[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Vou montar um pc, anos sem ter um pra jogar, pensei na rtx 5090, será que esse problema de queimar é regra? Ou é exceção?
Eu iria mais na exceção do que regra. Mas não vi muitos dados até agora.
E como os demais observaram ai, o projeto está no limite e não teve uma implementação bem desenhada.
Se a 5090 não for "essencial" para seu pc novo, pega qualquer outra placa que acho que pelo menos dessa situação estará a salvo.

Vou montar um pc, anos sem ter um pra jogar, pensei na rtx 5090, será que esse problema de queimar é regra? Ou é exceção?
Se você não tem um bom conhecimento sobre hardware, não recomendo pegar a 5090!

Basta ler os relatos, proposições, assistir os videos e vc vai ver que elas vão queimar... pode ser que dure um tempo maior ou que seja rápido, mas vai queimar... aí tem que torcer pra quando isso acontecer, ir somente ela para a vala e não levar o restante do PC ou até sua casa junto.
Após ler tudo e assistir tudo, ainda está cogitando comprar? Isso sim me assusta...

Na moral, vejo gente ficar putinho pq marca X dá 1 ano e outra Y dá 3 anos de garantia... mas não vejo ficar putinho se a porra de uma GPU que custa 20 MIL REAIS apresenta falha grave de projeto e vai queimar na sua mão e a nVidia (até por histórico) vai cagar e andar pra quem comprou... tudo isso por causa de míseros FPS

Obrigado pela resposta do pessoal, decidi esperar para ver o desfecho da 5090, iria de 4090, mas nem tem para vender, quando tem custa 20k

Na verdade, até com conhecimento eu esperaria a situação ser totalmente esclarecida. Talvez o problema tenha correção, talvez precise de revisão.
Solução: Substituir o cabo PCIe v5 por esse:
61JE-jHbFnL.jpg

Basta ler os relatos, proposições, assistir os videos e vc vai ver que elas vão queimar... pode ser que dure um tempo maior ou que seja rápido, mas vai queimar... aí tem que torcer pra quando isso acontecer, ir somente ela para a vala e não levar o restante do PC ou até sua casa junto.
Após ler tudo e assistir tudo, ainda está cogitando comprar? Isso sim me assusta...

Na moral, vejo gente ficar putinho pq marca X dá 1 ano e outra Y dá 3 anos de garantia... mas não vejo ficar putinho se a porra de uma GPU que custa 20 MIL REAIS apresenta falha grave de projeto e vai queimar na sua mão e a nVidia (até por histórico) vai cagar e andar pra quem comprou... tudo isso por causa de míseros FPS
Ainda vamos ler nos livros de Historia sobre a "Revolta das GPUs" encabeçada pelo grande líder "Asiqueira"
Essa geração da 5090 só deve ser instalada em locais com detecção de incendio. Melhor pular fora mesmo
Mas se o OP vai decidir pelo sim eu não iria em nenhuma outra que não fosse a Astral
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obrigado pela resposta do pessoal, decidi esperar para ver o desfecho da 5090, iria de 4090, mas nem tem para vender, quando tem custa 20k
Fez bem meu consagrado,
voce pode arriscar comprando uma usada,
mas eu acho que os preços tambem estão inflados justamente por isso também, dado o lançamento conturbado da 5090 em vários sentidos

Última edição:
Escolha conservadora: Aplica 20k faz aporte mensal, espera 6090.
Situação parece indicar a mesma coisa? (alta potencia, sem mudança em conector de energia...)
Desiste do hobby e aproveita pra fazer outra coisa. Caso negativo, vai com a 6090
Escolha arrojada: Compra a 5090 Astral, baixa o GPU Tweak e monitora o uso pra evitar cair na regra e ser exceção.
Escolha foda-se tenho dinheiro, versão licitação: Venda a 4090 e o Celtinha e compra a 5090 mais barata e ligue o foda-se
Corrigindo a "escolha foda-se tenho dinheiro, versão licitação: Venda a 4090, o celtinha, faça divida no armazém e compra a 5090 mais barata e ligue o foda-se."

Na verdade, até com conhecimento eu esperaria a situação ser totalmente esclarecida. Talvez o problema tenha correção, talvez precise de revisão.
Esse cabo é um desastre, mas se você souber o que está fazendo e dependendo do propósito (eu sei, é ridículo), dá para usar sem maiores problemas. Me expressei mal, deveria ter falado ALTO NÍVEL de conhecimento e saber o seu propósito de uso.

Se houver uma revisão que realmente resolva o problema, será necessário adicionar um segundo conector ou trocar por um novo tipo, mas nesse caso será preciso fazer RMA, o que já tornou comum devido ao caos do controle de qualidade das fabricantes nos últimos anos. Porém, só pensa assim quem fica comprando peça igual doido...

