[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

E o pior: é o que o Batman falou acima: NVIDIA não aprendeu e, em vez de sossegar o cu e usar um pouco mais de quantidade, vão adotar memórias mais rápidas que são muito menos importante do que tem uma sobra, aí vamos voltar pra estaca zero.

É foda. AMD como concorrente é necessária, mas tbm tá muito acomodada na minha opinião. Por lá, falam que "RTX é tudo frescura" e exaltam 24GB de VRAM até em placa de baixo desempenho que não tanka altas resoluções. Importante é cada um saber o que quer mesmo e fazer as próprias pesquisas.
É muito necessária como concorrente, mas eu acho que pra Nvidia talvezz começar a ser mais generosa aqui ou ali a AMD teria que pressionar beeeem mais, enquanto isso não acontecer não tem porque "dar as coisas de graça", foco de empresa é sempre lucrar e crescer e não ser bonzinho com público X, vendendo 12gb agora e talvez 16gb daqui 1-2 gerações a empresa pode vender 2 produtos e pra ela isso é melhor, seee houver uma competição mais acirrada aí quem sabe vemos as coisas darem um 180 e o consumidor sair ganhando, meio que como foi com Intel vs AMD, Intel só lançava refresh e manteve o core count até ter uma pressão mais forte de certa forma
 
Não, no começo da série 3000 só existiam módulos de 8Gb (1GB) GDDR6X. A 3080 10gb tinha 10 chips de memória, a 3090 tinha 24 (12 na frente e 12 no verso).

Os módulos de 2GB só surgiram na 3090ti, que tinham apenas 12 módulos em apenas um dos lados do pcb. As 4000 usam esses mesmos módulos (a 4090 continua com 12 chips).

GDDR6X não é padrão e é exclusivo de uma parceria da nvidia com a micron.

A Samsung tem memórias GDDR6W, que possuem o dobro de densidade que as GDDR6X (módulos de 32Gb/4GB), e são uns 5% mais rápidas, mas não conheço nenhum produto que faça uso.

A próxima geração de GPUs deve ser GDDR7 mesmo, nesse semestre essas memórias devem começar a serem fabricadas.


Eles seguem essa linha de pensamento nas placas de servidor/workstation, usam GDDR6 normal com o dobro da capacidade e com menor consumo de energia, porém mais lentas.
É mais uma questão de segmentação de mercado. Quer mais VRAM? Pague por uma placa profissional que custa 5~10x mais.

Prioridades, AMD tá pouco se lixando pro mercado consumidor de GPU, tá até pior que a Nvidia nesse sentido. Prioridade deles são as CPUs, GPUs pra HPC e produtos embarcados (tipo consoles).

Ainda pior então. Precisavam colocar 10 chips no PCB da 3080 com 1GB cada. Ou então 24 chips no caso dos 24GB da 3090.

As GDDR6 vc tem pente de quantos em quantos gigas? Já deve ter chip com 4GB né! Aí uma placa de 12GB bastariam colocar 3 chips no PCB. Correto? Ou então 4 chips em placas com 16GB. Ou 5 chips nas placas com 20GB. E 6 chips nas com 24GB. Bem mais simples e menos complexo que as GDDR6X.
 
É muito necessária como concorrente, mas eu acho que pra Nvidia talvezz começar a ser mais generosa aqui ou ali a AMD teria que pressionar beeeem mais, enquanto isso não acontecer não tem porque "dar as coisas de graça", foco de empresa é sempre lucrar e crescer e não ser bonzinho com público X, vendendo 12gb agora e talvez 16gb daqui 1-2 gerações a empresa pode vender 2 produtos e pra ela isso é melhor, seee houver uma competição mais acirrada aí quem sabe vemos as coisas darem um 180 e o consumidor sair ganhando, meio que como foi com Intel vs AMD, Intel só lançava refresh e manteve o core count até ter uma pressão mais ameaçadora de certa forma
Sim. Eu pessoalmente tenho um desgosto muito grande pela AMD em GPU, mas gosto dos processadores deles. Mas nem vou entrar nesse assunto, porque o povo aqui se exalta sobre VRAM, mas ainda todo mundo curte NVIDIA. Quando eu entro com as críticas pra Radeon, tinha nego querendo me pegar de porrada na rua (real) na época do fórum UOL.

Então, foda-se. Não ganho nada tentando convencer ninguém mesmo. Eles que se fodam :oremos:
 


Vamos ver o preço por aqui na bananalandia!
 
Uma pegando 2700~2685, outra pegando 2805~2835..

Essa sorte de silício é uma por**.. Se for pra pegar um silício ruim assim, porque pagam mais caro na ASUS...? :fire:



Essas plaquinhas vão custar em torno de 6 mil reais no Brasil, já tivemos 4070 ti por menos de 5k. Será que vale a pena pagar mil reais a mais, para 4gb e ~5% de performance? :limo:
 
É muito necessária como concorrente, mas eu acho que pra Nvidia talvezz começar a ser mais generosa aqui ou ali a AMD teria que pressionar beeeem mais, enquanto isso não acontecer não tem porque "dar as coisas de graça", foco de empresa é sempre lucrar e crescer e não ser bonzinho com público X, vendendo 12gb agora e talvez 16gb daqui 1-2 gerações a empresa pode vender 2 produtos e pra ela isso é melhor, seee houver uma competição mais acirrada aí quem sabe vemos as coisas darem um 180 e o consumidor sair ganhando, meio que como foi com Intel vs AMD, Intel só lançava refresh e manteve o core count até ter uma pressão mais forte de certa forma

E o que vc me diz da RTX3050 6GB que deve ser lançada daqui uns dias?

A Nvidia insistir nos 6GB até hoje é dose de mais né! A RTX2060 6GB mesmo era inferior a GTX1080 8GB. Aí nesse caso nem tinha como chamar a 2060 de 1080 com RT como o pessoal costumava chamar a GTX1080Ti em relação a RTX2080. Pois vc tinha a memória capada.
 
As GDDR6 vc tem pente de quantos em quantos gigas?
Até onde sei só tem de 1 e 2GB também.
Já deve ter chip com 4GB né!
Não que eu saiba.
Aí uma placa de 12GB bastariam colocar 3 chips no PCB. Correto? Ou então 4 chips em placas com 16GB. Ou 5 chips nas placas com 20GB. E 6 chips nas com 24GB. Bem mais simples e menos complexo que as GDDR6X.
Vc tá ignorando o detalhe do barramento de memória. Cada módulo de memória tem uma interface de 32bit, se usarmos 1 chip por canal vc teria apenas 96 bits na sua GPU de 12GB, 128 na sua de 16GB, e por aí vai, iria jogar o desempenho pro buraco.
Uma comparação similar seria se vc prefere 32gb de RAM em um único pente em single channel, ou 2x16gb em dual channel. Creio que a maioria das pessoas iria escolher o segundo.
 
Placa estranha, 10% mais CUDA e 33% mais banda pra 4-5% de ganho. Parece que Nvidia amarrou a placa no TDP pra não encostar demais da 4080. Decepcionante.



No Alan Wake é praticamente 20% a mais de performance. Placa doida, será que tem a ver com driver? Nos outros é entre 5~10% q é ridiculo.
 


No Alan Wake é praticamente 20% a mais de performance. Placa doida, será que tem a ver com driver? Nos outros é entre 5~10% q é ridiculo.

Performance é uma questão de gargalos. A diferença em CUDA Cores é pequena, o que realmente teve um upgrade acabou sendo o conjunto VRAM/Bandwidth/ROPs. Se o jogo não demandar, o ganho fica limitado aos CUDAs. E pelo visto a 4070Ti é uma placa razoavelmente equilibrada.
 


No Alan Wake é praticamente 20% a mais de performance. Placa doida, será que tem a ver com driver? Nos outros é entre 5~10% q é ridiculo.

Acho que vai depender muito do jogo. Se o jogo precisar mais de vram, ou for guloso em termos de banda de memória, aí vai ter uma diferença feito essa daí do alan wake. Caso contrário, o gargalo vai ficar nos cores mesmo, com 10% a mais isso só daria 10% a mais de desempenho no melhor dos casos, na prática fica em uns 5% mesmo.
 
Então man,duvido muito que a super ti vá vir por 5k,a que eu vou pegar ta 5k no pix/boleto e parcelado sai quase 6k.
Olha, hoje eu compraria uma 4070TIS ou 4080S, mais pela questão da memória (em relação as de 12GB).
Acho que 4070TIS vai bater uns 5500,00, mas não vai ser agorinha.

De qualquer forma, dentro da realidade que estamos, a 4070TI da Galax a 5K não está ruim.
 
Uma pegando 2700~2685, outra pegando 2805~2835..

Essa sorte de silício é uma por**.. Se for pra pegar um silício ruim assim, porque pagam mais caro na ASUS...? :fire:



Essas plaquinhas vão custar em torno de 6 mil reais no Brasil, já tivemos 4070 ti por menos de 5k. Será que vale a pena pagar mil reais a mais, para 4gb e ~5% de performance? :limo:

Eu já desanimei da 4070 TiS, só se vier num preço bom, o que eu duvido....agora ver a 4080S, se for decepcionante tb ai pegar a 4070S mesmo....
 
No lançamento. Depois que os preços normalizarem nem vai ser tão decepcionante assim. Pois manteve o mesmo valor da RTX4070Ti. Ou seja vc paga os mesmos U$800 e leva 4GB a mais de memória para a casa de brinde. Além de uma performance a mais.

Mas a diferença entre a 4070 Vs 4070S ficou maior mesmo. Mas nesse caso vc já tem a 4070 Normal custando menos do que a 4070S.

Agora o grande "custo benefício" chama-se 4080S. Por mil dólares vc leva uma placa com 16% a menos de performance que uma 4090 de U$1.600. São U$600 dólares de diferença. Fora que é melhor que a 4080 que custava U$1.200.
se os preços normalizarem totalmente, ou seja a 4070 super custar 3.800 reais, e a 4070ti super custar 5.000 reais, começo a pensar que a 4070 super vai ser um custo benefício melhor
 
Decepcionante o desempenho da 4070 TI Super, muito abaixo do que eu esperava.
Depois dessa eu não me surpreenderia se a 4080 Super viesse com desempenho medriocre.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

se os preços normalizarem totalmente, ou seja a 4070 super custar 3.800 reais, e a 4070ti super custar 5.000 reais, começo a pensar que a 4070 super vai ser um custo benefício melhor

Eu estava pensando em saltar para a 4070 TI Super, mas já vi que a 4070 Super mesmo com seus 12GB, ainda é a melhor pedida no custo beneficio.

Estou rodando tudo super bem aqui, os frames mais baixos que peguei até o momento foram 96FPS no BF2042 com absolutamente tudo no máximo, maior parte do tempo está acima de 116FPS com picos de 154FPS.

Não poderia desejar mais de uma placa nessa faixa de preço.

Acredeito que você esteja certo sobre a Super não Ti, também acho que vai ser a mais vendida da série Super.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha, hoje eu compraria uma 4070TIS ou 4080S, mais pela questão da memória (em relação as de 12GB).
Acho que 4070TIS vai bater uns 5500,00, mas não vai ser agorinha.

De qualquer forma, dentro da realidade que estamos, a 4070TI da Galax a 5K não está ruim.

Lembro de quando comprava um placa topo de linha por menos de 2.5k, aquilo sim era vida :)
 
Última edição:
Não entendo porque tanta gente estava com as expectativas lá em cima sobre ganhos de desempenho, já se sabiam as specs/estimativas há um bom tempo e a 4070 Super já lançou faz 1 semana e é algo a mais pra se basear, não vai acontecer nenhuma mágica ou algo super diferente pra 4080 Super, vai ser uns 5% melhor estourando e olhe lá, o mais interessante nessa é a redução de $200 do MSRP, desempenho vai ser efetivamente igual a 4080 mesmo
 
Pois é, 2.5k, no maximo 3k num modelo custom P0rn edition. Conseguimos chegar nos 10k numa vga top :facepalm:
 
Não entendo porque tanta gente estava com as expectativas lá em cima sobre ganhos de desempenho, já se sabiam as specs/estimativas há um bom tempo e a 4070 Super já lançou faz 1 semana e é algo a mais pra se basear, não vai acontecer nenhuma mágica ou algo super diferente pra 4080 Super, vai ser uns 5% melhor estourando e olhe lá, o mais interessante nessa é a redução de $200 do MSRP, desempenho vai ser efetivamente igual a 4080 mesmo
confesso que esperava ela encostar na 4080 sim, já que ela vai ser extinta
 
Estou vendo uns posts seus aqui sobre as novas VGAs, e realmente concordo com algumas coisas, mas eu percebo (na minha opinião, pode não ser nada disso que vou falar) que parece que você está preocupado / magoado com o lançamento de novas placas, tendo investido caro, recentemente, na sua 4070 TI (eu já falava sobre ela quando eu tinha a 4070 normal).

Sinceramente, uma opinião minha sobre isso. Se não concordar com nada, apenas descarte. Compro VGA de alto desempenho desde 2011, e monto PC desde 2006. Já comprei uma GTX 780 AMP duas semanas antes de anunciarem a GTX 970 e a 980, e desvalorizou metade do valor em menos de um mês (não tinha confirmação do anúncio das placas, com dia e horário, na época, e eu arrisquei e me fudi). Então, sei muito bem como é frustrante comprar algo caro, para ver algo mais barato e melhor em seguida, mesmo que seja pouca diferença.

E até concordo que a cada geração a NVIDIA provavelmente apelará para um DLSS novo e exclusivo para justificar cada nova série, sendo que já já todas as 4XXX estarão, de certa forma, defasadas. PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, eu sei que é fácil falar isso e difícil colocar em prática, mas desencana e se diverte. Nossas placas poderão ficar defasadas em breve, como todas que chegaram antes, mas mercado de PC é assim, então, ou fica de boa com isso (e não precisa trocar sempre que quiserem que você troque), ou é melhor desencanar desses assuntos pra não passar estresse.

Dica de amigo aqui, e não por causa do seu post agora, mas no geral que vejo seu. É óbvio que 16GB de VRAM, a médio prazo, fará diferença comparado com 12GB. Hoje pode ter poucos jogos, mas a 3070 perdeu valor e desempenho muito mais rápido por ter pouca VRAM. De toda forma, isso não quer dizer que a placa virará peso de papel depois disso. Sempre tem como dar um jeito, se não quiser (ou puder) trocar a placa e ainda continuar jogando de boa.

A própria 3070 roda Alan Wake 2, sem Ray Tracing, claro, mas muito melhor do que o PS5. Então, não é questão de "não olhar os pontos negativos", mas não ficar pilhados neles, senão a diversão que a gente paga tão caro se esvai. E o mesmo vale para as placas de 16GB, pois o próximo passo de VRAM depois disso são as de 20GB, logo, na NVIDIA, só o pessoal da 4090 está de boa quanto a isso por mais tempo.

É uma bosta? É. Mas faz parte do jogo. Se isso estiver perturbando demais, eu focaria só em console, que tem uma versão Pro a cada 3 ou 4 anos, no máximo, e pronto. Fica mais tranquilo - já tentei fazer isso e não curti, mas aí é coisa minha.

Concordo com tudo amigo. N vou entrar mto em detalhes se n o pessoal vai falar q estou choramingando mas esta certo.


No Alan Wake é praticamente 20% a mais de performance. Placa doida, será que tem a ver com driver? Nos outros é entre 5~10% q é ridiculo.

20%?

Em 4k teve um ganho de 4fps


Eu imaginava q o desempenho n seria mto superior, ja falava antes mesmo dos Benchs, só n esperava q seria assim. Com over a 4070 Ti consegue um ganho de 7fps no Alan Wake 2.

No Cyberpunk a diferença é ainda menor, com um ganho de miseros 3fps.

A diferença entre as 2 é um overclock literalmente. N sei se isso pode mudar com novos drivers.
 
Última edição:
se os preços normalizarem totalmente, ou seja a 4070 super custar 3.800 reais, e a 4070ti super custar 5.000 reais, começo a pensar que a 4070 super vai ser um custo benefício melhor

Na verdade já tem 4070S por um pouco a mais que 4K. As 4070 Normais demoraram a chegar abaixo dos 4K.

A 4070TIS deve encontrar pelo valor da 4070Ti também. Mas por 5K acho difícil encontrar. Pois a 4070Ti só agora que chegou nesse patamar.

Só lembrando que teve gente pegando a 4080 por menos de 7K. Logo uma 4080S deve ser encontrada nessa mesma faixa de preço. Mas só lá para o final do ano para isso acontecer.
 
Na verdade já tem 4070S por um pouco a mais que 4K. As 4070 Normais demoraram a chegar abaixo dos 4K.

A 4070TIS deve encontrar pelo valor da 4070Ti também. Mas por 5K acho difícil encontrar. Pois a 4070Ti só agora que chegou nesse patamar.

Só lembrando que teve gente pegando a 4080 por menos de 7K. Logo uma 4080S deve ser encontrada nessa mesma faixa de preço. Mas só lá para o final do ano para isso acontecer.
sim sim, o problema é que é só sucata da inno3d, mas em breve deve cair pra 3800, 3700 as dual fans de marcas decentes, eu to achando que vou acabar indo nela em uma msi ou galax mesmo
 
Concordo com tudo amigo. N vou entrar mto em detalhes se n o pessoal vai falar q estou choramingando mas esta certo.




20%?

Em 4k teve um ganho de 4fps


Eu imaginava q o desempenho n seria mto superior, ja falava antes mesmo dos Benchs, só n esperava q seria assim.

Idem. Esperava mais próximo da 4080 do que isso. Pelo jeito só a 4080 Super vai ser a substituta mesmo, e se seguir a premissa da Ti Super, desse nível aí. Pelo menos a queda de preço foi boa.
 
Pois é, 2.5k, no maximo 3k num modelo custom P0rn edition. Conseguimos chegar nos 10k numa vga top :facepalm:

Até os consoles subiram absurdamente. Lembro que um Xbox One S que até leitor de Blu Ray 4K possuía(coisa que nem o PS4 Pro possui)vc encontrava por R$1.200 por aqui. E lá fora custava U$300.

Depois compara o valor das seguintes placas que vc vai ver o tanto que foram subindo:

GTX660/760/960/1060/2060/3060/4060

GTX670/770/970/1070/2070/3070/4070

Eu já tive as GTX660Ti/GTX970/GTX1070/RTX3060Ti.

A RTX3060Ti foi a placa mais cara que eu já tive. Custava U$400 lá fora e eu paguei 3K de Reais aqui.

Agora vou ter que gastar 4.2K em uma 4070S que custa U$600 lá fora.

Ou então gastar 3.8K em uma 4070 Normal que custa U$550 lá fora.

É triste a realidade. Mas fazer o que né!

Até o PS5 Base com Leitor que esteve por 3.4K de Reais no último Black Friday estava com custo benefício bem melhor que dessas VGAS. E isso que o console custa U$500 lá fora e é um verdadeiro trambolho. Logo vc tem mais despesas com frete. Pois volume e peso também entra nessa jogada.
 
sim sim, o problema é que é só sucata da inno3d, mas em breve deve cair pra 3800, 3700 as dual fans de marcas decentes, eu to achando que vou acabar indo nela em uma msi ou galax mesmo
O que te faz acreditar nisso?

Eu to quase fechando uma GALAX 4070, só to na dúvida entre dual e triple. Tem um ganho considerativo a diferença de configuração?
__________

Vendo toda essa conversa percebi que é o suficiente mesmo: não tenho intenção de rodar 4k (e mesmo assim ela tanka de leve) e para sair dos 12Gb o salto é muito maior do o que eu estou disposto a dar.

Dual ou triple?

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo