[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Recomendação é não usar cabos de terceiros em hipótese alguma.

Se quiser garantir só fazer um undervolt na placa ou diminuir a potencia pelo Afterburner.
Sempre existiu essa recomendação de nunca usar cabos de terceiros, para qualquer eletroeletrônico.

Concordo que o undervolt é uma prática benéfica, mas qual o sentido de gastar muito mais numa placa de ponta por causa de seu desempenho e “diminuir sua potência”.

MODDIY recomenda cabos de alimentação 12V-2×6 atualizados para GPUs da série RTX 50
mcFM55g.jpeg

MODDIY, em seu site Help Center (conforme observado por Tom Warren ), recomendou que usuários de GPUs da série RTX 50 usem seus cabos de alimentação 12V-2×6 em vez de seus cabos 12VHPWR mais antigos. Essa recomendação foi
observada após os conectores de alimentação de uma GPU RTX 5090 Founders Edition derreterem ao usar um dos cabos 12VHPWR da empresa.

A MODDIY declarou que seus novos cabos 2025 12V-2×6 e 12VHPWR são todos construídos sob a nova especificação 12V-2×6. A empresa também diz que seus novos cabos oferecem “avanços significativos”. Isso inclui “materiais aprimorados de alojamento de terminais e conectores” e “fios mais grossos”.

Com seus novos cabos, a MODDIY promete um “buffer de segurança adicional” para usuários de GPU da série RTX 50.

Atualize para os cabos 12V-2X6 mais recentes para GPUs da série RTX50

Temos o prazer de anunciar o lançamento de nossos novos cabos 12V-2X6, projetados especificamente para as GPUs da série RTX50 lançadas recentemente. A partir de 2025, o padrão da indústria fez a transição para 12V-2X6, substituindo o padrão 12VHPWR anterior. Nossos novos cabos incorporam avanços significativos, incluindo materiais aprimorados de alojamento de terminais e conectores, juntamente com fios mais grossos, para fornecer um buffer de segurança adicional para as GPUs mais recentes.

Na MODDIY, todos os cabos 12VHPWR / 12V-2X6 adquiridos a partir de 2025 são fabricados de acordo com as novas especificações e padrões 12V-2X6, garantindo compatibilidade e desempenho ideal com as GPUs da série RTX50.

Antes de 2024, as GPUs da série RTX50 ainda não tinham sido introduzidas, e o padrão predominante era 12VHPWR. Todos os cabos produzidos antes desse período foram projetados e testados para uso com as GPUs da série RTX40.

Recomendamos que todos os usuários atualizem para os novos cabos 12V-2X6 para aproveitar ao máximo os recursos aprimorados de segurança e desempenho oferecidos por este novo padrão.

Você pode comprar o novo cabo 12V-2X6 em ATX 3.1 PCIe 5.1 H++ 12V-2X6 675W 12VHPWR 16 Pin Power Cable .

feoU30n.jpeg

Espere, os cabos 12V-2×6 e 12VHPWR não deveriam ser idênticos?​

A recomendação da MODDIY de seus novos cabos de energia causou confusão na comunidade de construção de PCs. Afinal, o novo padrão de energia 12V-2×6 usou o mesmo padrão de cabo que 12V-HPWR. 12V-2×6 muda apenas os lados GPU e PSU do padrão de energia.

Então por que a MODDIY está recomendando seus novos cabos em vez dos cabos 12VHPWR mais antigos? A resposta é simples: seus novos cabos são aprimorados além do que o padrão 12V-2×6 exige. Os novos cabos 12v-2×6 da MODDIY usam fios mais grossos e materiais de alojamento de terminais e conectores aprimorados para fornecer um "buffer de segurança aprimorado" para os usuários.

Não há mudanças nas especificações entre 12VHPWR e 12V-2X6?

Sim, 12VHPWR e 12V-2X6 são totalmente compatíveis, e não há mudanças nas especificações do cabo. No entanto, isso não significa que o cabo não possa ser melhorado ou aprimorado.

É um equívoco que um produto não possa ser aprimorado, ou um novo produto não possa ser lançado a menos que haja uma mudança nas especificações. Este claramente não é o caso.

Na indústria de PCs, cada produto está continuamente melhorando e evoluindo. Novos produtos são introduzidos regularmente, oferecendo melhores recursos, desempenho superior, durabilidade aprimorada, materiais aprimorados e designs mais atraentes, independentemente das mudanças nas especificações.

Sempre existiu essa recomendação de nunca usar cabos de terceiros, para qualquer eletroeletrônico.

Concordo que o undervolt é uma prática benéfica, mas qual o sentido de gastar muito mais numa placa de ponta por causa de seu desempenho e “diminuir sua potência”.
Pra quem usa a GPU/CPU 100% stock fazer undervolt é só vantagem justamente porque não diminui a potência no sentido de perder desempenho, já que a grande maioria das CPU/GPU vem com uma margem absurda de tensão extra, nos últimos 5 anos passei por umas 10 GPUs e 5 CPUs e tive resultados muito bons em todos sem exceção, então diria que tem que ser muito azarado pra pegar um sample tão ruim que não tenha uma melhora significativa, diria que o argumento de undervolt é muito válido pra quem só usa a GPU stock, se argumentarem que "tá perdendo desempenho" então deveriam meter OC até o limite de uma vez, e inclusive ainda dá pra ganhar desempenho reduzindo consumo/temp da placa muitas vezes, só pra ter noção de quão ruim elas costumam rodar 100% stock

Exemplificando numa imagem fica ainda mais fácil de ver a diferença na prática, e a mágica é que não precisa perder desempenho nem ganhar desempenho, cada um ajusta como bem entender os clocks e tensão, tem gente que quer manter 100% do desempenho, tem gente que topa ter só 98% do desempenho stock pra ter uma redução mais expressiva de temp/ruído e por aí vai

Nesse caso aí consegui mesmo desempenho stock com 20% menos consumo (~70w) e 5c a menos (poderia reduzir ruído diminuindo rpm dos fans da GPU) ou ~4% mais desempenho que stock com 10% menos consumo (~30w) e 3c a menos

6mJNvty.png

Última edição:

Não pratico "undervolt" via power limit então não posso falar por isso, mas no caso do undervolt via curva de voltagem, que sempre faço, pelo menos com o método que uso, não há nenhuma perda de desempenho. Na verdade há até um pequeno ganho, por incrível que pareça, pq a redução de temperatura e consumo permitem a sustentação de clock boosts maiores por mais tempo.

O prejuízo nesse caso não é de potência, é de uma potencial instabilidade.

O ponto é que quando o fabricante seta uma placa, ele precisa botar uma margem de voltagem que garanta que todos os chips, bons e ruins, serão 100% estáveis. O undervolt consiste em ir reduzindo as voltagens da placa em relação aos clocks, e submetendo ela a testes de stress, até encontrar a voltagem mínima que atinja os mesmos clocks sem causar nenhum crash. Conseguindo isso, só há benefícios, prejuízo nenhum.

Algumas pessoas optam por ir além e desenham a curva de forma que o undervolt seja combinado com um underclock. Nesse caso, a redução de temperatura e consumo pode ser dramática, mas aí sim há uma queda de desempenho. Aí vai de cada um, eu só faço undervolt se ele me entregar clocks iguais ou melhores do que stock, o que não é difícil de conseguir. E o que dita o desempenho nesse caso é o clock e não se a placa tá comendo mais ou menos watts.

