas poucas oportunidades que tive de usar DLSS, optei por não usar porque criava glitches em que algumas texturas não carregavam, o RT da placa era bem fraco pra jogar Control em 2560x1080, então tive que jogar Control com ambos desligados :feelbad:, só porque a tecnologia existe, não quer dizer que será sempre útil.

DLSS 3 é um truque para desviar a atenção dos problemas reais das RTX 4000, o preço absurdo das RTX 4080 e 4080 12Gb 4070.

DLSS 2 é uma tecnologia que realmente impressiona, mesmo que não seja sempre útil.
Boa explicação. Quanto aos artefatos ou glitches eu particularmente não ligo, pois acredito que em uma gameplay fluida sejam praticamente imperceptíveis. Já em relação ao input lag, faria diferença em um jogo como SF6, por isso exemplo, onde os golpes possuem frames de execução?

@Snap, saíram os testes da pugetsystems!

A 4090 chega a meter o dobro de desempenho na 3090, e isso pq os drivers e softwares ainda não estão otimizados pro último CUDA
pic_disp.php

40% no tensorflow, isso com versão velha e desatualizada:
pic_disp.php

Quero nem imaginar como vão ser os testes atualizados depois, e curioso pra ver o desempenho multi-GPU e com diferentes power limits pra esses testes.

Ah, também fizeram de content creation:

Tem teste que a 4090 chega perto de 2x3090:
pic_disp.php

pic_disp.php

Quero saber como o pessoal vai fazer pra meter 4 GPUs dessa em um sistema.

O problema da AMD não é rasterização, pelo menos não nos últimos anos. Olha o exemplo das 6800 XT e 6900 XT... Placas com ótima performance bruta e bom preço quando foram lançadas, mas que não conseguiram conquistar a atenção do público da Nvidia. O motivo? Pós-venda da AMD é ruim. Drivers cagados de forma recorrente, demora nas soluções, etc. No geral, a grande maioria do público sabe disso e prefere se manter ou ir de Nvidia, nem que para isso tenha que pagar um pouco mais caro.

Isso não vai mudar enquanto a AMD não melhorar (e muito) nesse aspecto. Ela pode até lançar uma GPU com o mesmo desempenho da 4090 e custando uns 300 USD a menos, mas se continuar com esse pós-venda porco, a GPU vai flopar. É algo simples de se raciocinar e entender.
Olha, atualmente uso uma 6800XT e se tiver visto uns 3 Bugs de driver em 2 anos foi muito, de verdade mesmo.

Pra mim isso é mais uma falácia do que uma verdade, acho até natural esse fenômeno ocorrer pela participações de mercado de ambas. ( Há muita desinformação).

Em prática, nos últimos anos usei tanto Nvidia como AMD e minha experiência foi boa com ambas em relação a driver. ( As vezes aparece uma coisinha ou outra, mas normal).

Hoje não deixaria de usar AMD por Nvidia visando esse aspecto em específico.

Em outros aspectos, acho que a Nvidia ainda oferece uma experiência mais completa em software para edição, trabalho, streamers, e por esse motivo a AMD não pode cobrar o mesmo valor. (Precisa melhorar nesse quesito).

DLSS é muito bom, mas por outro lado o FSR está fazendo um trabalho muito bom tbm. ( Há vantagens e desvantagens pra ambos).

Em RT a AMD perde, mas acho que a maioria dos players nem fazem tanta questão dessa tecnologia (Pessoal prefere usar as técnicas de renderização para ganhar FPS do que usar RT - tenho vários colegas com Nvidia e AMD que notei esse padrão).

No fim, acho que até a AMD igualar a Nvidia nesses aspectos, precisa cobrar um preço abaixo, mas está evoluindo cada vez mais e isso é bom.

Por uma diferença de preço de uns 80/100$ iria de AMD.
No mesmo preço vou de Nvidia.

Minha escolha vai depender muito disso na realidade até porque sou apenas um jogador que quer ter o melhor desempenho de rasterização possível e no máximo grava ou faz uma live simples - nisso ambas atendem muito bem.

Se trabalhasse com a VGA ou fosse streamer, aí provavelmente iria de Nvidia mesmo achando ruim o preço.

Última edição:
Paguei boleto da suprim liquid mesmo. Loja do pombo só despacha dia 30 pqp, o mais legal que falei com a mulher ontem que ia trocar de placa, ia gastar uns 7k, ela ficou putona.
aqui hoje no trabalho de boa emito o boleto e esqueço que meu e-mail está aberto no pc de casa. Me liga agora - Há que legal foi 2x de 7k né, ou eu não tinha ouvido direito, chegar em casa a gente conversa... IHAAA, dormir no sofá uns dias não vai me fazer mal... foi por uma boa causa...

Os rumores.
Se a AMD for colocar a nova geração no mercado apenas na segunda quinzena de dezembro, então podem se preparar pra 4090 subir acima de 15k.

Partiu pagar boleto da 4090 e virar scalper? Hahaha

É só ver o negócio em ação.

Vai do olho de cada um, mas se até o motion blur ou algum serrilhado, eu bato o olho e fico vendo isso nos jogos, imagina esses artefatos gerados pela interpolação de frames.

EhdWoE3.png

O problema da AMD não é rasterização, pelo menos não nos últimos anos. Olha o exemplo das 6800 XT e 6900 XT... Placas com ótima performance bruta e bom preço quando foram lançadas, mas que não conseguiram conquistar a atenção do público da Nvidia. O motivo? Pós-venda da AMD é ruim. Drivers cagados de forma recorrente, demora nas soluções, etc. No geral, a grande maioria do público sabe disso e prefere se manter na Nvidia, nem que para isso tenha que pagar um pouco mais caro.

Minhas 6600 / 6700XT / 6800 / 6800 XT / RX 480 / Vega 64 / R9 280X todas discordam dessa história de "drivers cagados", a única que sei que os drivers eram factualmente ruins foram as RX 5000, isso é bem documentado, as vezes tenho a impressão que as pessoas lêem a lista de known issues nos releases da AMD e acham que esses problemas ocorrem 100% das vezes, quando na verdade é 0,00001%.

A grande maioria do público não se aprofunda em nada disso, eles vêem os influencers com uma 3090TI dizendo que é a placa mais rápida do mundo (ou 4090 agora) e deduzem que Nvidia é melhor e pronto, achando que isso se aplica a low / mid end.

A AMD não ganhar market share tem motivos muito mais complexos, mesmo agora que a marca tem uma boa percepção com o público, a AMD precisa distribuir a alocação de wafers entre chips Epic, CPUs e GPUs para consoles, CPUs e GPUs para laptop, CPUs para DYI e GPUs, as placas de vídeo são o mercado menos importante para a AMD, para ganhar market share nisso, eles precisariam deixar de suprir mercados mais lucrativos.

Mesmo se as RX 7000 forem absolutamente melhores que as RTX 4000, a AMD não vai ganhar market share além de um pequeno percentual, a Lisa Su quer é altas margens dinheiro > market share.

Última edição:
É só ver o negócio em ação.

Vai do olho de cada um, mas se até o motion blur ou algum serrilhado, eu bato o olho e fico vendo isso nos jogos, imagina esses artefatos gerados pela interpolação de frames.

EhdWoE3.png

Credo, sei que na imagem ta exagerado, mas no vídeo consegui perceber várias deformidades na imagem mesmo em velocidade normal. Acho que com o tempo vão corrigindo isso, espero né... Bom mesmo vai ser uma 5050 com Dlss 4.0 que não vai rodar em uma 4090 porque não tem hardware pra isso.

GALAX GeForce RTX® 4090 SG sobre essa placa ? alguem viu algum review que fala dela ? temperatura e qual limite de potencia ela tem ?

Paguei boleto da suprim liquid mesmo. Loja do pombo só despacha dia 30 pqp, o mais legal que falei com a mulher ontem que ia trocar de placa, ia gastar uns 7k, ela ficou putona.
aqui hoje no trabalho de boa emito o boleto e esqueço que meu e-mail está aberto no pc de casa. Me liga agora - Há que legal foi 2x de 7k né, ou eu não tinha ouvido direito, chegar em casa a gente conversa... IHAAA, dormir no sofá uns dias não vai me fazer mal... foi por uma boa causa...
Aí pra resolver só levando a esposa para dar um passeio em Dubai.

Pessoal, sobre os conectores de energia, está vindo algum adaptador de energia para essas placas costumizadas vendidas (ou até mesmo sendo vendidas nos padrões das fontes atuais) ou ainda somos obrigados a conseguir um adaptador por fora?

Cara, 9999 eu não sei.
Mas a demanda, parece, vou repetir, PARECE, não estar tão alta (acho que estou mal acostumado com as cripto), talvez caia um pouco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Também acho.

Se isso acontecer vou em uma 3090 TI sem erro.
Mas vai acontecer, isso se a turma não sair comprando agora as Ampére que nem louco por conta dos preços da Lovelace, pq se a galera comprar Ampére desenfreado antes de haver o recurso oficialmente para ela a NVidia não terá interesse algum em por o DLSS3 nelas, e tb acho que estão aguardando o movimento da AMD com as RDNA3.

É, vai do olho de cada um mesmo, notei algo bem rapido aos 19s do vídeo, no mais não notei nada.
Agora, serrilhado, FPS abaixo de 60 ja noto de imediato. Se DLSS 3 permitir manter os 60 constantes e tiver apenas esses bugs ultra rapidos, pra mim ta valendo.

Users who are viewing this thread

• Voltar