[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Pra quem tá limitando a 4090 em 80%, vcs tão usando afterburner ou evga precision?
 
RT é uma tecnologia que poucos usam, não é algo que as pessoas ficando pedindo nos jogos e não sei pq Nvidia fica empurrando isso

DLSS é algo que muitos usam pq é usado por vários tipos de placas e a Nvidia não da um foco melhor nisso.
 
É isso, eu só não gosto do movimento de deixar pra lá a otimização dos jogos, isso no final não acaba bem pro consumidor.
Eu até hoje uso minha 1080 founders edition, ela é limpinha e roda muito bem, não em 2k óbvio mas é isso, quero que minhas placas durem bastante XD

Concordo, a otimização ficou em segundo plano e de fato soltam muito código muito porco por aí, e como consequência o jogo exige mais placa, e isso é péssimo para o consumidor. Ser obrigado a investir em hardware super-caro por causa de software porco é dose.

Uma coisa que eu notei no Portal RTX, com a minha 2080 TI, é que mudar a qualidade do Super Resolution do DLSS afeta drasticamente o FPS, mas a qualidade não muda quase nada.

Abaixo, dois prints das configurações extremas da Super Resolution Mode do DLSS (Qualidade e Ultra performance), notem que a diferença de FPS é absurda (19 x 61) mas vc tem que ficar prestando muita atenção para notar alguma diferença de qualidade, que mesmo assim é mínima. E na prática só notará alguma diferença mesmo se ficar parado, em uma tela estática, procurando. Em movimento, é praticamente impossível notar qq coisa.

Ressaltando novamente que essas são as configurações mais opostas possíveis, existem configurações intermediárias (Qualidade > balanceado > Performance > Ultra Performance), naturalmente se as duas opostas já são quase iguais, nas intermediárias as diferenças serão ainda mais imperceptíveis.

Ah, tem uma penca de outras opções se abrir o Developer Menu, mas não estou com saco pra isso... :cool:


LW6LHyx.jpg



uGcDlEh.jpg
 
E na prática só notará alguma diferença mesmo se ficar parado, em uma tela estática, procurando.
É assim que muita gente joga, 1 olho procurando glitch e borrão na imagem e o outro vendo os stats do Afterburner na tela :dadtroll:
 
É assim que muita gente joga, 1 olho procurando glitch e borrão na imagem e o outro vendo os stats do Afterburner na tela :dadtroll:

Pois é... na maioria dos jogos borrões são irrelevantes mesmo.. MAS, no Flight Simulator e outros simuladores de vôo é justo o oposto, é extremamente relevante, pois vc fica a maior parte do tempo olhando para minúsculos mostradores no painel de instrumentos, e aí qq borrão realmente atrapalha e MUITO não só a beleza, mas a imersão e mesmo a legibilidade, tem coisas que vc NÃO consegue enxergar direito, e isso é muito ruim.

Tanto isso é verdade que a espertinha da Nvidia soltou um vídeo de 2 minutos mostrando as maravilhas do DLSS no Flight Simulator mas, de forma extremamentre desonesta, NÂO mostrou o painel do avião em nenhum momento, exceto um flash de menos de 2 segundos. Ou seja, ficou mostrando só a visão externa, coisa que ninguém usa em simuladores de vôo, pq ela mesmo SABE que o DLSS vai cagar totalmente os mostradores do painel.

Cara, isso foi muito desonesto por parte da Nvidia.

Vide este print que eu tirei abaixo, mesmo em 4K tem muita coisa ilegível no painel, graças aos DLSS

EJA6Cqi.png
 
Interessante. Imaginei que tivesse algo a mais (nas AMD), afinal o correto seria por exemplo a 6900XT empatar com a minha, ou estar próxima.

Esse problema de impossibilidade na divisão dos ubershaders é algo inerente da plataforma RTX Remix ou pode ser resolvido? Seria interessante ver alguém "otimizar" esse portal e mostrar esse conceito na prática, sempre usando essa ferramenta.
Ambos os problemas são corrigíveis, só não sei lhe dizer se os ubershaders são da forma que a engine desse jogo foi programada ou vem do RTX Remix. Independente da resposta, este problema pode ser arrumado pela NVIDIA, logo um patch futuro pode vir a corrigir esse problema mas com todo o tempo de desenvolvimento que esse tech demo teve, acho muito difícil, até por que estamos falando da NVIDIA aqui e este é um tech demo, simplificadamente ela estabeleceu uma meta mínima e ela era a RTX4080, abaixo disso venha o desempenho que vier.

Quanto ao segundo problema é possível haver correção por parte da AMD/NVIDIA através dos drivers, uma limitação de geometria/vetores simultâneos na tela, da mesma forma que acontecia com a tesselação, onde no catalyst tinha uma opção "AMD optimized" que nada mais era um limite de cálculo no tamanho do buffer/cache da arquitetura vigente na época. Agora se a AMD/NVIDIA estará disposta a ter todo esse trabalho para apenas um jogo... ai já é outra história.


Concordo, a otimização ficou em segundo plano e de fato soltam muito código muito porco por aí, e como consequência o jogo exige mais placa, e isso é péssimo para o consumidor. Ser obrigado a investir em hardware super-caro por causa de software porco é dose.

Uma coisa que eu notei no Portal RTX, com a minha 2080 TI, é que mudar a qualidade do Super Resolution do DLSS afeta drasticamente o FPS, mas a qualidade não muda quase nada.
No caso desse portal não creio que a otimização ficou em segundo plano, ele foi especificamente programado para afogar qualquer placa abaixo da GA102 12GB, com foco (óbvio) nas concorrentes. Mesmo soando como uma "canalhice", foi um remake em forma de homenagem programado pela NVIDIA para a NVIDIA, justamente para mostrar mais um jogo full RT através de PathTracing e dessa vez com a necessidade de se usar DLSS3 para se ter altos FPS, então esperar que performe bem em arquiteturas concorrentes é esperar muito, quem programou o jogo foi a equipe de engenheiros da NVIDIA, e não da VALVE.

Quanto à diferença de qualidade visual, eu sou bem perceptivo quanto a isso (até porque trabalho com recuperação de video) e a diferença dessas duas imagens são claras como o dia, e em movimento perceberia de igual forma (principalmente nas sombras e aliasing), logo varia de pessoa para pessoa essa percepção e é justamente por isso que acho importante haver vários níveis de intensidade, cada um adequa o desempenho de acordo com sua placa e percepção visual e no final todos saem ganhando.
 
Habilitando o FPS count do steam, conseguir ver aqui.

120-130 FPS no Ultra e DLSS3 Performance.

Sem DLSS 25-28 FPS.
 
Tirei outros prints do meu MS FS 2020 com e sem DLSS na minha RTX 2080, desta vez com o monitor ultrawide 3440 x 1440, pra ver como a DLSS piora significativamente a visão dos mostradores e caracteres do painel, e dependendo do setup, simplemente caga tudo.

DLSS pode até funcionar muito bem em jogos de ação rápida, e realmente funciona, mas em simuladores onde vc depende de mostradores e legibilidade, se o objetivo for ganhar FPS, a qualidade fica uma bosta, inviável.

Primeiro, como referência, um print sem nenhum AA. Notem o serrilhado bem nítido na parte de cima na junção do parabrisa com a fuselagem, mas as letras do painel são razoavelmente nítidas e legíveis, na verdade é um pouco melhor que nesta imagem pois a compressão já borra um pouco, na real é quase tudo bem legível. Por isso é que simuleiros são tarados por monitores bem grandes, 4K e antialising pesado, não é só por causa da beleza não, mas legibilidade mesmo.


2KSCugb.png




Agora, usando o TAA. Notem que os serrilhados somem por completo mas o texto já sofre um pouquinho, é bem pouco, mas algumas coisas já ficam ligeiramente mais borradas. Contudo, a grande vantagem é que o FPS, por incrível que pareça, não muda quase nada, cai no máximo uns 5 FPS.

tjYYeTT.png






Agora, digamos que seu objetivo seja ganhar FPS, afinal é pra isso mesmo que o DLSS foi feito: ganhar FPS. Então vc coloca no DLSS modo Ultra Performance, e realmente, vc ganha 30 FPS, o que é mais de 50% de ganho, mas a imagem do painel fica uma bosta total, totalmente ilegível, compare com a visão acima.

I1L3sK9.png





Bem, sem chance de usar o modo acima. Então usamos o Performance, melhora um pouco mas ainda fica muito ruim, sem chance de uso tb:


UvakFdB.png





Então usamos o modo DLSS Quality, curiosamente o FPS continua o mesmo do modo Performance e melhora um pouco mais. Esse eu diria que já seria usável, mas sem dúvida prefiro o usar o modo TAA com 51 fps, pois os mostradores menores ainda fica ruim.

iqFYAj3.png





Finalmente, temos o modo DLSS DLAA, nesse modo temos a melhor qualidade possível mas aí o FPS fica pior que no modo TAA, embora a qualidade também me pareça um pouquinho melhor (bem pouco) que no TAA.

Só que aí, nós na verdade perdemos FPS, em vez de ganhar, anulando o apelo do DLSS.

4m645mo.png
 
Alguém aí saiu da 3080ti pra 4080? Recomendam essa mudança?
 
Quanto à diferença de qualidade visual, eu sou bem perceptivo quanto a isso (até porque trabalho com recuperação de video) e a diferença dessas duas imagens são claras como o dia, e em movimento perceberia de igual forma (principalmente nas sombras e aliasing), logo varia de pessoa para pessoa essa percepção e é justamente por isso que acho importante haver vários níveis de intensidade, cada um adequa o desempenho de acordo com sua placa e percepção visual e no final todos saem ganhando.

Com certeza, a percepção individual conta muito. Eu confesso que não vejo quase nada diferente, exceto algumas coisas como

- Serrilhado nas sombras, aí realmente tem muita diferença, especialmente na sombra da câmera lá na parede do fundo, e outras.
- A grade com fundo vermelho, dá pra notar alguma diferença, mas pra mim é bem pouca.
- Uma bem sutil diferença na iluminação, mas extremamente sutil mesmo, praticamente imperceptível, tive que me esforçar muito pra notar alguma coisinha aqui e ali.

Mas de resto, não vejo mais nada, muito menos que justifique uma queda brutal de 61 para 19 fps, de jeito algum. E em 19 fps fica praticamente injogável.
 
Alguém aí saiu da 3080ti pra 4080? Recomendam essa mudança?
25% mais desempenho e menor consumo de GPU em troca de $ a mais, bem interessante mas se vale a pena aí vai da necessidade e bolso de cada um
 
Mas de resto, não vejo mais nada, muito menos que justifique uma queda brutal de 61 para 19 fps, de jeito algum. E em 19 fps fica praticamente injogável.
É isso que a maioria das pessoas esquece quando falamos de DLSS. Você ganha níveis de performance absurdos com a tecnologia, mantendo uma qualidade de imagem bem superior à que você teria simplesmente usando a resolução menor nos seus jogos.

É lógico que o DLSS Ultra Performance vai parecer menos fiel que o 4k nativo. Agora compara o DLSS Ultra Performance com o jogo simplesmente rodando em 720p pra gente ver uma coisa.

Em níveis mais altos como DLSS Quality em 4k muitas vezes o resultado fica próximo ou até igual ao 4k nativo, e isso nos faz esquecer que a sua principal função não é essa, e sim permitir rodar os jogos com uma performance melhor sem perder tanta qualidade. É um tipo de MP3 para jogos.
 
É isso que a maioria das pessoas esquece quando falamos de DLSS. Você ganha níveis de performance absurdos com a tecnologia, mantendo uma qualidade de imagem bem superior à que você teria simplesmente usando a resolução menor nos seus jogos.

Depende. Como mostrei, no caso do MS FS qualquer ganho significativo de FPS é completamente inviável pois o painel fica ilegível, a qualidade sofre absurdamente. Jogar em resolução menores ficaria melhor, pois o borrado criado pelo DLSS consegue ser bem pior que a imagem em resolução menor, pelo menos quando falamos de caracteres.
 
Instalei o afterburner e mexi aqui um pouco

85% PL +150 +1000
Consumo caiu para 382 W, temp caiu de 70C para 68C e praticamente a mesmo desempenho.
Sem querer desmerecer a sua postagem, até porque aqui uso a 4090 em 80% do Power Limit + Overclock, mas você poderia setar esse +150 +1000 com a placa em 100% de PL e daria uma diferença maior de performance.
 
Sem querer desmerecer a sua postagem, até porque aqui uso a 4090 em 80% do Power Limit + Overclock, mas você poderia setar esse +150 +1000 com a placa em 100% de PL e daria uma diferença maior de performance.
Ah sim, deve dar um boost aí na performance.
Mas o que eu quero mesmo é diminuir o consumo pra manter minha sf750 sem perder muita performance.
E foi justamente lendo o seu post que resolvi setar esses +150 +1000 no afterburner, já que é a primeira vez que faço isso.
 
Ah sim, deve dar um boost aí na performance.
Mas o que eu quero mesmo é diminuir o consumo pra manter minha sf750 sem perder muita performance.
Penso exatamente igual. Não vejo muito sentido em consumir 100W ou 200W a mais pra ganhar uns 2 FPS. Espero que você esteja curtindo bastante a sua placa.
 
Penso exatamente igual. Não vejo muito sentido em consumir 100W ou 200W a mais pra ganhar uns 2 FPS. Espero que você esteja curtindo bastante a sua placa.
Tava tudo indo muito bem, coube perfeitamente no meu nr200, temps ficaram abaixo da minha 3080 ftw, teste do timespy e a fonte (mesmo com 4090 em stock consumindo 444W) levou numa boa...
Aí resolvi abrir A plague Tale, cara... um dos piores coil whine que eu já ouvi na minha vida, zumbido filha da p. . O estranho é que no timespy e port Royal, zero coil whine, testei mais 2 jogos e também nada.
Agora com 85pl, felizmente, diminuiu bastante, praticamente não ouço, mas se aproximar ainda dá pra ouvir.
Preciso testar mais jogos pra ver se é apenas no Plague Tale, acho difícil, tentei o Portal rtx mas o jogo crasha na tela de loading.
A minha é a Inno3d lá da tera, achei a placa bem bonita, tem reforço que vem desde onde parafusa até o meio da placa, zero sag mesmo sem aqueles suportes tipo coluna.
 

Pensando em pegar esse gabinete. Mas não encontro placa mãe ITX pro ryzen 5600x.

Essa B550i mesmo não ta disponível.

Comprou onde?
 
Pensando em pegar esse gabinete. Mas não encontro placa mãe ITX pro ryzen 5600x.

Essa B550i mesmo não ta disponível.

Comprou onde?
Eu peguei a aorus b550i na tudoabeca.com.br, era a única loja vendendo b550i na época e só tinha essa.
Por aqui tá ficando cada vez mais raro encontrar mobo itx decente.
 
Eu peguei a aorus b550i na tudoabeca.com.br, era a única loja vendendo b550i na época e só tinha essa.
Por aqui tá ficando cada vez mais raro encontrar mobo itx decente.

Simplesmente não chega mais.

uma pena.
 
é pessoal voltei...
quarto ainda não ficou pronto era pra ter montado os móveis hoje, mas infelizmente não teve como... acredito que pra semana fique ok...

e a 4090 ficou de casa nova... com folga pra respirar, com cabo e seu espaço exclusivo...

apresento a vcs a geladeira...




arrumei um caixote pra deixar em cima provisoriamente... quando estiver tudo no seu lugar mandar fotinhas
OBS no leds no cooler....
23 coolers 46 cabos...
1 cabo conectado errado...
nenhum led funcionando gg
sem saco pra arrumar isso agora
 
é pessoal voltei...
quarto ainda não ficou pronto era pra ter montado os móveis hoje, mas infelizmente não teve como... acredito que pra semana fique ok...

e a 4090 ficou de casa nova... com folga pra respirar, com cabo e seu espaço exclusivo...

apresento a vcs a geladeira...




arrumei um caixote pra deixar em cima provisoriamente... quando estiver tudo no seu lugar mandar fotinhas

23 fans? :olar:
Se abrir a lateral o gabinete sai voando.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo