[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Qual aquele site de cálculo de fonte? Vou avaliar qual o máximo q consigo de GPU usando a Corsair 850 + meu 12900K
Obg

Pô mas aí o 1usmus falou merda, como que duas FE vão apresentar o exato mesmo problema sendo o cabo? Aliás, cabo quebrado não faz nenhum sentido, se o cabo está com mal contato ou quebrado ele vai esquentar (devido a passar a mesma corrente pela mesma área transversal) aumentar a resistência (resistência aumenta com a temperatura) e aumentar a corrente, aumentando mais a temperatura até chegar no equilíbrio, ok, pode acontecer, mas um aumento nessa escala de um único cabo ir pra +de 20 amper? Falou merda de mais, a GPU mão balanceou a carga, simples assim.
Passou o pano

Além de undervolt reduzir consumo, ruído, temperatura (da placa, do cabo e do ambiente e talvez outros componentes do case) ainda protege sua GPU de derreter o conector e um possível incêndio, só vantagens :yeah:

legal a nvidia, ela cria o conector problemático na 4090, obriga todos a usarem não deixando nem as customs usar outra coisa se quisessem, dá ruim mesmo ela não batendo o máximo do consumo especificado, ela culpa os usuários e os cabos de terceiros, faz uma revisão e lança, enfia o limite do limite na 5090, vê dar merda mais uma vez e agora a culpa é, novamente o cabo de terceiros e usuários, e vêm aí outra revisão e a 6090 com 700w no único conector pq ela vai dizer que pode sim, podem apostar

Parece que a Nvidia fez um design da 4090 e 5090 com 4 conectores:

AD102-TEST-1-1536x799.jpg

O mais louco é que mesmo com todos esses relatos e argumentos, ainda assim teve gente que comprou e tem gente que vai comprar...

Eu era um dos que ia comprar, mas depois dessa parada de derreter o conector e jogar a culpa no usuário, vou pegar algum upgrade intermediário pra minha 3080 e pegar a 5090 quando a nGreedia resolver fazer uma revisão técnica nessa questão.

Estava um tanto que preocupado com a questão da temperatura, mas depois do vídeo do debauer minhas preocupações só aumentaram pra outras áreas. Não dá pra mim mais.

Além de undervolt reduzir consumo, ruído, temperatura (da placa, do cabo e do ambiente e talvez outros componentes do case) ainda protege sua GPU de derreter o conector e um possível incêndio, só vantagens :yeah:
Ou seja, compre e pague uma 5090 e nivele-a por uma 4070/5070 kkkkkk

de fato é bom, mas muita gente tb roda as coisas limitando os fps no range do monitor e usando devidamente o gsync não? isso tb já faz a placa não trabalhar em 100% de uso na grande maioria dos casos, só isso já ajuda muito tb

Ou seja, compre e pague uma 5090 e nivele-a por uma 4070/5070 kkkkkk
Looonge disso, longíssimo na prática, se bobear a 5090 com ~300w deve passar a 4090 a >500w ainda, quem dirá uma 4070 Super da vida

de fato é bom, mas muita gente tb roda as coisas limitando os fps no range do monitor e usando devidamente o gsync não? isso tb já faz a placa não trabalhar em 100% de uso na grande maioria dos casos, só isso já ajuda muito tb
Também ajuda se a pessoa consegue 300-350fps mas limita a "só" 240hz do display, mas undervolt melhora independente de rodar a 10fps, 240fps ou 500fps porque muda a curva tensão/frequência, então vai ser mais eficiente que stock 100% do tempo em 100% das situações e mesmo se utilizar 100% da GPU

Looonge disso, longíssimo na prática, se bobear a 5090 com ~300w deve passar a 4090 a >500w ainda, quem dirá uma 4070 Super da vida
Mas a ideia tá lançada... a nVidia vai adorar

+10k gold +30% performance +20% chance de fogo +5% marketshare
O famoso NRPG (Nvidia Role-Playing Game)

Fogo no armazém parquinho
se pegar fogo, n precisa pagar a divida
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O mais louco é que mesmo com todos esses relatos e argumentos, ainda assim teve gente que comprou e tem gente que vai comprar...
tem gente q n pesquisa, normal
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

as vezes foi algumas das fabricantes que fizeram, os designs da pcb da nvidia (FE) sao bem merdas no geral

legal a nvidia, ela cria o conector problemático na 4090, obriga todos a usarem não deixando nem as customs usar outra coisa se quisessem, dá ruim mesmo ela não batendo o máximo do consumo especificado, ela culpa os usuários e os cabos de terceiros, faz uma revisão e lança,
A revisão até então "solucionou" o problema, porque não se atingia a ligação com os pinos,
então a placa acabava recebendo mais carga em menos fios, o que superaquecia e causava o fogo.
A 4090 ainda está dentro, em padrões conservadores da especificação desses cabos, tanto que não se houve tantos casos mais com ela depois da revisão.
O der8auer até salientou um ponto dos conectores serem gold-plated conectados no soquete de níquel, que isso poderia tambem contribuir pra essa questão..
Por mais que esse conector seja horrível, a série 4000 ainda está SAFE, e pra série 5000, só a 5090 tem essa potencia alta.
Não me arriscaria nem por 10k, nem pagando 2k + dinheiro do Celtinha

Pra mim isso foi 99% causado pela própria Nvidia para ganhar mais dinheiro.

Diminuiu produção e venda de vgas antigas. A procura é alta, e como tem pouca placa, as lojas exploram.

O lançamento nem se fala. Tem procura e vai demorar para chegar. Os mais afoitos vão pagar uma fortuna.

Mas quem não tem pressa e souber esperar, no futuro o mercado se normaliza e teremos boas promoções.

Ano passado estava ok até a época da Black Friday. Depois a Nvidia fechou a torneira das vendas, lançou série nova no papel e virou o cenário que temos hoje.

Mas isso muda com o tempo. Só ter calma e não entrar nesse jogo de extorsão dos caras.

Não é assim...

A Nvidia vendem os chips para as "Third Party" (Asus, MSI, Giga etc) que fabricam a placa e vendem por um preço, depois, se a revenda/loja vende com muito, pouco ou até prejuízo é problema do revendedor/loja, a Nvidia já recebeu a grana lá atrás...

Quem produz os chips é a TSMC, que alocou mto tempo de foundry para Nvidia (maior cliente) e essa alocação concorre com Apple, AMD e Intel.

Ainda mais agora com a concorrencia da IA.

é o que ele falou, essa 5090 tinha que ter 2 conectores e não 1.

E que fonte tem 2 conectores 12VHP?

Não é assim...

A Nvidia vendem os chips para as "Third Party" (Asus, MSI, Giga etc) que fabricam a placa e vendem por um preço, depois, se a revenda/loja vende com muito, pouco ou até prejuízo é problema do revendedor/loja, a Nvidia já recebeu a grana lá atrás...

Quem produz os chips é a TSMC, que alocou mto tempo de foundry para Nvidia (maior cliente) e essa alocação concorre com Apple, AMD e Intel.

Como não? Não foi a Nvidia que parou de fabricar e aceitar pedidos da série 4000 antes do lançamento da série 5000 e assim gerou escassez nas placas da série antiga?

Pô mas aí o 1usmus falou merda, como que duas FE vão apresentar o exato mesmo problema sendo o cabo? Aliás, cabo quebrado não faz nenhum sentido, se o cabo está com mal contato ou quebrado ele vai esquentar (devido a passar a mesma corrente pela mesma área transversal) aumentar a resistência (resistência aumenta com a temperatura) e aumentar a corrente, aumentando mais a temperatura até chegar no equilíbrio, ok, pode acontecer, mas um aumento nessa escala de um único cabo ir pra +de 20 amper? Falou merda de mais, a GPU mão balanceou a carga, simples assim.
Eu realmente quero saber se isso tem a ver com os dois cabos que a Corsair usa em seus adaptadores. Já vi pessoas comentando que, no caso delas, todos os cabos esquentam igualmente, diferente do que é mostrado.

O nosso querido alemão provavelmente cometeu algum erro, ou então a PSU dele está com problema, mas isso não muda o fato de que o conector é realmente ruim, e ele já vem alertando sobre isso há muito tempo...

Não temos ainda informações qual o percentual de casos que esse problema de aquecimento acontece.
Mas, eu esperando a oportunidade aqui para comprar no precinho, a Nvidia não está ajudando.

:bem:

Não é assim...

E que fonte tem 2 conectores 12VHP?
pior que tem várias, um exemplo https://br.msi.com/Landing/first-power-supply-unit-for-atx-3-pcie-5

Não temos ainda informações qual o percentual de casos que esse problema de aquecimento acontece.
Mas, eu esperando a oportunidade aqui para comprar no precinho, a Nvidia não está ajudando.

Assim, é aquele negocio né bixo, é o risco que tá correndo.
Acho que esse percentual nunca vai sair.. assim como não tem o percentual de pessoas que usam secador de cabelo com extensão ou airfryer ligada num T/benjamim
O que acontece é que tudo está dentro do limite (mas no máximo dele), e as placas não tem um projeto necessário pra garantir que o fluxo de corrente seja uniforme.
Tanto que a Astral é a de "melhor" solução. Podendo te alertar sobre esse problema, acaba dirimindo os incendios, pois você se antecipa ao problema, mas não o resolve.
Boa sorte se voce deixa o PC 24/7 e algum processo desanda durante a madrugada e faz sua GPU rodar 100% por horas

Vale salientar que os exemplos com a extensão e T são escolhas do usuário. Muitas das vezes, pra esse caso, sobretudo na 5090, o problema não vai ser do usuário.

Última edição:

Não vai haver uma catástrofe por conta de que todo mundo está de olho, mas os desavisados certamente enfrentarão problemas em uma taxa alta, em algum momento isso vai acabar parando na justiça, a Nvidia se atolou com vontade agora!

Vou montar um pc, anos sem ter um pra jogar, pensei na rtx 5090, será que esse problema de queimar é regra? Ou é exceção?

Vou montar um pc, anos sem ter um pra jogar, pensei na rtx 5090, será que esse problema de queimar é regra? Ou é exceção?
Escolha conservadora: Aplica 20k faz aporte mensal, espera 6090.
Situação parece indicar a mesma coisa? (alta potencia, sem mudança em conector de energia...)
Desiste do hobby e aproveita pra fazer outra coisa. Caso negativo, vai com a 6090
Escolha arrojada: Compra a 5090 Astral, baixa o GPU Tweak e monitora o uso pra evitar cair na regra e ser exceção.
Escolha foda-se tenho dinheiro, versão licitação: Venda a 4090 e o Celtinha e compra a 5090 mais barata e ligue o foda-se

Users who are viewing this thread

Voltar