• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Fria, hein? Talvez se deixar mais de 10min dê uma aumentada, mas mesmo assim. Minha 4070 ti tá atingindo em torno de 68C (1.1v@3.03ghz, 270~295W) com ambiente em uns 25C. Ainda preciso testar as temps em stock, com UV/UC e UV/OC.
Achei bem fria também, fixei em 50% pra eliminar essa variável caso eu teste em dias mais frios/quentes e pra quando testar UV/OC depois também, ficou bem silenciosa mas tem bastante margem tanto pra subir quanto pra baixar, e possivelmente dá uma subida mesmo, não sei qual o tempo de equilíbrio das temps em GPU, em AC leva coisa de 90-120s pra estabilizar e em WCs 360mm acho que lá pros 5-6min estabiliza 100%, aí costumo deixar 10 min quando testo pra garantir, mas ainda varia de jogo pra jogo, cenários dentro do mesmo jogo em si etc

E 68c mega tranquilo também, temperatura excelente, essa geração mesmo se a pessoa quiser é difícil fazer as GPUs rodarem quente kkkkk

Muito bonita, man. Parabéns. Parece ter heatsink pra kct nela, então as temperaturas devem ser ótimas.

Tô adorando essa tendência de tijoloes de heatsink da série 4000. Tomara que mantenham. Não temos mais que se preocupar com temperatura nem comprar modelo gourmet pagando 1000 a mais só pra ter um design térmico decente.
Poisé, dei olhada nuns reviews de 4090 e tem modelos na faixa de 1900-2200g, até assustei quando peguei a placa kkkkkk, e o suporte de GPU foi meio ruinzinho de botar porque to com aqueles slots abertos no gabinete e só deu pra botar ali sem correr o risco de ficar perto dos fans da GPU, e o parafusinho do suporte ficou beijando o vidro aqui no Lancool 2 Mesh

Pior que eu até gostaria de uns modelos um pouco menores mas as temps/ruídos são um excelente ponto, aqui pela cidade ter tempo ameno e o airflow colaborar mesmo os modelos mais capengas era difícil passar dos 70c aqui, tive uma 3060 single-fan que segurava bonito o tranco mesmo com 31c ambiente kkkkkk, e acho mais prático de manusear etc pelo tamanho, apesar que depois de instalar é algo que fica lá parado então é tranquilo, mas queria não precisar do suporte também, quanto mais compacto e minimalista pra mim melhor, só não chego a querer mini-itx porque só de olhar tudo socado já quero sair correndo kkkkkk
 
Muito bonita, man. Parabéns. Parece ter heatsink pra kct nela, então as temperaturas devem ser ótimas.

Tô adorando essa tendência de tijoloes de heatsink da série 4000. Tomara que mantenham. Não temos mais que se preocupar com temperatura nem comprar modelo gourmet pagando 1000 a mais só pra ter um design térmico decente.
Enquanto isso minha 4060 é tão leve e pequena que achei que era o produto errado dentro da caixa, bendita 4050 🤣
 
Pessoal Boletei a 4090 inno3D na pichau por 10k.
Estou em duvida entre ela ou pagar 400 a mais e pegar a da zotak
Ou mais 800 e a da galax sg
oq acham? qual é melhor? sera que se esperar ate a black friday acha um preço melhor de uns 9500 pelo menos?
Vê com a pichau se ela tem 3 anos de garantia ou somente 1 ano.....não pagaria 10k numa placa com 1 ano de garantia somente, ai ou pegaria a galax ou a PNY que tb tem 3 anos de garantia....
 
Enquanto isso minha 4060 é tão leve e pequena que achei que era o produto errado dentro da caixa, bendita 4050 🤣
Minha 4070 é uma quimera. Tem mais de 1,5 KG de dissipador, metal e cobre, mas a PCB mesmo é minúscula. A bicha é 80% matéria prima e 20% eletrônica.
 
kkkkkkk adicionei mais umas fotos porque sei que a galera gosta, instalei agora pouco e vou testando aos poucos, por enquanto foi o seguinte rodando aqui em 4k com meus presets custom nos 2 jogos. E só a fins de informação, o slider de PL é de 46-109%

Cyberpunk
10min, 22c de temp ambiente, fans fixos em 50% (1950~ rpm)
52c de média na GPU e 54c de pico, 52c pico memjunction e 64c pico hotspot, média 265w~ e pico 289w, clock na faixa de 2805mhz, tensão 1075mv

Plague Tale Requiem
10min, 22c temp ambiente, fans fixos em 50% (1950~ rpm)
56c de média na GPU e 59c de pico, 62c pico memjunction e 68c pico hotspot, 288w média e pico 307w, clock na faixa de 2790-2805mhz, tensão 1070mv


Mais tarde vou ver o que consigo de UV com ela pra deixar o perfil salvo já e outro dia vejo até onde vai com OC


Temperatura excelente. Você mexeu na tensão?

Mas em stock você testou, ou isso é em stock? Preciso reaprender a fuçar no msi afterburner, praticamente só seto o monitoramente, não mexo mais em nada.
 
Temperatura excelente. Você mexeu na tensão?

Mas em stock você testou, ou isso é em stock? Preciso reaprender a fuçar no msi afterburner, praticamente só seto o monitoramente, não mexo mais em nada.
Clock e tensão estão stock, só setei o fan em 50% fixos porque gosto de eliminar essa variável, assim quando usar nos dias mais frios e quentes tenho uma referência mais precisa, já que no auto vai ficar menor rotação em dias frios e maior em dias quentes por exemplo, e quando testar com OC e UV vou usar os mesmos 50% fixos, porque aí tenho certeza absoluta que a mudança de temperatura é só devido ao OC/UV, e não a uma possível variação de rpm

Dei uma olhada por cima e vi gente usando 950mv/2700mhz e 1000mv/2850mhz, provavelmente vou partir daí pra testar, e com os 1075mv stock deve chegar lá pros 3ghz, memórias a 4070ti fazia +1600, nessa não testei ainda mas devo começar com +1400-1500 de cara, aí costumo manter um perfil de UV/UC mais agressivo com OC de memória pra dar uma compensada (mal muda o consumo) e fica próximo ao desempenho stock mas puxando bem menos

Aí vai de cada um mas eu pessoalmente sempre faço 1-2 perfis de undervolt e 1 perfil de OC e só uso eles, undervolt melhora bastante a eficiência, e com OC (e as vezes UV junto) as vezes melhora o desempenho no mesmo consumo ou até com leve queda, vai um pouco de loteria mas pelas minhas últimas 5 GPUs o resultado sempre foi consistente, mesmo desempenho com 10-15% menos consumo (consequentemente temp/ruído), queda de <5%~ desempenho com 25-40% menos consumo e ganho de 7-8% de desempenho com OC, aí no OC não me apego ao consumo/temp, nas RTX 4000 tá meio diferente porque apesar de dizerem que o TDP é X, geralmente fica abaixo em jogos, nas gerações passadas ficava sempre cravado aqui no TDP máximo

EDIT: Chart legal que um user do Reddit fez da 4080 dele pra referência, mas foi no Superposition 1080p extreme. Eu pessoalmente passo longe de benchmark e testo direto nos jogos, mas esses resultados tendem a ser próximos e servem de base pra ter uma noção




EDIT: Abri o Plague Tale novamente pra testar rapidinho aqui, notei que pra 4080 a tensão mínima é de 940mv~, na 4070ti era 885mv se não me engano, e nas 3070 e anteriores conseguia usar valores até menores que isso, na 3080 por exemplo muita gente usava 800mv/1800mhz mas parece que a tensão mínima nessa geração (pelo menos esses modelos) é mais alta, uma pena, apesar de ainda dar pra usar o slider até 46% (147w se for 320w ou 170w se for 370w), e provavelmente se usar essa tensão mínima com underclock dá pra chegar num resultado parecido

De qualquer forma só um teste rápido aqui do UV, a refrigeração dessas placas tá muito superdimensionada, e meus resultados praticamente bateram com os seus @rdgcover , botei 10mv a mais e 60mhz a menos pra um teste rápido mas deu certinho -5c também kkk
Stock
2790mhz, 300w~, 56c e 101fps nessa cena

zTSKPoO.jpg



1000mv/2805mhz +1200 vram
2805mhz, 260w~, 53c e 105fps nessa cena

6SWRUQC.jpg


950mv/2700mhz +1200 vram
2700mhz, 230w~, 51c e 101fps nessa cena. Desempenho stock com -70w ou 23% de redução de consumo e -5c)

ApYHCRB.jpg
 
Última edição:
O DLSS3 no seu caso é fundamental pra tirar o gargalo do 5600x em alguns jogos mais intensivos nesse quesito. Parabéns!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achei que vocês tavam brincando, mas que atrito feio :nps2: Enfim, vamos falar de coisas mais calmas, como por exemplo, como as placas de vídeo da AMD são uma merda e a NVIDIA é a escolha das pessoas com bom senso :yeah:



Postando isso aqui porque vai sair para VGAs da NVIDIA também (2xxx em diante). Isso é uma ótima notícia. Brincadeiras a parte, como fiz acima (não gosto de VGA deles mesmo, mas por outros motivos), a AMD pode ser desgraçada no patrocínio de alguns jogos (não que a NVIDIA não seja), mas as tecnologias FSR abertas são boas para todos, até para RTX 40XX em um jogo que possa ter FSR3 mas não o DLSS3 (provavelmente Starfield). O resto, mod resolve.

Se as empresas fizessem mais assim, e menos cartel para controlar preços altos com rumores e investimentos duvidosos (agora a moda da vez é desabastecer por causa da I.A), o mundo do hardware seria melhor.

Só resta ver na prática a qualidade. Que seja algo do tipo o FSR2, não é melhor do que o DLSS em qualidade, mas é aceitável. Que não seja um FSR1, pelo amor de Deus, porque aquilo é triste.
 


Postando isso aqui porque vai sair para VGAs da NVIDIA também (2xxx em diante). Isso é uma ótima notícia. Brincadeiras a parte, como fiz acima (não gosto de VGA deles mesmo, mas por outros motivos), a AMD pode ser desgraçada no patrocínio de alguns jogos (não que a NVIDIA não seja), mas as tecnologias FSR abertas são boas para todos, até para RTX 40XX em um jogo que possa ter FSR3 mas não o DLSS3 (provavelmente Starfield). O resto, mod resolve.

Se as empresas fizessem mais assim, e menos cartel para controlar preços altos com rumores e investimentos duvidosos (agora a moda da vez é desabastecer por causa da I.A), o mundo do hardware seria melhor.

Só resta ver na prática a qualidade. Que seja algo do tipo o FSR2, não é melhor do que o DLSS em qualidade, mas é aceitável. Que não seja um FSR1, pelo amor de Deus, porque aquilo é triste.

Nesse vídeo aí só a parte do FSR 2 performance q é ruim mesmo, borrada e sem definição, já o frame gen parece estar interessante, não vi tanto artefato. Só teremos que ver comparação de input lag dos profissionais reviewers.
 
Cheguei a boletar esse gabinete no ML da Pichau, mas acabei pegando o Aigo Darkflash c305 e não me arrependo. Gabinete top, MUITO espaçoso. O HX600 serviria muito bem tbm, aliás ele tem 1cm a mais de profundidade (largura na vdd), o que dá mais folga pra ajustar o cabo da GPU até o vidro lateral. Eu só desisti dele pq queria um full aquário (o HX é semi aquário hehe), mas com certeza vc estará bem servido com ele. E fora que ele é bem bonito.
Depois de muita pesquisa, acabei me decidindo pelo Dark Flash DLX 4000 na faixa de preço me parece o com melhor custo beneficio.

Peguei a versão mesh, não achei a venda a versão com vidro frontal :pepe: mas, a mesh achei mais interessante pelo fluxo de ar e capacidade de ventoinhas.


MESH

Pelo que vi no site, ele é modular, parece que dá para colocar a parte frontal de vidro comprando por fora.

Peguei pelo ML da Pichau, que da pra dividir!

Finalmente criei coragem mudei o setup de casa.

Adorei o DLX 4000 da Darkflash!

Espaço de sobra, aguardando chegar os 2x3 fan modular.

 
Última edição:

Amigo, uma pergunta, as fans dessa VGA são audíveis quando são acionadas com baixa/média carga na placa? Pergunto porque uma amiga pegou uma Galax 4070Ti EX e achei o barulho das fans bem perceptível, só fiquei na dúvida se são assim mesmo ou se seria algum defeito na placa dela.
 
Amigo, uma pergunta, as fans dessa VGA são audíveis quando são acionadas com baixa/média carga na placa? Pergunto porque uma amiga pegou uma Galax 4070Ti EX e achei o barulho das fans bem perceptível, só fiquei na dúvida se são assim mesmo ou se seria algum defeito na placa dela.
No meu caso, são bem silenciosas. Não sei se o projeto da 4070Ti é o mesmo, mesmo sendo da mesma linha da Galax.
 
Amigo, uma pergunta, as fans dessa VGA são audíveis quando são acionadas com baixa/média carga na placa? Pergunto porque uma amiga pegou uma Galax 4070Ti EX e achei o barulho das fans bem perceptível, só fiquei na dúvida se são assim mesmo ou se seria algum defeito na placa dela.
Ruído dos fans mesmo ou do rolamento? Lembro de gente reclamar aqui no thread sobre isso mas no fim era ruído de rolamento mesmo, no caso rolamentos dual-ball bearing que parece que a maioria dessas GPUs está usando, recomendo dar uma olhada se for isso porque aí pode ser perceptível em rotações baixas a depender se o gabinete/GPU ficam na mesa e portanto mais próximos do ouvido
 
Eu tava usando uma 2080Ti emprestada que tinha um cooler que parecia um aspirador. Então, sinceramente, estes não me incomodam. Mas agora vou trocar o cooler do processador por causa do 5800X3D, então Deus me proteja.
 
Pessoal, tem problema deixar o adaptador da Nvidia assim? indo para a lateral? infelizmente não consigo fechar o gabinete deixando os cabos pra baixo sem pressionar.
03mTYOZ.jpg
 
vq0rzO9_d.webp


Nunca pensei que eu encontraria um suporte de GPU que fosse combinar com a GPU e ainda esconder o cabo pci-e, recomendo demais o Deepcool ST500.
 
vq0rzO9_d.webp


Nunca pensei que eu encontraria um suporte de GPU que fosse combinar com a GPU e ainda esconder o cabo pci-e, recomendo demais o Deepcool ST500.
Caralho, filho. Parece um sanduiche de arrefecimento esse seu cooler. PC tá bruto.
 
Ruído dos fans mesmo ou do rolamento? Lembro de gente reclamar aqui no thread sobre isso mas no fim era ruído de rolamento mesmo, no caso rolamentos dual-ball bearing que parece que a maioria dessas GPUs está usando, recomendo dar uma olhada se for isso porque aí pode ser perceptível em rotações baixas a depender se o gabinete/GPU ficam na mesa e portanto mais próximos do ouvido

É do rolamento mesmo, achei eles bem audíveis mesmo quando as fans são acionadas com a placa em baixa/média carga 🤔 Quando a placa está em carga não se ouve mais o barulho porque é sobreposto pelo barulho do vento das fans. Bom, se é normal, tudo bem, de qualquer forma vou pedir pra ela ficar de olho, obrigado pelo esclarecimento 👍
 
Pessoal, tem problema deixar o adaptador da Nvidia assim? indo para a lateral? infelizmente não consigo fechar o gabinete deixando os cabos pra baixo sem pressionar.
03mTYOZ.jpg
Espero que seja provisório mas não tem problema, quando puder troque por um single.
 
Pessoal, recentemente adquiri uma RTX 4080, mas, ao fechar o gabinete, ficou meio apertado com o adaptador de energia dela. Ela tem uma folga, mas o fio bate no vidro. Será que dá algum problema? Se sim, vocês poderiam me recomendar algum adaptador de energia para a RTX 4080? Eu vi alguns relatos de que, dependendo do modelo, pode ser pior do que o da Nvidia e derreter. :pepe:

Se o vidro encosta no cabo mas não força ele, não tem problema.
O risco é quando ao fechar a lateral o vidro forçar o cabo.
Adaptador é o que vc já esta usando, se for trocar compre logo um cabo pra ligar direto na sua fonte ou troque a fonte por alguma que já seja atx 3.0

Isso que o fred falou, encostar não tem problema, você tem que saber se está pressionando com muita força em um espaço apertado.
 
Clock e tensão estão stock, só setei o fan em 50% fixos porque gosto de eliminar essa variável, assim quando usar nos dias mais frios e quentes tenho uma referência mais precisa, já que no auto vai ficar menor rotação em dias frios e maior em dias quentes por exemplo, e quando testar com OC e UV vou usar os mesmos 50% fixos, porque aí tenho certeza absoluta que a mudança de temperatura é só devido ao OC/UV, e não a uma possível variação de rpm

Dei uma olhada por cima e vi gente usando 950mv/2700mhz e 1000mv/2850mhz, provavelmente vou partir daí pra testar, e com os 1075mv stock deve chegar lá pros 3ghz, memórias a 4070ti fazia +1600, nessa não testei ainda mas devo começar com +1400-1500 de cara, aí costumo manter um perfil de UV/UC mais agressivo com OC de memória pra dar uma compensada (mal muda o consumo) e fica próximo ao desempenho stock mas puxando bem menos

Aí vai de cada um mas eu pessoalmente sempre faço 1-2 perfis de undervolt e 1 perfil de OC e só uso eles, undervolt melhora bastante a eficiência, e com OC (e as vezes UV junto) as vezes melhora o desempenho no mesmo consumo ou até com leve queda, vai um pouco de loteria mas pelas minhas últimas 5 GPUs o resultado sempre foi consistente, mesmo desempenho com 10-15% menos consumo (consequentemente temp/ruído), queda de <5%~ desempenho com 25-40% menos consumo e ganho de 7-8% de desempenho com OC, aí no OC não me apego ao consumo/temp, nas RTX 4000 tá meio diferente porque apesar de dizerem que o TDP é X, geralmente fica abaixo em jogos, nas gerações passadas ficava sempre cravado aqui no TDP máximo

EDIT: Chart legal que um user do Reddit fez da 4080 dele pra referência, mas foi no Superposition 1080p extreme. Eu pessoalmente passo longe de benchmark e testo direto nos jogos, mas esses resultados tendem a ser próximos e servem de base pra ter uma noção




EDIT: Abri o Plague Tale novamente pra testar rapidinho aqui, notei que pra 4080 a tensão mínima é de 940mv~, na 4070ti era 885mv se não me engano, e nas 3070 e anteriores conseguia usar valores até menores que isso, na 3080 por exemplo muita gente usava 800mv/1800mhz mas parece que a tensão mínima nessa geração (pelo menos esses modelos) é mais alta, uma pena, apesar de ainda dar pra usar o slider até 46% (147w se for 320w ou 170w se for 370w), e provavelmente se usar essa tensão mínima com underclock dá pra chegar num resultado parecido

De qualquer forma só um teste rápido aqui do UV, a refrigeração dessas placas tá muito superdimensionada, e meus resultados praticamente bateram com os seus @rdgcover , botei 10mv a mais e 60mhz a menos pra um teste rápido mas deu certinho -5c também kkk
Stock
2790mhz, 300w~, 56c e 101fps nessa cena

zTSKPoO.jpg



1000mv/2805mhz +1200 vram
2805mhz, 260w~, 53c e 105fps nessa cena

6SWRUQC.jpg


950mv/2700mhz +1200 vram
2700mhz, 230w~, 51c e 101fps nessa cena. Desempenho stock com -70w ou 23% de redução de consumo e -5c)

ApYHCRB.jpg

Não tenho essa paciencia toda, meti 200mhz, ficou de boa, depois coloquei +20 deu artefato e crashou..

Chega de emoção, vou acabar dando pt na placa. Aqui deu max 2930mhz no god of war, em outro game acho que chegaria a 2950mhz. No god of war é oque desce mais o clock.

Emfim, minha unidade veio na média, vou aceitar e seguir jogando... Depois do susto do artefato, acho que parei por aqui.. Não usei mais do q 10 minutos nenhum overclock, foi mais por curiosidade.
 
Não tenho essa paciencia toda, meti 200mhz, ficou de boa, depois coloquei +20 deu artefato e crashou..

Chega de emoção, vou acabar dando pt na placa. Aqui deu max 2930mhz no god of war, em outro game acho que chegaria a 2950mhz. No god of war é oque desce mais o clock.

Emfim, minha unidade veio na média, vou aceitar e seguir jogando... Depois do susto do artefato, acho que parei por aqui.. Não usei mais do q 10 minutos nenhum overclock, foi mais por curiosidade.

Qual sua placa?
 
Pra que fazer OC ou UV em um monstro desses? Perguntando porque ela já deve rodar tudo perfeitamente e a série 4xxx tem um dos blocos de refrigeração mais absurdos...
 
Não tenho essa paciencia toda, meti 200mhz, ficou de boa, depois coloquei +20 deu artefato e crashou..

Chega de emoção, vou acabar dando pt na placa. Aqui deu max 2930mhz no god of war, em outro game acho que chegaria a 2950mhz. No god of war é oque desce mais o clock.

Emfim, minha unidade veio na média, vou aceitar e seguir jogando... Depois do susto do artefato, acho que parei por aqui.. Não usei mais do q 10 minutos nenhum overclock, foi mais por curiosidade.
Essas placas não queimam tão fácil assim, ainda mais com a quantidade de refrigeração. Mas se não tem paciência, nem começa mesmo. Geralmente isso é a primeira coisa que eu calibro nas VGAs só por esporte. Por isso gosto deste modelo com 2KG de alumínio da minha 4070. É necessário? Não, mas é útil pra coisas assim.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo