[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Se precisa de 60fps base pra ficar de boa com a latencia usando FG, como fica aí em CP2077 com tudo ativado? Sentem o problema da latência? Supondo que o FPS base fique abaixo de 60 nesse jogo.
Você sente o jogo "pesado", mesmo com mais fluidez; aí o usuário tem que fazer a escolha: jogar CP 2077 com tudo no máximo, com ele mais "pesado", mas com mais fluidez (Uns vão preferir assim pela beleza visual), ou realmente adaptar as configurações gráficas para diminuir a latência (Jogo mais leve e responsivo).

É muito uma questão de preferência individual, no caso do CP 2077, até prefiro a primeira opção porque o jogo fica magnifico, mas no geral é mais recomendável os 60fps+ pra latência do FG passar mais despercebido.

Por isso que os 60fps é uma base mínima pra começar a usar o FG, quanto maior o FPS que você tem pra usar, mais você compensa a latência final do FG, o que torna mais perceptível a fluidez em si do que a latência extra gerada.

A questão do FG no fim é a seguinte: Se você ativa o FG a 60fps, você terá essa latência de 60Fps, mas com uma fluidez maior devido os frames simulados.
Por isso que as opiniões sobre o FG variam muito, é tudo sobre uma questão de sensibilidade à latência x fluidez.

Uns vão sentir mais a latência que a fluidez, outros vão sentir mais a fluidez do que latência.

Meu caso, sou tão sensitivo a fluidez que a latência de 60fps+ não me incomoda em jogos SP.

Terão casos ao inverso, a pessoa vai notar mais a latência do que a fluidez.

O FG é principalmente uma solução para viabilizar o RT e o PT que em rasterização seriam inviáveis numa fluidez aceitável, mas tem esse contra por enquanto.

O que dá pra perceber no Multi Frame por hora é que ele vai continuar exigindo os 60fps, mas vai expandir a sensação de fluidez original - isso será útil para dá maior sensação de fluidez usando o RT e, principalmente; o PT, mas até pela Nvidia ainda não tem conseguido reduzir a latência... fica nítido que a força bruta será importante pra entregar uma base boa pro FG.

O que dá pra concluir do vídeo do DF... é que o Multi FG vai gerar uma latência extra mínima em relação ao FG original (Pode se tornar até menor com o Reflex 2) que passa despercebida, mas a Nvidia ainda não parece que vai reduzir tanto a latência original - teria que ver esse Reflex 2 na prática.

Quanto mais a Nvidia reduzir a latência do FG, menos dependente se torna da rasterização - deve ser os próximos passos nas seguintes séries;

Última edição:
O que mata no Bostil é que, quando lançam uma série nova (RTX 5000) as anteriores "usadas" deveriam cair de preço, mas não, aqui conseguem subir tanto o preço das novas que as antigas "usadas" acabam sendo vendidas até mais caras do que quando eram novas kkkkkkkk

Essa história de 5070 igual 4090 pelo que entendi trata-se apenas para jogos e para "alguns" casos específicos ainda por cima... 4090 deita a 5070TI...
Aliás, não seria mais negócio garimpar uma 4080/4080S pelo preço de uma 5070/5070TI?
O marketing do jaqueta é maravilhoso. No caso, muito vai depender do preço das placas aqui, mudou bastante coisa (desde o dólar, até o fim da isenção de parte do imposto).

