[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Pretendo fazer update para geração 5xxx, acho que as placas 5070 e 5070ti estão oferecendo um bom custo benefício no cenário atual.
Já fui muito focado em jogos competitivos, hoje curto mais jogos singleplayer de história.
Não concordo que o frame generator é uma ótima solução para todos jogos singleplayer.

Minha primeira experiência com FG foi em Resident Evil 4 Remake. Não havia pesquisado nada sobre a tecnologia e resolvi testá-la.
De cara a impressão foi muito boa, estava rodando a cerca de 80 FPS e com FG foi para 110~120FPS.
Mas quando comecei a jogar de verdade, senti um certa dificuldade em mirar, minha mira parecia pesada, sentia um atraso enorme entre o comando que eu fazia no mouse para o que aparecia na tela. Desativei e joguei sem ele com uma experiência muito melhor. Depois fui pesquisar e descobri que o FG causava aumento do input lag. E toda essa impressão que eu tive foi sem nenhum conhecimento prévio.
No Stalker 2 tenho o mesmo problema com FG também, sinto extrema dificuldade e incômodo em mirar em objetos em movimento.

Sinceramente, mesmo não tendo uma 4090, eu acho uma experiência muito melhor jogar em 80 FPS em rasterização pura do que com 80 FPS utilizando FG.
Talvez em jogos que não sejam de tiro, ou que sejam jogados no controle, a experiência seja melhor.
Mas a mim, o input lag incomoda e muito.

Última edição:
O problema não é IA X Força bruta,é saudosismo x evolução.

A comunidade de PC desandou de alguns anos pra cá, pessoal ta preso em 2016, fica rodando em círculos pra ser contra tecnologia nova.

É o inverso do que a comunidade era nos anos 2000, ali era sair Crysis e todo mundo "Que legal, jogo top, não consigo rodar, tomara que continue melhorando"
Ai hoje você pega um CP2077, que todo ano lança uma tecnologia nova, jogo lindíssimo, e o pessoal "BAM DUM TS MINHA PLACA NAO FAZ 60 FPS SEM IA, ESTOU VENDO FANTASMAS, SOCORRO"

Bem real isso ai, infelizmente.

eu por enquanto vou esperar, ver com drives mais novos que rumo isso vai tomar.
esperava mais da 5090.

Vou ser bem franco, não entendo o bostileiro médio.

Tudo está ruim para uns.

Antes da série 5000 era:

"...meu sonho é uma RTX 4080 por 6k..."

Aí vem a NVidia e diz "...vou te dar uma placa mais moderna, com performance de 4090 usando FG, porém com 12gbs de vram, custando US$549,90, possivelmente a 5499,90 Lules, o que você acha ??? Tá bom ???"

Aí o bostileiro médio:

"...big tech FDP, mercenários, absurdo..."

Então não entendo.

Se olhar bem a RTX 4070 sau por 549 dólares e a 5070 sairá por 549 dólares, mais tecnologia, mais recursos, mais eficiência, mais poder computacional e etc, com 0% de inflação ao longo de 2 anos.

Porém se está subindo aqui, não é culpa da NVidia e sim de fatores locais.

Achei que a NVidia agiu com Fair play na hora de precificar estas placas, a 5090 subiu para 1999,90, mas ela é de nicho, porém a 5080 sairá por 999 dólares, o mesmo valor da 4080, então foi bem honesto e mantiveram os preços das 4000.

@Cata , ficou convencido acerca da série 5xxxx?
Rapaz fiquei supreendido pelo preço tirando a 5090 que já era de esperado, mas estou curioso para saber o review delas, como vai se comportar o MFG + DLSS4 e quantos % em relação a série 40.

• Curtir
Reações: jpz
A minha zoação é justamente contra essa hipocrisia ai - só isso.
@breakman matou a pau ali Zé. Hipocrisia aqui só da Nvidia. Como me lança um negocio desse e compara os negocio de maneira deturpada. Única maneira de testar de fato como vai se comportar as techs nas duas gerações é comprar das duas. Se não fosse os benchmarks nós tava era frito

Fizeram a mesma coisa na 4070 v 3090 e era um "veja bem, nao é bem assim" no final das contas. De lá pra cá o que mudou foi só a jaquetinha do Jensen. De couro pra pele de cobra.

Tudo está ruim para uns.

Antes da série 5000 era:

Aí vem a NVidia e diz "...vou te dar uma placa mais moderna, com performance de 4090 usando FG, porém com 12gbs de vram, custando US$549,90, possivelmente a 5499,90 Lules, o que você acha ??? Tá bom ???"

Aí o bostileiro médio:

Então não entendo.

Se olhar bem a RTX 4070 sau por 549 dólares e a 5070 sairá por 549 dólares, mais tecnologia, mais recursos, mais eficiência, mais poder computacional e etc, com 0% de inflação ao longo de 2 anos.

Achei que a NVidia agiu com Fair play na hora de precificar estas placas, a 5090 subiu para 1999,90, mas ela é de nicho, porém a 5080 sairá por 999 dólares, o mesmo valor da 4080, então foi bem honesto e mantiveram os preços das 4000.
Na real, a 4070 era mais cara no lançamentot que a 5070, kkkkkk
Pessoal tá reclamando demais tbm, n to entendendo isso

Tudo está ruim para uns.

Antes da série 5000 era:

Aí o bostileiro médio:

Então não entendo.

Xófem, vou ser bem franco também...

Quem tá criticando os preços? Se tem algo que aparentemente tá de comum acordo entre quase todo mundo é a precificação.

Sei lá, acho que as vezes vocês têm alguma compulsão por postar algo.

@breakman matou a pau ali Zé. Hipocrisia aqui só da Nvidia. Como me lança um negocio desse e compara os negocio de maneira deturpada. Única maneira de testar de fato como vai se comportar as techs nas duas gerações é comprar das duas. Se não fosse os benchmarks nós tava era frito

Fizeram a mesma coisa na 4070 v 3090 e era um "veja bem, nao é bem assim" no final das contas. De lá pra cá o que mudou foi só a jaquetinha do Jensen. De couro pra pele de cobra.
Mais foi como comentei com ele, acho que ficou bem claro o objetivo da apresentação das RTX 5000, qual o principal ponto de melhoria delas em relação as RTX 4000 (Oferecer muito mais desempenho pra RT e PT com maior fluidez) - Ai o que é relevante ou não para cada um vai depender muito do que cada um quer como experiencia de jogo.

Depois quando o embargo cair, só vamos confirmar os números e os detalhes mesmo.

Já tem uns vídeos bons com algumas boas informações - o DF mesmo já deixou informações mais claras sobre todas essas tecnologias, postei ali em cima um desses vídeos - mas temos que esperar cair o embargo pra confirmar com mais precisão.

No mais, concordo com o @kamalh, levando em conta a liderança dela e o domínio, achei que a situação seria muito pior - os preços, com exceção da RTX 5090 que realmente é premium, ficaram bons perto do que a maioria das pessoas pensavam.

Última edição:
Minha única crítica a Nvidia em geral, além dos preços, é o consumo, 350 W, 570 W, isso deixa meu quarto paracendo um forno e me incomoda de maneira real, chega a ser desprazeroso.

Ainda aguardando alguma AIB mostrar sua 4090 de dois slots
Tudo até agora me parece reaproveitar a monstruosidade que foi a 4090 na 5090
Acho que 2 slots vai ser só a Gal Gadot(founders):megusta:

Já tem uns vídeos bons com algumas informações- o DF mesmo já deixou informações mais claras sobre todas essas tecnologias
Sim, mas eles testaram sem o driver atualizado né. Esse é um dos primeiros pontos. Se toda a série RTX vai receber um update porque não estamos comparando todas ao "mesmo nivel"

Minha única crítica a Nvidia em geral, além dos preços, é o consumo, 350 W, 570 W, isso deixa meu quarto paracendo um forno e me incomoda de maneira real, chega a ser desprazeroso.
Mete um sistema fotovoltaico aí, aqui são 2 ar de 18k + 1 de 12k ligados praticamente fulltime.:limo:

Mete um sistema fotovoltaico aí, aqui são 2 ar de 18k + 1 de 12k ligados praticamente fulltime.:limo:
Eu só não coloquei ainda, pq o prédio nao deixa colocar exaustor/ar de parede.

Sim, mas eles testaram sem o driver atualizado né. Esse é um dos primeiros pontos. Se toda a série RTX vai receber um update porque não estamos comparando todas ao "mesmo nivel"
Mas não tem como tá no mesmo nível na parte do FG, o vídeo que coloquei no post do DF é bem explicativo em todas tecnologias, mas falando especificamente do FG que é algo que será diferente nas RTX 4000 e 5000, foi demonstrado que as RTXs 4000 possuem o FG 2X com uma latência de 50ms na analise em questão, já nas 5000, você poderia aumentar pra X3 com 55ms ou X4 para 56ms... concluíram que a consistência do frame tá melhor do que nas RTXs 4000 (Tem o gráfico), e que esse input de até 6ms adicional é praticamente imperceptível diante do enorme ganho de fluidez.

Claro, depois terão testes e tal, mas as informaçoes iniciais são interessantes... e detalhe que o Reflex 2 ainda não está aplicado nesses testes preliminares - que pode melhorar a experiência do FG para todos.

O demonstrativo das outras melhorias de qualidade que virão pra todas as placas está muito bom também.

Tem rumores também que na série 4000 o DLSS4 transformer é mais pesado que o convolutional uns 5% - pode ser a diferença dos tensor cores de 4 e 5 geração, mas isso é só uma especulação minha.

Tem que esperar cair o embargo, mas já dá pra ter uma noção por cima do que tá vindo por ai.

Última edição:
Se acontecer algo lado performance com DLSS4, vai ser perda de performance nas séries antigas, mesmo que pouco. O transformer é mais pesado que o convolutional.

PC top desses e não tem um AC?
Eu tenho portatil, mas não posso colocar o de parede e o portátil, da trabalho pra instalar e preguiça...

Eu tenho portatil, mas não posso colocar o de parede e o portátil, da trabalho pra instalar e preguiça...
Quando tiver um tempinho coloca na parede que vai valer ainda mais agora no verão, fora o conforto que vai ficar no quarto e seu PC vai agradecer.

Pretendo fazer update para geração 5xxx, acho que as placas 5070 e 5070ti estão oferecendo um bom custo benefício no cenário atual.
Já fui muito focado em jogos competitivos, hoje curto mais jogos singleplayer de história.
Não concordo que o frame generator é uma ótima solução para todos jogos singleplayer.

Minha primeira experiência com FG foi em Resident Evil 4 Remake. Não havia pesquisado nada sobre a tecnologia e resolvi testá-la.
De cara a impressão foi muito boa, estava rodando a cerca de 80 FPS e com FG foi para 110~120FPS.
Mas quando comecei a jogar de verdade, senti um certa dificuldade em mirar, minha mira parecia pesada, sentia um atraso enorme entre o comando que eu fazia no mouse para o que aparecia na tela. Desativei e joguei sem ele com uma experiência muito melhor. Depois fui pesquisar e descobri que o FG causava aumento do input lag. E toda essa impressão que eu tive foi sem nenhum conhecimento prévio.
No Stalker 2 tenho o mesmo problema com FG também, sinto extrema dificuldade e incômodo em mirar em objetos em movimento.

Sinceramente, mesmo não tendo uma 4090, eu acho uma experiência muito melhor jogar em 80 FPS em rasterização pura do que com 80 FPS utilizando FG.
Talvez em jogos que não sejam de tiro, ou que sejam jogados no controle, a experiência seja melhor.
Mas a mim, o input lag incomoda e muito.
Cara eu uso frame gen no The Finals e não sinto input lag, uso um superlight que voa na mesa e a mira vai junto! acho que vai de jogo para jogo!

Se acontecer algo lado performance com DLSS4, vai ser perda de performance nas séries antigas, mesmo que pouco. O transformer é mais pesado que o convolutional.
Irmão. No fim das contas é o video do LTT. Ele mostrou literalmente algo perceptível na filmagem da câmera, ghosting e blur. É um negócio que não dá nem pra esconder. Bota a culpa no monitor dele? A Nvidia não ia colocar um whitelabel pra ele testar né?

Se você vai abraçar um ganho desse por esssa perda em troca de "fluidez" vai na fé e troca de placa a cada 2 anos. Porque daqui pra frente é só isso mesmo.

Todos os fóruns lotados das mesmas críticas. Quem tem dinheiro pra queimar nem se importa, mas num olhar mais critico a apresentação da nvidia passa a ser risível.

Fiz o mesmo, fico no ar condicionado 24 hrs, já que trabalho em casa kkk e só pago as taxas publicas!

Irmão. No fim das contas é o video do LTT. Ele mostrou literalmente algo perceptível na filmagem da câmera, ghosting e blur. É um negócio que não dá nem pra esconder. Bota a culpa no monitor dele? A Nvidia não ia colocar um whitelabel pra ele testar né?

Se você vai abraçar um ganho desse por esssa perda em troca de "fluidez" vai na fé e troca de placa a cada 2 anos. Porque daqui pra frente é só isso mesmo.
Não estou falando do frame generator, estou falando do upscaling. A nova iteração (que vai ser disponibilizada para todas as placas RTX) melhorou bastante a qualidade da imagem, porém é mais pesada.

Isso significa que a performance do DLSS nas séries antigas vai piorar um pouco, enquanto as 5xxx já foram testadas com a nova versão.

Todos os fóruns lotados das mesmas críticas. Quem tem dinheiro pra queimar nem se importa, mas num olhar mais critico a apresentação da nvidia passa a ser risível.
Mas tem um detalhe interessante no vídeo do LTT, senão me engano o DLSS estava em modo desempenho... ou seja, na pior qualidade, então me vem a questão: Isso foi culpa do FG mesmo ou culpa do DLSS?

Porque como te disse, os resultados de consistência do frame gerado no vídeo do DF foi melhor na série 5000 que o FG das série 4000.

Tem cara de ser mais culpa do DLSS em modo desempenho, mas é por isso os reviews serão importante quando o embargo cair.

Última edição:
Não estou falando do frame generator, estou falando do upscaling. A nova iteração (que vai ser disponibilizada para todas as placas RTX) melhorou bastante a qualidade da imagem, porém é mais pesada.

Isso significa que a performance do DLSS nas séries antigas vai piorar um pouco, enquanto as 5xxx já foram testadas com a nova versão.
Então. Isso não dá pra afirmar. Não teve nenhum comparativo ainda nesse sentido. Entende o sofrimento? rsrs

Lendo o artigo da nvidia sobre o DLSS4 não fica tão claro isso, porque eles adicionaram melhorias nos tensor pra comportar o novo fluxo ótico do MFG, o que era impossível sem a mudança no hw, mas de resto, tudo é aceitável. E pra uma comparação mas fidedigna o ideal era testar na gama das placas correntes.

É igual o breakman disse ali. Não foram tão honestos nesse sentido. Se eles não trazem esse MFG pra 50xx elas seriam praticamente uma geração morta. Eu acho que no fim eles vão vender muito de qualquer forma, mas porque muitos ainda estão na 10xx, 20xx, 30xx e não pela geração 40xx (vide steam charts)

E isso não é butthurt rsrs

Users who are viewing this thread

Voltar