[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
Quase enlouqueci tentando entender que RTX e PTX era raytracing e pathtracing, e não o ISA de execução paralela de threads da NVIDIA... por favor, não use PTX como sigla para pathtracing xD

E Portal RTX foi só um exemplo, pois é o mais lindamente pesado que já vi, e ele ser RTRT puro ou híbrido não muda em nada o que eu disse, que é sobre upscalers temporais e espaciais. Eu podia usar vários exemplos de jogos que foram bigornas em seus lançamentos, como Crysis, Control, Cyberpunk e a lista segue, só que na época da maioria desses jogos dizíamos apenas que ou o jogo era muito pesado (e então mesmo com a placa topo de linha tínhamos que reduzir a resolução ou gráficos) ou simplesmente que o jogo era mal programado.
Relaxa, a próxima sigla da Nvidia será PTX 5000. Mais uma tecnologia pra galera emocionada pagar o preço.
:incri2:

8tvgc6j5dfc71.jpg

Tive algumas 3090, 3080, 3080ti e todas tinham um pouco de Coil Whine quando o Power Draw passava de uns 400W.

Com a 4090 ainda não percebi mas com certeza deve ter também, acho que isso aí tá super normal. Desencana. Às vezes o pessoal não escuta por conta do barulho das fans que mascara.
Tive uns dias aqui na 3080 da galax , ae sumiu como veio do nada . Uso a 90% o cooler dela.

Relaxa, a próxima sigla da Nvidia será PTX 5000. Mais uma tecnologia pra galera emocionada pagar o preço.
Pois é tem até emocionado que compra iPhone 14 Pro Max 128GB Deep Purple por ai, vai entender né.

Brincadeira :haha:

Começaram a aparecer na internet os benchmark da 7900 xtx e 7900 xt, bom que com isso a nvidia vai ter que abaixar os precos das 4000 series, estou querendo pegar uma 4070ti agora no inicio de 2023.

Começaram a aparecer na internet os benchmark da 7900 xtx e 7900 xt, bom que com isso a nvidia vai ter que abaixar os precos das 4000 series, estou querendo pegar uma 4070ti agora no inicio de 2023.

Esse ai são fakes, vamos esperar os de canais grandes que saem as 11h.

Que nada. Vai ser DPX, só por causa do suporte ao dp 2.0.

Muito bom, quero ver o pau torar entre as duas :olha:

Galera se emociona demais com qualquer canal fake. Não é a toa que surgem cada vez mais. Só esperar mais uns minutos até os reviews de verdade.

Sai que horas? Fui seco na página da videocardz Review Roundup, ai vi This post is being updated as new reviews go live
:que:

Sai que horas? Fui seco na página da videocardz Review Roundup, ai vi This post is being updated as new reviews go live
:que:
Já saiu em alguns sites:
relative-performance_3840-2160.png

XTX com performance parecida ou levemente acima em raster e uns 15~20% atrás em RT se comparado com a 4080, dependendo o preço que vir pro Brasil talvez compense, a tendência das placas da AMD é sempre melhorar bastante a performance com novos drivers.. se viesse por uns 7k ia ser um negócio bom, mas esse primeiro lote certo que bem uns 9k pra cima, aí fode o rolê.

Última edição:
Gamer Nexus soltou o review, a 4080 tá levando uma benga da 7900XTX... só no raytracing e cyberpunk que não deu AMD. Quem sabe assim a nvidia ajusta esse preço ridículo da 4080.

Gamer Nexus soltou o review, a 4080 tá levando uma benga da 7900XTX... só no raytracing e cyberpunk que não deu AMD. Quem sabe assim a nvidia ajusta esse preço ridículo da 4080.
7900XTX ta mais forte em raster que a 4080 sim, mas a diferença é bem pequena... se o cara colocar no papel Raytracing + DLSS2 e 3 pode ser que ele tb ache caro a placa da AMD e faça o mesmo que os possíveis compradores da 4080 estão fazendo, partindo pra 4090 que ai sim da uma benga nas outras.

"benga" = vantagem de 4 FPS em média de 16 jogos em 4k e 1 FPS em 1440p. Isso com drivers piores e RTX pior

iuAlZHD.jpg

ocOvCsZ.jpg

:bem: :incri2:

Pra mim foi mais ou menos o que esperava, diferença em torno de 20% de performance em Raster. No RT obviamente a diferença é bem maior.

Agora o quesito consumo / eficiência energética eu esperava algo melhor, já que a AMD fez tanta propaganda... No final das contas a XTX veio com Performance per Watt ligeiramente pior do que a 4090. Se compararmos então fazendo aquele Undervolt de lei na RTX 4090 - que rende obsurdos - torna a eficiência da 4090 muito na frente...

energy-efficiency.png

watt-per-frame.png

Mas no geral é uma boa placa, sim. Pra quem não liga muito pra RT, Nvenc, só quer Raster puro economizando grana e também não se importa com os Drivers / Softwares da AMD, é uma boa pedida. Um pouco a menos de performance e economizando entre 300~500 USD dependendo do modelo escolhido.

Se nem o AMD Unboxed fez a XTX atropelar a 4080 então complicou um pouco... zoeira a parte, esperava mais. 899 nessa XT tá uma vergonha, mais uma placa nível XX70 por 900 paus.

Mas no geral é uma boa placa, sim. Pra quem não liga muito pra RT, Nvenc, só quer Raster puro economizando grana e também não se importa com os Drivers / Softwares da AMD, é uma boa pedida. Um pouco a menos de performance e economizando entre 300~500 USD dependendo do modelo escolhido.
O Nvenc da Nvidia não seria menos relevante agora que deve ter a transição pro AV1 encode/decode?

Já começou a briga de dezembro entre fanboys que acontece a cada dois anos?

O Nvenc da Nvidia não seria menos relevante agora que deve ter a transição pro AV1 encode/decode?
Não importa o codec em si, importa a qualidade que o encoder de hw entrega, e nesse quesito o nvenc sempre foi melhor que a AMD e Intel, seja em h264 ou h265.
Vamos ver testes em av1 pra ver se isso vai se repetir ou se a AMD melhorou.

Vou dar uma resumão do video do JayZTwoCents

7900 XTX praticamente empata nos jogos sem ray tracing com a 4080. Mas não é superior a 4080 (como também não é inferior)
E perde em todos, sem exceção, quando se liga ray tracing. Algumas vezes com margens consideráveis.

Não chega nem a vislumbrar qualquer tipo de competição com a 4090... como alguns falaram que "não sei lá o que rasterização vai se aproximar da 4090 e pá e zaz 600 dólares a menos"

É isso.
7900 XTX compete com a RTX 4080. Mas quando eu falei compete não estou dizendo que é uma escolha óbvia porque custa 200 dólares a menos. Dado o que foi apresentado nos benchmarks, não é tão óbvio assim.

Bônus para os slides da AMD:

30-1080.c30708a3.png

1667507635_screenshot_(492).jpg

Users who are viewing this thread

• Voltar