Olhando apenas pelo MSRP (e tentando extrapolar/advinhar a performance bruta das placas):

- 5090 sem concorrência, cara pra um baralho, compra quem quer/precisa/está coçando
- Muito provavelmente veremos 4090 usadas pelo preço da 5080 (9-10k) e nesse caso eu acho que iria de 4090 pela VRAM e poder bruto, que deve permanecer maior.
- A 4080s vai ser substituida em performance pela 5070ti e sinto muito pra quem tem uma, mas vai desvalorizar por perder seus atrativos (VRAM e performance).
- a 5070 deve vir na faixa de performance da 4070ti super, dependendo pode valer a pena a antiga se precisar da VRAM. Ou tenta chorar uma 4080 no precinho.
- a 4070/s vai desvalorizar frente a 5070, mas pelo preço ser menor não vai sentir tanto

concordo com voce, agora cade a concorrencia ??????

no passado a galera da amd tinha delirios quando amd passava 4 fps da nvidia...

todo mundo e fanboy de um certo jeito....

tenho 4090, posso pegar uma 5090 futuramente, talvez....
mas trocar uma 4090 por 5090 eh loucura, literalmente caso de procurar psicologo

Você sente o jogo "pesado", mesmo com mais fluidez; aí o usuário tem que fazer a escolha: jogar CP 2077 com tudo no máximo, com ele mais "pesado", mas com mais fluidez (Uns vão preferir assim pela beleza visual), ou realmente adaptar as configurações gráficas para diminuir a latência (Jogo mais leve e responsivo).

É muito uma questão de preferência individual, no caso do CP 2077, até prefiro a primeira opção porque o jogo fica magnifico, mas no geral é mais recomendável os 60 fps pro FG passar mais despercebido.

Por isso que os 60fps é uma base mínima pra começar a usar o FG, quanto maior o FPS que você tem pra usar, mais você compensa a latência final do FG, o que torna mais perceptível a fluidez em si do que a latência.

A questão do FG no fim é a seguinte: Se você ativa o FG a 60fps, você terá essa latência, mas com uma fluidez maior devido os frames simulados.
Por isso que as opiniões sobre o FG variam muito, é tudo sobre uma questão de sensibilidade a latência x fluidez.

Uns vão sentir mais a latência que a fluidez, outros vão sentir mais a latência que a fluidez.

Meu caso, sou tão sensitivo a fluidez, que a latência de 60fps não me incomoda.
Terão casos ao inverso, a pessoa vai notar mais a latência do que fluidez.

Então a necessidade de aumentar a força bruta das placas a cada geração não mudou tanto assim, já que a placa ainda vai precisar ser capaz de carregar o jogo na força bruta em 60fps pra rodar com FG satisfatoriamente.
A duvida é se aquele DLSS4 MFG + Reflex 2 irá mitigar isso.

mas trocar uma 4090 por 5090 eh loucura, literalmente caso de procurar psicologo
Se for ver 20k nem é tanta grana pra quem já tem um PC montado e uma 4090 ainda, supondo que venha por 20k, 24 meses desde o lançamento da 4090 e que a pessoa venda a 4090 dela por 8k ela precisa inteirar 12k, talvez pareça bastante pra gastar de uma vez mas se a pessoa consegue juntar 500 conto por mês com esse objetivo eu diria que é pouca coisa, tá longe de absurdo pensar que alguém consiga juntar 500-1000 reais por mês, e quem ganha bem e/ou simplesmente não tem muitos gastos as vezes junta 3k, 5k, 10k por mês

Então a necessidade de aumentar a força bruta das placas a cada geração não mudou tanto assim, já que a placa ainda vai precisar ser capaz de carregar o jogo na força bruta em 60fps pra rodar com FG satisfatoriamente.
A duvida é se aquele DLSS4 MFG + Reflex 2 irá mitigar isso.

Não mudou, esse ganho de rasterização da nova série pode ser muito importante, vamos pra uma situação hipotética:

RTX 4070 com 45fps em rasterização em X jogo.
RTX 5070 com 65fps em rasterização em X jogo.

Você usando o FG original (X2) ou usando o (X4 da série 5000), a que vai entregar melhor experiencia será a de 65fps justamente pela latência final menor e maior sensação de fluidez (A carta na manga da série 5000).

Numa situação onde as duas entregam 60fps+, as duas vão bem no FG, o que pode ser uma vantagem pra RTX 5000 é a sensação de fluidez maior que será mais útil em jogos PT e RT onde o peso é muito maior, tem também a melhor consistência do frame nas série 5000...

FG a 80Fps será melhor que a 60fps no sentido da latência ser menor... mas a partir de 60fps já começa entrar dentro do aceitável em qualquer VGA.

Por isso que comentei que não acho o foco de apresentação da Nvidia errado, ela foi objetiva; mostrou onde é que a série 5000 pode ter mais mais vantagem (RT,PT com FG).

Em rasterização, provavelmente serão os ganhos tradicionais ou até menos um pouco (30%), mas estaria dentro da média das outras gerações se for isso.

No momento, a Nvidia tá melhorando a parte de IA, rasterização ainda é importante por hora.

O DLSS4 MFG pelo vídeo do DF, não tá diminuindo a latência original, ele acrescenta até 6ms, que segundo eles, passa despercebido. Então do FG X2 pro X4 terá um enorme ganho na sensação de fluidez praticamente sem aumentar a latência, mas ao mesmo tempo ela não diminuiu a latência original.

O que realmente pode mudar a situação do FG pras duas séries é o Reflex 2, a não ser que tenha mais informações que não sabemos.

Última edição:
Se for ver 20k nem é tanta grana pra quem já tem um PC montado e uma 4090 ainda, supondo que venha por 20k, 24 meses desde o lançamento da 4090 e que a pessoa venda a 4090 dela por 8k ela precisa inteirar 12k, talvez pareça bastante pra gastar de uma vez mas se a pessoa consegue juntar 500 conto por mês com esse objetivo eu diria que é pouca coisa, tá longe de absurdo pensar que alguém consiga juntar 500-1000 reais por mês, e quem ganha bem e/ou simplesmente não tem muitos gastos as vezes junta 3k, 5k, 10k por mês
Gastei 20k no PC inteiro com a 4090 kkk
O preço dessa 5090 é absurdo, mais fácil já começar a juntar no porquinho pra 6090. 4090 é basicamente a segunda placa em força bruta no mercado.

Gastei 20k no PC inteiro com a 4090 kkk
O preço dessa 5090 é absurdo, mais fácil já começar a juntar no porquinho pra 6090. 4090 é basicamente a segunda placa em força bruta no mercado.
Sim, com as promos de 4090 era fácil montar um PC top todo por 20k ou até menos, o MSRP em si nem mudou tanta coisa da 4090 pra 5090 pra causar essa mudança gigante que estamos esperando, são outros fatores que tão complicando mais o cenário mas diria que mesmo sendo absurdo pensar só no preço final, pra quem já tem o PC e consegue juntar 500~ conto por mês dá pra fazer esse upgrade toda geração sem ser extremamente rico e sem ficar quebrado também, aí vai da pessoa ver se pretende pegar no lançamento possivelmente em preço inflado e aguardar 2/3/4 anos pra trocar ou se espera uns meses após o lançamento pra ver se pega numa boa promo e reduz significativamente esses 20k, da mesma forma que teve gente pegando 4090 por 14-15k e outros pegando por 9-11k, pensando ao longo de 2 anos nem é tanta coisa juntando um trocado por mês, e se a pessoa segurar 3 anos até o final da garantia deve gastar ainda menos e conseguir juntar mais, ou até 4 anos no caso das Gigabyte

Preço final pode ser absurdo mas tem hobby mais caro, e tem muita gente que mesmo achando absurdo as vezes poderia comprar numa boa se planejasse pra isso, e as vezes até sem abrir mão de muito, não sei quanto cada um ganha/gasta mas tem uma porrada de gente por aí com gastos supérfluos/ineficientes (as vezes desnecessariamente) que podem acabar pesando no final das contas

Quem quer o melhor do melhor costuma pagar significativamente mais caro ainda mais se tiver urgência então eu não vejo uma pessoa trocar a 4090 por uma 5090 como insanidade/demência/nonsense etc como alguns, dito isso a 4090 vai continuar sendo a 2a melhor GPU do mundo por uns anos então obviamente também não é o caso de "meu deus lançou a 5090 então agora tudo abaixo dela tá defasado gg", como sempre vai de bolso, exigência/necessidade/preferência pessoal e por aí vai

Vou nem falar que pensei em trocar por uma 5080, ixi, falei :limo:
Só me broxou a vram.

Sim, com as promos de 4090 era fácil montar um PC top todo por 20k ou até menos, o MSRP em si nem mudou tanta coisa da 4090 pra 5090 pra causar essa mudança gigante que estamos esperando, são outros fatores que tão complicando mais o cenário mas diria que mesmo sendo absurdo pensar só no preço final, pra quem já tem o PC e consegue juntar 500~ conto por mês dá pra fazer esse upgrade toda geração sem ser extremamente rico e sem ficar quebrado também, aí vai da pessoa ver se pretende pegar no lançamento possivelmente em preço inflado e aguardar 2/3/4 anos pra trocar ou se espera uns meses após o lançamento pra ver se pega numa boa promo e reduz significativamente esses 20k, da mesma forma que teve gente pegando 4090 por 14-15k e outros pegando por 9-11k, pensando ao longo de 2 anos nem é tanta coisa juntando um trocado por mês, e se a pessoa segurar 3 anos até o final da garantia deve gastar ainda menos e conseguir juntar mais, ou até 4 anos no caso das Gigabyte

Preço final pode ser absurdo mas tem hobby mais caro, e tem muita gente que mesmo achando absurdo as vezes poderia comprar numa boa se planejasse pra isso, e as vezes até sem abrir mão de muito, não sei quanto cada um ganha/gasta mas tem uma porrada de gente por aí com gastos supérfluos/ineficientes (as vezes desnecessariamente) que podem acabar pesando no final das contas
O MSRP subiu 400 USD na 5090 e caiu 50 USD no resto da line-up
O que indica pra mim que o investimento de construção da 5090 é maior. Só entusiasta mesmo pra comprar uma 5090 tendo a 4090. Isso pra não usar outras palavras de baixo calão que já usaram aqui rsrs

Estou feliz com minha 4090 e posso pensar em trocar se o multi do dlss realmente fizer diferença. Sabendo que a a minha opção pela 4090 é totalmente irracional assim como seria a 5090, vou esperar as resenhas.

Eu tenho refletido bastante sobre um possível upgrade e casos reais de uso do DLSS 4x.
Para evitar problemas de latência, só uso FG tendo o FPS base acima de 60fps em single player. Ai jogar um CP, Wukong a 100 ou 200fps da na mesma.
Em competitivo tu já vai tentar chegar acima dos 150-200 fps sem FG, ai não vou ligar FG 4x para fazer 600-800 fps aumentando latência (mesmo que de forma imperceptível), para criar frames que nem vão ser exibidos na tela, já que meu monitor é um 4k@240hz.
Provavelmente só vou para a RTX 5000 se tiver algum ganho significativo de performance em raster e RT.

Coisas que estou esperando:
- O cara do PC Facts julgar o preço da GPU pelo tamanho do chipset.

Eu ri disso nas RTX 40, tem que sustentar nas RTX 50 hein

Quem quer o melhor do melhor costuma pagar significativamente mais caro ainda mais se tiver urgência então eu não vejo uma pessoa trocar a 4090 por uma 5090 como insanidade/demência/nonsense etc como alguns, dito isso a 4090 vai continuar sendo a 2a melhor GPU do mundo por uns anos então obviamente também não é o caso de "meu deus lançou a 5090 então agora tudo abaixo dela tá defasado gg", como sempre vai de bolso, exigência/necessidade/preferência pessoal e por aí vai
Pode anotar, o msrp da 5090 só vai ser respeitado nessa primeira leva pq depois :haha3:

Pode anotar, o msrp da 5090 só vai ser respeitado nessa primeira leva pq depois :haha3:
Eu tava animado pra 5090 com os rumores que tavam tempo atrás de 60-70% mais rápida que a 4090, tava esperando pelo menos uns 50%~ mais rápida na média mas pelo visto vai ser só uns 30%~ em raster, aí desanima :haha:

Coisas que estou esperando:
- O cara do PC Facts julgar o preço da GPU pelo tamanho do chipset.

Eu ri disso nas RTX 40, tem que sustentar nas RTX 50 hein
Ele é doente, carente do Twitter.

eu queria ver testes pau a pau da 4090x5090 sem qualquer tipo de fg

ate pode ser com dlss, mais nada de gerador de frames ou PT.

parece que a 5090 e de 20% a 30%, mais esperar mais testes.

gente a 4090 e cavala se a 5090 for 25% mais rapida sem fg e coisa um ganho bom sim

ai so prq saiu a 5090 a 4090 virou lixo , ate parece que o desempenho dela e merda.

geral estava achando que ia ser uma ganho de mais de 50%, eu ja estava mais realista esperando menos de 20%

quem joga jogos online tipo bf ou wz etc...etc...etc... nao quer saber de fg

Caraca, olha que loucura.

As vezes eu me sinto lá nos anos 2000 e bolinha. A história se repete e não é pouca coisa não.
Tipo, 20 fucking anos atrás.

A Intel colocava os MHz na caixa para dizer para o consumidor que quanto mais Mhz melhor é o processador, sempre foi assim. Então 1000Mhz > 900Mhz > 800Mhz e etc.
Exemplo:
Processador Intel Pentium III de 1,00 GHz
Intel_Pentium_III_1GHz_Processor_218297.jpg

Então, o pessoal imagina que em 2015 por exemplo a gente estaria com processador a 20.000 Mhz.... 25.000 Mhz porque a única forma de se evoluir é fazendo aumentar o Mhz, obviamente, não tem outra forma de se ganhar peformance sem ser por força bruta, certo?

Alguém está sentindo um cheirinho de similaridade com o que está sendo discutido aqui?

A história não termina aqui.

Quando a Intel abandonou esse padrão, porque mudou a forma de se fazer processador e iria confundir o consumidor porque "como assim o processador mais novo tem menos MHz que o anterior", será que no Adrena também teve um tal de XxXGamerUltraXxX dizendo que é fake processador, fake desempenho? kkk

A AMD por outro lado manteve essa linha de pensamentos de Mhz, mas tirou a nomeclatura Mhz, então os Atholon XP 3200 (por exemplo) não tinha 3200 Mhz, mas ele "performava" como um processador de 3200. A realidade é que ele tinha 2.200 Mhz

19-103-390-05.JPG

Só isso mesmo.
Segue o jogo.

Vi gente aqui nesse Forum Adrena mesmo, que pagou 20k numa cadeira... oq seria 20k numa GPU?

Estou feliz com minha 4090 e posso pensar em trocar se o multi do dlss realmente fizer diferença. Sabendo que a a minha opção pela 4090 é totalmente irracional assim como seria a 5090, vou esperar as resenhas.
Cara espera o review da 5090 que deve sair no fim do mês agora mas sinceramente não trocaria sua GPU.

Caraca, olha que loucura.

As vezes eu me sinto lá nos anos 2000 e bolinha. A história se repete e não é pouca coisa não.
Tipo, 20 fucking anos atrás.

A Intel colocava os MHz na caixa para dizer para o consumidor que quanto mais Mhz melhor é o processador, sempre foi assim. Então 1000Mhz > 900Mhz > 800Mhz e etc.
Exemplo:
Processador Intel Pentium III de 1,00 GHz
Intel_Pentium_III_1GHz_Processor_218297.jpg

Então, o pessoal imagina que em 2015 por exemplo a gente estaria com processador a 20.000 Mhz.... 25.000 Mhz porque a única forma de se evoluir é fazendo aumentar o Mhz, obviamente, não tem outra forma de se ganhar peformance sem ser por força bruta, certo?

Alguém está sentindo um cheirinho de similaridade com o que está sendo discutido aqui?

A história não termina aqui.

Quando a Intel abandonou esse padrão, porque mudou a forma de se fazer processador e iria confundir o consumidor porque "como assim o processador mais novo tem menos MHz que o anterior", será que no Adrena também teve um tal de XxXGamerUltraXxX dizendo que é fake processador, fake desempenho? kkk

A AMD por outro lado manteve essa linha de pensamentos de Mhz, mas tirou a nomeclatura Mhz, então os Atholon XP 3200 (por exemplo) não tinha 3200 Mhz, mas ele "performava" como um processador de 3200. A realidade é que ele tinha 2.200 Mhz

19-103-390-05.JPG

Só isso mesmo.
Segue o jogo.
do fundo do bau isso, bela postagem.
e olha que e venho dos 286, 386 hahahahaha

Nvidia confirma preços no Reino Unido para suas GPUs GeForce RTX série 50

mWFLu5F.jpeg

A Nvidia confirmou oficialmente seus MSRPs do Reino Unido para suas próximas placas de vídeo GeForce RTX série 50. As RTX 5080 e RTX 5090 da Nvidia estarão disponíveis em 30 de janeiro, e as GPUs da série RTX 5070 da Nvidia serão lançadas no final deste trimestre.

Abaixo estão os preços sugeridos pelo fabricante do Reino Unido das mais novas GPUs GeForce RTX da Nvidia:

RTX 5090 32 GB – £ 1.939
RTX 5080 16 GB – £ 979
RTX 5070 Ti 16 GB – £ 729
RTX 5070 12 GB – £ 539

A Nvidia afirma que essas novas placas de vídeo são até 2x mais rápidas do que suas contrapartes da série RTX 40. No entanto, isso só é verdade quando a nova tecnologia DLSS 4 Multi-Frame Generation da Nvidia é usada efetivamente. Esta nova versão do DLSS permite que três quadros gerados por IA sejam criados para cada quadro renderizado tradicionalmente. Como tal, as GPUs da série RTX 50 da Nvidia oferecem saltos de desempenho geracional muito menores quando o impacto do DLSS 4 é excluído.

gICwgZ7.jpeg

Observe que esses preços para GPUs da série RTX 50 da Nvidia são seus preços MSRP. Modelos de GPU premium custarão mais do que isso. Considere esses preços como “preços mínimos” para a série RTX 50 da Nvidia, pois é raro ver uma placa de vídeo Nvidia ser vendida por menos do que seu MSRP oficial perto do lançamento.

Aqui amigo, aliás amigo não pq eu não tenho amigo MACONHEIRO.

Se dinheiro, aliás dinheiro não, 3700 centavos, é problema pra vc, pra mim não é pq eu sou rico!!

Mas eu também sou um cara com muitos compromissos, então não vou comprar placa de 250W+ não pq senão teria um puta trampo de trocar também minha fonte e meu processador e eu não preciso disso hoje pq sou um adulto trabalhador com diversos interesses, não sou igual vcs nerds tetudos que ficam pagando preço de carro popular em placa pra joguinhos não, get a life.

Então a melhor placa do universo pro meu setup é a 4070 Super, ou seria a vindoura 5060-Ti.

Como as mentiras da Nvidia deixaram claro pra mim que a 5060-Ti será mais uma placa merda de POBRE carregada por frames fake, comprei a verdadeira the best. Chora.
Um típico mineiro puto começando uma treta com AQUI

ABSOLUTE CINEMA

Users who are viewing this thread

Voltar