[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
É.. acabou...
Montar um PC hoje, além de ser caro, tem que verificar todas as possibilidades de compatibilidade e peças que funcionam e não queimam

5060 TI vai ter 16gb, pelas últimas informações que saíram. Mas de fato é estranho com a 5070 (não TI) tendo 12gb.

Vamos ver como serão os preços finais dessas versões, pra não ficar estranho.

As memórias são fornecidas hoje em dia em chips de 1 GB ou 2 GB de dados por chip. Cada chip se comunica com um controlador de memória de 32 bits.

A 5060 Ti tem um barramento de memória de 128 bits: 128/32 = 4, ou seja, daria para se usar 4 GB de dados se usar os chips de 1 GB ou 8 GB se usarem o de 2 GB. Para obter os 16 GBs, as empresas usam uma técnica chamada clamshell, na qual eles colocam adensam mais chips no PCB, dividindo a comunicação de 32 bits em 2 canais de 16 bits. Por isso você ganha em tamanho de VRAM, mas a velocidade do barramento continua igual.

A 5070 tem 192 bits: 192/32 = 6, usaria-se 6 GB com chips de 1 GB ou 12 GB com chips de 2 GB. Se fizer clamshell, daria para ter 24 GB, porém essa GPU é mais rápida e por isso geram mais calor. Adensar mais chips faria delas um forninho ou ao menos, aumentaria muito o consumo elétrico e elevaria o preço da placa. Por isso só vemos essas técnicas em chips low end, pois consumem menos energia, são mais baratos, etc.

A pão-duragem está em usar esses barramentos mais lentos com placas mais fortes. A 3060 usava barramentos de 192 bits. A 2060 Super usava 256 bits!

Existem chips GDDR7 de 3 GB, o que no futuro, permitirão uma 5070 Super ter 18 GB de VRAM (se não mudarem o barramento atual). A Nvidia não os usou agora pois são bem mais caros.

Nossa, quanta bobagem em um post só. Eu falo que aqui tá cada vez pior.

Baseado em Que você diz que as placas estão queimando e vão queimar? Que tem erro de projeto? Que queima o cabo?

Em um caso isolado de uma pessoa que usou cabo de terceiros? Ou de relatos duvidosos?

Pelamor, vai arrumar o que fazer maluco. Não Existe nenhum problema com as 5090, somente casos pontuais como ocorre com qualquer eletrônico.

Escrever esse monte de asneira é frustração por não poder comprar uma?
Que o novo padrão seja mais "arriscado", basta saber um poquinho de engenharia pra poder afirmar. Dividir o fluxo de corrente é e sempre será uma solução melhor.
Que seja 100% problemático, só com uma extensa bateria de testes. Vamos torcer pra que seja um problema apenas das Founders Edition (conector defeituoso), apesar de que TODAS devem ter temperaturas do cabeamento acima do tolerável mesmo com 22ºC de temperatura ambiente...fato este que deve reduzir a vida útil do mesmo.

Baseado em Que você diz que as placas estão queimando e vão queimar? Que tem erro de projeto? Que queima o cabo?

Em um caso isolado de uma pessoa que usou cabo de terceiros? Ou de relatos duvidosos?

Pelamor, vai arrumar o que fazer maluco. Não Existe nenhum problema com as 5090, somente casos pontuais como ocorre com qualquer eletrônico.

Sim, esse foi o caso isolado 816719 do novo conector pegando fogo kkk

Eu NUNCA tinha visto o novo conector na real, quando o Taxad iria colocar a taxa das blusinhas eu já me antecipei e comprei muita coisa que eu só precisaria uns anos na frente, dentre eles comprei um cabo custom pra Corsair hx1200i 4x8pin pra essa merda nova(tenho uma 3080ti hj, devo pegar uma 5090 no final desse ano) e quando o cabo chegou eu confesso que assustei, o conector novo é menor que um único 8pin, doideira de mais os caras quererem passar 600w naquilo ali... Vou ter que comprar um multímetro alicate mesmo, não vai dar pra arriscar...

Eu iria montar meu gabinete com 4 radiadores intake, se pá vou mudar o projeto pra 4 exahust deixando ele todo aberto, melhor lidar com poeira do que com fogo...

Pessoal, um cara no Facebook postou foto de uma 5080, Kabum já tá enviando?

Prontos pra 6060 custar 1000 dólares, e a 7090 custar o financiamento de um apartamento 25m2 em São Paulo?

Pessoal, um cara no Facebook postou foto de uma 5080, Kabum já tá enviando?

Pilchs Info de Pinhais estava com uma pronta entrega tbm, falou que vendeu hoje
era uma MSI Inspire 3X

Que o novo padrão seja mais "arriscado", basta saber um poquinho de engenharia pra poder afirmar. Dividir o fluxo de corrente é e sempre será uma solução melhor.
Que seja 100% problemático, só com uma extensa bateria de testes. Vamos torcer pra que seja um problema apenas das Founders Edition (conector defeituoso), apesar de que TODAS devem ter temperaturas do cabeamento acima do tolerável mesmo com 22ºC de temperatura ambiente...fato este que deve reduzir a vida útil do mesmo.
Exato, sou engenheiro eletrônico, e com certeza a melhor coisa é dividir o fluxo. Parece ser apenas algonnas FE, e eu só vi um caso sobre. Que até o videocardz.com postou, e depois uma análise dele. Mais que isso não vi eles postarem. Acreditarem em posts de reddit é zero credibilidade, e dizer que as placas tem erro de projeto, que todas vão queimar, é uma viagem sem tamanho.

vai ter os 2x modelos, 8Gb e 16Gb.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

não é DOA pq a 5060TI 16Gb custaria mais caro que 5070 12Gb.
Igual foi com 4060TI 16Gb mais caro que 4070 12Gb.

E a maioria preferiu comprar 4070 12Gb.
Aqui né, onde o poste mija no cachorro.
MSRP da 4060Ti 16GB era $499, o da 4070 $599

Compra uma entao
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deixa o puxa saco passar pano

Calma jovem, as ações da nGreedia não vai cair por isso, ela sequer tá ligando pro mercado gamer....não precisa ficar desesperado...

Calma jovem, as ações da nGreedia não vai cair por isso, ela sequer tá ligando pro mercado gamer....não precisa ficar desesperado...
O pior foi ele escrever que não tem NENHUM problema com as 5090 e me chamar de maluco kkkk deve ser doença

Primeiro foi o meme do armazém, depois o meme dos 10k e agora o meme das 5090 sem nenhum problema

cuidado a galera rica vai fica bravo com voce, cuidado eles sao muito sensiveis.

Mais um vídeo mostrando na prática o que acontece nas 4000/5000

Inclusve em um vídeo mais antigo ele mostra a mudança do projeto usado na 3090ti que protegia contra esse tipo de problema.

Exato, sou engenheiro eletrônico, e com certeza a melhor coisa é dividir o fluxo. Parece ser apenas algonnas FE, e eu só vi um caso sobre. Que até o videocardz.com postou, e depois uma análise dele. Mais que isso não vi eles postarem. Acreditarem em posts de reddit é zero credibilidade, e dizer que as placas tem erro de projeto, que todas vão queimar, é uma viagem sem tamanho.
Acho que ninguém falou que todas as placas vão queimar, alguns disseram que o projeto pode ter sim problemas. As temperaturas dos cabos (independente do fabricante) parecem estar elevadas. Cabeamento a 75ºC com uma t.amb de 22ºC é acima do que um projeto sério deveria permitir, pois é inevitável um deterioramento precoce do isolamento principalmente aqui onde as temperaturas ultrapassam facilmente os 30.

Quanto ao conector, por enquanto parece ser exclusividade das Founders, mas vejo a situação como mais preocupante: se com a 4090 tínhamos a desculpa dos cabos dobrando de forma acentuada (podendo deslocar a pinagem), agora isso não procede mais. Seria o adaptador de baixa qualidade? Seria incompatibilidade com cabos de algumas fontes? Qualquer que seja a resposta, testes mais aprofundados deveriam ter sido feitos antes do lançamento, já que está bem claro que o "projeto 12VHPWR" está claramente on limite de operação e qualquer falha vai ser amplificada.

Acho que ninguém falou que todas as placas vão queimar.
Eu falei e mantenho… vai queimar tudo!
😂
E eu vou rir muito!
Estão juntas duas coisas que odeio muito: 12VHPWR/12V-2x6 e nVidia.

Última edição:
Aqui né, onde o poste mija no cachorro.
MSRP da 4060Ti 16GB era $499, o da 4070 $599
sim, o BR é mundo de outra dimensao e agente esta nele, portanto, é o preço praticado aqui que importa.

Mais um vídeo mostrando na prática o que acontece nas 4000/5000

Inclusve em um vídeo mais antigo ele mostra a mudança do projeto usado na 3090ti que protegia contra esse tipo de problema.

Dúvida real: No primeiro vídeo, quando ele despluga 3 cabos, ele não tá reduzindo a potência? Ele quis dizer que mesmo desplugando os cabos e deixando so um, continuaria passando 600W.

Dúvida real: No primeiro vídeo, quando ele despluga 3 cabos, ele não tá reduzindo a potência? Ele quis dizer que mesmo desplugando os cabos e deixando so um, continuaria passando 600W.

É exatamente isso, se parte dos 12v estiver desconectado, ela continua funcionando e puxando do que sobrou.
No vídeo que ele mostra o projeto da 3090ti comparado com as 4000, fica mais claro pq isso acontece.

Você só reduz a potência se o circuito entender que o cabo foi desplugado. Na 3090 você está fisicamente tirando um cabo do conector ligado ao circuito. Na 4090 do vídeo o adaptador continua conectado mesmo desplugando o cabo e pelo visto não tem nada nele que “avise” o circuito que houve uma falha de alimentação, ou muito menos o circuito consegue fazer essa verificação e se proteger. No caso os cabos restantes terão que compensar a corrente.

Última edição:
Você só reduz a potência se o circuito entender que o cabo foi desplugado. Na 3090 você está fisicamente tirando um cabo do conector ligado ao circuito. Na 4090 do vídeo o adaptador continua conectado mesmo desplugando o cabo e pelo visto não tem nada nele que “avise” o circuito que houve uma falha de alimentação. No caso os cabos restantes terão que compensar a corrente.
Que loucura, um dispositivo tão baratinho como uma GPU dessas e com uma falha grotesca dessas e tem gente passando pano e dizendo que o problema é no cabo 😂😂😂

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

ja temos o premio passa pano 2025 pras rtx 5000s (no minimo um candidato forte), claramente ele n viu os videos mostrando como o design da pcb da nvidia foi horrivel

Users who are viewing this thread

Voltar