[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Eu pegaria ela de todos os modelos Super que forem lançada!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Especificações completas da GeForce RTX 40 vazaram​

A NVIDIA finalizou as especificações da série GeForce RTX 40 SUPER.
hM0GfDO.png

A RTX 4080 SUPER está preparada para apresentar a memória mais rápida da linha de placas GeForce RTX 40. Embora o RTX 4080 original já ostentasse memória de 22,4 Gbps, a NVIDIA está aprimorando a variante SUPER com um ligeiro aumento de velocidade para 23 Gbps para sua memória GDDR6X de 16 GB. Isso resulta em um aumento de 2,6% na largura de banda, atingindo 736 GB/s no barramento de memória de 256 bits. O RTX 4070Ti/4070 SUPER manterá a velocidade de memória de 21 Gbps.

Os dados finais do clock da nova série foram fornecidos aos parceiros do conselho, revelando ajustes marginais. Notavelmente, o RTX 4080 SUPER apresenta a atualização mais substancial, passando de 2205/2505 MHz (base/boost) para 2295/2550 MHz em comparação com a versão não SUPER.

Para o RTX 4070 Ti SUPER e RTX 4070 SUPER, esses SKUs mantêm os mesmos boost clocks dos modelos originais (2.610 MHz e 2.475 MHz, respectivamente) . Apenas alterações cosméticas são observadas nos clocks base , agora em 2340 MHz (+30 MHz) e 1980 MHz (+60 MHz).
D9FVMUO.png

As especificações TDP são relatadas como 320W (4080S), 285W (4070TiS) e 220W para o RTX 4070 SUPER , com apenas este último experimentando um pequeno aumento de 20W no consumo de energia. Todas as variantes personalizadas que conhecemos apresentam conector de alimentação 12VHPWR e não há sinal de modelos alimentados por conectores padrão.

O cronograma de lançamento esperado para a série RTX 40 SUPER é o seguinte: RTX 4070 SUPER em 17 de janeiro, RTX 4070 Ti SUPER em 24 de janeiro e RTX 4080 SUPER concluindo a janela de lançamento em 31 de janeiro.

lKSIJRv.png

Pelo que vai ter up, somente a 4070 Ti mesmo, que saltara de 192 bits para 256bits, isso vai ajudar muito, e fora os 4gb de vram a mais....deve ter performance proxima da 4080 normal, se aparecer por uns 6 mil ou menos será melhor escolha dessas super.
 
Alguém ai usa o Xtreme Tuner da Galaxy para dar um help de undervolting? To achando as temp de hot spot um pouco alta na 4070 ti, batendo 97 graus. Claro, levando em consideração que uso dentro de um case minúsculo! Aqui bate 2820 de boost no clock, sem alterar nada.
 
Numa situação hipotética :

- 2 placas da mesma marca

Uma com 2700mhz de Ccore, a outra com 2900 de Ccore (ambas em stock). Seria uma diferença de 3~5% de performance, ou seria outro fator que poderiam impactar na perda ou ganha de performance?
Esses 200mhz a mais em jogos, mesmo em placas de mesmo fabricante e mesmo modelo faria pouca diferença, agora se for comparar em benchs sintéticos faz muita diferença.
Em jogos vai ter dar 3 a 4 fps a mais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém ai usa o Xtreme Tuner da Galaxy para dar um help de undervolting? To achando as temp de hot spot um pouco alta na 4070 ti, batendo 97 graus. Claro, levando em consideração que uso dentro de um case minúsculo! Aqui bate 2820 de boost no clock, sem alterar nada.
E como fica a temp da vga jogando quando bate esses 97 de hs?
Temperatura de memória esta ficando quanto?
Se for só o hs ficando alto assim pode ser algum erro no sensor do die, pq hs perto de 100 graus a vga vai estar toda quente.
 
