Rumor: as GPUs NVIDIA RTX 50 Series 'Blackwell' trarão o maior salto de desempenho na história da NVIDIA
A série RTX 50 da NVIDIA pode vir a ser a primeira GPU baseada em MCM da empresa - se acreditarmos nos relatórios recentes. Não apenas isso, mas a arquitetura da Blackwell poderia muito bem trazer o maior salto de desempenho na história da empresa. A NVIDIA confirmou recentemente que arquitetuta de GPU Blackwell será lançada em 2024 . Como esses são rumores muito preliminares, este post é muito mais um boato, então mantenha esse grão de sal à mão.
As GPUs NVIDIA RTX 50 apresentam um novo design SM e um acelerador de denoising raytracing
Agora, antes de começar, gostaria de salientar que a arquitetura Blackwell foi planejada para ser a sucessora da arquitetura Hopper e o vazamento usando Blackwell e RTX 50 de forma intercambiável pode significar várias coisas. O lançamento paralelo de Hopper no segmento de consumo (RTX 40) tinha o codinome de Ada Lovelace, então é possível que a Blackwell também obtenha sua contraparte de consumo. Como alternativa, é possível que Blackwell seja realmente o codinome do consumidor (embora, reconhecidamente, isso seja menos provável) e o lado do datacenter das coisas receba um novo nome. Relatórios anteriores indicaram que as GPUs da Blackwell serão fabricados no processo de 3 nm da TSMC .
O boato vem da RedGamingTech e eles receberam algumas novas informações sobre a arquitetura. Em primeiro lugar, a Blackwell apresentará uma estrutura SM totalmente nova. Considerando que a microarquitetura subjacente está mudando para um design MCM com Blackwell - isso não é surpreendente. Além disso, a Blackwell alavancará um barramento de hipervelocidade que interligará os vários SM e chiplets. Um acelerador de redução de ruído também fará parte do pipeline de rastreamento de raios (as configurações modernas de rastreamento de caminho não rastreiam a sequência completa, elas o fazem parcialmente e um denoiser lida com o resto), o que deve resultar em desempenho de RT significativamente aprimorado.
Ainda parece não haver nenhuma palavra sobre as especificações, embora a fonte observe que existem várias GPUs Blackwell sendo consideradas e muito do binning dependerá de como o RDNA 3 atual da AMD e as futuras ofertas de RDNA4 funcionam. Por fim, RGT nos deixa com o seguinte teaser: "maior salto de desempenho da história da NVIDIA".
NVIDIA Hopper foi a GPU de 4 nm mais rápida do mundo no lançamento e a primeira do mundo com memória HBM3. Ele apresentava especificações superiores até mesmo ao NVIDIA RTX 4090 (que contém 16.384 núcleos CUDA) em um total líquido de 18.432 núcleos CUDA. Blackwell fornecerá uma melhoria geracional significativa em relação a Hopper (como sempre foi o caso). Quatro GPUs NVIDIA Blackwell já foram confirmadas em um vazamento anterior.
A arquitetura NVIDIA Blackwell foi baseada em David Blackwell, um estatístico e matemático americano que fez contribuições significativas para a teoria dos jogos, teoria da probabilidade, teoria da informação e estatística. Ele também foi o primeiro afro-americano a ser introduzido na Academia Nacional de Ciências. Blackwell continua a tendência da NVIDIA de nomear as principais arquiteturas com nomes de proeminentes cientistas da computação e matemáticos e não se sabe muito mais sobre a arquitetura Blackwell neste momento. É muito provável que eventualmente seremos apresentados à nomenclatura paralela (como Ada Lovelace é para Hopper) que completará a primeira dupla MCM da NVIDIA.