[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Bom, 4080 Giga Gaming OC rodando aqui. Estou perdido nas configs hehe. Algum "manual" de como configurar aquele painel Nvidia?

De início e basicamente, define essas duas opções conforme as imagens abaixo:

3UtOQeW.png


IRQ4LXs.png


Se não tiver configurado assim, notará micro stuttering e perda de desempenho em vários jogos. As demais opções pouco ou nada influenciam em termos de desempenho no geral.
 
100/52 = 1,92, 4070 é 90%~ melhor mesmo

Foi oque eu quis dizer, é 90% mais forte, e em alguns casos, chega a 100%.

Oque me bugou, foi a explicação do mano ali em cima. Não entendi muito bem.

Por exemplo : Ele diz ser 47% mais forte que uma 3060.. Se uma 3060 faz 55 fps +47% daria 80 fps para a 4070. Mas na maioria dos casos, praticamente dobra o desempenho, então não tem como ser tão baixa a diferença em porcentagem. Também não entendi a performance relativa na Tecpowerup.
 
Se a 3060 é 53%/metade de uma 4070 então a 4070 é quase 2x melhor


100/52 = 1,92, 4070 é 90%~ melhor mesmo

Se a 4070 faz 100 fps a 3060 faria 52 fps (exemplo), de 52 pra chegar em 100 seria esse aumento de 90%~


Sim, correto
Faz todo sentido.

A galera aqui tem um sério problema com porcentagens kkkkk

Isso segue bem válido aparentemente :haha:

a 3060 é 53% de uma 4070, ou seja, a 4070 é 47% melhor do que a 3060.
kkkkkk
Que vergonha! Que erro grosseiro de matemática que acabei de cometer nesta postagem minha, isso é o que dá digitar um texto as pressas sem fazer aquela revisão final, nossa, falta de atenção total. Na próxima vez fico mais atento. Assumo o erro e vou editar a postagem agora. Me lembrei que não dá mais para editar, então desconsiderem a parte "ou seja, a 4070 é 47% melhor do que a 3060".

Oque me bugou, foi a explicação do mano ali em cima. Não entendi muito bem.
E desculpe pela confusão ("bugada") que causei aí.
 
De início e basicamente, define essas duas opções conforme as imagens abaixo:

3UtOQeW.png


IRQ4LXs.png


Se não tiver configurado assim, notará micro stuttering e perda de desempenho em vários jogos. As demais opções pouco ou nada influenciam em termos de desempenho no geral.
Obrigado. Fiz essas 2 alterações.
Sobre a sincronização vertical, não tem que deixar desligado?
 
De início e basicamente, define essas duas opções conforme as imagens abaixo:

3UtOQeW.png


IRQ4LXs.png


Se não tiver configurado assim, notará micro stuttering e perda de desempenho em vários jogos. As demais opções pouco ou nada influenciam em termos de desempenho no geral.
vou testar essa dica, tem alguns jogos que acontecem micro stuttering aqui, vamos ver se resolve.
 
Obrigado. Fiz essas 2 alterações.
Sobre a sincronização vertical, não tem que deixar desligado?

É algo meio controverso e nunca cheguei a comparar especificamente, mas na maioria esmagadora dos locais (fóruns, vídeos, etc) o pessoal recomenda desativar o v-sync no jogo e habilitar no painel da Nvidia.

Por via das dúvidas, é o que sempre fiz e até então não vi nenhum tipo de problema.
 
Aquela 4080 na jacaré ainda tá por 6.6k lá.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É algo meio controverso e nunca cheguei a comparar especificamente, mas na maioria esmagadora dos locais (fóruns, vídeos, etc) o pessoal recomenda desativar o v-sync no jogo e habilitar no painel da Nvidia.

Por via das dúvidas, é o que sempre fiz e até então não vi nenhum tipo de problema.
GPU Nvidia realmente é superior à AMD num todo, mas o app da AMD dá de 1000 a zero, tem tudo por lá.
Nvidia preciso do msi Afterburner pra controlar fans né?
 
É necessário fazer UV na 4080?
Nem mexi em nada, nem em curvas de fans. Testei no CP77 e a placa não passou de 60ºC (temp ambiente de 26ºC). Fans não chegaram nem em 2000rpm (não sei quantos %), na curva padrão e extremamente silencionsa.
E aquele fan star/stop, é prejudicial? Veio ligado por padrão. É melhor deixar ela sempre girando? Mesmo desligada, navegando e coisas leves, a GPU não passa de 40ºC.
 
É necessário fazer UV na 4080?
Nem mexi em nada, nem em curvas de fans. Testei no CP77 e a placa não passou de 60ºC (temp ambiente de 26ºC). Fans não chegaram nem em 2000rpm (não sei quantos %), na curva padrão e extremamente silencionsa.
E aquele fan star/stop, é prejudicial? Veio ligado por padrão. É melhor deixar ela sempre girando? Mesmo desligada, navegando e coisas leves, a GPU não passa de 40ºC.
Necessário não é.
Eu fiz na 4080 (e depois na 4090), para manter o clock estável, tipo rodei uns benchmarks soltos e vi onde o clock estabilizada e fiz o UV naquele clock -15Mhz e tirei 50mv do clock setado.
O stop/start fan também não gosto, setei para sempre rodar no mínimo de 30% e aumentar conforme a temperatura, via afterburner.
 
É necessário fazer UV na 4080?
Nem mexi em nada, nem em curvas de fans. Testei no CP77 e a placa não passou de 60ºC (temp ambiente de 26ºC). Fans não chegaram nem em 2000rpm (não sei quantos %), na curva padrão e extremamente silencionsa.
E aquele fan star/stop, é prejudicial? Veio ligado por padrão. É melhor deixar ela sempre girando? Mesmo desligada, navegando e coisas leves, a GPU não passa de 40ºC.
Se a placa esta estavel e rodando fria não vejo motivos para fazer UV mas você pode testar tu pode deixar desabilitado o fan star stop para o uso no dia a dia!
 
E aonde desabilito isso no afterburner? Faz tempo que não uso então tô perdido ainda kkkkkkkkkkkk
 
Estou querendo uma key do Diablo IV, se alguém quiser negociar, só avisar.

Não quero mais.

:yeah:
 
Última edição:
É necessário fazer UV na 4080?
Nem mexi em nada, nem em curvas de fans. Testei no CP77 e a placa não passou de 60ºC (temp ambiente de 26ºC). Fans não chegaram nem em 2000rpm (não sei quantos %), na curva padrão e extremamente silencionsa.
E aquele fan star/stop, é prejudicial? Veio ligado por padrão. É melhor deixar ela sempre girando? Mesmo desligada, navegando e coisas leves, a GPU não passa de 40ºC.
Eu ficaria de olho nesse negócio de preferir desempenho máximo porque já vi casos que mesmo em idle a GPU ficava cravada no máx do TDP ou quase isso quando ativavam essa opção kkk

E necessário não é mas sempre tem melhora comparado com a placa stock, seja OC (ganho de 7% em média) ou UV, pra UV minha média nas ultimas GPUs (4070ti, 3070 e 3060) foi conseguir reduzir até uns 30-40% do TDP perdendo até 5% de desempenho ou manter o desempenho e reduzindo 10-20% o TDP então é a primeira coisa que faço quando pego uma GPU nova pra já deixar salvo os perfis kkk, testei OC só no CP2077, Control e SotTR ainda mas fiquei surpreso porque com +150 core e +1500 nas memórias o consumo praticamente não mudou e ganhei uns 7-8% então a princípio até eficiência melhorou um pouco kkk

Dá pra fazer um teste também só reduzindo o powerlimit pra fazer isso de forma mais rápida, pra OC de memória a maioria parece conseguir na faixa de +1500

Fanstop eu deixaria como está pra evitar poeira a princípio, a não ser que queira possivelmente refrigerar um SSD M2 que pode acontecer, aqui com o fan a 30% por exemplo cai uns 5-6c no meu M2 inferior e 2c~ no superior, subindo o fan da GPU cai mais ainda
 
Última edição:
Eu ficaria de olho nesse negócio de preferir desempenho máximo porque já vi casos que mesmo em idle a GPU ficava cravada no máx do TDP ou quase isso quando ativavam essa opção kkk
Uma dica é deixar normal no painel principal, e colocar desempenho máximo por jogo, para evitar frame drop.
 
De nada
Começou a baixar pq paguei 6k na minha 7900XT
Só por isso as 4080 começaram a baixar
E eu falei aqui que logo ia aparecer na casa de 6,5k (aquela na aligattor) e um me chamou de doido

Se o dólar continuar caíndo teremos mais ofertas de 4080, juntando as baixas vendas.

O engraçado que na loja do jacaré diz, que tem apenas uma peça disponível. Não conseguiram vender uma peça a esse preço em 3 dias? Se fosse em outra loja já teria esgotado, mas o cenário caminha favoravel, pra quem quer adquirir uma placa mais potente. Fiquei mais de 40 dias namorando preços e mais preços, esperando essas placas caírem pra menos de 7k. Cansei de esperar e resolvi fazer um upgrade temporário (comprei a 4070), para conter a ansiedade de up.

O mercado de gpus me ganhou na canseira, mesmo assim, eu quero q caia ainda mais. Comprei essa placa por um bom valor, mas estou disposto a ter um prejuízo grande, se ano que vem o leak da linha super for verdadeiro...

Se eu for forte, esperarei até a série 50xx e farei o upgrade definitivo e nunca mais ficarei q nem maluco, olhando app de placas de vídeo.. :tiringa:
 
Me passa a vacina do vírus do upgrade, a cada geração eu me coço sem parar. kkk

upgrade definitivo?

04-isso-non-ecziste.jpg

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Já tive :
970
1070ti
2070s
3060ti

Agora 4070, mas na proxima wave vou me curar. Todas as minhas placas foram final 70 ou abaixo.
 
Não deve chegar a 55°C em Fulload testando a maioria dos jogos, esse modelo é bem fria!
Pois é.... Pus e 4k pra ver se esquentava e não chegou, mas pelos sensores as ventoinhas giraram um pouco pouco
 
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Já tive :
970
1070ti
2070s
3060ti

Agora 4070, mas na proxima wave vou me curar. Todas as minhas placas foram final 70 ou abaixo.
Tinha umas notícias um tempo atrás, aqueles que ficam no CxB sempre estão com desempenho em dia e gastando pouco.
A galera entusiasta que queima uma grana fudida no Pc.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo