[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Tirei outros prints do meu MS FS 2020 com e sem DLSS na minha RTX 2080, desta vez com o monitor ultrawide 3440 x 1440, pra ver como a DLSS piora significativamente a visão dos mostradores e caracteres do painel, e dependendo do setup, simplemente caga tudo.

DLSS pode até funcionar muito bem em jogos de ação rápida, e realmente funciona, mas em simuladores onde vc depende de mostradores e legibilidade, se o objetivo for ganhar FPS, a qualidade fica uma bosta, inviável.

Primeiro, como referência, um print sem nenhum AA. Notem o serrilhado bem nítido na parte de cima na junção do parabrisa com a fuselagem, mas as letras do painel são razoavelmente nítidas e legíveis, na verdade é um pouco melhor que nesta imagem pois a compressão já borra um pouco, na real é quase tudo bem legível. Por isso é que simuleiros são tarados por monitores bem grandes, 4K e antialising pesado, não é só por causa da beleza não, mas legibilidade mesmo.


2KSCugb.png




Agora, usando o TAA. Notem que os serrilhados somem por completo mas o texto já sofre um pouquinho, é bem pouco, mas algumas coisas já ficam ligeiramente mais borradas. Contudo, a grande vantagem é que o FPS, por incrível que pareça, não muda quase nada, cai no máximo uns 5 FPS.

tjYYeTT.png






Agora, digamos que seu objetivo seja ganhar FPS, afinal é pra isso mesmo que o DLSS foi feito: ganhar FPS. Então vc coloca no DLSS modo Ultra Performance, e realmente, vc ganha 30 FPS, o que é mais de 50% de ganho, mas a imagem do painel fica uma bosta total, totalmente ilegível, compare com a visão acima.

I1L3sK9.png





Bem, sem chance de usar o modo acima. Então usamos o Performance, melhora um pouco mas ainda fica muito ruim, sem chance de uso tb:


UvakFdB.png





Então usamos o modo DLSS Quality, curiosamente o FPS continua o mesmo do modo Performance e melhora um pouco mais. Esse eu diria que já seria usável, mas sem dúvida prefiro o usar o modo TAA com 51 fps, pois os mostradores menores ainda fica ruim.

iqFYAj3.png





Finalmente, temos o modo DLSS DLAA, nesse modo temos a melhor qualidade possível mas aí o FPS fica pior que no modo TAA, embora a qualidade também me pareça um pouquinho melhor (bem pouco) que no TAA.

Só que aí, nós na verdade perdemos FPS, em vez de ganhar, anulando o apelo do DLSS.

4m645mo.png

Pra ver como a DLSS piora significativamente a visão dos mostradores e caracteres do painel, e dependendo do setup, simplemente caga tudo.

Qual DLSS usou?
 
Ué, quem não placa pra rodar o jogo é quem não tem RTX… onde eu falei 4090 ? Kkkkk

Relaxa até quem tem 2070 ta rodando o jogo de forma jogável e bonito, nem que seja pra testar o visual…

Essa bosta aí teria que ser bench do 3DMark... E não é dor de cotovelo, é que eu acho esse jogo chato pra kct mesmo, já em 2007...
 
Essa bosta aí teria que ser bench do 3DMark... E não é dor de cotovelo, é que eu acho esse jogo chato pra kct mesmo, já em 2007...
Mas ai é teu gosto pessoal, ta tudo bem. Foda é ver gente reclamando do jogo pq tem uma 6800xt sendo que tem o jogo base na Steam com várias horas jogas. Isso que eu falei nem foi pra ninguém daqui mas o povo se doeu a toa rs
 
Mas ai é teu gosto pessoal, ta tudo bem. Foda é ver gente reclamando do jogo pq tem uma 6800xt sendo que tem o jogo base na Steam com várias horas jogas. Isso que eu falei nem foi pra ninguém daqui mas o povo se doeu a toa rs

Essa tua 4090 é a Gamerock? Como tá as temps, frequências, memórias... Acho que vou pular essa geração, mas se pintar uma oportunidade, tava afim de pegar uma dessa ou uma futura 4080 TI...
 
Essa tua 4090 é a Gamerock? Como tá as temps, frequências, memórias... Acho que vou pular essa geração, mas se pintar uma oportunidade, tava afim de pegar uma dessa ou uma futura 4080 TI...
É sim, muito boa por sinal.

Em full load com case fechado bate no máximo 73 em jogos (ar desligado). Se eu ligo o ar a 24 graus não passa dos 70.
A minha deixei em 2925mhz na gpu e +500 nas memórias, mas consegui pegar 3000mhz e +1200 forçando, mas prefiro pegar mais leve no dia a dia mesmo.
Adorei a placa, comprei meio preocupado, mas achei a qualidade geral dela muito boa e o preço menor ajuda muito.
 
Tirei outros prints do meu MS FS 2020 com e sem DLSS na minha RTX 2080, desta vez com o monitor ultrawide 3440 x 1440, pra ver como a DLSS piora significativamente a visão dos mostradores e caracteres do painel, e dependendo do setup, simplemente caga tudo.

DLSS pode até funcionar muito bem em jogos de ação rápida, e realmente funciona, mas em simuladores onde vc depende de mostradores e legibilidade, se o objetivo for ganhar FPS, a qualidade fica uma bosta, inviável.

Primeiro, como referência, um print sem nenhum AA. Notem o serrilhado bem nítido na parte de cima na junção do parabrisa com a fuselagem, mas as letras do painel são razoavelmente nítidas e legíveis, na verdade é um pouco melhor que nesta imagem pois a compressão já borra um pouco, na real é quase tudo bem legível. Por isso é que simuleiros são tarados por monitores bem grandes, 4K e antialising pesado, não é só por causa da beleza não, mas legibilidade mesmo.


2KSCugb.png




Agora, usando o TAA. Notem que os serrilhados somem por completo mas o texto já sofre um pouquinho, é bem pouco, mas algumas coisas já ficam ligeiramente mais borradas. Contudo, a grande vantagem é que o FPS, por incrível que pareça, não muda quase nada, cai no máximo uns 5 FPS.

tjYYeTT.png






Agora, digamos que seu objetivo seja ganhar FPS, afinal é pra isso mesmo que o DLSS foi feito: ganhar FPS. Então vc coloca no DLSS modo Ultra Performance, e realmente, vc ganha 30 FPS, o que é mais de 50% de ganho, mas a imagem do painel fica uma bosta total, totalmente ilegível, compare com a visão acima.

I1L3sK9.png





Bem, sem chance de usar o modo acima. Então usamos o Performance, melhora um pouco mas ainda fica muito ruim, sem chance de uso tb:


UvakFdB.png





Então usamos o modo DLSS Quality, curiosamente o FPS continua o mesmo do modo Performance e melhora um pouco mais. Esse eu diria que já seria usável, mas sem dúvida prefiro o usar o modo TAA com 51 fps, pois os mostradores menores ainda fica ruim.

iqFYAj3.png





Finalmente, temos o modo DLSS DLAA, nesse modo temos a melhor qualidade possível mas aí o FPS fica pior que no modo TAA, embora a qualidade também me pareça um pouquinho melhor (bem pouco) que no TAA.

Só que aí, nós na verdade perdemos FPS, em vez de ganhar, anulando o apelo do DLSS.

4m645mo.png
esse seu teste mostra o por que eu não uso o da amd
ganhar fps pra ficar borrado reduz a resolução
esse e um teste que eles deveriam mostrar mais ai mela o esquema
 
é pessoal voltei...
quarto ainda não ficou pronto era pra ter montado os móveis hoje, mas infelizmente não teve como... acredito que pra semana fique ok...

e a 4090 ficou de casa nova... com folga pra respirar, com cabo e seu espaço exclusivo...

apresento a vcs a geladeira...




arrumei um caixote pra deixar em cima provisoriamente... quando estiver tudo no seu lugar mandar fotinhas

Gabinete pra 4090 tem que ser Lian Li ou um enorme mesmo, não tem pra onde fugir, vai ser meu próximo investimento.
 
A 2080 Ti só suporta DLSS 2. No MS FS só tem uma única opção DLSS, não dá pra escolher qual, portanto mesmo que agora suporte DLSS 3, no meu caso está usando o DLSS 2.
Se conseguir instalar a 4090 aqui eu dou uma testada pra ver o DLSS no MFS
 
Se conseguir instalar a 4090 aqui eu dou uma testada pra ver o DLSS no MFS

Pelo visto, no DLSS 3 o desempenho é muito melhor, praticamente dobra, vide abaixo. Mas os putos só mostram visão externa, nunca o painel, então até agora não deu pra saber se o painel no DLSS 3 tb fica ruim.

Considerando o comentário abaixo, não deve ficar bom não...

"If you play serious airliners such as Fenix A320 or PMDG 737 (by the way applying highest loads to the hardware) DLSS is useless because of the serious degradation of the glass cockpit clarity. May be this will change with future updates, but today this is not an option for me."


 
Pelo visto, no DLSS 3 o desempenho é muito melhor, praticamente dobra, vide abaixo. Mas os putos só mostram visão externa, nunca o painel, então até agora não deu pra saber se o painel no DLSS 3 tb fica ruim.

Considerando o comentário abaixo, não deve ficar bom não...

"If you play serious airliners such as Fenix A320 or PMDG 737 (by the way applying highest loads to the hardware) DLSS is useless because of the serious degradation of the glass cockpit clarity. May be this will change with future updates, but today this is not an option for me."




Sou fã de MFS e tava querendo jogar o novo, tive uns rolos pra montar o PC e tô deixando na mão de um profissa, mas se der tudo ok testo aqui.
 
Achei um vídeo com 4080 e DLSS 3.0 em 4K e mostrando painel... no way, o painel também fica uma bela bosta.... :bua:

Enfim... impraticável qualquer DLSS no MS FS, com qualquer placa...


 
Achei um vídeo com 4080 e DLSS 3.0 em 4K e mostrando painel... no way, o painel também fica uma bela bosta.... :bua:

Enfim... impraticável qualquer DLSS no MS FS, com qualquer placa...



isso so mostra como essa tecnologia e uma bost@
nvdia e amd empurrando 4K borrado goela a baixo
 
A bicha realmente é uma cavala de grande e pesada.

hXM5Tym.jpg


1kn3vHs.jpg


TIUfUtY.jpg


R752TOp.jpg
 
Esse é o cabo chinês de boa qualidade que comprei por menos de 100 reais.

fX0kg7s.jpg


ZYlxkoA.jpg


LB5FJdN.jpg
Mesmo sendo de melhor qualidade não seria melhor ter pego um que já conecta direto na fonte?
O que eu gostei desse da corsair é que só conecta 2 cabos na fonte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O cabinho chines que peguei já ta no br, acho que até sexta deve chegar.
Não vejo a hora de tirar esse coisa horrível pendurada na lateral do meu pc.

DryT6Q6.jpg
 
Última edição:
Mesmo sendo de melhor qualidade não seria melhor ter pego um que já conecta direto na fonte?
O que eu gostei desse da corsair é que só conecta 2 cabos na fonte.
Curtir esse da Corsair parece ser um produto de extreme qualidade e o melhor que conecta apenas 2 cabos na fonte!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mesmo sendo de melhor qualidade não seria melhor ter pego um que já conecta direto na fonte?
O que eu gostei desse da corsair é que só conecta 2 cabos na fonte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O cabinho chines que peguei já ta no br, acho que até sexta deve chegar.
Não vejo a hora de tirar esse coisa horrível pendurada na lateral do meu pc.

DryT6Q6.jpg
GPU ta no limite haha mas ta top nesse ITX e depois com o cabo vai ficar mais ''clean'' ainda.
 
Mesmo sendo de melhor qualidade não seria melhor ter pego um que já conecta direto na fonte?
O que eu gostei desse da corsair é que só conecta 2 cabos na fonte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O cabinho chines que peguei já ta no br, acho que até sexta deve chegar.
Não vejo a hora de tirar esse coisa horrível pendurada na lateral do meu pc.

DryT6Q6.jpg
Não sei se é uma posição da foto, mas acho que mesmo com cabo direto teu case não vai fechar. Ia precisar daqueles cabos verticais. No mais, belíssima placa.
 
Mesmo sendo de melhor qualidade não seria melhor ter pego um que já conecta direto na fonte?
O que eu gostei desse da corsair é que só conecta 2 cabos na fonte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O cabinho chines que peguei já ta no br, acho que até sexta deve chegar.
Não vejo a hora de tirar esse coisa horrível pendurada na lateral do meu pc.

DryT6Q6.jpg

Porque o cabo da Corsair só tem duas conexões? Isso não limita a entrega de energia? Putz, sua placa ficou realmente no limite!
 
Curtir esse da Corsair parece ser um produto de extreme qualidade e o melhor que conecta apenas 2 cabos na fonte!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


GPU ta no limite haha mas ta top nesse ITX e depois com o cabo vai ficar mais ''clean'' ainda.
Sim, por sorte o case tem essa abertura na frente pra facilitar, se não teria que remover toda a frente pra poder colocar a placa.
0KTGB8r.jpg


Não sei se é uma posição da foto, mas acho que mesmo com cabo direto teu case não vai fechar. Ia precisar daqueles cabos verticais. No mais, belíssima placa.
Do conetctor até o painel lateral sobram exatamento os tais 3,5mm, espero que dê pra fechar.

Porque o cabo da Corsair só tem duas conexões? Isso não limita a entrega de energia? Putz, sua placa ficou realmente no limite!
Aí não sei, também tenho curiosidade, mas pelo que li, até com apenas 2 conexões é possível entregar os 600W nessas fontes da corsair compatíveis.
 
Sorte mesmo mas facilitou mais ainda a entrada da placa, ficou TOP!
Ficou até firmando a placa, 0 chances de envergar o conector PCIe
 
Tirei outros prints do meu MS FS 2020 com e sem DLSS na minha RTX 2080, desta vez com o monitor ultrawide 3440 x 1440, pra ver como a DLSS piora significativamente a visão dos mostradores e caracteres do painel, e dependendo do setup, simplemente caga tudo.

DLSS pode até funcionar muito bem em jogos de ação rápida, e realmente funciona, mas em simuladores onde vc depende de mostradores e legibilidade, se o objetivo for ganhar FPS, a qualidade fica uma bosta, inviável.

Primeiro, como referência, um print sem nenhum AA. Notem o serrilhado bem nítido na parte de cima na junção do parabrisa com a fuselagem, mas as letras do painel são razoavelmente nítidas e legíveis, na verdade é um pouco melhor que nesta imagem pois a compressão já borra um pouco, na real é quase tudo bem legível. Por isso é que simuleiros são tarados por monitores bem grandes, 4K e antialising pesado, não é só por causa da beleza não, mas legibilidade mesmo.


2KSCugb.png




Agora, usando o TAA. Notem que os serrilhados somem por completo mas o texto já sofre um pouquinho, é bem pouco, mas algumas coisas já ficam ligeiramente mais borradas. Contudo, a grande vantagem é que o FPS, por incrível que pareça, não muda quase nada, cai no máximo uns 5 FPS.

tjYYeTT.png






Agora, digamos que seu objetivo seja ganhar FPS, afinal é pra isso mesmo que o DLSS foi feito: ganhar FPS. Então vc coloca no DLSS modo Ultra Performance, e realmente, vc ganha 30 FPS, o que é mais de 50% de ganho, mas a imagem do painel fica uma bosta total, totalmente ilegível, compare com a visão acima.

I1L3sK9.png





Bem, sem chance de usar o modo acima. Então usamos o Performance, melhora um pouco mas ainda fica muito ruim, sem chance de uso tb:


UvakFdB.png





Então usamos o modo DLSS Quality, curiosamente o FPS continua o mesmo do modo Performance e melhora um pouco mais. Esse eu diria que já seria usável, mas sem dúvida prefiro o usar o modo TAA com 51 fps, pois os mostradores menores ainda fica ruim.

iqFYAj3.png





Finalmente, temos o modo DLSS DLAA, nesse modo temos a melhor qualidade possível mas aí o FPS fica pior que no modo TAA, embora a qualidade também me pareça um pouquinho melhor (bem pouco) que no TAA.

Só que aí, nós na verdade perdemos FPS, em vez de ganhar, anulando o apelo do DLSS.

4m645mo.png


Na minha (atual) opinião DLSS só fica perfeito mesmo em 4K. Resoluções abaixo como 1440p e, principalmente 1080p, ficam bem razoáveis. No meu monitor eu não uso DLSS pois mesmo em Quality eu noto degradação na nitidez da imagem - apesar de alguns games novos já estarem incluindo barra da nitidez customizável do DLSS pra compensação.

No caso da minha TV 4K eu consigo DLSS e a imagem fica realmente perfeita. Já fiz todo tipo de teste imaginável em N jogos diferentes e eu realmente não consegui notar perda, nem mesmo no MFS.

Eu penso também que, no caso dessas letras e números muito pequenos do painel que acabaram sendo prejudicados, muito provavelmente tenham margem para melhoras em futuros updates do DLSS. Tendo em vista que o upscaling do DLSS funciona como reconstrução de imagem via IA a mesma pode ser capaz de também corrigir texturas, letras e outros detalhes que muitas vezes eram até piores na resolução / textura nativa. Isso realmente acontece em alguns jogos e ja foi comprovado pelo próprio Digital Foundry. Um grande exemplo disso é no Death Stranding.
 
Última edição:
isso so mostra como essa tecnologia e uma bost@
nvdia e amd empurrando 4K borrado goela a baixo

Não é bem assim, para jogos rápidos funciona muito bem, como Spiderman e outros.

O problema é quando temos muito detalhes pequenos que precisam de muita atenção, como textos em um painel de avião.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo