[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Cada um queima seu $$$ como quiser, já gastei muito também com trocas de VGA de mesma gen, puro consumismo, só não foi 100% dinheiro jogado no lixo porque eu podia dizer que tinha uma placa xx80 (placa oitenta com trezentoseoitentequatrobits) pra dizer a mim mesmo que meu PC era parrudão.

Depois que me desvencilhei dessa neura, já basta aqui manter a fluidez dos 60fps, não me importo com RT pois não vejo diferença durante o gameplay, no caso rodo tudo na 3070 "lixosa com seus 8GB", se eu resolvesse pegar uma 4090 hoje em dia, provavelmente eu entraria em depressão.
Tu não vê diferença com Ray Tracing do Cyberpunk durante o Gameplay? Realmente é o que eu falei da métrica própria de cada um. Gráficos parrudos é um dos motivos que ligo no PC, até hoje lembro do PhysX dos cabelinhos do Geralt que nunca chegaram aos consoles. Eu curto, era o meu Ray Tracing daquela época, e antes disso o PhysX do Batman Arkham e do Máfia.

A 3070 foi uma das piores placas que tive o desgosto de ter na vida. Me dá tristeza só de lembrar da degradação de FPS pela VRAM, em jogos leves, como Forza Horizon 5. Simplesmente não servia para nada que eu queria. Era melhor eu ter ficado só no PS5. Mas isso não muda o fato que é ótima para quem não liga para RTX, como você.

Acho impressionante como não entra na cabeça de vocês que as pessoas tenham gostos diferentes, e se você só "ligava de falar para você mesmo que tinha um PC parrudão", com o outro pode não ser assim e ter outras coisas importantes. Fórum de internet é uma pérola com essas coisas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nvidia lança RTX Video HDR, que transforma videos SDR em HDR usando IA​


Juntamente com o lançamento da nova GPU RTX 4070 Ti Super da empresa, a Nvidia anunciou o RTX Video HDR. O novo recurso de nível de driver aproveita os núcleos Tensor nas placas gráficas RTX e permite aos usuários ver cores HDR em vídeos que foram originalmente filmados em SDR, melhorando teoricamente a qualidade visual gratuitamente.

Disponível com os drivers 551.23 Game Ready mais recentes da Nvidia, o RTX Video HDR é mais uma tecnologia alimentada por IA da Nvidia que busca melhorar a aparência dos vídeos.

No ano passado recebemos Video Super Resolution, que é essencialmente DLSS, mas para vídeos, e parece que a Nvidia não estava apenas fazendo um truque único como um projeto paralelo.

Depois de instalar o driver 551.23, conseguimos encontrar o recurso RTX Video HDR no Painel de controle da Nvidia no menu “Ajustar configurações de imagem de vídeo”; a opção foi simplesmente rotulada como “High Dynamic Range”, que é o que significa HDR. É uma pena que o RTX Video HDR só esteja acessível em um programa muito desatualizado com uma interface de usuário da época do Vista – espero que ele também chegue ao aplicativo GeForce Experience mais moderno.

Conseguimos ativar o RTX Video HDR no Microsoft Edge e no Google Chrome. E vi uma diferença muito notável entre o conteúdo SDR normal e quando o RTX Video HDR estava ativado. As cores nos vídeos do YouTube ficaram mais brilhantes e menos desbotadas – exatamente como seria de esperar do HDR – e nada parecia particularmente errado. Isso foi em um HP X27q, que nem é um monitor HDR particularmente sofisticado.

Considerando que o RTX Video HDR parece funcionar mais ou menos conforme o esperado e é compatível com todas as GPUs RTX – desde a série RTX 20 – não parece haver motivo para não ativá-lo se você tiver um monitor HDR. Porém, testes mais completos podem revelar quaisquer deficiências do novo recurso de IA da Nvidia.

À medida que o hardware de IA prolifera cada vez mais, podemos esperar ver mais desses tipos de recursos da Nvidia e de outras empresas, como Intel e AMD, que estão trabalhando em suas próprias versões de Video Super Resolution. No momento, porém, a Nvidia permanece incontestada em suas soluções baseadas em IA para melhorar a resolução e a cor de vídeos online.

Isso é tipo o AutoHDR da MS, só que melhor?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caralho, que interessante esse RTX Video HDR. Testei na C1 e no meu monitor, e é legal a diferença. Junto com o Super Resolution fica bem bacana. Precisei atualizar Chrome pra funfar. É desse tipo de coisa que gosto da NVIDIA, principalmente quando não amarram isso numa série nova de GPU.
 
Última edição:
Tu não vê diferença com Ray Tracing do Cyberpunk durante o Gameplay? Realmente é o que eu falei da métrica própria de cada um. Gráficos parrudos é um dos motivos que ligo no PC, até hoje lembro do PhysX dos cabelinhos do Geralt que nunca chegaram aos consoles. Eu curto, era o meu Ray Tracing daquela época, e antes disso o PhysX do Batman Arkham e do Máfia.

A 3070 foi uma das piores placas que tive o desgosto de ter na vida. Me dá tristeza só de lembrar da degradação de FPS pela VRAM, em jogos leves, como Forza Horizon 5. Simplesmente não servia para nada que eu queria. Era melhor eu ter ficado só no PS5. Mas isso não muda o fato que é ótima para quem não liga para RTX, como você.

Acho impressionante como não entra na cabeça de vocês que as pessoas tenham gostos diferentes, e se você só "ligava de falar para você mesmo que tinha um PC parrudão", com o outro pode não ser assim e ter outras coisas importantes. Fórum de internet é uma pérola com essas coisas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Vc é como eu, joga pelos gráficos rs n aceito ter q baixar alguma config no menu gráfico, pirava na tecnologia physX, e pra mim hj tem q ter Ray Tracing no máximo se possível. Essa foi a primeira geração q eu comprei uma XX70, todas as anteriores tive 80 Ti. Na anterior comecei com 3080 Ti e terminei com 3090. Na anterior tinha 2080 Ti e na anterior tinha Sli 1080 Ti. E foi um dos motivos que abandonei os consoles, nessa geração ainda tentei com o Xbox Series X e PS5 mas acabei vendendo ambos por n aceitar seus jogos com gráficos capados e mto aquém dos PCs.
 
Vc é como eu, joga pelos gráficos rs n aceito ter q baixar alguma config no menu gráfico, pirava na tecnologia physX, e pra mim hj tem q ter Ray Tracing no máximo se possível. Essa foi a primeira geração q eu comprei uma XX70, todas as anteriores tive 80 Ti. Na anterior comecei com 3080 Ti e terminei com 3090. Na anterior tinha 2080 Ti e na anterior tinha Sli 1080 Ti. E foi um dos motivos que abandonei os consoles, nessa geração ainda tentei com o Xbox Series X e PS5 mas acabei vendendo ambos por n aceitar seus jogos com gráficos capados e mto aquém dos PCs.
Tinha um Series X tbm e vendi por isso. E o bom é que eu e você estamos felizes, não precisamos ir no tópico de coisas que "não gostamos" pra ficar perdendo tempo. Quem tá feliz, aproveita o que tem e não enche o saco.

Cada um com seu hobby e pronto. Seria mais barato eu não ligar pra gráfico, mas em contrapartida, não ligo pra tanta coisa que ligam por ai. Normal.
 
NVIDIA lança tecnologia RTX Video HDR, transformando vídeos SDR em HDR


"O High Dynamic Range agora pode ser adicionado em tempo real por meio de um recurso da NVIDIA chamado RTX Video HDR. Esta é uma atualização do NVIDIA RTX Video Upscaling, uma tecnologia que funciona no nível do driver para aprimorar o vídeo, aumentando sua resolução. Agora, a NVIDIA está se concentrando em vídeos SDR, que muitas vezes podem não parecer tão impressionantes em monitores HDR. A NVIDIA afirma que isso é conseguido graças ao poder dos núcleos Tensor, que fazem parte de todas as GeForce RTX 20 e GPUs mais recentes. Isso também significa que a tecnologia não funcionará na série GTX. A NVIDIA afirma que sua tecnologia RTX Video HDR fornecerá “cores mais vivas e dinâmicas e preservará detalhes intrincados” que de outra forma seriam perdidos devido à compactação de vídeo.

A tecnologia SDR para HDR parece nada mais do que sofisticado mapeamento de tons inversos (alimentado por IA) para conteúdo SDR. Por enquanto, parece funcionar apenas em navegadores de Internet baseados em Chromium: Google Chrome e Microsoft Edge. Isso significa que os vídeos podem ser convertidos automaticamente para conteúdo HDR, desde que sejam reproduzidos nos navegadores. Mas a tecnologia RTX Video Upscaling também é suportada por reprodutores de vídeo VLC e MPC-BE. Infelizmente, ambos parecem não ter suporte para o recurso HDR, pelo menos por enquanto.

O conteúdo HDR não é para todos, muitos dos monitores compatíveis com HDR simplesmente não oferecem a mesma experiência. A NVIDIA está confirmando que sua tecnologia funciona com todos os monitores compatíveis com HDR-10, mas não há recomendação ou requisito para as especificações VESA DisplayHDR. Normalmente, monitores com brilho máximo de 600 nits são considerados o ponto de entrada para conteúdo HDR, portanto, nenhum dos monitores DisplayHDR 400 se beneficiará dessa tecnologia."



Para ativar RTX Video HDR e Video Super Resolution em qualquer monitor compatível com HDR10:
1- Baixe e instale o driver Game Ready ou Studio Ready disponível mais recente
2- Certifique-se de que os recursos HDR do Windows estejam ativados em Sistema > Tela > HDR
3- Abra o Painel de controle NVIDIA clicando com o botão direito na área de trabalho
4- Navegue para Ajustar configurações de imagem de vídeo no painel de navegação esquerdo do aplicativo
5- Marque “Super Resolução” e “Alta Faixa Dinâmica”

Testei aqui e é maravilhoso. Elimina aquele problema dos pretos cinzas (raised blacks) que tem em vídeos SDR enquanto o HDR do windows está ativado.
 


saporra funciona mesmo cara

9bd.gif
 
.
 
Tu não vê diferença com Ray Tracing do Cyberpunk durante o Gameplay? Realmente é o que eu falei da métrica própria de cada um. Gráficos parrudos é um dos motivos que ligo no PC, até hoje lembro do PhysX dos cabelinhos do Geralt que nunca chegaram aos consoles. Eu curto, era o meu Ray Tracing daquela época, e antes disso o PhysX do Batman Arkham e do Máfia.

A 3070 foi uma das piores placas que tive o desgosto de ter na vida. Me dá tristeza só de lembrar da degradação de FPS pela VRAM, em jogos leves, como Forza Horizon 5. Simplesmente não servia para nada que eu queria. Era melhor eu ter ficado só no PS5. Mas isso não muda o fato que é ótima para quem não liga para RTX, como você.

Cara, mas tu presta atenção em RT On/Off durante o tiroteio? É que tem coisas subjetivas, mas tem outras que realmente são demência do pessoal, mas claro, se quiserem curtir essa demência, aí fazer o quê, estão no seu direito, mas é certo que FOMO nunca fez bem a ninguém.
Essa degradação no forza só acontece se tu setar no talo do absoluto, aqui em 1440p rodo liso ele sem RT, a diferença é zero.
Poderia ter mais VRAM, mas hoje acho que ela está balanceada, ela não vai rodar tudo no talo de qq forma, vai ter que diminuir o grafico, portanto o uso da VRAM também vai baixar
 
Última edição:
Testei ontem o recurso de RTX HDR, porém como o meu monitor é HDR 400 apenas achei que ficou com muito brilho e deixou muito saturada a imagem, infelizmente não consigo gostar do HDR em monitores. Talvez os OLED se saiam melhor com essa tecnologia, mas IPS fica o suco do lixo principalmente no Windows. Recomendo usar somente o VSR por enquanto.
 
Cara, mas tu presta atenção em RT On/Off durante o tiroteio?
Só pra me meter, nem fui chamado... Mas é meio complicado esta parte do argumento, não?
Se for seguir essa linha, dá pra jogar tudo no médio sem RT/PT e sequer precisar pensar em adquirir algo melhor. Arrisco até dizer que sob essa ótica, somos quase todos dementes aqui. :vish:

Pessoalmente, não preciso jogar as coisas no talo do talo, mas se eu quisesse jogar sem RT/PT mesmo, eu sequer cogitaria estar saindo da 3060Ti pra jogar em 1440p. Porém dá pra ir além: se for pra jogar igual console, eu jogo no PS5. :haha:
 
Só pra me meter, nem fui chamado... Mas é meio complicado esta parte do argumento, não?
Se for seguir essa linha, dá pra jogar tudo no médio sem RT/PT e sequer precisar pensar em adquirir algo melhor. Arrisco até dizer que sob essa ótica, somos quase todos dementes aqui. :vish:

Pessoalmente, não preciso jogar as coisas no talo do talo, mas se eu quisesse jogar sem RT/PT mesmo, eu sequer cogitaria estar saindo da 3060Ti pra jogar em 1440p. Porém dá pra ir além: se for pra jogar igual console, eu jogo no PS5. :haha:

Ué, mas a questão é essa, DÁ. Se tu põe o jogo no médio, e a diferença é pouca ou não nota diferença, por que não? Agora, se vc tem FOMO por não estar no talo, é outra história.

Até pra demência tem que haver um contexto, se tu diz que gosta de RT/PT e nunca fica parado apreciando o jogo ou tirando print, ou nem mesmo aprecia o hardware parrudo que tem ao lado, tu jogou dinheiro no lixo, isso vai além do que é subjetivo.
 
Última edição:
Ué, mas a questão é essa, DÁ. Se tu põe o jogo no médio, e a diferença é pouca ou não nota diferença, por que não? Agora, se vc tem FOMO por não estar no talo, é outra história.
Acho que FOMO nem seria o termo mais adequado pra este caso. Mas entendi o que você quis dizer e reitero: se for pra jogar igual console, eu tenho um aqui que vai me oferecer algo parecido com o preset médio do PC. Sequer estaria cogitando jogar as coisas no PC. Pra mim, jogar no PC é ter essa capacidade de ir além em qualidade, tecnologia e frames.
Agora, se tu consideras isso demência, burrice, jogar dinheiro fora... Quem sou eu pra dizer o contrário.
 
Acho que FOMO nem seria o termo mais adequado pra este caso. Mas entendi o que você quis dizer e reitero: se for pra jogar igual console, eu tenho um aqui que vai me oferecer algo parecido com o preset médio do PC. Sequer estaria cogitando jogar as coisas no PC. Pra mim, jogar no PC é ter essa capacidade de ir além em qualidade, tecnologia e frames.
Agora, se tu consideras isso demência, burrice, jogar dinheiro fora... Quem sou eu pra dizer o contrário.
Então você não entendeu.
 
Ué, mas a questão é essa, DÁ. Se tu põe o jogo no médio, e a diferença é pouca ou não nota diferença, por que não? Agora, se vc tem FOMO por não estar no talo, é outra história.

Até pra demência tem que haver um contexto, se tu diz que gosta de RT/PT e nunca fica parado apreciando o jogo ou tirando print, ou nem mesmo aprecia o hardware parrudo que tem ao lado, tu jogou dinheiro no lixo, isso vai além do que é subjetivo.

This...

Uns anos atras eu comprei a VGA top da época só pra rodar o joguinho mais legal até então com as ultimas techs habilitadas, depois de zerar o game fui brincar com mods, quando abri as configs do jogo ví que eu tinha zerado o game com as techs desabilitadas e até as sombras que é uma coisa que mais gosto estavam no medio....
Aí vem maluco dizendo que isso não é doença? :limo:

Deste então revi meus conceitos, gosto de hardware tbm, mas peso bem se algo vai ou não me dar de verdade uma experiência melhor.
 
Cara aqui eu coloco o forza 5 no 4k tudo no alto na 3070 e tá td bem , o importante é jogar , só vou pensar em placa na próxima geração, acho interessante que tem condições de ficar comprando sempre mas , convenhamos que a maior parte dos jogos hj só fica bom depois de uns 6 meses
 
Para mim é como dia e noite a diferença entre Path Tracing vs Ray Tracing assim como Ray Tracing vs Rasterização

tanto faz onde está, no meio da ação, comendo sanduíche, lendo jornal e etc.

Eu também percebo diferença com HDR ON e OFF sem precisar colocar lado a lado, ou ligar/desligar.

Então para mim faz bastante diferença.
 
Então para mim faz bastante diferença.
Esse é basicamente o meu ponto desde o começo... Há quem realmente tenha uma percepção.... "diferenciada"? (vulgo doente). :coolface:

Eu mesmo joguei AW2 com e sem RT+PT (mesmo com os frames caindo horrores) e a diferença sempre esteve ali. Só que screenshots não fazem jus ao percebido durante a jogatina.
Por sinal, como já falei, eu abro mão de um preset "ultra" pra ganhar uns bons fps sem maiores prejuízos no quesito gráfico. Porém já esta ficando difícil abrir mão especificamente de RT/PT. Tá chegando em patamares bem interessantes e olha que eu achava o RT lá nos primeiros jogos disponibilizados bem dispensável.
 

Varejista revela quais placas GeForce RTX 4080 SUPER serão lançadas na NVIDIA MSRP​


GeForce RTX 4080 SUPER na Alemanha a partir de € 1.109​

A NVIDIA definiu o preço oficial do RTX 4080 SUPER em US$ 999, mas na Europa esse preço é um pouco mais alto devido aos impostos sobre vendas incluídos. Para a Alemanha, a NVIDIA confirmou agora o preço sugerido de € 1.109.

RNHgQdI.png


varejista alemão Notebooksbillger já listou diversas placas RTX 4080 SUPER com preços oficiais. Embora o botão de pré-encomenda esteja atualmente inativo, espera-se que ele entre no ar na próxima semana, pouco antes de o cartão ser oficialmente colocado à venda.

A notícia positiva é que o RTX 4080 SUPER contará com pelo menos seis modelos listados no NVIDIA MSRP, todos sem overclock de fábrica. A Gigabyte planeja oferecer dois modelos Windforce por esse preço, enquanto a Inno3D apresentará seu modelo X3, que não faz parte da série iChill. No momento, a Palit não tem nenhuma placa MSRP disponível, mas ambos os SKUs listados são variantes com overclock. Palit confirmou que SKUs sem overclock estão em desenvolvimento. Na série ZOTAC, uma edição Trinity Black sem overclock estará disponível no NVIDIA MSRP.

Preços do RTX 4080 SUPER na Alemanha​

  • GIGABYTE Aero OC: € 1.169,00 Modelo MSRP
  • GIGABYTE Gaming OC: € 1.159,00
  • GIGABYTE WindForce 16G: € 1.109,00 Modelo MSRP
  • GIGABYTE WindForce 16G V2: € 1.109,00 Modelo MSRP
  • GIGABYTE AORUS MASTER 16G: € 1.249,00 Modelo MSRP
  • Inno3D ICHILL X3: 1.169,00€
  • Inno3D X3: modelo MSRP de € 1.109,00
  • PALIT GamingPro OC: 1.149,00€
  • PALIT JetStream OC: 1.149,00€
  • EDIÇÃO ZOTAC Trinity BLACK: € 1.109,00 Modelo MSRP
  • EDIÇÃO BRANCA ZOTAC Trinity OC: € 1.149,00
A placa mais cara listada pelo varejista é a AORUS Master, o carro-chefe da Gigabyte com design de cooler de quatro slots. A empresa está pedindo € 140 extras sobre o NVIDIA MSRP para esta placa. Se este custo extra é justificado permanece incerto até que as revisões sejam publicadas na próxima semana. Vale acrescentar que as análises deste modelo específico estão programadas para entrar no ar no mesmo dia do lançamento do SKU, que é 31 de janeiro.

w2MSiSw.png


O RTX 4080 SUPER possui 10.240 núcleos CUDA e está equipado com 16 GB de memória GDDR6X. O aumento de 5% na contagem de núcleos vem acompanhado de uma memória mais rápida, atingindo agora 23 Gbps, a velocidade de memória mais alta da série Ada. A atualização das especificações da terceira placa RTX 4080 SUPER é a mais moderada entre todos os SKUs. Porém, vale ressaltar que este é o único cartão lançado com preço inferior ao SKU original.

Fonte: Notebooksbilliger
 
Para mim é como dia e noite a diferença entre Path Tracing vs Ray Tracing assim como Ray Tracing vs Rasterização

tanto faz onde está, no meio da ação, comendo sanduíche, lendo jornal e etc.

Eu também percebo diferença com HDR ON e OFF sem precisar colocar lado a lado, ou ligar/desligar.

Então para mim faz bastante diferença.

Já pensou em usar esse dom? Dá pra ganhar uma boa $$$ com esse olho biônico.


Em fim, tbm acho, principalmente quando pegam as melhores partes com melhores ângulos e artificialmente capam a imagem sem a tech pra fazer a com a tech um must have :coolface:

MAS tirando a zoeira, se pra ti FAZ diferença, na real, se te da paz, acho valido, mesmo achando que uma terapia ainda seria mais vantajosa :bwahaha:
 
Eu uma geração, gurizada babava no corpinho da Lara Croft poligonal.
Agora, gurizada vai de FPS mirando o chão pra ver o reflexo....

Demência que chama né???

:thathue:
 
Cada um queima seu $$$ como quiser, já gastei muito também com trocas de VGA de mesma gen, puro consumismo, só não foi 100% dinheiro jogado no lixo porque eu podia dizer que tinha uma placa xx80 (placa oitenta com trezentoseoitentequatrobits) pra dizer a mim mesmo que meu PC era parrudão.

Depois que me desvencilhei dessa neura, já basta aqui manter a fluidez dos 60fps, não me importo com RT pois não vejo diferença durante o gameplay, no caso rodo tudo na 3070 "lixosa com seus 8GB", se eu resolvesse pegar uma 4090 hoje em dia, provavelmente eu entraria em depressão.

Eu acho que fazer upgrade de uma geração seguida é o limite. O que dizer então da pessoa que faz upgrade dentro de uma mesma geração! É meio como a pessoa comprar um PS4 e depois pegar o PS4 Pro. Eu já fui direto no PS4 Pro depois de cinco anos do PS4 Base ter sido instalado.

Eu tive a GTX660Ti e depois fui para a GTX970(portanto pulei a geração das 760/770/780), depois fui para a 1070 e depois para a 3060Ti(pulei a geração das 2060/2070/2080).

Talvez eu pule a geração 4mil e só pegue uma 5060Ti em 2026. Seriam 4 anos com a 3060Ti até pegar a 5060Ti. Agora se pegar uma 4070S nesse ano seriam apenas dois anos de intervalo com a 3060Ti. Mas mesmo assim bem longe de ter pego duas placas de uma mesma geração. :) ;)

DETALHE: Se eu pegar uma 4070S nesse ano de 2024 vou ver se consigo ficar quieto com ela e pular a geração 5mil igual eu fiz com as gerações 700 e 2mil.

Aí só pegaria placa nova na geração 6mil com uma 6060Ti em 2028.
 
Eu acho que fazer upgrade de uma geração seguida é o limite. O que dizer então da pessoa que faz upgrade dentro de uma mesma geração! É meio como a pessoa comprar um PS4 e depois pegar o PS4 Pro. Eu já fui direto no PS4 Pro depois de cinco anos do PS4 Base ter sido instalado.
Depende do orçamento de cada um no final das contas, tem gente que se mata juntando grana pra comprar um hardware legal parcelado e fica extremamente feliz, outros sentem que não compensou o gasto e poderiam ter pego algo inferior e se divertido da mesma forma (ainda que com gráficos inferiores), e tem gente que vai comprar tudo que tem mais recente de hardware (PC, celular, VR etc), trocar sempre que lançar algo novo pagando tudo à vista e não faz nem cócegas no bolso, aí meio que tanto faz porque pegar sempre o que tem de mais novo e melhor é a normalidade do cidadão, mesmo se tiver que desembolsar 5-10k pra um ganho de 5-10% que não faz sentido pra maioria, no final é uma discussão que nunca tem fim porque cada um tem uma realidade e um jeito específico de tentar justificar as coisas, sem contar a percepção de algumas coisas que varia de pessoa pra pessoa etc
 
Eu acho que fazer upgrade de uma geração seguida é o limite. O que dizer então da pessoa que faz upgrade dentro de uma mesma geração! É meio como a pessoa comprar um PS4 e depois pegar o PS4 Pro. Eu já fui direto no PS4 Pro depois de cinco anos do PS4 Base ter sido instalado.

Eu tive a GTX660Ti e depois fui para a GTX970(portanto pulei a geração das 760/770/780), depois fui para a 1070 e depois para a 3060Ti(pulei a geração das 2060/2070/2080).

Talvez eu pule a geração 4mil e só pegue uma 5060Ti em 2026. Seriam 4 anos com a 3060Ti até pegar a 5060Ti. Agora se pegar uma 4070S nesse ano seriam apenas dois anos de intervalo com a 3060Ti. Mas mesmo assim bem longe de ter pego duas placas de uma mesma geração. :) ;)

DETALHE: Se eu pegar uma 4070S nesse ano de 2024 vou ver se consigo ficar quieto com ela e pular a geração 5mil igual eu fiz com as gerações 700 e 2mil.

Aí só pegaria placa nova na geração 6mil com uma 6060Ti em 2028.
Depende muito do investimento, exemplo do PS4, o cara comprou no segundo ano, jogou bastante, depois vendeu perdendo 30% do valor pago, e comprou o Pro no quinto ano e continuou jogando.
Vamos dizer que esses 30% seja uns 1200-1500, o cara gastou esse valor em 3 anos jogando, e quando compara com o valor dos jogos em si, é até insignificante.

GPU é a mesma coisa, tudo depende de quanto pagou e quanto vendeu para fazer o upgrade e o quanto investe em jogos ou software que usam a GPU.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

é foda cara, eu achava, até comprar um monitor de 144hz, aí ferrou, nada abaixo de 120fps pra mim é fluído mais
Confesso que apesar de ter monitor 144Hz a muito tempo, me contento perfeitamente em jogar em 60fps quando não é possível jogar em 120fps.
Já 30fps não suporto em nenhuma condição.

Entre jogar 120fps em 2k no monitor de 27", prefiro jogar em 60fps em 4K na TV de 65", raramente o contrário, CS2 por exemplo é exceção, tem que ter fps alto no monitor.
Não sei explicar, mas 60fps me parece mais fluído na TV do que os mesmos 60fps no monitor, isso já considerando que a TV não está com nenhuma feature de suavização ligada.

E tem casos, depende muito da velocidade de movimentação do jogo que 75/90/100 fps me atende para ter uma boa sensação de fluidez e ter margem de subir os gráficos, CP2077 por exemplo jogava em 100fps e subia os gráficos.

E até eu testar um monitor 240Hz+ não consigo de fato ver uma diferença entre 120 e 144, eu sei que tem, mas não percebo, talvez nos 240 perceba.
 
Última edição:
Depende muito do investimento, exemplo do PS4, o cara comprou no segundo ano, jogou bastante, depois vendeu perdendo 30% do valor pago, e comprou o Pro no quinto ano e continuou jogando.
Vamos dizer que esses 30% seja uns 1200-1500, o cara gastou esse valor em 3 anos jogando, e quando compara com o valor dos jogos em si, é até insignificante.

GPU é a mesma coisa, tudo depende de quanto pagou e quanto vendeu para fazer o upgrade e o quanto investe em jogos ou software que usam a GPU.
Exato, e pra complicar ainda mais tem a subjetividade de cada um, uns vão dizer que vale fazer a troca se gastar até X, outros vão dizer Y, outros vão dizer Z e não tem ninguém certo ou errado nessa história, tem gente que vai preferir esperar 1-2 anos pra comprar num preço mais baixo etc mas nesses 1-2 anos você pode morrer ou sua vida virar de ponta cabeça também, se as responsas tão em dia tem mais é que fazer o que te faz feliz mesmo e boa, masss obviamente também não tô dizendo pra ser 100% impulsivo e viver só na emoção :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo