[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
A única diferença entre as 4xxx e as 5xxx é o MFG. De resto, todas as outras funções do DLSS4 estão plenamente suportadas, inclusive o FG 2x mais novo.
Sim. Quando me referi a ele, é sobre o MFG, que é algo que será exclusivo da série 50 e fará bastante diferença.

Será que vai fazer?
Nos jogos que já usam ele, faz e bastante. Cyberpunk, Outlaws, etc etc rodam 3x com mais fps. Agora resta saber se será colocado na maioria dos jogos, porém acredito que sim, igual o FG do DLSS 3 que tem em praticamente todo jogo AAA.

E como com o tempo os jogos e as engine vão ficando mais pesadas, cada vez mais ele será importante para conseguir um fps alto. Obviamente tudo depende de como a pessoa quer jogar, e dos Hz da TV ou monitor que ela tiver.

Nos jogos que já usam ele, faz e bastante. Cyberpunk, Outlaws, etc etc rodam 3x com mais fps. Agora resta saber se será colocado na maioria dos jogos, porém acredito que sim, igual o FG do DLSS 3 que tem em praticamente todo jogo AAA.

E como com o tempo os jogos e as engine vão ficando mais pesadas, cada vez mais ele será importante para conseguir um fps alto. Obviamente tudo depende de como a pessoa quer jogar, e dos Hz da TV ou monitor que ela tiver.

FG e MFG nunca vão funcionar bem pra deixar um jogo excessivamente pesado jogável, pq a latência de um baixo framerate base + a latência adicionada pelo FG deixariam ele injogável de novo. Vc tá iludido pelas possibilidades da tecnologia. Framerate base (antes de ativar o FG) abaixo de 60 fps já deixa a latência perturbadora, o ideal é que ela seja de uns 80 pra cima. Então MFG não é uma boa solução pra um jogo que sua GPU não rodaria sem ele, mas sim uma forma de botar um jogo que já roda bem atingindo o cap em monitores de 165hz, 240hz ou mais.

Não faz tanta diferença. Ainda menos comparado a placa que já tenha o FG 2x.

Fornecimento de GPU NVIDIA GB202 para RTX 5090 deve aumentar, varejista tem 147 placas RTX 5080, mas não as vende separadamente
Alguns varejistas têm cartões, mas não os vendem para você
FxeVyqN.png

De acordo com MEGAsizeGPU, uma pessoa com laços muito bons com parceiros de placas NVIDIA e responsável por muitos vazamentos de GeForce no passado, há um aumento significativo no fornecimento de GPU GB202. Pelo menos um parceiro de placa já recebeu “toneladas de GB202”, ele acrescenta.

O aumento no fornecimento de GB202 era esperado em algum momento, mas essa grande GPU estava competindo com outros pedidos da TSMC, como GPUs GB200, que dizem estar com demanda menor do que a esperada. A NVIDIA agora mudará sua produção de wafer para o que é lucrativo e, claramente, a RTX 5090 é onde o dinheiro está agora.

Ainda assim, para a NVIDIA, o segmento de jogos é relativamente pequeno comparado aos data centers. Então, se estamos falando sobre quaisquer mudanças na produção, será uma mudança minúscula em termos de lucros. Em vez disso, seria a NVIDIA respondendo à demanda por RTX e à demanda reduzida por Blackwell para data centers.

Atualmente, o fornecimento de RTX 5090 é inexistente, e há um enorme problema de scalping com quase nenhuma reação da NVIDIA sobre as margens aumentadas dos parceiros de bordo. Preços aumentados podem até ser encontrados nas lojas oficiais da AIB.

mhMDQu3.jpeg

Os varejistas também estão fazendo a parte deles, e alguns estão limitando artificialmente o acesso a algumas GPUs. Um dos leitores nos enviou um link para a Danish Komplett, que aparentemente tem placas RTX 5080 147x em estoque, mas elas não são vendidas separadamente, apenas oferecidas com PCs pré-montados por este varejista. Sim, essas informações só aparecem nas páginas de configuração do PC.

FG e MFG nunca vão funcionar bem pra deixar um jogo excessivamente pesado jogável, pq a latência de um baixo framerate base + a latência adicionada pelo FG deixariam ele injogável de novo. Vc tá iludido pelas possibilidades da tecnologia. Framerate base (antes de ativar o FG) abaixo de 60 fps já deixa a latência perturbadora, o ideal é que ela seja de uns 80 pra cima. Então MFG não é uma boa solução pra um jogo que sua GPU não rodaria sem ele, mas sim uma forma de botar um jogo que já roda bem atingindo o cap em monitores de 165hz, 240hz ou mais.

Sim, no caso da 5080 e 5090, ele será importante. Um exemplo: minha TV é de 144 Hz. Na minha 4090 o Outlaws em 4k, com tudo no máximo, DLSS 3, e DLSS 2 no perfil qualidade, nos cenários abertos se chegava a 80 fps era muito. Cyberpunk com o RT Path Tracing mesma coisa. Wu Kong idem.

Nesses casos, o MFG será importantíssimo para conseguir bater ou chegar próximo dos 144 fps que minha TV suporta, deixando com todas as opções e RT no máximo possível. E dependendo do jogo, dá até para usar o DLAA com o MFG para chegar em um fps alto.

Por isso o ponto que eu falei lá, é que tudo depende de como a pessoa vai jogar. Resolução, qualidades, etc etc.

Lógico que eu sei que o MFG não fará milagres, como fazer uma 5060 ou 5070 Ti rodar jogo AAA a 4k 120 fps. E por aí vai.

Venderam tudo já.

Se trocar vai perder 12% de desempenho

1738151828_5080_review_leak_source_igorslab.jpg

Pra quem tem 4090 só vale a pena trocar pra 5090 e olhe lá.

Numa boa?
É a 7900XTX que anda me chamando atenção.
Infelizmente, não só a minha...preços subiram muito, também.
Emparelharam com a 5080, o que a torna fora de questão.
Mas, quem pegou no precinho, está bem.
Como anda a questão de drivers?

Em jogos single player FG funciona bem, mesmo com latência maior, ainda funciona bem.

Mas o bem que eu digo é 60fps, o cara tá com 30fps, meteu um FG e limitou a 60fps, ele vai rodar muito bem.

Porém para multiplayer estas tecnologias realmente não funcionam, o cara quer 600fps em um competitivo, não faz o menor sentido usar algo assim, vai aumentar a latência e etc.

Acredito que este assunto se FG, upscaling, até RT e etc, deveria ficar limitado ao single player, pois no multiplayer não faz sentido ligar nada que onere a sua performance na competição.

Sim, no caso da 5080 e 5090, ele será importante. Um exemplo: minha TV é de 144 Hz. Na minha 4090 o Outlaws em 4k, com tudo no máximo, DLSS 3, e DLSS 2 no perfil qualidade, nos cenários abertos se chegava a 80 fps era muito. Cyberpunk com o RT Path Tracing mesma coisa. Wu Kong idem.

Nesses casos, o MFG será importantíssimo para conseguir bater ou chegar próximo dos 144 fps que minha TV suporta, deixando com todas as opções e RT no máximo possível. E dependendo do jogo, dá até para usar o DLAA com o MFG para chegar em um fps alto.

Por isso o ponto que eu falei lá, é que tudo depende de como a pessoa vai jogar. Resolução, qualidades, etc etc.

Lógico que eu sei que o MFG não fará milagres, como fazer uma 5060 ou 5070 Ti rodar jogo AAA a 4k 120 fps. E por aí vai.
Se você usar o MFG 4x pra chegar a 120-144 fps significa que seu frame base tá na casa dos 30-40. A latência vai ficar uma bosta...

Uma coisa é passar de 60 pra 240, outra de 30 pra 120. Nesse último caso seria melhor colocar um DLSS performance e usar o 2x pra atingir os 120.

Se você usar o MFG 4x pra chegar a 120-144 fps significa que seu frame base tá na casa dos 30-40. A latência vai ficar uma bosta...

Uma coisa é passar de 60 pra 240, outra de 30 pra 120. Nesse último caso seria melhor colocar um DLSS performance e usar o 2x pra atingir os 120.
Mas o "correto" seria usar o DLSS 2 pra aumentar a taxa base e depois usar o FG.
FG/MFG dificilmente são usados sem o DLSS2 pra aumentar FPS.

Em jogos single player FG funciona bem, mesmo com latência maior, ainda funciona bem.

Mas o bem que eu digo é 60fps, o cara tá com 30fps, meteu um FG e limitou a 60fps, ele vai rodar muito bem.

Porém para multiplayer estas tecnologias realmente não funcionam, o cara quer 600fps em um competitivo, não faz o menor sentido usar algo assim, vai aumentar a latência e etc.

Acredito que este assunto se FG, upscaling, até RT e etc, deveria ficar limitado ao single player, pois no multiplayer não faz sentido ligar nada que onere a sua performance na competição.
Sim, é isso mesmo. Em jogos single player funciona super bem, e é onde faz sentido usar. Nesses jogos mal se percebe a latência alta, ainda mais por causa do Nvidia Reflex que obrigatoriamente é utilizado quando se ativa o FG ou MFG.

Eu acho que a maioria das pessoas deve usar o FG 2x, que é apenas para dobrar os fps, ou seja de 30 para 60, 45 para 90, 60 para 120.
Já usar o FG de 120 para 240 ou mais, não parece fazer muito sentido, já que o fps está bom, para que aumentar a latência e ter que lidar com os artefatos.

De qualquer forma, apenas testando os cenários para ver o real impacto, até porque, as pessoas tem percepções diferentes.

Mas o "correto" seria usar o DLSS 2 pra aumentar a taxa base e depois usar o FG.
FG/MFG dificilmente são usados sem o DLSS2 pra aumentar FPS.
Já estou assumindo que o "normal" seria usar, em 4K, o Super Resolution no qualidade (1440p).
O que quero dizer é que se o frame base for pífio é melhor renderizar em 1080p (performance) e usar o MFG 2x pra não ficar com a sensação de atraso nos controles.

Eu acho que a maioria das pessoas deve usar o FG 2x, que é apenas para dobrar os fps, ou seja de 30 para 60, 45 para 90, 60 para 120.
Já usar o FG de 120 para 240 ou mais, não parece fazer muito sentido, já que o fps está bom, para que aumentar a latência e ter que lidar com os artefatos.

De qualquer forma, apenas testando os cenários para ver o real impacto, até porque, as pessoas tem percepções diferentes.
E é por isso que pra mim não faz sentido trocar uma 4090 por uma 5080 como estavam sugerindo acima. Mesmo com o MFG.

Na verdade o pessoal tem grana e gosta de trocar as placas sem necessidade. Quem tem vga boa da série 4000 só deve trocar se a vga atual não estiver atendendo bem.

A turma vê lançamento de série nova com uns fru frus novos e já fica assim: :omfg:

O DLLS4 vai ter suporte até para as RTX 2000. Então trocar pra quê? Pelo multi frame?

Sei lá. Tem hora que não entendo o raciocínio desse pessoal.

Vga pra mim é igual carro. A melhor maneira de ter menos prejuízo e trocar o menos que eu puder. Só troco quando o atual não estiver me atendendo mais. :challenge:

Na verdade o pessoal tem grana e gosta de trocar as placas sem necessidade. Quem tem vga boa da série 4000 só deve trocar se a vga atual não estiver atendendo bem.

A turma vê lançamento de série nova com uns fru frus novos e já fica assim: :omfg:

O DLLS4 vai ter suporte até para as RTX 2000. Então trocar pra quê? Pelo multi frame?

Vga pra mim é igual carro. A melhor maneira de ter menos prejuízo e trocar o menos que eu puder. Só troco quando o atual não estiver me atendendo mais. :challenge:
É aquilo, você não vê necessidade, não se Importa, mas tem gente que gosta de ter sempre o último lançamento.

Eu sou ao contrário de você, todo ano troco de celular, toda VGA e console novo eu troco, e por aí vai. Só não troco CPU todo ano porque isso realmente não impacta tanto, da para segurar uns 3, 4 anos, além que é um custo maior pois geralmente tem que trocar de motherboard também. E não troco de carro também, porque não dirijo.

E tenho grana, sou milionário? Não. MUITO longe disso. Porém, se tiver o mínimo de organização financeira e trocar o seu bem quando ele ainda está valorizado, não tem um impacto grande de custo.

Por exemplo: troquei meu S24 Ultra pelo S25 Ultra.

Paguei 5700 no S25 Ultra, e ainda vou receber um cashback de 1100. Vendi meu S24 Ultra por 5000. Fazendo as contas, ganhei 400 reais na troca. Ou seja, mesmo o S24 Ultra atendendo tudo e não tendo muita diferença para O S25, valeu a pena e estou com o último lançamento. Se eu tivesse um S20, iria gastar uma grana.

Na troca de VGA o custo é um pouco maior, porém trocar uma série 40 agora por uma série 50, vai lhe custar menos do que daqui um ano ou dois. Principalmente porque
VGA nova sai a cada dois, três anos. Se você esperar e trocar uma série 40 por uma série 60, vai ter que desembolsar uma grana muito maior do que trocar uma série 50 por uma série 60.

Sou totalmente contra esse negócio de só trocar as coisas quando estiverem muito antigas e desatualizadas, por mais que elas ainda me sirvam. Você vai gastar uma grana absurda.

Mas vai de cada pessoa, não existe certo ou errado nessas situações.

Última edição:
É aquilo, você não vê necessidade, não se Importa, mas tem gente que gosta de ter sempre o último lançamento.

Eu sou ao contrário, todo ano troco de celular, toda VGA e console novo eu troco, e por aí vai. Só não troco de carro porque não dirijo.

E tenho grana, sou milionário? Não. MUITO longe disso. Porém, se tiver o mínimo de organização financeira e trocar o seu bem quando ele ainda está valorizado, não tem um impacto grande de custo.

Por exemplo: troquei meu S24 Ultra pelo S25 Ultra.

Paguei 5700 no S25 Ultra, e ainda vou receber um cashback de 1100. Vendi meu S24 Ultra por 5000. Fazendo as contas, ganhei 400 reais na troca. Ou seja, mesmo o S24 Ultra atendendo tudo e não tendo muita diferença para O S25, valeu a pena e estou com o último lançamento. Se eu tivesse um S20, iria gastar uma grana.

Na troca de VGA o custo é um pouco maior, porém trocar uma série 40 agora por uma série 50, vai lhe custar menos do que daqui um ano ou dois. Sou totalmente contra esse negócio de só trocar as coisas quando estiverem muito antigas e desatualizadas, por mais que elas ainda me sirvam. Você vai gastar uma grana absurda.
Ou seja, sua pessoa é o oposto da minha pessoa. Fato. :haha:

Por exemplo, não consigo concordar com nada que você fala no tópico. E vida que segue. :limo:

Infelizmente, o nosso país carece de diversas coisas, e no âmbito educacional, falta educação financeira (que precisa vir desde a base escolar) para servir na vida adulta de forma mais racional.
Mas infelizmente, quando colocamos isso, vem aquele papo do dinheiro alheio.

Possuo uma RTX 4070, com DLSS 4, Frame Gen, dá para ir levando e aguardar um upgrade real mesmo...

Já estou assumindo que o "normal" seria usar, em 4K, o Super Resolution no qualidade (1440p).
O que quero dizer é que se o frame base for pífio é melhor renderizar em 1080p (performance) e usar o MFG 2x pra não ficar com a sensação de atraso nos controles.

E é por isso que pra mim não faz sentido trocar uma 4090 por uma 5080 como estavam sugerindo acima. Mesmo com o MFG.
Cara eu também acho que não vale com algumas poucas exceções.
Mas cada um faz o que quer.

Eu sou do time que só troca quando a placa antiga não aguenta mais, mas minha razão é pra evitar a fadiga. Odeio vender coisas online, odeio, é um porre. Desde criar o anúncio a lidar com os choradores de preço a ter que embalar e ir no correio, isso quando o fdp não inventa de pedir devolução (nunca tive esse azar).

Nesses jogos mal se percebe a latência alta

Discordo fortemente.

Concordo fortemente.

Ou seja, na minha opinião, frame generation é uma tecnologia um tanto inútil. Até entendo existir gente menos sensível a latência e mais sensível a fluidez de imagem do que eu, nesse caso frame gen até pode ter seu lugar, mas 4x em vez de 2x é overkill e desnecessário. Até entendo ver o 4x como uma feature a mais pra quem gosta, mas ver como motivo singular pra upgrade de RTX 40 pra RTX 50 é delírio.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar