[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

O pcie 3.0 em si não creio que vai afetar e em resolução mais alta nem o CPU tanto assim (mas alguns jogos pode mudar bastante sim), nem a 4090 tem diferença direito em 3.0 na verdade mas depende bastante do jogo e expectativa da pessoa mesmo, e tem gente que é purista e mesmo em 4k se recusa a usar DLSS ou framegen, tem que ser 4k nativo com toda opção que existe no Ultra, RT e os krl todo aí de fato dependendo do caso só uma 4090 pra rodar decentemente mesmo, mesmo que as vezes nem tenha uma perda gráfica real tweakando algumas opções, mas nesse caso seu talvez o ideal seja melhor no mínimo uma 4080 mesmo

Umas imagens estouradas por causa do HDR kkkkk

hFxDcVH.jpg


wTYqMSy.jpg


ywN0fMf.jpg


PhnZBZL.jpg


DL6aCLG.jpg


7zzN04Q.jpg


pJc8xOJ.jpg


jye5fWV.jpg


ylMFemA.jpg

Mesmo com o 5800x rodando sem boost a 3,7ghz~ (performance de 3700x) e a 4070ti com undervolt tem dado conta tranquilo pra mim, mas de fato caso fosse usar 4k nativo com RT sem DLSS e/ou FG o cenário seria outro, sem contar que apesar do display ser 4k 144hz eu não ligo se ficar abaixo disso se estiver acima de 60hz mas tem gente que precisa manter cravado no máximo possível senão infarta kkkk

Ficou show as imagens.. Entendi oque você quis dizer, no meu caso para tirar todo o gargalo do processador, eu teria que força ultra na maioria dos jogos, com uma 4070ti, correto?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fica monitorando o site, eu paguei ontem o boleto de uma ASUS TUF 4080 por R$7.080,98 + frete (deve ter sido alguma sobra dessa promoção) .
Ainda vou receber + 3% de cashback do banco PAN, totalizando um custo de R$ 6.868,55.

Que top, eu deixei o "cata corno" (https://placasdevideo.app.br/) ativado, e não apitou nenhuma vez, todos esses dias. Vou continuar monitorando, mas sem esperanças.
 
Ficou show as imagens.. Entendi oque você quis dizer, no meu caso para tirar todo o gargalo do processador, eu teria que força ultra na maioria dos jogos, com uma 4070ti, correto?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Que top, eu deixei o "cata corno" (https://placasdevideo.app.br/) ativado, e não apitou nenhuma vez, todos esses dias. Vou continuar monitorando, mas sem esperanças.
Tem a Vento 3X da MSI na GK por 6.9k. Ainda tem cupom de 1% que ajuda a amortizar o frete. Eu pegaria ela tranquilamente.
 
Que top, eu deixei o "cata corno" (https://placasdevideo.app.br/) ativado, e não apitou nenhuma vez, todos esses dias. Vou continuar monitorando, mas sem esperanças.

Esse site é ótimo, mas essas sobras dificilmente vão aparecer nele, ou outros site de busca, pois a frequência de atualização não é tão grande justamente pra evitar BAN/Bloqueios.
Eu estava monitorando a TUF 4090 , mas a diferença de preço ficou muito grande.

Abraço!
 
Tem a Vento 3X da MSI na GK por 6.9k. Ainda tem cupom de 1% que ajuda a amortizar o frete. Eu pegaria ela tranquilamente.
Eu também pegaria ela ou a Galax ST (sem RGB), o cupom é o GKINFOSTORE e dá 1% de desconto.
A minha 4080 comprei na GK e foi zero problemas, tudo muito rápido.
Passei para frente (por 0 necessidade, frescura mesmo), e peguei a 4090 da PNY na Kabum, sem problemas tbm.
 
O meu da Moddiy não vem todos esses ferrinhos dentro nos 3 cabos que vão na fonte. Dois dele tem 3 ferrinhos a menos e um dele 4 ferrinhos a menos. Eles fizeram de acordo com as specs da minha fonte. Tá certo isso?
Eu ainda não instalei, só semana que vem pra mexer nisso.

Você respondeu isso ao meu post sobre os conectores. No caso aquela pagina que linkei era falando dos terminais / conector que vão na placa.
O que você está falando é a ponta da Fonte, e é isso mesmo, não precisa usar todos os terminais, a ModDIY também explica isso aqui https://help.moddiy.com/en/article/do-i-need-4-x-8pin-to-enable-12vhpwr-600w-mode-kjx9up/
 
4070 ti é uma baita placa, mas tenho medo de me desapontar em 4k.

Pci express 3.0 + 5600x, pode ficar bem abaixo do esperado, mesmo no talo.
Acho a 4070TI no 1440p com folga e 4K no aperto.
Se o foco é 4K mesmo, iria pelo menos na 4080.

É só lembrar que a 4070TI tem performance da 3090, portanto a 4080 seria um upgrade ultrapassando a performance do top da geração anterior. Por isso a partir da 4080 me dá a sensação real de nova geração, na performance e com novas funcionalidades.
 
Você respondeu isso ao meu post sobre os conectores. No caso aquela pagina que linkei era falando dos terminais / conector que vão na placa.
O que você está falando é a ponta da Fonte, e é isso mesmo, não precisa usar todos os terminais, a ModDIY também explica isso aqui https://help.moddiy.com/en/article/do-i-need-4-x-8pin-to-enable-12vhpwr-600w-mode-kjx9up/
Ahh beleza. Agora fiquei mais tranquilo hehe. Obrigado. Vou colocar o cabo só quando o WC chegar, que aí já mexo tudo de uma vez.
 
Ficou show as imagens.. Entendi oque você quis dizer, no meu caso para tirar todo o gargalo do processador, eu teria que força ultra na maioria dos jogos, com uma 4070ti, correto?
Aumentando a resolução reduz o gargalo de CPU sim mas ainda acaba dependendo do jogo e cenário exato, alguns jogos específicos se for usar RT acaba pesando bastante na CPU também e outros nem tanto, dependendo do caso acho que até o 5800x3D tem gargalo mas aí é ver onde cada um fica satisfeito com a performance

Aqui um teste mais antigo em 1440p e 4k usando a 3090ti que tem +- desempenho da 4070ti
7a43jlE.png


20aJY2g.png

Alguns jogos tem um ganho beeem grande e outros nem faz diferença a troca de CPU, mas o ideal é ver nos jogos mais atuais/que tenha interesse pra dar uma ideia, acho que Hogwarts Legacy e Spider Man eram uns que pesavam bastante com RT on como exemplo, mas sim, resolução mais alta vai gerar menos fps e consequentemente diminuir o requerimento/gargalo de CPU no geral, e eu costumo otimizar os gráficos jogo a jogo porque tem umas opções que comem muita performance pra nenhum ou quase nenhum ganho visual as vezes, ou por vezes tem coisas que até prefiro desativado ou reduzido, mas tem gente também que só abre o jogo se tiver tudo 100% no ultra e não aceita menos que isso, vai de cada um, eu vou de acordo com meus olhos no feeling mesmo e testo por conta própria pra ver o que acho e se vale a pena pra mim ou não
 
4070 ti é uma baita placa, mas tenho medo de me desapontar em 4k.

Pci express 3.0 + 5600x, pode ficar bem abaixo do esperado, mesmo no talo.
4k ultra + ray tracing ela não leva mesmo , agora, da pra jogar praticamente tudo em 4k high + ray tracing off + dlss 2.3 ou fsr 2.0 quality a 60fps, a 3080 ja faz isso em 99.5% dos jogos.

tava com uma 3080 e praticamente tudo que joguei aqui deu pra jogar nessa condição a 4k60.

acho q só o the last dos que eu testei que teve quedas , porem tem o problema da mal otimização e problemas com vram.
 
Pessoal das 4090 aí, vocês estão usando suas placas com Undervolt?

Tava fazendo uns testes hoje cedo, consegui tirar mais 25mV dela. Estava usando um UV de -50, com a placa em 1000mV e hoje baixei pra 975mV. Benchmarks mantiveram a performance, talvez até um pequeno ganho dentro de margem de erro. Fazendo 36.399 no TimeSpy com o UV em 975mV e +500 nas memórias. Nessa config o boost dela vai até 2745mhz.

Um ponto em que minha 4090 veio cagada foi nas memórias. Nos foruns por aí parece ser relativamente comum colocar +1500 nelas e esquecer. Aqui em +1000 ela nem inicia o teste do TimeSpy kkkk Tenho usado +500 por um bom tempo, estável em tudo.

Qualquer dia com mais paciência vou testar um overvolt nela. Vários relatos de placas rodando 3000mhz com 1.100mV. Mas duvido muito que o ganho real vai acompanhar o aumento na tensão, temperatura e consumo.
 
Pessoal das 4090 aí, vocês estão usando suas placas com Undervolt?

Tava fazendo uns testes hoje cedo, consegui tirar mais 25mV dela. Estava usando um UV de -50, com a placa em 1000mV e hoje baixei pra 975mV. Benchmarks mantiveram a performance, talvez até um pequeno ganho dentro de margem de erro. Fazendo 36.399 no TimeSpy com o UV em 975mV e +500 nas memórias. Nessa config o boost dela vai até 2745mhz.

Um ponto em que minha 4090 veio cagada foi nas memórias. Nos foruns por aí parece ser relativamente comum colocar +1500 nelas e esquecer. Aqui em +1000 ela nem inicia o teste do TimeSpy kkkk Tenho usado +500 por um bom tempo, estável em tudo.

Qualquer dia com mais paciência vou testar um overvolt nela. Vários relatos de placas rodando 3000mhz com 1.100mV. Mas duvido muito que o ganho real vai acompanhar o aumento na tensão, temperatura e consumo.

A Gaming Trio e alguns outros modelos de "entrada" e "intermediários" nunca foram um primor em termos de overclock e undervolt. Apesar de ter um certo conhecimento sobre o assunto, eu mesmo nem perco tempo mexendo nisso, pois os ganhos no uso comum serão irrelevantes.
 
A Gaming Trio e alguns outros modelos de "entrada" e "intermediários" nunca foram um primor em termos de overclock e undervolt. Apesar de ter um certo conhecimento sobre o assunto, eu mesmo nem perco tempo mexendo nisso, pois os ganhos no uso comum serão irrelevantes.

O Undervolt é bem interessante, aconselho a dar uma fuçada quando tiver tempo/paciência. São só alguns clicks no afterburner. A diminuição de temperatura e consumo sem perda de performance (até ganho em alguns cenários) é bem considerável.
 
Pessoal das 4090 aí, vocês estão usando suas placas com Undervolt?

Tava fazendo uns testes hoje cedo, consegui tirar mais 25mV dela. Estava usando um UV de -50, com a placa em 1000mV e hoje baixei pra 975mV. Benchmarks mantiveram a performance, talvez até um pequeno ganho dentro de margem de erro. Fazendo 36.399 no TimeSpy com o UV em 975mV e +500 nas memórias. Nessa config o boost dela vai até 2745mhz.

Um ponto em que minha 4090 veio cagada foi nas memórias. Nos foruns por aí parece ser relativamente comum colocar +1500 nelas e esquecer. Aqui em +1000 ela nem inicia o teste do TimeSpy kkkk Tenho usado +500 por um bom tempo, estável em tudo.

Qualquer dia com mais paciência vou testar um overvolt nela. Vários relatos de placas rodando 3000mhz com 1.100mV. Mas duvido muito que o ganho real vai acompanhar o aumento na tensão, temperatura e consumo.

Aqui uso 0.985v 2790mhz cravado, mesma placa que a sua, perfeito e zero crash. Se bobear posso até baixar mais, porém não quero correr o risco de ficar instável.

A memória aqui vai até 1600mhz sem erros, mas em jogos +1000 já está de ótimo tamanho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Gaming Trio e alguns outros modelos de "entrada" e "intermediários" nunca foram um primor em termos de overclock e undervolt. Apesar de ter um certo conhecimento sobre o assunto, eu mesmo nem perco tempo mexendo nisso, pois os ganhos no uso comum serão irrelevantes.

Aí discordo, só saber fazer. Aqui consigo facilmente 3060mhz na minha, porém o ganho em temperatura / energia não vale, prefiro manter a placa mais fria e consumindo menos, e a diferença em performance é mínima. Undervolt + mhz cravado eu consigo uma performance bem melhor que stock e ainda consumindo menos e consequentemente mais fria.
 
O Undervolt é bem interessante, aconselho a dar uma fuçada quando tiver tempo/paciência. São só alguns clicks no afterburner. A diminuição de temperatura e consumo sem perda de performance (até ganho em alguns cenários) é bem considerável.

Eu já fiz isso quando tive uma 1080 Ti e posteriormente com uma 3070. Em ambas tive um ganho até decente em termos de temperatura, mas na 4090 não vi necessidade alguma de se fazer isso. Muito mais fria que a 3080 Ti (Gigabyte Gaming OC) que tive por cerca de 3 meses. Com relação ao consumo, pode até ter um ganho mais notável, mas prefiro manter o produto o mais "original" possível, do que correr o risco de estar usando em alta carga e do nada crashar, porque o undervolt ou overclock em si não estava 100% estável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aí discordo, só saber fazer. Aqui consigo facilmente 3060mhz na minha, porém o ganho em temperatura / energia não vale, prefiro manter a placa mais fria e consumindo menos, e a diferença em performance é mínima. Undervolt + mhz cravado eu consigo uma performance bem melhor que stock e ainda consumindo menos e consequentemente mais fria.

Cada placa é uma placa. Não é porque você conseguiu com uma margem, que outra placa conseguirá lidar com a mesma. Esse tipo de modificação é muito variável.
 
Eu já fiz isso quando tive uma 1080 Ti e posteriormente com uma 3070. Em ambas tive um ganho até decente em termos de temperatura, mas na 4090 não vi necessidade alguma de se fazer isso. Muito mais fria que a 3080 Ti (Gigabyte Gaming OC) que tive por cerca de 3 meses. Com relação ao consumo, pode até ter um ganho mais notável, mas prefiro manter o produto o mais "original" possível, do que correr o risco de estar usando em alta carga e do nada crashar, porque o undervolt ou overclock em si não estava 100% estável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Cada placa é uma placa. Não é porque você conseguiu com uma margem, que outra placa conseguirá lidar com a mesma. Esse tipo de modificação é muito variável.

Com certeza, mas só pra mostrar que nas 4090 praticamente não muda nada uma placa para outra, apenas o visual e preferência pela marca.

Já tive várias gaming trio de outras gerações e todas eram ótimas de overclock.

Obviamente tem a sorte do silício, porém todas gaming trio que tive foram ótimas. Já peguei umas 5 marcas diferentes de 4090 em mãos e a diferença é mínima.

Inclusive a rog strix, e a diferença foi nula. Com o mesmo rpm ela ficou cerca de 1 grau mais fria nas mesmas configurações.
 
Aqui uso 0.985v 2790mhz cravado, mesma placa que a sua, perfeito e zero crash. Se bobear posso até baixar mais, porém não quero correr o risco de ficar instável.
Mais pra frente posso tentar 950mV, mas não sei se vai dar sem perder performance. 2745 é o boost stock da minha placa com 1.050mV, então a princípio to tentando achar qual a tensão mínima pra manter o boost stock dela sem perda de performance.

Quando você diz "cravado" quer dizer que vc trava o clock da placa no ponto do 985mV? Faz isso pra uso diário ou só pra bench? Isso ajuda a ganhar estabilidade pq se vc estiver instável em algum outro ponto da curva, vc não crasha pq nunca vai passar por lá, sua tensão e clock ficam fixos né. Pessoalmente não gosto de manter a placa com clock e tensão travados no alto por que uso o computador pra outras coisas também. O que faço é ativar "high performance" nos perfis individuais dos jogos que eu instalo.

A memória aqui vai até 1600mhz sem erros, mas em jogos +1000 já está de ótimo tamanho.
Sinceramente, não sei o que acontece com as minhas memórias, acho que dei azar mesmo e elas são bem abaixo da média.

Com certeza, mas só pra mostrar que nas 4090 praticamente não muda nada uma placa para outra, apenas o visual e preferência pela marca.

Já tive várias gaming trio de outras gerações e todas eram ótimas de overclock.

Obviamente tem a sorte do silício, porém todas gaming trio que tive foram ótimas. Já peguei umas 5 marcas diferentes de 4090 em mãos e a diferença é mínima.

Inclusive a rog strix, e a diferença foi nula. Com o mesmo rpm ela ficou cerca de 1 grau mais fria nas mesmas configurações.
De fato. Tivemos essa discussão aqui umas páginas atrás, sobre como todas as 4090 e até 4080 dos modelos "comuns" de mercado são parelhas em performance. Acredito que só modelos binnados como kingpin, HOF, ou parecidos vão ter algum tipo de diferenciação. Mas aí é só pra overclocker profissional mesmo, pq o preço fica totalmente fora da lógica.
 
Mais pra frente posso tentar 950mV, mas não sei se vai dar sem perder performance. 2745 é o boost stock da minha placa com 1.050mV, então a princípio to tentando achar qual a tensão mínima pra manter o boost stock dela sem perda de performance.

Quando você diz "cravado" quer dizer que vc trava o clock da placa no ponto do 985mV? Faz isso pra uso diário ou só pra bench? Isso ajuda a ganhar estabilidade pq se vc estiver instável em algum outro ponto da curva, vc não crasha pq nunca vai passar por lá, sua tensão e clock ficam fixos né. Pessoalmente não gosto de manter a placa com clock e tensão travados no alto por que uso o computador pra outras coisas também. O que faço é ativar "high performance" nos perfis individuais dos jogos que eu instalo.


Sinceramente, não sei o que acontece com as minhas memórias, acho que dei azar mesmo e elas são bem abaixo da média.


De fato. Tivemos essa discussão aqui umas páginas atrás, sobre como todas as 4090 e até 4080 dos modelos "comuns" de mercado são parelhas em performance. Acredito que só modelos binnados como kingpin, HOF, ou parecidos vão ter algum tipo de diferenciação. Mas aí é só pra overclocker profissional mesmo, pq o preço fica totalmente fora da lógica.

Isso, já fiz diversos, centenas de testes. O que eu tenho configurado no PC são diversas hotkeys para ir alterando, por exemplo no Windows/Internet aperto só uma tecla e volta tudo para stock. Aí consumo fica lá embaixo.

Em jogos eu uso essa configuração que passei, e no próprio jogo eu posso alterar apenas setando alguma hotkey. Vs stock por exemplo o ganho é no mínimo 5% a mais, fora que reduz absurdamente o consumo e temperatura, porque a placa em stock fica com voltagem bem alta.

Mas é isso todas as 4090 são ótimas, a diferença é mínima ou nula de uma marca pra outra. Eu peguei a msi justamente por já gostar da marca e também o fator garantia que no Brasil eles trabalham muito bem, já tive conhecidos que o rma foi super rápido e sem enrolação.

Mas isso dá memória é pura loteria do silício eu tinha uma idêntica a atual, que devolvi para kabum por causa do preço, e ela não passava de 1100mhz, no final economizei quase 2000 reais e ainda ganhei um chip "melhor" rsrsrs. Esse ganho na memória ou até no clock é pura loteria, mas no dia a dia em jogos a diferença vai ser irrisória.
 
Última edição:
Pessoal das 4090 aí, vocês estão usando suas placas com Undervolt?

Tava fazendo uns testes hoje cedo, consegui tirar mais 25mV dela. Estava usando um UV de -50, com a placa em 1000mV e hoje baixei pra 975mV. Benchmarks mantiveram a performance, talvez até um pequeno ganho dentro de margem de erro. Fazendo 36.399 no TimeSpy com o UV em 975mV e +500 nas memórias. Nessa config o boost dela vai até 2745mhz.

Um ponto em que minha 4090 veio cagada foi nas memórias. Nos foruns por aí parece ser relativamente comum colocar +1500 nelas e esquecer. Aqui em +1000 ela nem inicia o teste do TimeSpy kkkk Tenho usado +500 por um bom tempo, estável em tudo.

Qualquer dia com mais paciência vou testar um overvolt nela. Vários relatos de placas rodando 3000mhz com 1.100mV. Mas duvido muito que o ganho real vai acompanhar o aumento na tensão, temperatura e consumo.
A minha apenas para deixar o consumo de energia e clock estáveis, coloquei 950mv com clock em 2700MHz e PL em 95% e memórias no padrão.
Como nenhum jogo gargalou ela, vai ficar assim mesmo.
 
Pessoal das 4090 aí, vocês estão usando suas placas com Undervolt?

Tava fazendo uns testes hoje cedo, consegui tirar mais 25mV dela. Estava usando um UV de -50, com a placa em 1000mV e hoje baixei pra 975mV. Benchmarks mantiveram a performance, talvez até um pequeno ganho dentro de margem de erro. Fazendo 36.399 no TimeSpy com o UV em 975mV e +500 nas memórias. Nessa config o boost dela vai até 2745mhz.

Um ponto em que minha 4090 veio cagada foi nas memórias. Nos foruns por aí parece ser relativamente comum colocar +1500 nelas e esquecer. Aqui em +1000 ela nem inicia o teste do TimeSpy kkkk Tenho usado +500 por um bom tempo, estável em tudo.

Qualquer dia com mais paciência vou testar um overvolt nela. Vários relatos de placas rodando 3000mhz com 1.100mV. Mas duvido muito que o ganho real vai acompanhar o aumento na tensão, temperatura e consumo.
Aqui uso 0,950v a 2745 de clock. Caiu 8°C de temperatura, comparado a voltagem padrão. Se eu coloco 0,925v, começo a ter uns erros nas imagens. Ainda não tentei subir as memórias.
 

Topaz video AI

Alguma alma pode fazer o benchmark do software de upscale de video abaixo, demora poucos minutos.


No benchmark abaixo está a 3060TI, queria saber se ela é melhor ou pior.

Fico muito agradecido se alguém puder me tirar essa duvida.
Obrigado.

Topaz Video AI v3.3.0
System Information
SO: Windows v10.22
CPU : AMD Ryzen 7 5800X 8-Core Processor 31.906 GB
GPU: NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti 7.8496 GB
Processing Settings
device: -2 vram: 0.99 instances: 0

Resolução de entrada: 1920x1080
Resultados de referência
Artemis 1X: 12,61 fps 2X: 07,94 fps 4X: 02,19 fps
Proteus 1X: 12,72 fps 2X: 08,31 fps 4X: 02,16 fps
Gaia 1X: 04,18 fps 2X: 02,86 fps 4X: 01,91 fps 4X
Slowmo Apollo: 17,02 fps APFast: 42,20 fps Chronos: 09,78 fps CHFast: 16,05 fps
 
Galera o que vocês acham dos vendedores da OLX que vendem placas supostamente "novas" abertas somente para "testes" e com nota fiscal em nome dele e garantia válida? Inclusive vendedores com boas avaliações, preço abaixo das grades lojas, será que vale a pena confiar?Vi 4070 TI e 7900 xtx em ótimos preços.
 
Galera o que vocês acham dos vendedores da OLX que vendem placas supostamente "novas" abertas somente para "testes" e com nota fiscal em nome dele e garantia válida? Inclusive vendedores com boas avaliações, preço abaixo das grades lojas, será que vale a pena confiar?Vi 4070 TI e 7900 xtx em ótimos preços.
Tem um exemplo?
Mas só o fato de estar abaixo dos preços das grandes lojas já é suspeito.
Nota fiscal de verdade? Ou apenas recibo de compra?
Pode ser paraguai, pode ser golpe.
 
Aqui uso 0,950v a 2745 de clock. Caiu 8°C de temperatura, comparado a voltagem padrão. Se eu coloco 0,925v, começo a ter uns erros nas imagens. Ainda não tentei subir as memórias.

Próximo passo meu é testar isso aí. 950 e 2745. Atualmente com 975 tá bem tranquilo, até um leve ganho de performance e uma diminuição considerável de energia e temperatura.

Pelo que andei lendo, 950mV/2750mhz é meio que um Gold Standard pra definir bons chips. As 4090 são fortemente overvolted de fábrica, então um fine tuning da bons resultados.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo