[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
A 40xx vai receber o pack de features com exceção do MFG. Recomendo dar uma olhada no vídeo da Digital Foundry. Literalmente não há necessidade de dar upgrade na placa. Todos os testes comparativos da nvidia até agora estão usando DLSS3. Quando o FG 2x, o ray reconstrucution e o DLSS4 chegarem pra tua placa você vai ter uma sobrevida de 2 anos aí, no mínimo. Se sua TV for Gsync compatible é mais uma razao pra esperar a 60xx. Se a placa chorar mete um DLSS balanced e corre pro abraço. Nvidia está chegando no limitante e pelo jeito vão apostar em software. Certeza que a 60xx vai seguir o padrão, capaz de abaixar o preço porque o upgrade vai ser pequeno. Daí você aproveita e traça uma.
Não acho que isso vai servir pra ele porque o target dele vai mudar - utilizará uma OLED pensando em fluidez de 90-120fps. DLSS4 é exclusivo da série 5000, o resto chegará para as demais placas... Já a melhoria do FG nas 4000, irá melhorar um pouquinho o consumo de Vram e o desempenho um pouco, mas não será suficiente pro novo target de fluidez dele.

Mas o resto concordo, acho que ter aberto algumas melhorias para suas séries para além das 5000 é um sinal que está num limitante mesmo, provavelmente o impacto maior será em software.

@ppHp_

Última edição:
Eu to até hoje esperando uns remake no RTX Remix, achei o máximo na apresentação e depois morreu... Nunca mais ouvi ninguém falando sobre, até procurei sobre e o único que encontrei remasterizado com isso foi o Need for Speed Underground 2 e faz um tempinho isso.

Se a placa entrega 300fps COM ou SEM DLSS, FG ou qualquer bruxaria.... eu não me importo.... não tendo ghosting, artefatos ou problemas gráficos, me entregue 800fps.

Não acho que isso vai servir pra ele porque o target dele vai mudar - utilizará uma OLED pensando em fluidez de 90-120fps. DLSS4 é exclusivo da série 5000, o resto chegará para as demais placas... Já a melhoria do FG nas 4000, irá melhorar um pouquinho o consumo de Vram e o desempenho um pouco, mas não será suficiente pro novo target de fluidez dele.

Mas o resto concordo, acho que ter aberto algumas melhorias para suas séries, além das 5000 é um sinal que está num limitante mesmo, provavelmente o impacto maior será em software.

@ppHp_
Na "verdade" o DLSS 4 chegará para série 50 e 40, apenas o multi frame generation que será exclusivo da série 50.

Eu só tomaria cuidado com essas demonstrações cuspindo 200FPS+, a Nvidia fez o mesmo quando lançou o frame generation nas 40 vs a série 30 daí, saíram jogos como Alan Wake 2 e Black Myth, mostrando que esses fps eram só em jogos passados, nos novos a realidade era outra.

NVIDIA GeForce RTX 5080 usa memória GDDR7 de 30 Gbps morre de vários parceiros, incluindo Samsung e Micron

Acabamos de confirmar com a NVIDIA que sua GPU GeForce RTX 5080 fará uso de dies VRAM GDDR7 de vários fornecedores. Esta é uma informação importante, já que ontem, várias fotos do PCB da RTX 5090 foram mostradas usando a memória Samsung GDDR7.

A NVIDIA GeForce RTX 5080 é um exemplo único na linha RTX 50 "Blackwell". É a única placa a apresentar especificações de memória mais rápidas do que o restante da linha. Enquanto a linha usa memória GDDR7 de 28 Gbps, a RTX 5080 é equipada com memória GDDR7 de 30 Gbps. Para atender ao requisito de fornecimento, a NVIDIA está adquirindo seus dies de memória GDDR7 de 30 Gbps de vários parceiros de DRAM, incluindo Samsung e Micron .

mOSnkWD.jpeg

Esse multisourcing ajuda muito, já que o GDDR7 ainda está em seu estágio inicial e cada fornecedor de memória vai levar tempo para aumentar seus rendimentos na produção de módulos de especificações mais altas. Algumas semanas atrás, relatamos que a NVIDIA GeForce RTX 5080 acabaria com módulos de memória de 32 Gbps e, embora esse fosse o plano inicial, parece que os rendimentos levaram a NVIDIA a mudar para especificações um pouco mais baixas.

Há uma probabilidade de vermos essas velocidades mais rápidas em atualizações, e também esperamos ver ofertas de VRAM maiores no futuro com módulos de 3 GB (RTX 5080 de 24 GB.

e3cmWe3.png

Dito isso, a NVIDIA é a primeira fabricante de placas de vídeo e GPU a adotar o novo padrão de memória GDDR7. A AMD e a Intel adotaram o padrão GDDR6 tradicional e mais antigo para fins de custo-benefício, mas as principais linhas da NVIDIA também devem aproveitar o GDDR7, o que lhes dará uma vantagem em termos de largura de banda bruta.

A interface de memória atualizada permite que as GPUs GeForce RTX 50 da NVIDIA elevem os números de largura de banda a novos patamares, com a principal RTX 5090 aumentando para 1,8 TB/s em comparação com 1,0 TB/s de largura de banda da RTX 4090, enquanto a RTX 5080 salta para quase 1 TB/s de largura de banda (960,0 GB/s), um aumento de 30% em relação à RTX 4080 SUPER.

sf2qEP4.png

Ainda não sabemos a eficiência da nova interface de memória GDDR7, quanta energia ela consome em comparação com os dies GDDR6/X e qual é seu potencial de overclock. A memória GDDR6 de última geração era matadora em termos de overclock, então, se esse é o caso ou não com GDDR7, saberemos com certeza em breve.

Foda que até hj n tive problema algum com 12gb em 4K, sendo bem sincero. Faz pelo menos uns 3 anos que vejo a galera comentando sobre esses 12gb em 4K, mas acredito que isso seja relacionado a resolução nativa, certo ? Com dlss isso meio que morre, principalmente com DLSS em balanced.

Obviamente que temos que levar em consideração jogos futuros, mas precisamos considerar tbm que até os consoles estão focando em upscaling agora, ainda não consigo enxergar que 12gb é "inutilizável" em 4K (talvez com textura no ultra/supremo + resolução nativa, n sei).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É um dos motivos que me faz pensar em em ir somente na 5070, teria um gasto mínimo, um aumento de uns 30% talvez de performance e com novas tecnologias, além de renovar minha garantia de 3 anos de GPU (isso é algo que gosto de fazer, pois sempre mantenho algo com garantia para o comprador e estou sempre renovando a minha). Mas tbm vejo com possibilidade aguardar, no momento é tudo especulação, já que nenhum teste real foi mostrado.

Então, se você jogar com tudo no máximo um jogo que tem RT, PT com FG - pode acontecer de ver chegar nesses 16GB ou perto.
Ainda não é uma realidade iminente, tem muito jogo em 4K que exige 8GB, outros 10GB, outros 12GB... 14GB mais raro, mais acontece...
16GB ainda não é um problema agora, mas os jogos estão ficando mais pesados, UE5 mal otimizada...

Sobre ser Nativo, esse cenário que te falo é usando DLSS (Pra 4K sempre fiquei entre qualidade e equilibrado).

É mais problema 12GB pra 1440p do que 16GB pra 4K ao meu ver, mas essas placas estariam extremamente confortáveis se 16Gb fosse pra 1440p e 20GB pra 4K.

Uma 5080 será uma placa pra vc rodar com tudo no máximo muitos frames, futuramente é capaz que você precise adaptar alguma dependendo do jogo - mais ou menos o que acontece com a 4090 agora, só que na 4090 o problema não é memória, mas sim a falta de um FPS muito alto pra lidar com 90/120hz em jogos atuais com RT/PT - se bem que ainda é uma placa que supre praticamente tudo; 5080 não será diferente disso.

Mas o resto concordo, acho que ter aberto algumas melhorias para suas séries, além das 5000 é um sinal que está num limitante mesmo, provavelmente o impacto maior será em software.

@ppHp_
Assim. Nvidia como sempre confusa. Mas pelos artigos, DLSS4 é um conjunto de 5 melhorias que ela propôs pra essa geração. Das 5 , 4 chegam pra 40xx. Não sei se dá pra falar ou não que o DLSS4 chegam para todas RTX. É bem confuso. Pro caso do @ppHp_ ele vai tá bem servido, porque a real melhoria está no RR e no Super Resolution

Na "verdade" o DLSS 4 chegará para série 50 e 40, apenas o multi frame generation que será exclusivo da série 50.

Eu só tomaria cuidado com essas demonstrações cuspindo 200FPS+, a Nvidia fez o mesmo quando lançou o frame generation nas 40 vs a série 30 daí, saíram jogos como Alan Wake 2 e Black Myth, mostrando que esses fps eram só em jogos passados, nos novos a realidade era outra.
Exato, valeu pela correção.
Sim, futuramente os jogos vão ficando mais pesados e falta FPS... natural, eles precisam de um motivo pra vender as RTX 6000 depois.
Até por isso, acho que a 5080 no caso dele vai se encaixar melhor.

Nvidia é horrível com relação a nomes.

DLSS 4 é o MFG
DLSS 3.5 é Ray Reconstruction
DLSS 3 é FG
DLSS 1-2 é o DLSS "normal"

é tudo meio confuso.
Quando fala que o DLSS 4 vai vir para as RTX 30, por exemplo, quer dizer que o DLSS normal vai chegar na versão 4 ponto alguma coisa, mas a RTX 30 não vai ter o FG, Ray Reconstruction e MFG

é muito doido

Assim. Nvidia como sempre confusa. Mas pelos artigos, DLSS4 é um conjunto de 5 melhorias que ela propôs pra essa geração. Das 5 , 4 chegam pra 40xx. Não sei se dá pra falar ou não que o DLSS4 chegam para todas RTX. É bem confuso. Pro caso do @ppHp_ ele vai tá bem servido, porque a real melhoria está no RR e no Super Resolution
Sim, mas o @Neo_terry deu uma esclarecida ai.
Ele na verdade vai precisar do Multi Frame Generation que é exclusivo das RTX 5000.
Ele não quer mais jogar 60hz, ele quer jogar 90/120hz em 4K.
4070 não supre isso... Isso hoje é um trabalho da 4090 - será da 5080 e 5090.

@ppHp_
Por que não? Existe algum teste?

O Reflex 2 será compatível com a série 4xxx, portanto, o resultado será o mesmo da série 5xxx.

Por que não? Existe algum teste?

O Reflex 2 será compatível com a série 4xxx, portanto, o resultado será o mesmo da série 5xxx.
Porque ele quer jogar 90/120hz em 4K na TV OLED dele - explicou isso.

Quem faz isso hoje é a 4090 (Você tem uma 4090 e joga em 4K, provavelmente sabe disso).

Mesmo que a 4070 tenha algumas melhorias, a única que é relacionada a desempenho é o FG que vai melhorar um pouquinho... mas isso não vai segurar essa demanda.

Pra ele jogar assim, tem que adaptar bastante os gráficos e o DLSS demais, não acho que ele quer isso.

A 5080 é a melhor opção pra ele, vai ter a força bruta da 4090 e um desempenho show pra RT e PT que a 4090 nos jogos atuais já começa a desejar pensando em 90/120hz.

Sobre o Reflex 2, não entendi o porque tá falando dele.

Última edição:
Sim, mas o @Neo_terry deu uma esclarecida ai.
Ele na verdade vai precisar do Multi Frame Generation que é exclusivo das RTX 5000.
Ele não quer mais jogar 60hz, ele quer jogar 90/120hz em 4K.
4070 não supre isso... Isso hoje é um trabalho da 4090 - será da 5080 e 5090.
Pode me cobrar maninho. Ele vai sofrer no máximo em 2 ou 3 AAA até mid 2027 com a chegada das 60xx
Com o upgrade no FG e as melhorias que o RR e SR vão trazer ele vai ter qualidade nos 90 (ou proximo) que ele precisa. O MFG é pra suprir a demanda de quem quer 4k 240. Não é a toa que a NVIDIA fez aquele slide específico dos jogos a 4k 240hz

Porque ele quer jogar 90/120hz em 4K - explicou isso.

Quem faz isso hoje é a 4090.

Mesmo que a 4070 tenha algumas melhorias... não vai segurar essa demanda.

Pra ele jogar assim, tem que adaptar o gráfico e o DLSS demais, não acho que ele quer isso.

Sobre o Reflex 2, não entendi o porque tá falando dele.
Eu respondi ao comentário do Unclesam sobre a não necessidade de trocar de placa, destacando que, dos 5 features que vão chegar, 4 vão chegar para série antiga. Isso contribuirá para prolongar a série 4xxx.

Eu respondi ao comentário do Unclesam sobre a não necessidade de trocar de placa, destacando que, dos 5 features que vão chegar, 4 vão chegar para série antiga. Isso contribuirá para prolongar a série 4xxx.
Ah, pra mim, a resposta foi só pra mim, mas ok.

Última edição:
Talvez o jogo que mais demanda essa 4070 é o Alan Wake 2. Botando as IA pra ferver da pra espremer uns 70 fps médio na 4070. Como disse, se a TV tiver compatibilidade com Gsync tem grandes chances de durar essa geração toda ainda sem sofrer nos visuais. Logicamente tem que passar a seguir os canais que fazem settings otimizados rsrs
Tem umas parada que os devs colocam que no motion você nem vê diferença mas come uns 4 5 fps.

Pode me cobrar maninho. Ele vai sofrer no máximo em 2 ou 3 AAA até mid 2027 com a chegada das 60xx
Com o upgrade no FG e as melhorias que o RR e SR vão trazer ele vai ter qualidade nos 90 (ou proximo) que ele precisa. O MFG é pra suprir a demanda de quem quer 4k 240. Não é a toa que a NVIDIA fez aquele slide específico dos jogos a 4k 240hz

Certo, qual o milagre pra uma 4070 magicamente entregar 90hz/120hz em 4K do nada?

Sendo que todo mundo sabe que desde outubro de 2022 a única placa que fazia isso bem era a 4090?

Você quer que ele jogue no Low até 2027 na TV OLED dele? Ele não quer 60hz, ele quer 90/120hz.

RR e SR vao auxiliar na qualidade de imagem, já o upgrade no FG, aparentemente não é tão grande, é mais uma otimização do FG.

Última edição:
Talvez o jogo que mais demanda essa 4070 é o Alan Wake 2. Botando as IA pra ferver da pra espremer uns 70 fps médio na 4070. Como disse, se a TV tiver compatibilidade com Gsync tem grandes chances de durar essa geração toda ainda sem sofrer nos visuais. Logicamente tem que passar a seguir os canais que fazem settings otimizados rsrs
Tem umas parada que os devs colocam que no motion você nem vê diferença mas come uns 4 5 fps.
Sim, mas ele não quer 70fps...
Ele quer 90/120hz - acho que isso ficou tão claro...
Jogos ficando mais pesado como na UE5....
4070 dele tá tendo dificuldade de lidar com 4K já agora...

Gosto das configurações otimizadas, uso em jogos também, mas não tô vendo, de uma forma racional, como a 4070 irá começar a atender 4K com 90/120hz do nada.

Última edição:
Certo, qual o milagre pra uma 4070 magicamente entregar 90/120hz em 4K?

Sendo que todo mundo sabe que desde outubro de 2022 a única placa que fazia isso bem era a 4090?

Pensando que ele não quer abrir mão de tenta qualidade.

RR e SR vao auxiliar na qualidade de imagem, já o upgrade no FG, aparentemente não é tão grande, é mais um otimização do FG.
Sim. Você tocou no ponto certo. É literalmente um milagre o que a Nvidia está vendendo. O upgrade no FG permite menos consumo de VRAM (o que ela diz pra manter essa lineup fraca de VRAM que todo mundo chorou)
O RR e SR vão dar um UP no visual, quando ele ativar um DLSS perf pra tirar um caldo nos fps vai sentir menos diferença como era antigamente.
O público alvo da nvidia sao os usuários de 30xx e 20xx que não tem sequer o FG simples.

Certo, qual o milagre pra uma 4070 magicamente entregar 90hz/120hz em 4K do nada?

Você quer que ele jogo no Low até 2027 na TV OLED dele? Ele não quer 60hz, ele quer 90/120hz.

Pensando que ele não quer abrir mão de tenta qualidade.

RR e SR vao auxiliar na qualidade de imagem, já o upgrade no FG, aparentemente não é tão grande, é mais um otimização do FG.

Quem tá usando a 4070 em 4k?

Users who are viewing this thread

Voltar