Pra quem usa a GPU/CPU 100% stock fazer undervolt é só vantagem justamente porque não diminui a potência no sentido de perder desempenho, já que a grande maioria das CPU/GPU vem com uma margem absurda de tensão extra, nos últimos 5 anos passei por umas 10 GPUs e 5 CPUs e tive resultados muito bons em todos sem exceção, então diria que tem que ser muito azarado pra pegar um sample tão ruim que não tenha uma melhora significativa, diria que o argumento de undervolt é muito válido pra quem só usa a GPU stock, se argumentarem que "tá perdendo desempenho" então deveriam meter OC até o limite de uma vez, e inclusive ainda dá pra ganhar desempenho reduzindo consumo/temp da placa muitas vezes, só pra ter noção de quão ruim elas costumam rodar 100% stock

Exemplificando numa imagem fica ainda mais fácil de ver a diferença na prática, e a mágica é que não precisa perder desempenho nem ganhar desempenho, cada um ajusta como bem entender os clocks e tensão, tem gente que quer manter 100% do desempenho, tem gente que topa ter só 98% do desempenho stock pra ter uma redução mais expressiva de temp/ruído e por aí vai

Nesse caso aí consegui mesmo desempenho stock com 20% menos consumo (~70w) e 5c a menos (poderia reduzir ruído diminuindo rpm dos fans da GPU) ou ~4% mais desempenho que stock com 10% menos consumo (~30w) e 3c a menos

6mJNvty.png
mas é aquela coisa, o cara que gasta 20mil numa placa, será que tá se importando com isso?

igual comprar uma ferrari para andar a 70km na marginal de sp com receio de multa.

mas é aquela coisa, o cara que gasta 20mil numa placa, será que tá se importando com isso?

igual comprar uma ferrari para andar a 70km na marginal de sp com receio de multa.

Como eu disse, não necessariamente.

Pode ser uma forma de andar com a Ferrari nos mesmos 300km/h, mas gastando menos gasolina e corroendo menos o motor. A maioria dos donos de Ferrari pode não "se importar com isso", mas se vc explicar o resultado e perguntar se ele queria que fosse assim, certeza que ele ia querer.

Voce nem perde tanto desempenho fazendo undervolt, economiza na energia e ainda não queima teu PC (não vou fazer)

6700 na kabum.
usando bot não encontrei em nenhum outro lugar.
Fiquei a fim de pegar ela! Mas assisti um review onde o cara fala que esse modelo, msi ventus 2x white, vale no máximo 5000.

Ela é toda de plástico, ate o backplate! Kkkk achei isso zoado!

E não tem nada de rgb! Sem rgb é menos fps!

Fiquei a fim de pegar ela! Mas assisti um review onde o cara fala que esse modelo, msi ventus 2x white, vale no máximo 5000.

Não é só o material, as Ventus da série 4000 também têm sérios problemas de refrigeração. Eu só pensaria em pegar se estivesse muito abaixo do preço.

male male vc encontra 4070S por 4900,00
o qto vale uma placa é muito relativo, a realidade hj é outra, principalmente nos preços.

4070 Super TI acabou no mercado, só encontra aquela hoje, senta e chora ou vai atras de outro modelo.

Não pratico "undervolt" via power limit então não posso falar por isso, mas no caso do undervolt via curva de voltagem, que sempre faço, pelo menos com o método que uso, não há nenhuma perda de desempenho. Na verdade há até um pequeno ganho, por incrível que pareça, pq a redução de temperatura e consumo permitem a sustentação de clock boosts maiores por mais tempo.

O prejuízo nesse caso não é de potência, é de uma potencial instabilidade.

O ponto é que quando o fabricante seta uma placa, ele precisa botar uma margem de voltagem que garanta que todos os chips, bons e ruins, serão 100% estáveis. O undervolt consiste em ir reduzindo as voltagens da placa em relação aos clocks, e submetendo ela a testes de stress, até encontrar a voltagem mínima que atinja os mesmos clocks sem causar nenhum crash. Conseguindo isso, só há benefícios, prejuízo nenhum.

Algumas pessoas optam por ir além e desenham a curva de forma que o undervolt seja combinado com um underclock. Nesse caso, a redução de temperatura e consumo pode ser dramática, mas aí sim há uma queda de desempenho. Aí vai de cada um, eu só faço undervolt se ele me entregar clocks iguais ou melhores do que stock, o que não é difícil de conseguir. E o que dita o desempenho nesse caso é o clock e não se a placa tá comendo mais ou menos watts.
eu parei com undervolt justamente por isso de instabilidade, direto começaram a surgir no guru3d gente falando que jogo tal começou a crashar com tal driver, que jogo tal tava dando erro de dll com driver tal, começaram a sugerir geral de tirar undervolt e pronto, simplesmente paravam os crashes, é incrível mas tem driver que seu undervolt crasha e outros não, e pode rodar o stress test e benchmark que for que vai ficar estável em um e outro não enquanto que rodando em stock vc não tem esses problemas, então passei a deixar assim e não sei mais o que é instabilidade com algo faz muito tempo

além disso se vc não quiser perder performance o "ganho" é bem pequeno, tipo 3 a 4 graus a menos na gpu e uns 40 a 60w a menos de consumo em pico, e estranhamente tb ocorre que tem tem jogos que vc mantêm o desempenho, e chega em 1 específico que não se sabe o pq vc tá fazendo 10 a 15 fps a menos, acontecia tb ás vezes eu pegar um lançamento e estava lá rodando bem pior que os outros com a mesma placa que eu, ia ver era o undervolt, o mesmo que em todos os outros jogos eu não perdia nem 1 fps sequer

Última edição:
eu parei com undervolt justamente por isso de instabilidade, direto começaram a surgir no guru3d gente falando que jogo tal começou a crashar com tal driver, que jogo tal tava dando erro de dll com driver tal, começaram a sugerir geral de tirar undervolt e pronto, simplesmente paravam os crashes, é incrível mas tem driver que seu undervolt crasha e outros não, e pode rodar o stress test e benchmark que for que vai ficar estável em um e outro não enquanto que rodando em stock vc não tem esses problemas, então passei a deixar assim e não sei mais o que é instabilidade com algo faz muito tempo

além disso se vc não quiser perder performance o "ganho" é bem pequeno, tipo 3 a 4 graus a menos na gpu e uns 40 a 60w a menos de consumo em pico, e estranhamente tb tem jogo que vc mantêm o desempenho, e chega em 1 específico que não se sabe o pq vc tá fazendo 10 a 15 fps a menos
Só fiz undervolt na 3080 12GB OC que era muito beberrona.

Na 4070 e 4070S por serem mais eficientes, achei totalmente desnecessário.

Linha 5000, acho que vou pular a serie, até agora, preço muito caro para pouca melhora real, na minha opinião.

Eu continuo acompanhando no ML.
Todo momento, entra e sai anúncio de 4090 "pq comprei 5090"...
...e o povo se matando para pagar 12, 15, em placas, nos melhores casos, com um ano de garantia.

Muitos não se importam e se for pegar todos os usuários do mundo é provável que só a minoria faz UV/OC, mas dos que conhecem sobre é praticamente unânime sobre a melhora em comparação com settings stock, eu pessoalmente faço tanto em CPU quanto GPU porque é extremamente simples, rápido e mesmo que a redução fosse só 2c ainda faria por conta disso, na prática eu perco 1-2 minutos da minha vida e rodo com menos temp/consumo/ruído durante todo o tempo de vida do hardware, e instabilidade se der um crash ou reboot pra mim beleza, dou uma segurada no UV/OC e já era, não sou fanático igual uns que ficam punhetando número de benchmark e rodando 24h de 8 testes de stress diferente a cada mínima coisinha que mudam

Instabilidade nesses >5 anos de UV/OC em vários CPU/GPU foi só CPU (CO exagerado) que tomei uns 2-3 reboots no total (entre as ~5 CPUs que usei CO), e na GPU (excesso de OC na memória) que foi corrigido em questão de segundos, 1 vez deu só artefatos e 1 vez deu crash, isso ao longo de umas 10 GPUs que fucei nisso então diria que instabilidade nem é tanto um problema, a não ser que a pessoa tente usar uns settings absurdos e muito improváveis de estar estável, é só não ser muito sem noção que com uma mexida quick and dirty já se tem a maior parte do benefício com esforço mínimo, mas tem gente que quer abusar até o limite por conta de 5mv a menos ou 15mhz a mais que vão mudar nada na prática e vão deixar muito mais complicado de estabilizar

E pra CPU apenas um copypaste meu com o resultado que tive no 9800x3D jogando GW2

Stock boost clock: 5225mhz, 95w~, 62c~, Vcore máx 1.244v
Reiniciei o PC e botei CO -25 e +75mhz boost
UV/OC Boost clock:
5300mhz, 70w~, 54c~, Vcore máx 1.142v

Depois disso ainda tirei os +75mhz e botei o CO em -35 e reduziu ainda mais temp/consumo/tensão, tudo isso em papo de segundos na bios e 0 dor de cabeça até o momento, não vou enriquecer por conta de 100w a menos de consumo mas no fim são 10c a menos na CPU, ~5c a menos na GPU, consumo menor que vai exigir menos dos componentes como um todo (tendência a maior durabilidade), possibilidade de reduzir ruído (que também reduz poeira acumulada), 100w a menos despejados no ambiente e por aí vai, uma caralhada de benefícios pra um esforço minúsculo então eu curto fazer

Rapaz, rolo danado pra ganhar 4 frames.

Aqui eu fiz assim, tirei a GPU da caixa, coloquei na mobo, peguei o cabo, pluguei na GPU e na fonte.
Liguei o PC, instalei o SignalRBG pra desligar todos leds da placa.

Há 1 ano e meio eu não faço mais nada desde então

Vai chegar bem caro com série 5000, aqui com o novo 9955HX3D

0acNJtl.jpeg

Laptops Dream Machines GeForce RTX 50 (configurações mais baratas)​

• Ryzen 9 9955HX3D + RTX5070Ti : a partir de 2526 EUR
  • Ryzen 9 9955HX3D + RTX5080 : a partir de 3110 EUR
  • Ryzen 9 9955HX3D + RTX5090 : a partir de 3860 EUR
  • Core Ultra 9 275HX + RTX5070Ti : a partir de 2420 EUR
  • Core Ultra 9 275HX + RTX5080 : a partir de 3020 EUR
  • Core Ultra 9 275HX + RTX5090 : a partir de 3740 EUR
  • Ryzen 9 9955HX + RTX5070Ti : a partir de 2320 EUR
  • Ryzen 9 9955HX + RTX5080 : a partir de 2930 EUR
  • Ryzen 9 9955HX + RTX5090 : a partir de 3670 EUR
Isso que as marcas conceituadas ainda nem colocaram preço do 9955HX3D :(
Os notebooks da Asus também estão chegando:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui eu fiz assim, tirei a GPU da caixa, coloquei na mobo, peguei o cabo, pluguei na GPU e na fonte.

A culpa é de quem? Doom? Crysis remastered?

Última edição:

kkkkkkkkkkk né, e só no texto já teve uns 5 ou 6 crashes causados pelo processo

eu parei com isso por isso, subia 50mv e pensava agora tá bom, passava 2 meses crashava em algo, opa vou subir mais 20mv passava 1 mês crashava em outra coisa, saía um driver e tinha que tirar de vez, aí no seguinte voltava, passava 2 meses outro crash e tinha que mexer mais, dá não kkkk deixa em stock aquecendo 3 graus a mais e consumindo absurdos 60w a mais sem crashar nunca

Modelos da Asus com a 5080~5090 chegará muito caro, estou de olho no Zephyrus G16 com a 5070ti mas vai depender dos testes em relação a 4080.

Eu continuo acompanhando no ML.
Todo momento, entra e sai anúncio de 4090 "pq comprei 5090"...
...e o povo se matando para pagar 12, 15, em placas, nos melhores casos, com um ano de garantia.

Eu vou vender a minha de 10k pra baixo, não acho justo cobrar tanto por um produto usado.

Tou só esperando aparecer 5090 pronta entrega por que não quero ficar sem.

Users who are viewing this thread

Voltar