[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

amanhã é a minha vez
 
Isso eu concordo, mas no momento é o que daria para mim, também já passei por isso de ver o preço despencar e ver minhas parcelas sem saírem do lugar.
Concordo, vi uns testes da 3060 ti sem ser GDDRX e não tem grandes diferenças para minha atual 1080 TI, então acho que não compensaria tanto.
Lacre, cheiro de novo realmente não tem preço, kkkkk
Obrigado pessoal, seguimos analisando.
Agora q vi q vc tem uma 1080Ti e como é pra QHD com framerate alto mesmo a 3070Ti fica fraca, nesse caso ficava entre 3080 usada 4k, nova 5k ou melhor ainda esperava 4070Ti cair por 6k ou esperava 4070 que provavelmente vai ter preço e performance parecida com 3080.
 
Qual a diferença da ST para a SG? Boost clock somente?
 
Bom dia pessoal, fiz essa pergunta no fórum da 3000 mas como ninguém respondeu e mesmo sendo uma duvida referente a série 3000, não custa perguntar aqui também.
Pessoal, uma 3070 TI nova, com garantia e nota fiscal, por 4k a vista ou 4600 de 12x tá valendo? Seria para 1440px@144hz com um 10400f.
Obrigado pela atenção.
Olha, Não sei que tipo de jogo vc gosta, mas por se tratar de 1440p 144hz a 3070ti em jogos como WZ2 já não vai dar conta.
Nesse range(4k~4.6k) vc encontra fácil uma 3080/6800xt.
 
RGB as duas tem. Acho que é o 1-click OC mesmo, que na ST é 2535MHz e na SG é 2595MHz.
 
Ninguém vende 3080ti Suprim usada por 4k eheheheh, mas tem outros modelos da PNY ou Gainward que dá pra achar nessa faixa sim..

Sempre acha algum desesperado, certeza!! hahahah

Mas indiferente do modelo..eu nao pagaria mais de 4k numa 3080ti usada..srsrs
 
Sempre acha algum desesperado, certeza!! hahahah

Mas indiferente do modelo..eu nao pagaria mais de 4k numa 3080ti usada..srsrs

Bem, aí é questão de ponto de vista. Eu, no cenário atual, jamais venderia minha 3080ti por 4k.
 
Bem, aí é questão de ponto de vista.

Exatamente isso...

Cada um precisa defender o seu lado..

Sempre existe alguém que paga/paga 6k numa 3080ti usada..
Assim como tb existe uma alma viva vendendo usada por 4k tb...
 
Meu cabo da modDIY passou pela alfândega sem taxação. Só os R$15 lá estorquidos pelo despacho. Chegando posto impressões.

(enquanto isso meu pedido na Terabyte que fiz no mesmo dia e paguei por Pix, não chegou ainda. Os caras conseguem demorar mais que encomenda vindo da China...)
 
Exatamente isso...

Cada um precisa defender o seu lado..

Sempre existe alguém que paga/paga 6k numa 3080ti usada..
Assim como tb existe uma alma viva vendendo usada por 4k tb...
Se arrumar alguém que pague 6k numa 3080ti usada pode passar meu contato.:limo:

O cenário hoje não tá muito favorável pra quem tem placa série 30xx e quer fazer upgrade pra 40xx, muita grana envolvida.
 
Se pesquisar bem, capaz de achar coisa boa. Amigo meu do interior de SP comprou uma 3090 da Galax, com 1 ano e pouco de uso por 4.5k no ML.
 
Bug simples em vez de recurso: Por que o AD103-301 da NVIDIA GeForce RTX 4080 corrige apenas um bug e o AD104-251 da próxima RTX 4070 também

TL;DR: Lembram da notícia de que as versões XX1 das 4080 e 4070 seriam mais simples e mais baratas de produzirem? Caso não, aqui o link da notícia. Certo, analisando mais a fundo o Igor descobriu que não foi um corte intencional, e sim necessário, pois o comparador responsável pela redução de ~1USD (U121) esta no PCB para corrigir um problema no silício, problema esse que foi corrigido nos dies AD103-301 e AD104-251, e portanto não mais necessário nas novas placas que virão.

E qual problema é esse? A velocidade inicial e constante da(s) ventoinha(s). Os dies AD103-300 e AD104-250 não leem corretamente o valor PWM das ventoinhas, e assim não dá o comando para aumentar sua rotação quando o hotspot precisa ou simplesmente para elas quando era para se manterem em alta rotação. Este comparador externo "traduz" o valor real da leitura PWM para os valores errôneos que os chips trabalham, e vice-versa, permitindo o funcionamento correto da placa.

As especulações sobre o motivo pelo qual a NVIDIA apresenta o AD103-301 no RTX 4080 foram bastante diversas. Corria o boato de que o chip acabaria sendo mais barato e também poderia economizar custos, e alguns meios de comunicação e comentaristas nos fóruns já especulavam sobre uma economia de preço e, claro, também sobre o fato de que o cliente final provavelmente não ganharia nada com isso. isto. A informação inicial, que então percorreu a mídia, primeiro foi enigmática e banal no Twitter.

Teaser.jpg


Já na semana passada, surgiram os primeiros rumores sobre variantes de GPU XX0/XX1 junto com as especificações atualizadas do RTX 4070 não-Ti. A NVIDIA informou aos parceiros do conselho que duas variantes de GPU podem estar disponíveis para este SKU. Mas seja como for, você também pode se sentir dominado pela ambição de conhecer toda a história. E não, não tem nada a ver com a voltagem da GPU, porque uma simples análise da placa poderia ter refutado isso muito rapidamente. E por que duas variantes agora? O AD104-250 também foi pré-produzido em quantidades e você não joga fora esses chips. No entanto, como esta placa, ao contrário da GeForce RTX 4080, ainda não foi lançada, você encontrará inicialmente as duas variantes após o lançamento. Mas por que uma mudança e o que é realmente o “comparador”?



Observação preliminar importante: Neste ponto, devo deixar claro que tanto os cartões com AD103-300 ou AD104-250 quanto os chips com a iteração -301 ou -251 não significam nenhuma diferença para o usuário final em si, mas apenas para os fabricantes do cartões. As GPUs “antigas” também são tão funcionais por fora quanto as novas iterações. Portanto, não tem o encanto de uma sensação real, mas é uma simples retificação.

E, no entanto, os novos chips nada mais são do que uma correção de bug necessária, porque os chips mais antigos têm um problema real com uma função. Isso, por sua vez, foi corrigido em termos de circuito por um comparador construído externamente e, portanto, o possível erro também foi totalmente compensado. Mas o que exatamente o comparador faz e onde exatamente está o erro, você só pode descobrir aqui hoje. Porque a voltagem da GPU é um absurdo. Um comparador não seria necessário para isso. Interessante, aliás, que o AD103-301 que Chiphell fotografa é de KW41 do ano passado, enquanto o mais antigo dos meus AD103-300 é datado de KW31. Portanto, o erro foi encontrado e corrigido há muito tempo.

AD103-3001.jpg


O bug e a solução alternativa do comparador

Passei horas comparando todas as minhas placas, incluindo a NVIDIA GeForce RTX 4090 FE e a RTX 4080 FE. Foi quando notei um chip comparador marcado como U121, que só era encontrado na placa de circuito impresso da RTX 4080 FE. Não há nada na placa do RTX 4090 FE. E como os próprios esquemas da NVIDIA geralmente seguem uma lógica ligeiramente diferente das placas de referência, você encontrará o comparador próximo ao conector do ventilador (conector de cabo de fita branca). Em primeiro lugar, a GeForce RTX 4080 FE:

U121-FE-WM.jpg


Repeti a mesma coisa com os três MSI RTX 4090, 4080 e 4070 Ti SUPRIM X. Aqui está o posicionamento no MSI RTX 4080 SUPRIM X acima do slot PCIe:

U121-MSI-WM.jpg


Depois disso, consultei o esquema do cartão de referência (não o FE) e, quando perguntei especificamente, também obtive outra informação privilegiada de um P&D. Deve-se dizer que grande parte da coleta de informações desses dados sensíveis funciona de acordo com o princípio sim/não ou exclusão e já requer certas informações ou bases prévias. Portanto, primeiro você deve ter encontrado algo sozinho para poder verificar e refinar o que encontrou. Eu distorci digitalmente um pouco o layout do PCB e mudei ligeiramente as cores por motivos de rastreamento, mas você ainda pode ver muito bem qual área está envolvida em detalhes:

PCB-Scheme-WM.jpg


A segunda dica veio do setor de notebooks, onde mesmo os chips com bug podem ser usados sem problemas porque a área afetada geralmente é substituída por uma solução com controlador embarcado. Isso nos aproxima do bug, que é tão trivial quanto importante: trata-se da parte da chamada “velocidade inicial do ventilador”. O ventilador começa a girar com segurança em uma temperatura de ponto de acesso predefinida ou não? Ou o ventilador está com defeito ou para? Exatamente esta função é resolvida com o AD103-300 ou o AD104-250 com um comparador externo, que compara o sinal PWM para o controle do ventilador com o valor real. Você pode até ver isso quando você mede.

Resumo

As placas sem comparadores com os “novos” chips não são, portanto, um recurso, mas apenas uma correção normal de um bug. E na verdade você não salva nenhum componente com um design mais inteligente, mas pode finalmente deixar de fora o que ainda era necessário como solução alternativa no início. A única questão é por que a coisa toda veio à tona tão tarde. Porque mesmo o RTX 4080 FE desde o dia do lançamento tem o comparador na placa, o RTX 4090 muito mais antigo não. E por que o RTX 4070 ainda está disponível em duas versões? Foi pré-produzido por tanto tempo? Porque o já lançado RTX 4070 Ti não precisa dele novamente.

É por causa da forma como os chips que não são totalmente funcionais foram cortados e você desenergiza certas áreas, se necessário, que levam à perda de função da história do ventilador (gating de energia)? Então não seria um erro geral, mas apenas parcial, dependendo do que e onde foi castrado. E vários AD103-300s podem não precisar do comparador externo que está sempre presente para segurança. Provavelmente nunca saberemos tudo, mas pelo menos podemos ter a certeza de que o problema foi reconhecido e elegantemente resolvido. Quem então realmente arca com os custos adicionais?
 
Caras, estava vendo uns testes das novas 40 e vi que a 4070 ti bate a 3080 ti, o que me impressionou, de certa forma. Mas depois vi alguns relatos de que a 3080 seria melhor pela largura de banda, etc....

Recomendariam qual compra, caso venha a montar um PC peça a peça? (3080 ti ou 4070 ti)?

Segue um dos testes que vi:


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se pesquisar bem, capaz de achar coisa boa. Amigo meu do interior de SP comprou uma 3090 da Galax, com 1 ano e pouco de uso por 4.5k no ML.
Vendi minha 3080 ti, com garantia até 08/2024, por 5100 no ML.
 
Caras, estava vendo uns testes das novas 40 e vi que a 4070 ti bate a 3080 ti, o que me impressionou, de certa forma. Mas depois vi alguns relatos de que a 3080 seria melhor pela largura de banda, etc....

Recomendariam qual compra, caso venha a montar um PC peça a peça? (3080 ti ou 4070 ti)?

Cara você tem que olhar para a resolução que você vai jogar e como as placas performa nessa resolução, só isso mesmo.

Porque se não você vai cometer alguns erros.

Por exemplo:
Se existisse uma RTX 3060 de 24 GB de VRAM e ela custasse o mesmo que uma 3070Ti de 8 GB.
Não adianta ter 24 GB de VRAM se a placa de vídeo não tem força para empurrar isso tudo.
A não ser que você queira VRAM para algum tipo de aplicação. Mas para games, não adianta.

Então a análise basica e simples é a melhor. Compara as placas que quer na resolução que vai jogar.

Importante também ver as features de cada uma.
RTX 40 tem DLSS3 e um desempenho em ray tracing melhor que a série RTX 30
 
Cara você tem que olhar para a resolução que você vai jogar e como as placas performa nessa resolução, só isso mesmo.

Porque se não você vai cometer alguns erros.

Por exemplo:
Se existisse uma RTX 3060 de 24 GB de VRAM e ela custasse o mesmo que uma 3070Ti de 8 GB.
Não adianta ter 24 GB de VRAM se a placa de vídeo não tem força para empurrar isso tudo.
A não ser que você queira VRAM para algum tipo de aplicação. Mas para games, não adianta.

Então a análise basica e simples é a melhor. Compara as placas que quer na resolução que vai jogar.

Importante também ver as features de cada uma.
RTX 40 tem DLSS3 e um desempenho em ray tracing melhor que a série RTX 30
Isso sim, mas veja nos testes acima que MESMO em 4k a 4070 ti bate em vários testes e jogos a 3080 ti. Em poucos testes e comparativos a 3080 ti leva pequena vantagem.

Creio q isso se deve à nova tecnologia das 40, mais moderna, e que inclusive consomem menos.

Minha prioridade sempre será 1440p pra cima. Full HD pra mim, ao menos na era PC, "morreu"... depois q vc se acostuma com resoluções mais altas, e pra quem joga 99% single player como eu, sem jogos competitivos, o full hd ficou enterrado.
 
4070ti Gigabyte OC por 6.699 na Terabyte: https://www.terabyteshop.com.br/pro...ddr6x-dlss-ray-tracing-gv-n407tgaming-oc-12gd

Acho q se essa daí aparecer nos 6200 pra baixo eu me atiro.
Tem da galax mais barato.

braveheart-hold.gif
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo