Vale lembrar que a nvidia agr também está na TSMC...
Muito disso aqui era pela diferença de nó, a AMD não tem mais essa vantagem agora.
Sim, mas da série RX 5000 para a RX 6000 a AMD deu um bom pulo de eficiência e desempenho e isso porque a série 5000 já foi uma evolução gigante em relação a anterior.
AMD começou a voltar a ser competitiva a partir dessas duas séries, e na série 6000 igualou o jogo em rasterização.
Isso demonstra sua experiência com esse nó.
Está perdendo somente no RT. ( Que é interessante, mas ainda predomina o interesse do público por desempenho em rasterização).
No fim, a AMD deve dá um pulo de eficiência e desempenho novamente e manter a briga aquecida.
Pessoalmente, especularia que a AMD vai vim bem competitiva no desempenho bruto. Não acho que a Nvidia terá vida fácil, principalmente das 4080 pra baixo.
Já quanto a 4090... Inicialmente se ela entregar alguma coisa com uns 80% do desempenho com algum valor razoavelmente mais baixo, pode forçar a Nvidia a cortar o preço.
Provavelmente ela ainda lançará algo para bater a 4090 em rasterização posteriormente. Não sei se a AMD tem algo preparado pra ela, pra 4080 e a 4070 disfarçada eu tenho quase certeza.
Provavelmente ainda vai perder em RT, mas terá melhorias... E já tem o FSR que é uma frente legal perante ao DLSS.
No fim, ela não poderá cobrar o mesmo preço da Nvidia por desvantagem tecnologica, mas se oferecer algo legal mais o desempenho bruto e dependendo do quão mais baixo ela cobrar, a Nvidia será obrigada a cortar o preço.
É o que falo, comprando Nvidia ou AMD, no mínimo vale a pena esperar o lançamento da AMD.