Vou dar minha opinião aqui. Acho que depende do que você joga. Se joga tudo quanto é lançamento, vai precisar em algum momento do DLSS4, que é algo fantástico. Pois todo jogo Aaa vai ter suporte a ele Aí a 5080 vai rodar esses jogos melhor que a 4090, e conhecendo a nvidia não vão colocar o DLSS4 em gerações anteriores. Aí nesse caso vale trocar a 4090 por uma 5080.
Agora se você joga algo específico que não vai ter suporte para o DLSS4, ou não pretende usar ele, aí não vale a troca, melhor esperar uma 5090.
O problema que só deve surgir 5090 lá para março, comprei uma 5090 Astral na Terabyte, no dia 30/01, falei com eles ontem e disseram que só vão enviar a partir de 31/03. Provavelmente as placas que irão receber são as já vendidas na pré venda, a não ser que tenham colocado menos unidades na pré venda, para ter algo em estoque quando receberem e poder vender. Talvez no Kabum tenha, pois costumam receber mais placas que as demais lojas. Alguma marca deve aparecer também, porém poucas unidades. Mas acho difícil esse estoque de 5090 normalizar tão cedo.
Já em relação a preço, não vai atrás dos iludidos aqui achando que ele vai cair porque o dólar caiu. Fora que as lojas não estão cobrando absurdo nenhum, está dentro do preço baseado em dólar, que já é alto. Pessoal faz a conversão direta e acha que teria que ser cobrado isso. A tendência é continuar o mesmo, ou até aumentar se o estoque for escasso. E sua 4090 não vai desvalorizar tão cedo também, pois além de não existir ela em estoque, as 5090 vao demorar para ter estoque normal.
Fui apressado e vendi minha 4090 Suprim Liquid X por 10k. Se eu soubesse que iam demorar tanto para entregar as placas, teria esperado e vendido ela melhor. Mas faz parte do jogo. Pelo menos tenho um Xbox Series X, um PS5 Pro e um Switch para jogar algo até chegar a 5090