O cara refez os testes e obteve resultados melhores, até a maneira como o cabo é tratado no pós encaixe vai causar problemas, é necessário monitorar e uma câmera térmica trás certa segurança!

Esse cabo é um desastre, mas se você souber o que está fazendo e dependendo do propósito (eu sei, é ridículo), dá para usar sem maiores problemas. Me expressei mal, deveria ter falado ALTO NÍVEL de conhecimento e saber o seu propósito de uso.

Se houver uma revisão que realmente resolva o problema, será necessário adicionar um segundo conector ou trocar por um novo tipo, mas nesse caso será preciso fazer RMA, o que já tornou comum devido ao caos do controle de qualidade das fabricantes nos últimos anos. Porém, só pensa assim quem fica comprando peça igual doido...

O cara refez os testes e obteve resultados melhores, até a maneira como o cabo é tratado no pós encaixe vai causar problemas, é necessário monitorar e uma câmera térmica trás certa segurança!

*Uma camera termica e um alicate amperimetro kkk

Viajou. Dá pra fazer undervolt sem perder desempenho nenhum.
E o nego que falou que limitar o TDP era melhor que fazer uV? Talvez faça real sentido pra 4090

Esse video mostra o problema do cabo, e a principio não vejo solução de problema para o cabo em si.

Excelente negocio
PC-faccts.png
Nao tive a audacia de ir pra AMD, mas to na mesma
Esperando uma 4090 em bom preço, uma 5080 em bom modelo, ou o dolar cair pra 3 reais e eu superar meu limitador etico e pegar a 5090.

Ao pessoal que comprou suas RTX 5090 e aos que pensam em comprar, retornem aqui seguindo o seguinte cronograma:
  • No dia que receberem suas GPUS
    • Venham aqui colocar fotos da caixa, da GPU, da alegria...
  • No primeiro ou no segundo dia
    • Instalem e mandem fotos da GPU funcionando (se ela ligar e se não queimar já no primeiro uso)...
  • De uma semana a um mês de uso
    • Retornem aqui com fotos do incêndio e se puderem colocar uma câmera de vídeo, compartilhem um time-lapse do momento dos fogos de artifício...

O mais louco é que mesmo com todos esses relatos e argumentos, ainda assim teve gente que comprou e tem gente que vai comprar...

Nvidia com a 4090 - 450w:
o conetor tem problemas de fusão e representa um risco de incêndio para alguns. As soluções pós-venda também representam um risco de incêndio. Ponto de discussão atual durante meses na comunidade tecnológica.

Nvidia com a 5090 - 575w: “Vai dar merda não, confia”

Ao pessoal que comprou suas RTX 5090 e aos que pensam em comprar:
  • No dia que receberem suas GPUS
    • Venham aqui colocar fotos da caixa, da GPU, da alegria...
  • No primeiro ou no segundo dia
    • Instalem e mandem fotos da GPU funcionando (se ela ligar e se não queimar já no primeiro uso)...
  • De uma semana a um mês de uso
    • Retornem aqui com fotos do incêndio e se puderem colocar uma câmera de vídeo, compartilhem um time-lapse do momento dos fogos de artifício...

O ideal é evitar a FE, de todas que eu li é que tem a pior dissipação de calor.

Fazer um undervolt e limitar a performance é obrigatório nesse modelo

Se a futura 5060TI tiver perf semelhante da 4070 Super, sem usar os gimmics de MFG, o modelo de 16Gb, seria a placa para o QHD e atenderia aos users 12Gb "nao é suficiente".

O problema ainda será o preço, que provavelmente sera mais cara que a 5070 12Gb, ainda mais no BR.

• Curtir
Reações: sav
*Uma camera termica e um alicate amperimetro kkk
Da forma como as coisas estão indo, vai ser cada vez pior kkkk. Ultimamente, aproveitar o computador ao máximo se tornou uma tortura. Uma série de fatores a serem olhados. Estou em uma comunidade que busca problemas de input lag com propósito de jogos competitivos, e o pessoal já está perdendo a cabeça por lá!

Tem gente se enrolando no papel alumínio para jogar rsrsrs...

Esse video mostra o problema do cabo, e a principio não vejo solução de problema para o cabo em si.

tem que ter uma cota pra ver quantas vezes esse video eh postado por pagina

Se a futura 5060TI tiver perf semelhante da 4070 Super, sem usar os gimmics de MFG, o modelo de 16Gb, seria a placa para o QHD e atenderia aos users 12Gb "nao é suficiente".

O problema ainda será o preço, que provavelmente sera mais cara que a 5070 12Gb, ainda mais no BR.
eu acho q a 5060ti vai no maximo chegar na 4070, acho q nem na 4070s chega

as vezes fica entre as duas, o problema eh se ela tiver so 8gb de vram dnv

Users who are viewing this thread

Voltar