[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Se precisa de 60fps base pra ficar de boa com a latencia usando FG, como fica aí em CP2077 com tudo ativado? Sentem o problema da latência? Supondo que o FPS base fique abaixo de 60 nesse jogo.
Quando se trata dos testes da NVIDIA, quando ela diz DLSS 4 significa todas as tecnologias em simultâneo. Aquele vídeo de 30 fps -> 240 fps não é só o multi-frame gen. Ele sai de 4K nativo para DLSS 4 Super Resolution Performance, que é 1080p de resolução interno. Então só ali deve saltar de uns 30fps para uns 100fps ou mais, dado que o custo do ray-tracing é muito alto em resoluções altas e a 4090 com o DLSS Performance salta de 20 para 70fps. Aí o MFG com certeza tem seu custo de desempenho, a própria DF demonstrou que ele não escala linearmente no vídeo de preview. Então em frame-gen estaríamos falando de 100fps (DLSS4 SR) -> 80fps (baseline com custo do MFG) -> 240fps (3X o baseline).

A latência será dos 80fps (pós DLSS Super Resolution - o custo do MFG), por isso é tankável usar a tecnologia. Se ele partisse dos 30 FPS vc teria +33ms de input latency só do atraso do próximo frame, seria injogável mesmo no controle.

O que mata no Bostil é que, quando lançam uma série nova (RTX 5000) as anteriores "usadas" deveriam cair de preço, mas não, aqui conseguem subir tanto o preço das novas que as antigas "usadas" acabam sendo vendidas até mais caras do que quando eram novas kkkkkkkk

Essa história de 5070 igual 4090 pelo que entendi trata-se apenas para jogos e para "alguns" casos específicos ainda por cima... 4090 deita a 5070TI...
Aliás, não seria mais negócio garimpar uma 4080/4080S pelo preço de uma 5070/5070TI?
A 5070ti vai superar a 4080 em rasterização e ainda vai contar com novas tecnologias. Qual seria o motivo de priorizar uma 4080 no lugar dela e ainda pagando o mesmo valor?

Aqui amigo, aliás amigo não pq eu não tenho amigo MACONHEIRO.

Se dinheiro, aliás dinheiro não, 3700 centavos, é problema pra vc, pra mim não é pq eu sou rico!!

Mas eu também sou um cara com muitos compromissos, então não vou comprar placa de 250W+ não pq senão teria um puta trampo de trocar também minha fonte e meu processador e eu não preciso disso hoje pq sou um adulto trabalhador com diversos interesses, não sou igual vcs nerds tetudos que ficam pagando preço de carro popular em placa pra joguinhos não, get a life.

Então a melhor placa do universo pro meu setup é a 4070 Super, ou seria a vindoura 5060-Ti.

Como as mentiras da Nvidia deixaram claro pra mim que a 5060-Ti será mais uma placa merda de POBRE carregada por frames fake, comprei a verdadeira the best. Chora.

Já me passaram no fórum, por menos, muito menos.

Qual o sentido de você entrar em um fórum de tecnologia, e questionar o modo que as pessoas gastam dinheiro, com "tecnologia"?

Cara espera o review da 5090 que deve sair no fim do mês agora mas sinceramente não trocaria sua GPU.
Além do mais. A 6090 vai vir com a tecnologia mais aprimorada rsrs
Placa mais usada no survey da Steam é uma 3060. É essa fatia que a Nvidia quer. Até porque o aumento no high end não vale tanto assim a troca.
Porque no resto da line up o preço manteve se todos os níveis é "2x" da anterior?

Vi gente aqui nesse Forum Adrena mesmo, que pagou 20k numa cadeira... oq seria 20k numa GPU?
Não acho muito sinceramente, cadeira é QoL e as vezes faz sentido ainda mais se a pessoa quiser se respaldar na garantia de 12 anos, aí são 12 anos de tranquilidade e talvez de conforto/ergonomia absoluta que é uma paz de espírito imensa que compensa pra alguns, dito isso se for o caso das Herman Miller Aeron/Embody ainda fica abaixo dos 20k e em promo dá uma boa baixada também

Pra GPU é o que disse ali, quem tem um PC high end com uma 4090, vendendo a 4090 por 8k só precisa juntar 500 conto por mês pra conseguir pegar uma 5090 por 20k e provavelmente vai dar pra comprar a 5090 por menos que isso, ainda mais quem não tiver pressa de pegar no lançamento, e se a pessoa enjoar algum dia não é como se tivesse ido 20k pro lixo e já era, vendendo a GPU a pessoa recupera uma boa parte da grana, ou deixa pro próximo upgrade novamente e assim ela tecnicamente não tem que inteirar o valor total da GPU considerando a venda da antiga

Vai muito da vida de cada um, tem gente que ganha 10k e vê como impossível algo assim porque gasta >9k por mês e vive apertado, outros as vezes ganham 7k mas gastam 2-3k por mês e não tem hobbies caros ou uma porrada de filho pra sustentar pagando escola particular e afins, fora outros gastos supérfluos/desnecessários

EDIT: Pode estar ficando caro pro afegão médio mas o afegão médio também não precisa de uma 5090, até porque a maioria tá jogando em 1440p creio eu, assim como o afegão médio não precisa de uma Herman Miller porque se a pessoa quiser só a parte do conforto/ergonomia encontra opções mais em conta, talvez de menor durabilidade ou menor garantia mas a diferença de preço faz sentido na maioria dos casos. Digo e repito, mesmo o topo do topo do high-end do PC gaming é até que razoável de preço e tem o bônus de ser fácil de revender porque tem muita gente interessada, já o hobby do áudio o buraco é um pouco mais embaixo... e ainda tem público que pague, aqui são só umas bookshelf ainda que sejam das books mais caras, isso é excluindo torres (mais caras), parte de amp/receiver e afins :haha: E eu diria que no áudio os diminishing returns são bem piores ainda pra MSRPs muito mais altos, nesse caso é qualquer coisa entre $5k e $50k kkkkk

6A7EHpX.png

Última edição:
O que dá pra concluir do vídeo do DF... é que o Multi FG vai gerar uma latência extra mínima em relação ao FG original (Pode se tornar até menor com o Reflex 2) que passa despercebida, mas a Nvidia ainda não parece que vai reduzir tanto a latência original - teria que ver esse Reflex 2 na prática.
Eu tomaria cuidado com o Reflex 2, não parece que vai ser uma tecnologia amplamente difundida como o Reflex. Além disso, não é uma tecnologia que vai trabalhar da mesma forma que o Reflex, ele vai trabalar com uma mudança de perspectiva + geração de imagem nos cantos da tela, que é como a tecnologia análoga a ela funciona no VR.

Para quem já viu aquelas imagens 3D no Facebook, do que eu entendo o Reflex 2 vai funcionar +- daquela forma, a medida que vc mexe o mouse, ele vai "distorcer" a imagem para que a tela mostre uma perspectiva parecida com o próximo frame, que ainda não foi renderizado.

Minha suspeita é que isso só vai funcionar bem em altíssimas taxas de quadros, até por que o Reflex já faz um trabalho quase perfeito de redução da latência no que se trata do caminho usual de renderização CPU -> GPU

Eu tomaria cuidado com o Reflex 2, não parece que vai ser uma tecnologia amplamente difundida como o Reflex. Além disso, não é uma tecnologia que vai trabalhar da mesma forma que o Reflex, ele vai trabalar com uma mudança de perspectiva + geração de imagem nos cantos da tela, que é como a tecnologia análoga a ela funciona no VR.

Para quem já viu aquelas imagens 3D no Facebook, do que eu entendo o Reflex 2 vai funcionar +- daquela forma, a medida que vc mexe o mouse, ele vai "distorcer" a imagem para que a tela mostre uma perspectiva parecida com o próximo frame, que ainda não foi renderizado.

Minha suspeita é que isso só vai funcionar bem em altíssimas taxas de quadros, até por que o Reflex já faz um trabalho quase perfeito de redução da latência no que se trata do caminho usual de renderização CPU -> GPU
Sim, na realidade, acredito que o FGX4 vai funcionar da maneira como o DF demonstrou mesmo, não acho que terá grande diferença disso. A propaganda do Reflex 2 foi baseada em jogos competitivos com alta taxa de frames onde se encaixaria melhor, não acho que terá grande impacto no FG.

Uma mudança nesse quesito deve ficar para as próximas gerações de GPU, mas vamos ver... ainda tenho mais curiosidade de ver como isso vai ser comportar nas RTX 5000 low/mid.

A 5080 e a 5090 sempre vão ter taxas boas para trabalhar, mas as Low/Mid, se o usuário não fizer adaptações a depender da sua exigência gráfica, já não ficaria bom pra usar o FG (x2,x3 e X4).

Vamos ver quando o embargo cair.

Não acho muito sinceramente, cadeira é QoL e as vezes faz sentido ainda mais se a pessoa quiser se respaldar na garantia de 12 anos, aí são 12 anos de tranquilidade e talvez de conforto/ergonomia absoluta que é uma paz de espírito imensa que compensa pra alguns, dito isso se for o caso das Herman Miller Aeron/Embody ainda fica abaixo dos 20k e em promo dá uma boa baixada também

Pra GPU é o que disse ali, quem tem um PC high end com uma 4090, vendendo a 4090 por 8k só precisa juntar 500 conto por mês pra conseguir pegar uma 5090 por 20k e provavelmente vai dar pra comprar a 5090 por menos que isso, ainda mais quem não tiver pressa de pegar no lançamento, e se a pessoa enjoar algum dia não é como se tivesse ido 20k pro lixo e já era, vendendo a GPU a pessoa recupera uma boa parte da grana, ou deixa pro próximo upgrade novamente e assim ela tecnicamente não tem que inteirar o valor total da GPU considerando a venda da antiga

Vai muito da vida de cada um, tem gente que ganha 10k e vê como impossível algo assim porque gasta >9k por mês e vive apertado, outros as vezes ganham 7k mas gastam 2-3k por mês e não tem hobbies caros ou uma porrada de filho pra sustentar pagando escola particular e afins, fora outros gastos supérfluos/desnecessários

EDIT: Pode estar ficando caro pro afegão médio mas o afegão médio também não precisa de uma 5090, até porque a maioria tá jogando em 1440p creio eu, assim como o afegão médio não precisa de uma Herman Miller porque se a pessoa quiser só a parte do conforto/ergonomia encontra opções mais em conta, talvez de menor durabilidade ou menor garantia mas a diferença de preço faz sentido na maioria dos casos. Digo e repito, mesmo o topo do topo do high-end do PC gaming é até que razoável de preço e tem o bônus de ser fácil de revender porque tem muita gente interessada, já o hobby do áudio o buraco é um pouco mais embaixo... e ainda tem público que pague, aqui são só umas bookshelf ainda que sejam das books mais caras, isso é excluindo torres (mais caras), parte de amp/receiver e afins :haha: E eu diria que no áudio os diminishing returns são bem piores ainda pra MSRPs muito mais altos, nesse caso é qualquer coisa entre $5k e $50k kkkkk

6A7EHpX.png
Maioria faz por ostentação. No fim até o Neymar usa Plex e assiste filme pirata.
Herman Miller você paga pela "assinatura" da marca. Igual bolsa LV, relógio Rolex.. etc etc
Tudo é feito na China com mão de obra barata e os mesmos insumos no fim das contas

Áudio já é um pouco diferente, porque existem medidas objetivas pra medição da qualidade. O mesmo acontece com TVs. É basicamente o nicho que rtings testa.

Pessoal,

Vendi minha RTX 4090 por R$10.000 em um anúncio que acabei esquecendo de remover. O comprador é de São Paulo, e eu sou de Salvador. Apesar da segurança oferecida pelo OLX Pay, fico receoso com a possibilidade de golpes, como a pessoa alegar que o produto não funciona, trocar componentes, ou abrir a placa. Alguém com experiência nesse tipo de venda poderia me dar algum conselho? Estou pensando em cancelar a compra! O cara não tirou uma duvida se quer e apenas comprou!!

Última edição:
geral estava achando que ia ser uma ganho de mais de 50%, eu ja estava mais realista esperando menos de 20%
Eu tava crente nesses 50%. O aumento de núcleos da 5090 tava absurdo. Uma pena que não chegou nisso. A 20% de ganho não vejo motivo para sair da 4090, a não ser que essas tecnologias novas sejam realmente muito impressionantes (neural rendering + MFG).

Um exemplo do CP2077: a 1440p + Path Tracing a 4090 pega uns 40-50 fps sem DLSS, ou seja, inviável usar FG para melhorar a fluidez sem usar o DLSS Quality junto, aí nessa já tem uma perda significativa em nitidez e um aumento em ghosting, especialmente no CP2077 com Path Tracing + DLSS RR o ghosting é bem severo. Para realmente RESOLVER isso, precisaria de pelo menos uns 70-80fps em 1440p nativo, aí poderia realmente eliminar o DLSS Quality da equação. Ou seja, precisaria de 50-60% de ganho acima da 5090 em performance "bruta" (raster + RT, sem DLSS).

Se for 25% de ganho, sair de 40fps para 50fps não resolve nada. Não é suficiente para ligar FG pra melhorar a fluidez visual e ter uma boa responsividade com mouse e teclado.

No fim, o upgrade do super resolution para a 4090 vai trazer mais benefícios do que (hipoteticamente) trocar para uma 5090 sem melhoria na qualidade do DLSS.

Eu tava crente nesses 50%. O aumento de núcleos da 5090 tava absurdo. Uma pena que não chegou nisso. A 20% de ganho não vejo motivo para sair da 4090, a não ser que essas tecnologias novas sejam realmente muito impressionantes (neural rendering + MFG).

Um exemplo do CP2077: a 1440p + Path Tracing a 4090 pega uns 40-50 fps sem DLSS, ou seja, inviável usar FG para melhorar a fluidez sem usar o DLSS Quality junto, aí nessa já tem uma perda significativa em nitidez e um aumento em ghosting, especialmente no CP2077 com Path Tracing + DLSS RR o ghosting é bem severo. Para realmente RESOLVER isso, precisaria de pelo menos uns 70-80fps em 1440p nativo, aí poderia realmente eliminar o DLSS Quality da equação. Ou seja, precisaria de 50-60% de ganho acima da 5090 em performance "bruta" (raster + RT, sem DLSS).

Se for 25% de ganho, sair de 40fps para 50fps não resolve nada. Não é suficiente para ligar FG pra melhorar a fluidez visual e ter uma boa responsividade com mouse e teclado.

No fim, o upgrade do super resolution para a 4090 vai trazer mais benefícios do que (hipoteticamente) trocar para uma 5090 sem melhoria na qualidade do DLSS.
Lúcido.

Pelo jeito, é 20-30% de aumento por quase 3x o preço ( considerando que talvez de pra achar 4090 usada por 7-8k no futuro).

Pelo jeito, é 20-30% de aumento por quase 3x o preço ( considerando que talvez de pra achar 4090 usada por 7-8k no futuro).
Já acha. Tem várias PNY de 2 anos na OLX nessa faixa.
Caras mesmo só as ASUS e GB que a garantia aqui é alta.

Pessoal,

Vendi minha RTX 4090 por R$10.000 em um anúncio que acabei esquecendo de remover. O comprador é de São Paulo, e eu sou de Salvador. Apesar da segurança oferecida pelo OLX Pay, fico receoso com a possibilidade de golpes, como a pessoa alegar que o produto não funciona, trocar componentes, ou abrir a placa. Alguém com experiência nesse tipo de venda poderia me dar algum conselho? Estou pensando em cancelar a compra! O cara não tirou uma duvida se quer e apenas comprou!!
Quanto ao envio: O certo é você tirar foto, filmar... tudo detalhadamente, desde a embalagem ao funcionamento.
Quanto ao contato, investigar em rede social, ver se a pessoa existir... se preciso, pede o número de Wpp e tenta fazer contato.

Pessoal,

Eu jamais venderia algo nesse valor via OLX pay, Mercado Livre e derivados.

Sempre vendi minhas placas antigas combinando num local e entregando em mãos.

Me divertindo demais com essas discussões que não levam a nada :bwahaha:

Maioria faz por ostentação. No fim até o Neymar usa Plex e assiste filme pirata.
Herman Miller você paga pela "assinatura" da marca. Igual bolsa LV, relógio Rolex.. etc etc
Tudo é feito na China com mão de obra barata e os mesmos insumos no fim das contas

Áudio já é um pouco diferente, porque existem medidas objetivas pra medição da qualidade. O mesmo acontece com TVs. É basicamente o nicho que rtings testa.
Sim, mas não necessariamente tudo que é feito na China é ruim/bom igual ou barato/caro igual também né? E no caso das Herman Miller tem um puta diferencial que são os 12 anos de garantia, não sei a eficiência dessa garantia mas pode ser um diferencial grande pra quem pensa a longo prazo

Áudio tem sim as medidas objetivas mas no fim ainda vai depender do ambiente em si também além de preferência pessoal, as vezes a pessoa prefere uma book/torre de $1-2k que uma de $5-10k, sem contar que no áudio tem a possibilidade de EQ/PEQ e afins pra ajustar como cada um preferir e as vezes a pessoa prefere uma caixa de $1k com PEQ que uma de $10k, áudio o preço sobe absurdamente pra algo que nem todos vão preferir na prática, objetivamente melhor nesse ramo pra uns é ser o mais flat possível, pra outros é simplesmente ser mais gostoso de ouvir, e aí não tem como saber com 100% de certeza só olhando gráficos também, mesmo que dê uma boa ajuda pra se guiar o teste real vai ser ouvindo no próprio ambiente

Poisé, o ganho em raster desanimou, o que você descreveu foi basicamente o motivo que me fez ir de 4080 ao invés de 4090, o que a 4090 roda com folga a 4080 já roda muito bem, e o que a 4080 roda sofrendo a 4090 não abre margem suficiente pra rodar como eu gostaria :haha:

Já acha. Tem várias PNY de 2 anos na OLX nessa faixa.
Caras mesmo só as ASUS e GB que a garantia aqui é alta.
Alta de tempo de garantia? Acho que Asus é só 3 anos assim como a PNY, única fabricante que já vi dando 4 anos aqui é a Gigabyte com os modelos Gaming OC pra cima

Pessoal,

Ja vendi coisa cara por la.

Primeiro olha a data do cadastro do cara que comprou, normalmente golpe é recente o cadastro.

A folha de impressão pro envio, pega do app/site da OLX, não do email.

Normalmente pra dar o golpe, o comprador pede seu email.
Eu normalmente, ainda mais se for caro, pego as rede sociais do cara, pra ver se ele "existe".

OLX é boa pra venda, em 2 dias você ta com a grana.

Ja vendi coisa cara por la.

Primeiro olha a data do cadastro do cara que comprou, normalmente golpe é recente o cadastro.

A folha de impressão pro envio, pega do app/site da OLX, não do email.

Normalmente pra dar o golpe, o comprador pede seu email.
Eu normalmente, ainda mais se for caro, pego as rede sociais do cara, pra ver se ele "existe".

OLX é boa pra venda, em 2 dias você ta com a grana.
Ele possui desde 2018 a conta. Foi comprado tudo pelo OLX pay real, to vendo pelo aplicativo e site da olx!

Pessoal,

Tire foto de tudo, cada detalhe, etiqueta etc. Filma funcionando e enquanto embala o pacote para envio.

Nada é garantido, mas deve ajudar caso o cara reclame de algo ou tente fazer alguma mutreta.

O fato de não perguntar, por si só não é indicativo de problema. Já aconteceu comigo isso e a pessoa não reclamou nem nada, e correu tudo normal.

Mas só venda se estiver se sentindo à vontade. Afinal, 10K é bastante grana e tem que se cuidar mesmo.

Alta de tempo de garantia?
Faltei na aula de português. Me referia somente a GB na questão da garantia. A ASUS vale a pena porque as placas delas sempre estão no topo das AIB

Ele possui desde 2018 a conta. Foi comprado tudo pelo OLX pay real, to vendo pelo aplicativo e site da olx!
Eu venderia tranquilo.
Grana cai rapido pra você, cara tem conta antiga...

ML mesmo ta 30 dias pra cair a grana /desistencia.

Fico imaginando
A vida era mais simples quando era só raster bruto :pepe2:
sim, antigamente a gente zoava os consolistas com seu 4k fake, hoje o pc master race é chacota com 4k e fake frame. Todo dia é uma humilhação

É possível usar o FG com limitação de FPS? Tipo, queria limitar para 144Hz do monitor, fazendo com que o FG só seja utilizado quando necessário. Existe essa possibilidade?

Users who are viewing this thread

Voltar