[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Sim. Quando me referi a ele, é sobre o MFG, que é algo que será exclusivo da série 50 e fará bastante diferença.
Diferente do DLSS 3 que a Nvidia sempre falou que não ia ter para a série 30XX. Já teve várias entrevistas com o pessoal da Nvidia que eles têm a possibilidade de colocar o MFG para a série 40XX. Mas no momento eles estão concentrados na série 50XX. Mas falaram que vão tentar disponibilizar para a série 40XX via software.

Não precisa de implementação no jogo.

Funciona em qualquer placa e qualquer jogo.

Última edição:
Eu sou do time que só troca quando a placa antiga não aguenta mais, mas minha razão é pra evitar a fadiga. Odeio vender coisas online, odeio, é um porre. Desde criar o anúncio a lidar com os choradores de preço a ter que embalar e ir no correio, isso quando o fdp não inventa de pedir devolução (nunca tive esse azar).

Discordo fortemente.

Concordo fortemente.

Ou seja, na minha opinião, frame generation é uma tecnologia um tanto inútil. Até entendo existir gente menos sensível a latência e mais sensível a fluidez de imagem do que eu, nesse caso frame gen até pode ter seu lugar, mas 4x em vez de 2x é overkill e desnecessário. Até entendo ver o 4x como uma feature a mais pra quem gosta, mas ver como motivo singular pra upgrade de RTX 40 pra RTX 50 é delírio.
Eu normalmente me satisfaço com 60fps cravado na maioria dos jogos e sempre foi meu alvo, qualidade máxima e 60fps.

Mas, recentemente começei a jogar o FFVII Rebirth, porém é um jogo onde a câmera movimenta muito rápido (mesmo alterando algumas opções no menu), senti falta de maior fluidez.
Como não tem FG nativo no jogo, comprei o Lossless Scaling na steam, R$ 17,00, e achei interessante a implementação.

Não senti o impacto de latência, pelo tipo do jogo e por já estar em 60fps, mas a fluidez melhorou ao ponto de tirar o incômodo que eu estava tendo.
Dá sim para ver um pouco de artefatos/smearing com o FG 2X, mas no geral está sendo uma experiência boa.
Para dobrar o fps de 60 para 120, o aumento da GPU (4090) foi ~20%.

Para testar, coloquei o fps do jogo em 30 e o FG 3x/4x. Ai sim, teve artefatos e smearings significativos, ao ponto de deixar a experiência desagradável.

A parte legal é que com um simples atalho de teclas, você ativa ou desativa o Lossless Scaling com o jogo rodando.

Diferente do DLSS 3 que a Nvidia sempre falou que não ia ter para a série 30XX. Já teve várias entrevistas com o pessoal da Nvidia que eles têm a possibilidade de colocar o MFG para a série 40XX. Mas no momento eles estão concentrados na série 50XX. Mas falaram que vão tentar disponibilizar para a série 40XX via software.
Na época das 4000 saiu papo que dava pra colocar nas 3000.
Ela não vai fazer MFG nas 4000 agora, as 5000 morreriam.

Vou dar minha opinião aqui. Acho que depende do que você joga. Se joga tudo quanto é lançamento, vai precisar em algum momento do DLSS4, que é algo fantástico. Pois todo jogo Aaa vai ter suporte a ele Aí a 5080 vai rodar esses jogos melhor que a 4090, e conhecendo a nvidia não vão colocar o DLSS4 em gerações anteriores. Aí nesse caso vale trocar a 4090 por uma 5080.

Agora se você joga algo específico que não vai ter suporte para o DLSS4, ou não pretende usar ele, aí não vale a troca, melhor esperar uma 5090.

O problema que só deve surgir 5090 lá para março, comprei uma 5090 Astral na Terabyte, no dia 30/01, falei com eles ontem e disseram que só vão enviar a partir de 31/03. Provavelmente as placas que irão receber são as já vendidas na pré venda, a não ser que tenham colocado menos unidades na pré venda, para ter algo em estoque quando receberem e poder vender. Talvez no Kabum tenha, pois costumam receber mais placas que as demais lojas. Alguma marca deve aparecer também, porém poucas unidades. Mas acho difícil esse estoque de 5090 normalizar tão cedo.

Já em relação a preço, não vai atrás dos iludidos aqui achando que ele vai cair porque o dólar caiu. Fora que as lojas não estão cobrando absurdo nenhum, está dentro do preço baseado em dólar, que já é alto. Pessoal faz a conversão direta e acha que teria que ser cobrado isso. A tendência é continuar o mesmo, ou até aumentar se o estoque for escasso. E sua 4090 não vai desvalorizar tão cedo também, pois além de não existir ela em estoque, as 5090 vao demorar para ter estoque normal.

Fui apressado e vendi minha 4090 Suprim Liquid X por 10k. Se eu soubesse que iam demorar tanto para entregar as placas, teria esperado e vendido ela melhor. Mas faz parte do jogo. Pelo menos tenho um Xbox Series X, um PS5 Pro e um Switch para jogar algo até chegar a 5090
Vc vendeu a sua quando, para efeito de curiosidade? Foi depois da black friday?

Também acho que MFG não vem pras 4000. É a única coisa de diferente que a nova série tem pra apresentar. Tirou esse diferencial, não sobra nada.

Também acho que MFG não vem pras 4000. É a única coisa de diferente que a nova série tem pra apresentar. Tirou esse diferencial, não sobra nada.
Quando falavam isso era alguém que postava no twitter pessoal, não era algo oficial e a Nvidia sempre falou oficialmente em todas as entrevistas que não iria disponibilizar na série 30XX.
No caso do MFG os representantes da Nvidia falaram isso oficialmente, que há a possibilidade de disponibilizarem para a série 40XX via software.
Não acho que vai matar a venda da série nova, até porque já pararam de fabricar a série antiga. Então, quem tem têm, quem não têm ou compra usado ou compra a série nova.

Vou dar minha opinião aqui. Acho que depende do que você joga. Se joga tudo quanto é lançamento, vai precisar em algum momento do DLSS4, que é algo fantástico. Pois todo jogo Aaa vai ter suporte a ele Aí a 5080 vai rodar esses jogos melhor que a 4090, e conhecendo a nvidia não vão colocar o DLSS4 em gerações anteriores. Aí nesse caso vale trocar a 4090 por uma 5080.

Esqueçam isso de MFG... De nada adianta cuspir FPS na tela e ter responsividade, frame time e gameplay como se estivesse com menos Frames.

A 4090 mesmo sem MFG vai entregar melhor experiência e ter menor input lag, tendo em vista que ela tem maior poder bruto. Agora se vocês querem cair no discurso da Nvidia e se auto enganar...

Você vai gastar uma grana absurda.

Mas vai de cada pessoa, não existe certo ou errado nessas situações.
A grana vc vai gastar de qualquer forma, o que muda é que vc ou vai gastar parceladamente por ano ou vai acumular esse gasto para fazer tudo de uma vez.
O que compensa mais vai depender de promoções, economia e vários outros fatores que flutuarão o preço das coisas.
Normalmente quem troca todo ano perde mais, mas nem sempre é assim. Seu exemplo foi de uma ótima negociação de celular, e olha q Samsung costumava desvalorizar bem (atualmente não sei pq não compro Samsung a uns 10 anos).
Tem coisas q eu troco com mais frequência e tem coisas q eu troco com menos, mas como vc disse cada um é do seu jeito nê.
Quando eu jogava Pokemon GO comprava celular todo ano, agora q mal toco nele troco a cada 3-4.
Notebook tive 5 em 20 anos mas peças de PC eu troco bem mais.

O que vejo é que tem muita oportunidade no mercado de PC para comprar na baixa, aí vai de cada um. xD

Se você usar o MFG 4x pra chegar a 120-144 fps significa que seu frame base tá na casa dos 30-40. A latência vai ficar uma bosta...

Uma coisa é passar de 60 pra 240, outra de 30 pra 120. Nesse último caso seria melhor colocar um DLSS performance e usar o 2x pra atingir os 120.
Concordo 100% com isso.

MFG para mim só faz sentido em telas com pelo menos 240hz e não é só a questão da latência. Quando o fps base é muito baixo, a qualidade dos frames interpolados piora muito, chove artefato e ghosting na imagem e isso é fácil de simular até com FG 2x (No 4x se partir de fps muito baixo fica até pior pelos reviews).

Se vai jogar a 120-144hz, FG 2X é o máximo que considero usável.

Última edição:

Mas a "validade" da 50 será de apenas 1 ano mesmo, já que em 2026 sairão a serie RTX 60, então, tanto faz...

Além disso, a Nvidia mal lançou o MFG com 4x e já sinalizaram que estão trabalhando num futuro MFG com geração de até 16 frames ( https://wccftech.com/nvidia-up-to-1...frame-generation-tech-future-dlss-technology/ ). Ou seja, pra quem liga e cai nesse marketizinho safado do MFG saiba que o MFG 4x já nasceu defasado.

Mas a "validade" da 50 será de apenas 1 ano mesmo, já que em 2026 sairão a serie RTX 60, então, tanto faz...

Além disso, a Nvidia mal lançou o MFG com 4x e já sinalizaram que estão trabalhando num futuro MFG com geração de até 16 frames ( https://wccftech.com/nvidia-up-to-1...frame-generation-tech-future-dlss-technology/ ). Ou seja, pra quem liga e cai nesse marketizinho safado do MFG saiba que o MFG 4x já nasceu defasado.

Série 60 em 2026, será mesmo?

Possível é, mas tem uma diferença bem grande sem saber o mês exato, janeiro/2026 é praticamente 2025 ainda enquanto dezembro/2026 é praticamente 2027 então né :haha:

Sim. Já foi confirmado pelo próprio Jensen em pessoa e já segue no Roadmap da Nvidia...

Isso, aliás, é o que justifica o tímido (medíocre) ganho de performance geracional entre as serie 40 e 50. Pra quê entregar o ouro de uma única vez se você pode ficar enrolando?

Eles já confirmaram que estarão fazendo o mesmo esquema de lançamentos anuais devido à grande procura de GPUs e crescimento de hardware de IA, que evolui muito rápido do que o mercado de hardware tradicional.

GPU Arquitetura Rubin (Early 2026) e já falam em Rubin Ultra (Late 2026)...

Rubin:

- 384GB HBM4 (8-high stacks)
- Four-tile design, 3nm process

Rubin Ultra:

- 576GB HBM4 (12-high stacks)
- Enhanced AI capabilities

Os caras estão utilizando desse método pra farmar o máximo de dinheiro possível vendendo cada vez menos hardware e mais software, maximizando seus lucros e mantendo o mercado sempre rodando com suas placas. Pode anotar, o grande diferencial da próxima serie será o MFG 2.0 com 16 Fake Frames... :bota:

Eu sou do time que só troca quando a placa antiga não aguenta mais, mas minha razão é pra evitar a fadiga. Odeio vender coisas online, odeio, é um porre. Desde criar o anúncio a lidar com os choradores de preço a ter que embalar e ir no correio, isso quando o fdp não inventa de pedir devolução (nunca tive esse azar).
Eu só vendi placa pra fora de onde eu moro apenas 1 vez pelo ML e não tive problemas mas também foi uma R9 380 em 2016. De resto todas as minhas outras placas foram vendidas na minha cidade mesmo em mãos para os compradores e nunca tive nenhum problema quanto a isso.

Possível é, mas tem uma diferença bem grande sem saber o mês exato, janeiro/2026 é praticamente 2025 ainda enquanto dezembro/2026 é praticamente 2027 então né :haha:

Eu acredito que irão manter essa rotina de:

Rumores mais consolidados no final do ano (Nov de 2025 +-), anúncio oficial na CES 26 (janeiro) e lançamento no primeiro bimestre.

Eu acredito que irão manter essa rotina de:

Rumores mais consolidados no final do ano (Nov de 2025 +-), anúncio oficial na CES 26 (janeiro) e lançamento no primeiro bimestre.
Nvidia deve lançar a série 6000 em Janeiro de 2027 ainda mais com essa demanda alta e falta de componentes para querer lançar em 2026.

Por enquanto é rumor. Se pá vai ser em Dezembro de 2026, mas conhecendo a Nvidia vão adiar pra começo de 2027

Nvidia deve lançar a série 6000 em Janeiro de 2027 ainda mais com essa demanda alta e falta de componentes para querer lançar em 2026.

Mas aí que está, na minha opinião essa alta demanda foi um cenário criado de propósito e estratégico justamente pra vender exclusivamente placas da serie mais nova.

- Paralização de fabricação da serie antiga um pouco antes do que o normal (causando escassez)
- Redução na fabricação das serie novas com o intuito de não sobrecarregar o mercado com GPUs e evitar que as placas atrapalhem as vendas da série sucessora (sentiram isso na pele com o excesso de RTX 30 inundadas no mercado pós pandemia).
- A escassez de placas antigas te obriga a migrar pra serie nova, por pior que elas sejam, já que não existem mais serie 40 novas.

Hoje quem sai de uma 4070 vai pra onde? 4080? Não existe mais. Quem sai de uma 4080? vai pra onde? 4090? Não existe. 5090? Ridiculamente caras... Resta então ter que abraçar as novas 5080, 5070 Ti, 5070, por pior ou mais caras que sejam, é isso ou ficar sem. É um cenário tenebroso...

A 4090 é melhor negócio que a 5080 pra quem trabalha com render, edição de vídeo. A quantidade de memória ajuda bastante em ganho de performance nesses modelo. Se o foco é apenas jogar, venderia a 4090 antes que o valor dela despenque. Lembro que a 3090 24gb estava uns 15k , quando lançaram a 4090 vi anúncios da 3090 por 6,5k nova no site que explode.

A 4090 é melhor negócio que a 5080 pra quem trabalha com render, edição de vídeo. A quantidade de memória ajuda bastante em ganho de performance nesses modelo. Se o foco é apenas jogar, venderia a 4090 antes que o valor dela despenque. Lembro que a 3090 24gb estava uns 15k , quando lançaram a 4090 vi anúncios da 3090 por 6,5k nova no site que explode.
A 3090 despencou porque a 4070 veio com performance similar por R$4.500,00, aí não tinha como colocar a 3090 por mais de R$5.500,00 mesmo com a VRAM a mais. Essa geração tá diferente, nem o modelo de R$10.000,00 consegue superar a 4090.

Isso não voltará a ocorrer com a 4090 porque são situações bem diferentes...

- A 3090 era uma placa muito mais cara do que deveria pela sua performance. Ela custava, literalmente, 2x mais do que a 3080 ($699 vs $1499) e só performava apenas 10% a mais.
- A chegada da serie 40 atropelou em performance as serie 30. A 4090 chegou entregando o dobro de performance de uma 3080 e custando basicamente a mesma coisa de uma 3090.
- Uma 4070 Ti chegou entregando mais performance do que uma 3090 e custando bem menos.

Já nesta vez, a chegada da 50 foi bem decepcionante. Nem a própria 5080 conseguiu superar em performance a 4090, imagina as 5070...

Além disso a 5090 veio, sim, mais rápido, mas custando muito mais, o que não obriga a elas disputarem a mesma faixa de preços, ou seja, a 5090 veio como uma placa que fica num patamar acima de preços e mercado. Se elas fossem desvalorizar já teriam ocorrido nesta altura do campeonato...

Enfim, no final, a escada de performance das placas de vídeo ficou em 5090 > 4090 > 5080 > 4080 S / 5070 Ti e os seus preços também condizem com isso.

Mas aí que está, na minha opinião essa alta demanda foi um cenário criado de propósito e estratégico justamente pra vender exclusivamente placas da serie mais nova.

- Paralização de fabricação da serie antiga um pouco antes do que o normal (causando escassez)
- Redução na fabricação das serie novas com o intuito de não sobrecarregar o mercado com GPUs e evitar que as placas atrapalhem as vendas da série sucessora (sentiram isso na pele com o excesso de RTX 30 inundadas no mercado pós pandemia).
- A escassez de placas antigas te obriga a migrar pra serie nova, por pior que elas sejam, já que não existem mais serie 40 novas.

Hoje quem sai de uma 4070 vai pra onde? 4080? Não existe mais. Quem sai de uma 4080? vai pra onde? 4090? Não existe. 5090? Ridiculamente caras... Resta então ter que abraçar as novas 5080, 5070 Ti, 5070, por pior ou mais caras que sejam, é isso ou ficar sem. É um cenário tenebroso...
Cenário bem tenebroso mas mesmo assim a lógica é lançarem somente em 2027 mas vamos aguardar mais ''rumores'' enquanto isso a demanda infelizmente vai piorar juntamente com os preços.

Users who are viewing this thread

Voltar