Última edição:
Eu pegaria ela de todos os modelos Super que forem lançada!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Especificações completas da GeForce RTX 40 vazaram​

A NVIDIA finalizou as especificações da série GeForce RTX 40 SUPER.
hM0GfDO.png

A RTX 4080 SUPER está preparada para apresentar a memória mais rápida da linha de placas GeForce RTX 40. Embora o RTX 4080 original já ostentasse memória de 22,4 Gbps, a NVIDIA está aprimorando a variante SUPER com um ligeiro aumento de velocidade para 23 Gbps para sua memória GDDR6X de 16 GB. Isso resulta em um aumento de 2,6% na largura de banda, atingindo 736 GB/s no barramento de memória de 256 bits. O RTX 4070Ti/4070 SUPER manterá a velocidade de memória de 21 Gbps.

Os dados finais do clock da nova série foram fornecidos aos parceiros do conselho, revelando ajustes marginais. Notavelmente, o RTX 4080 SUPER apresenta a atualização mais substancial, passando de 2205/2505 MHz (base/boost) para 2295/2550 MHz em comparação com a versão não SUPER.

Para o RTX 4070 Ti SUPER e RTX 4070 SUPER, esses SKUs mantêm os mesmos boost clocks dos modelos originais (2.610 MHz e 2.475 MHz, respectivamente) . Apenas alterações cosméticas são observadas nos clocks base , agora em 2340 MHz (+30 MHz) e 1980 MHz (+60 MHz).
D9FVMUO.png

As especificações TDP são relatadas como 320W (4080S), 285W (4070TiS) e 220W para o RTX 4070 SUPER , com apenas este último experimentando um pequeno aumento de 20W no consumo de energia. Todas as variantes personalizadas que conhecemos apresentam conector de alimentação 12VHPWR e não há sinal de modelos alimentados por conectores padrão.

O cronograma de lançamento esperado para a série RTX 40 SUPER é o seguinte: RTX 4070 SUPER em 17 de janeiro, RTX 4070 Ti SUPER em 24 de janeiro e RTX 4080 SUPER concluindo a janela de lançamento em 31 de janeiro.

lKSIJRv.png

essa nvidia, heim...:haha3:
 
Estava esperando 15% de salto para um 4080 normal..

Se chegar a 10%, vai ser muito. Acredito que vão cortar ao menos 50 dólares ou pelo menos manter o preço.
 
Essa banda a mais na 4070Ti Super vai deixar ela com desempenho bem próximo da 4080. Diria que vai ser igual o que acontecia entre uma 2080S VS 2080Ti. Ou entre 3060Ti VS 3070. Isso se a 4070Ti Super não ficar ainda mais perto da 4080.

Já a 4080S me pareceu ser uma 4080 com um Overclock no clock do core da GPU e nas memórias.

A 4070S teve um belo aumento nos Núcleos Cuda. Ela deve chegar na cola da 4070Ti. A diferença entre a 4070S VS 4070Ti deve ser parecido como os exemplos que eu citei logo acima.

Mas tem que ver os valores. A 4070 já tem um tempo que a Nvidia cortou o valor dela de U$600 para U$550. Essa 4070S deve chegar por U$650. Aí esses U$100 dólares a mais nem vai compensar. Agora se ela chegar pelos U$600(preço de lançamento da 4070)já passa a compensar mais.

E se a 4070Ti Super chegar por U$100 dólares a mais que a 4070Ti(U$900 VS U$800) e ficar como eu disse(na cola da 4080), a Nvidia vai ter que cortar o valor da 4080S. Porque nem vejo sentido pagar U$300 a mais(U$1.2K)pela 4080S em relação a uma 4070Ti Super. Mas acho que ela vai deixar a 4080S pelo mesmo valor da 4080.

O ideal(em um mundo ideal/sonho) seria ela deixar a 4070S por U$600, a 4070TiS por U$800 e a 4080S por U$1.000. Aí ia ficar uma diferença de U$200 dólares entre elas.

A 4080 eu sempre achei que foi lançada custando muito pelo que entrega. Mesmo tendo 4GB a mais de memória. Agora nem isso ela terá mais de vantagem para a 4070TiS. Logo o seu valor passa a compensar ainda menos. É uma placa que nunca na vida que poderia custar mais de Mil Dólares. Nem aqui nem na China.

OBS: A 4070 por U$550 ainda vai continuar vendendo bastante. É a segunda placa que mais vende dessa nova geração atrás apenas da 4060. Vai continuar sendo fabricada por vários e vários anos. Já a 4080 é a que menos vende.
 
Última edição:
Pelo que vai ter up, somente a 4070 Ti mesmo, que saltara de 192 bits para 256bits, isso vai ajudar muito, e fora os 4gb de vram a mais....deve ter performance proxima da 4080 normal, se aparecer por uns 6 mil ou menos será melhor escolha dessas super.
Vai valer mais a pena mas vamos esperar os testes finais e quanto que chegará por aqui.
 
Como estava dizendo ontem, achei o vídeo da rtx 4080 com o menor boost clock

Tem que colar no navegador, pois o autor do vídeo, não permite compartilhar em fóruns.

https:// www.youtube. com/watch?v=keAfHwIwIOk&ab_channel=BenchmarkLab

Tomara que o vídeo seja fake.. :dava:
Pra mim parece fake, clock varia de 2630 pra 2640 pra 2645mhz, acho que nunca vi variação que não seja de 15mhz (1 bin), consumo/temp da GPU praticamente 100% idêntico em todos os jogos independente de settings, fato de ser praticamente o único que mostra esses clocks baixos assim e por aí vai, eu pessoalmente passo reto nesses canais genéricos que a pessoa não mostra nada, não fala nada, não informa nada... tá cheio de site/canal confiável aí ou até mesmo relatos de usuários e nenhum bate com esse vídeo
 
pela Epic com cupão tá saindo 66 pila, eu curti pacaralho o iriginal quando lançou, esse tá valendo?
Xará, acabou de dar um pé dágua aqui na cidade, então a temperatura ambiente caiu um pouco, mas fica geralmente assim:
kE3k0Hw.gif
 
Xará, acabou de dar um pé dágua aqui na cidade, então a temperatura ambiente caiu um pouco, mas fica geralmente assim:
kE3k0Hw.gif
78c na GPU/VRAM e 95c hotspot com fan a 100% tá muito estranho mesmo, você citou que o case é minúsculo mas independente de tamanho geralmente dá pra ter airflow legal, única forma de ter temp alta assim com fan em rpm tão alto acho que é se a GPU realmente estiver 100% estrangulada de qualquer airflow e/ou temp ambiente BEM alta, eu testaria abrir o gabinete e ver se dá uma melhorada, não tá perigoso mas é bem atípico temps assim com uma rotação de fan tão alta

EDIT: Caso isso não resolva, talvez seja a GPU mesmo com pasta mal aplicada/ressecada por algum motivo ou montagem com pouca pressão, eu testaria o que der pra fazer de forma fácil a princípio e caso o comportamento continue igual, contataria a fabricante
 
Última edição:
Xará, acabou de dar um pé dágua aqui na cidade, então a temperatura ambiente caiu um pouco, mas fica geralmente assim:
kE3k0Hw.gif
No seu caso a vga tá toda quente mesmo mano, gpu batendo quase 80 graus, memória quase 80 também, o delta do hot spot tem uma variação na maioria das vezes de 15 a 20 graus acima da temp de gpu.
E isso que vc esta usando os fans no talo igual eu uso aqui também.
Só pra vc ter idéia, aqui as vezes meu hot spot chega a 85/90 graus mas com over e pl acima de 100%, porém mesmo assim a temp de gpu não passa de 65 e memória quando esta muito quente chega em 58/60 graus.
 

NVIDIA está oferecendo GeForce RTX 4080 Cyberpunk 2077 Edition personalizada​

GeForce e Cyberpunk: de RTX 2080 TI, RTX 3080 a RTX 4080​

A NVIDIA lançou outra GPU com o tema Cyberpunk 2077.
mel4a9i.png

Em 2020, a NVIDIA lançou sua primeira placa gráfica com o tema do jogo Cyberpunk 2077, inédito na época. A primeira placa baseada em RTX 2080 TI foi uma edição limitada, distribuída exclusivamente para participantes selecionados do concurso. Foram fabricadas apenas 200 unidades, sendo 77 delas premiadas na competição oficial. Esses cartões agora podem ser encontrados no eBay por uma quantia absurda de dinheiro.

Mais tarde, a NVIDIA revelou a RTX 3080 Cyberpunk 2077 Edition , superando a exclusividade de sua antecessora. Esta variante foi projetada por modders internos da NVIDIA da GeForce Garage e foi apresentada como um prêmio raro em um sorteio especial hospedado na plataforma chinesa Weibo. Apenas uma unidade deste cartão foi produzida.

Recentemente, a NVIDIA lançou outro sorteio, apresentando a mais recente GPU RTX 4080, inspirando-se mais uma vez no universo Cyberpunk 2077. Esta edição, com o tema da organização Arasaka dentro do mundo Cyberpunk, afasta-se do design convencional em preto e amarelo em favor de uma estética marcante em preto e cromado.

ZK35S71.jpg


c0X7jYM.jpg


ZnYot6x.jpg


Zjn264V.jpg


w6hIRu1.jpg




Infelizmente, a última oferta de placas gráficas está limitada à China. Os participantes têm a tarefa de criar uma música com o tema Cyberpunk 2077 e compartilhá-la nas redes sociais até 2 de janeiro (o concurso começou em meados de dezembro). A NVIDIA selecionará um vencedor, que receberá a placa gráfica exclusiva RTX 4080. Além disso, outros finalistas da competição receberão roupas especiais e mouse pads especialmente desenhados como parte dos prêmios de consolação.

EJbME6v.jpg


4gJbns6.jpg


Fonte: NVIDIA
 
Obrigado por responderem @insanee420 e @fredbelos .

Eu acredito que seja devido ao calor extremo da minha cidade, aliado ao fato de que, minha máquina está dentro de um hx100 que é um gabinete bem compacto, e atualmente estou com apenas dois fans fazendo a exaustão. Por isso pensei em fazer o undervolt para compensar isso.

De imediato, vou tirar a tela do piso do gabinete que evita poeira e colocar um fan slim ali pra ver se ajuda um pouco.

Obrigado pessoal.
 
Obrigado por responderem @insanee420 e @fredbelos .

Eu acredito que seja devido ao calor extremo da minha cidade, aliado ao fato de que, minha máquina está dentro de um hx100 que é um gabinete bem compacto, e atualmente estou com apenas dois fans fazendo a exaustão. Por isso pensei em fazer o undervolt para compensar isso.

De imediato, vou tirar a tela do piso do gabinete que evita poeira e colocar um fan slim ali pra ver se ajuda um pouco.

Obrigado pessoal.
Se for devido a temperatura ambiente muito alta, a temp do seu cpu deve ter subido consideravelmente também.
Agora se o cpu esta sem grandes alterações e a vga quente assim, pode ser algo nela mesmo.
Faça testes ai e depois diga se baixou essas temps. ;)
 
Xará, acabou de dar um pé dágua aqui na cidade, então a temperatura ambiente caiu um pouco, mas fica geralmente assim:
kE3k0Hw.gif
Está alto mesmo, aqui o meu o Hotspot que fica em 78ºC e olha que fiz overclock na gpu e memórias e a ventilação na placa de video não é das melhores.
 
Está alto mesmo, aqui o meu o Hotspot que fica em 78ºC e olha que fiz overclock na gpu e memórias e a ventilação na placa de video não é das melhores.

Usando a gpu em default em dias quentes, qual foi o pico de temperatura da placa?
 
Mesmo sendo quase uma 3080, ainda sim era quase o chip cheio da GA102, enquanto a 4080 atual é um AD103 e a 4090 é um AD102 com uma certa folga ainda.
O nó usado na série 3000 foi péssmo (8nm samsung), consumo e eficiência eram horríveis e oq salvou foi a arquitetura em si ter sido boa.

Sim, isso provavelmente não vai acontecer. Ainda arrisco dizer que a 5090 vai ser um die cut bem menor da GB102 em comparação a 4090 atual.

Alguém tinha feito um gráfico bem legal comparando o chip vs a % em uso, mas não achei, achei esse similar mas que é meio desatualizado:
0ArcwBW.png



Com aumento de preço de 10~20% também...

Resolvi brincar com os dados do TPU e fiz um graficozinho atualizado representando a % de quanto cada modelo tem de cores comparado ao maior chip da geração:
hmK2HiZ.png


Da kepler até a ampere as x70 ficavam sempre na mesma faixa de % de corte, enquanto a 3080 nas Ampere teve de ser um percentual bem maior do die pra compensar o nó ruim da samsung.

Já nas Ada, com a melhora significativa do nó, a nvidia decidiu só seguir a linha de melhorar o desempenho, e aí pode fazer um belo corte no die. Só ver como a 4090 e a 4080 ficam bem longe do topo do die.

Nas x60 e x50 a Nvidia tá rebaixando cada vez mais esses chips, a 4060 atual é basicamente uma x50 (e não difere muito da 4050 de notebooks mesmo), item pra 4060ti.
 
Resolvi brincar com os dados do TPU e fiz um graficozinho atualizado representando a % de quanto cada modelo tem de cores comparado ao maior chip da geração:
hmK2HiZ.png


Da kepler até a ampere as x70 ficavam sempre na mesma faixa de % de corte, enquanto a 3080 nas Ampere teve de ser um percentual bem maior do die pra compensar o nó ruim da samsung.

Já nas Ada, com a melhora significativa do nó, a nvidia decidiu só seguir a linha de melhorar o desempenho, e aí pode fazer um belo corte no die. Só ver como a 4090 e a 4080 ficam bem longe do topo do die.

Nas x60 e x50 a Nvidia tá rebaixando cada vez mais esses chips, a 4060 atual é basicamente uma x50 (e não difere muito da 4050 de notebooks mesmo), item pra 4060ti.
A 4090 nao deveria estar no topo da coluna dela? Ou não é o maior Die?
 
A 4090 nao deveria estar no topo da coluna dela? Ou não é o maior Die?
Não, ela é um corte bem menor. As placas que mais chegam perto do topo seriam a L40 e a RTX 6000, com ~98.6% do total.
 
Bom dia, pessoal!
Comprei hoje de madrugada uma 4070 ti galax por 4300 (aparentemente não era bug nem nada, a Kabum já está separando o produto).
Acredito que estejam começando a desovar essa série
Como vocês conseguem pegar essas ofertas?

Deu tudo certo, chegou?
 
Voltei para Nvidia faz pouco tempo e estou com uma dúvida.

Porque no game filter o image sharpening 50% não dá para mexer no slide? Parece desativado e não dá para ativar.



EDIT: Já descobri o porque. Valeu.
 
Última edição:
O máximo que vi chegar foi 74ºC na GPU.
Se sua placa chegou em 74 graus stock é impossível vc dizer que o hot spot dela com over chega no máximo em 78 graus rsrsrs.
Levando em conta esses 74 graus, no mínimo seu hot stop vai bater uns 90 graus!
 
Se sua placa chegou em 74 graus stock é impossível vc dizer que o hot spot dela com over chega no máximo em 78 graus rsrsrs.
Levando em conta esses 74 graus, no mínimo seu hot stop vai bater uns 90 graus!
Esse valor é com over de 150 na gpu e 1500 nas memórias
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo