[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Kabum e Pichau era uma delas?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dá pra comprar então sem medo de terem pronta entrega agora?
Eu tinha visto lá na epoca do lançamento, mas olhando agora eles tem atualizado com varios posts

Detalhe do post:

"RTX 5080 desde o primeiro dia com opções a pronta entrega, só aqui na Pichau 🫣 vou postar mais detalhes no story"

--

Só vi postagens com a 5080 entretanto.

Lançamento da GeForce RTX 5070 supostamente adiado para o início de março.

Lançamento da GeForce RTX 5070 pode ser no início de março, afirma vazador
A NVIDIA já anunciou que a placa será lançada em fevereiro.

yqcLmaV.png

a análise da RTX 5070 Ti e os embargos de lançamento, agendados para 19 e 20 de fevereiro, respectivamente. No entanto, a RTX 5070 (não Ti) foi visivelmente excluída dos detalhes do embargo distribuídos pela NVIDIA aos parceiros de placa e à imprensa. Acontece que pode haver um atraso.

Oficialmente, a NVIDIA anunciou que tanto a 5070 Ti quanto a 5070 estariam disponíveis em fevereiro. No entanto, um rumor sugere que a NVIDIA pode não cumprir sua promessa. De acordo com a MEGAsizeGPU, que tem um histórico muito bom, a NVIDIA pode adiar a data de lançamento para o início de março . Isso explicaria a falta de atualizações de embargo e a ausência de listagens de varejistas, completamente oposto à 5070 Ti.

A primeira pergunta que vem à mente depois de ler esse rumor: Isso é um movimento estratégico da NVIDIA? A AMD acaba de confirmar que sua série Radeon RX 9070 também estará disponível no início de março . Ambas as empresas estão brincando de gato e rato, ou isso é simplesmente um erro de cálculo infeliz da NVIDIA em relação à sua cadeia de suprimentos, algo já evidente no lançamento em papel da RTX 5090/5080?

A AMD não explicou diretamente por que suas placas RDNA4 foram adiadas do lançamento de 23 de janeiro para uma data posterior. No entanto, em entrevistas, foi indiretamente sugerido que a empresa está esperando pela NVIDIA. A AMD até mudou todo o seu esquema de nomenclatura para se alinhar com o da NVIDIA, e suas placas estão claramente posicionadas para competir com a série 5070. Nem preciso dizer que este é um lançamento importante para a AMD.

Nem a AMD nem a NVIDIA confirmaram as datas exatas de lançamento das placas RX 9070 e RTX 5070. A AMD está em uma posição melhor aqui, pois nunca prometeu oficialmente uma data de lançamento. A NVIDIA, por outro lado, agora deve explicar o atraso e anunciar uma nova data, enquanto a AMD pode simplesmente esperar e revelar seu cronograma RDNA4 quando for conveniente.

Fonte: MEGAsizeGPU

Não é por nada, mas do ponto de vista prático o que cara falou o correto.
A gente não tem dados maiores pra saber se isso é erro de projeto ou meia dúzia de cabeçudo no Reddit.

Qual a taxa de “queima” de cabo/placa?
Esses problemas também tinham nas 4000 e no final foi mais fumaça do que fogo.

Nas 3000 tinham problema nos capacitores.
Nesses casos todos tivemos burburinho mas pouca mudança prática.

Não que as 5000 sejam uma Brastemp, só falta dado pra realmente afirmar erro de projeto.
A gente pega 100 placas em uma universo de milhões e acha que isso reflete o todo.
eh um erro de projeto insistir nesse conector merda, o conector claramente foi um erro na gen passada e mantiveram ele mesmo sabendo dos possiveis problemas e tiveram feedback ja nas 4090. Se insistiram em manter, eh um erro de projeto claro.

ASUS GeForce RTX 5090/5080 ROG Astral recebe atualização de BIOS para modo silencioso aprimorado

Sua GPU de US$ 2.799 pode precisar de uma atualização
A ASUS lançou uma atualização do BIOS para duas de suas placas de vídeo.

FhU3CS8.png

A ASUS ROG Astral, uma das placas personalizadas mais caras da série RTX 50, agora pode ser atualizada para um BIOS mais novo. A ASUS lançou duas atualizações de BIOS, uma para a RTX 5090 e outra para a RTX 5080.

A placa suporta dois modos. O modo Performance apresenta velocidades de clock mais altas e um perfil de ventoinha mais agressivo. Se você comprou esta placa para desempenho, provavelmente já está usando o BIOS melhor. Caso contrário, você pode querer considerar atualizá-lo.

A ASUS lançou uma ferramenta especial de atualização do BIOS, que tem 25 MB de tamanho e contém uma única atualização do BIOS para placas RTX 5090 e 5080. Esta atualização não afeta o BIOS de desempenho e é dito para otimizar a curva do ventilador para o modo silencioso.

I6IJAMb.png

Eu tinha visto lá na epoca do lançamento, mas olhando agora eles tem atualizado com varios posts

Detalhe do post:

"RTX 5080 desde o primeiro dia com opções a pronta entrega, só aqui na Pichau 🫣 vou postar mais detalhes no story"

--

Menos mal então, pessoal tá querendo mesmo é as 5090.

Última edição:
eh um erro de projeto insistir nesse conector merda, o conector claramente foi um erro na gen passada e mantiveram ele mesmo sabendo dos possiveis problemas e tiveram feedback ja nas 4090. Se insistiram em manter, eh um erro de projeto claro.
Claramente porque? Qual informação você tem pra sustentar isso? Não vi nenhum estudo que analisa a taxa de falhas (pode ser ignorancia minha aqui)
Qual a taxa de placas queimadas/derretidas em relação a produção?

Não to nem defendendo o conector, só não temos informação suficientes pra falar que existe um problema de projeto.

Não é por nada, mas do ponto de vista prático o que cara falou o correto.
A gente não tem dados maiores pra saber se isso é erro de projeto ou meia dúzia de cabeçudo no Reddit.

Qual a taxa de “queima” de cabo/placa?
Esses problemas também tinham nas 4000 e no final foi mais fumaça do que fogo.

Nas 3000 tinham problema nos capacitores.
Nesses casos todos tivemos burburinho mas pouca mudança prática.

Não que as 5000 sejam uma Brastemp, só falta dado pra realmente afirmar erro de projeto.
A gente pega 100 placas em uma universo de milhões e acha que isso reflete o todo.
Exato. Onde que isso realmente é problema? Falaram a mesma coisa da 4090.Tive uma 4090 Suprim Liquid X, onde usei por dois anos com o cabo PCIe 16 pinos numa Asus Thor Platinum II. Não aconteceu nenhum problema, não esquentou, não derreteu cabo nem nada. Vendi a placa a umas semanas atrás em perfeito estado, e o cabo também perfeito. Usarei o mesmo na 5090 Astral qhe estou esperando a enternidade da Terabyte enviar

bem, já fomos de "a culpa é dos usuários que não sabem plugar um conector de energia mas plugavam os de 8 e 6 pinos por décadas de boa" para "a culpa é dos cabos das fontes" e já estamos chegando ao "a taxa de placas que queimaram é bem baixa, aliás eu tive uma e não queimou"

e seguimos a evolução do caso

Claramente porque? Qual informação você tem pra sustentar isso? Não vi nenhum estudo que analisa a taxa de falhas (pode ser ignorancia minha aqui)

Não to nem defendendo o conector, só não temos informação suficientes pra falar que existe um problema de projeto.

Tivemos mais relatos de problemas desse novo conector recentemente do que do antigo durante todos os anos da sua existência.
Problema de conector ou mal dimensionamento energético, chame como quiser, de qq maneira ainda parece em estado BETA.

kkk meu PC é todo preto zé,
igual aqueles civic com insufilm, única luz que acende no PC é da mobo quando dá boot rsrs

certeza que na loja física tinha, porque não faz sentido terem postado o estoque rsrs
se pá acho que as primeiras galax compradas já devem ter sido enviadas

Que se dane as luzinha, é uma fucking 4090 no CHÃO :olar:

lei de Ohm em ação "Vamos usar os mesmos conectores que estavam derretendo mas aumentar a potência em 100W o que pode dar errado?"

Tivemos mais relatos de problemas desse novo conector recentemente do que do antigo durante todos os anos da sua existência.
Problema de conector ou mal dimensionamento energético, chame como quiser, de qq maneira ainda parece em estado BETA.

Que se dane as luzinha, é uma fucking 4090 no CHÃO :olar:
Quantos relatos tivemos das 4000 e quantos tivemos das 5000?
Quantas placas venderam de cada uma?

Eu fui dar uma olhada, se tinha algo das 4000.
A Nvidia vendeu 130 mil 4090 nas primeiras semanas.
A Nvidia comunicou que teve 50 reports de cabos derretidos nas primeiras semanas.
Isso da 0.038%

A Cable mod, teve 272 reports em 25300 cabos, isso da 1,07%.

lei de Ohm em ação "Vamos usar os mesmos conectores que estavam derretendo mas aumentar a potência em 100W o que pode dar errado?"
O cabo agora não vira mais, tá resolvido. Taca +100W que tá sussa

disperse-lesley-nielsen.gif

A Nvidia comunicou que teve 50 reports de cabos derretidos nas primeiras semanas.
Isso da 0.038%

Pra mim é alto, não estamos falando em "mortalidade" da placa, mas de um erro elétrico e não eletrônico.

(se bem que pode ser uma combinação dos 2 se considerarmos uma possível negligência no projeto do circuito de alimentação, mas de qualquer forma não é uma mortalidade comum)

Última edição:
bom aparentemente está tudo certo então, tivemos de casos relatados e conhecidos segundo eu mesmo o fabricante foi de menos de 1% então, é isso pessoal, vamos manter o padrão de qualidade de que antes não acontecia problemas para o novo que vc pode ser o 1 em 100 de ter problemas com a sua gpu de 20 mil reais e sem garantia ok?

bom aparentemente está tudo certo então, tivemos de casos relatados e conhecidos segundo eu mesmo o fabricante foi de menos de 1% então, é isso pessoal, vamos manter o padrão de qualidade de que antes não acontecia problemas para o novo que vc pode ser o 1 em 100 de ter problemas com a sua gpu de 20 mil reais e sem garantia ok?
1% normalmente é a morte de todas as placas no ciclo de garantia (considerando falhas no chip, na memória, nos circuitos internos e no resfriamento). Só aí já dá pra ver que tem algo errado.

O cabo agora não vira mais, tá resolvido. Taca +100W que tá sussa

disperse-lesley-nielsen.gif

Pra mim é alto, não estamos falando em "mortalidade" da placa, mas de um erro elétrico e não eletrônico.

(se bem que pode ser uma combinação dos 2 se considerarmos uma possível negligência no projeto do circuito de alimentação)
Cara, *eu* acho alto o número da cablemod, e não o da Nvidia.

Mas isso de fato é definido pela empresa, e provavelmente essa taxa de erro ta precificada no produto.
Não sei se o processo fabril da Nvidia é um six Sigma da vida, e for seria um nível 5, que é considerado alto.

Mas no final das contas é Lucratividade vs Impacto de imagem.

Isso da 0.038%

1% normalmente é a morte de todas as placas no ciclo de garantia (considerando falhas no chip, na memória, nos circuitos internos e no resfriamento). Só aí já dá pra ver que tem algo errado.

1% é alto. Já é o suficiente para processar por vicio de fabrica.

Cara, *eu* acho alto o número da cablemod, e não o da Nvidia.

Mas isso de fato é definido pela empresa, e provavelmente essa taxa de erro ta precificada no produto.
Não sei se o processo fabril da Nvidia é um six Sigma da vida, e for seria um nível 5, que é considerado alto.

Mas no final das contas é Lucratividade vs Impacto de imagem.
lembrando que, o numero informado é pela própria nvidia, que obviamente é a menos interessada em expôr que esses números sejam altos, então, será que ela declara o numero real? e quem vai dizer que não?

De onde vocês tiraram que é 1%?
Tinha um arquivo da MindFactory onde dava pra ver claramente que a maioria das placas tinha uma taxa de retorno em garantia de 1%, enquanto modelos específicos (e problemáticos) íam de 2 a 5%, como por exemplo as Powercolor Red Devil.

Quando trabalhei com eletrônicos de automação na GEWISS também era nessa faixa (apesar de serem circuitos de complexidade diferente, mas a mortalidade dos componentes costuma ser a mesma)

lembrando que, o numero informado é pela própria nvidia, que obviamente é a menos interessada em expôr que esses números sejam altos, então, será que ela declara o numero real? e quem vai dizer que não?
Não temos de fato o número real.

Nas 4000 rolou uma lawsuit, mas acho que não deu em nada.

Tinha um arquivo da MindFactory onde dava pra ver claramente que a maioria das placas tinha uma taxa de retorno em garantia de 1%, enquanto modelos específicos (e problemáticos) íam de 2 a 5%, como por exemplo as Powercolor Red Devil.

Quando trabalhei com eletrônicos de automação na GEWISS também era nessa faixa (apesar de serem circuitos de complexidade diferente, mas a mortalidade dos componentes costuma ser a mesma)
Isso sim, mas falo 1% de problema em cabo derretido.

Isso sim, mas falo 1% de problema em cabo derretido.
Ah sim. A questão é que esse tipo de problema deveria tender a zero, pois não é algo que deveria ser relacionado à mortalidade eletrônica. Nas séries pré 4xxx só se ouvia falar em cabo derretido quando se usavam cabos e adaptadores fora do padrão (como os splits), agora virou um problema de fábrica...seja ele causado pelo excesso de corrente em ponto único, adaptador porco, pelo circuito inseguro ou por uma combinação de todas as anteriores.

Ah sim. A questão é que esse tipo de problema deveria tender a zero, pois não é algo que deveria ser relacionado à mortalidade eletrônica. Nas séries pré 4xxx só se ouvia falar em cabo derretido quando se usavam cabos e adaptadores fora do padrão (como os splits), agora virou um problema de fábrica...seja ele causado pelo excesso de corrente em ponto único, adaptador porco, pelo circuito inseguro ou por uma combinação de todas as anteriores.
Então, eu acho complicado, porque a gente ta vendo o mundo do reddit e extrapolando pra tudo.

Talvez seja verdade? Sim, mas nas 4000, teve essa queixa e depois ninguém mais reclamou.
Eu acho complicado a Nvidia ter errado algo nesse sentido, mas é possível.

Detalhe do post:

--

curiosidade, esse junior é um dos donos da pichau? ou "peão"?
faz tempo que esse cara comanda o canal no yt

Users who are viewing this thread

Voltar