[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
É possível usar o FG com limitação de FPS? Tipo, queria limitar para 144Hz do monitor, fazendo com que o FG só seja utilizado quando necessário. Existe essa possibilidade?

Em teoria sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

para testar o FG em FPS baixos eu travei o jogo a 30 FPS artificialmente (pelo jogo mesmo) e ativei o FG. Ele foi para 60 FPS

Vi gente aqui nesse Forum Adrena mesmo, que pagou 20k numa cadeira... oq seria 20k numa GPU?
Paguei quase isso na minha cadeira, mas não entendo a necessidade de fiscalizar o dinheiro do outro.
Pagaria o valor da 5090 se realmente me apetecer.
Como comentei, a compra da 4090 não envolve razão e a da 5090 tbm não seria.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tenho refletido bastante sobre um possível upgrade e casos reais de uso do DLSS 4x.
Para evitar problemas de latência, só uso FG tendo o FPS base acima de 60fps em single player. Ai jogar um CP, Wukong a 100 ou 200fps da na mesma.
Em competitivo tu já vai tentar chegar acima dos 150-200 fps sem FG, ai não vou ligar FG 4x para fazer 600-800 fps aumentando latência (mesmo que de forma imperceptível), para criar frames que nem vão ser exibidos na tela, já que meu monitor é um 4k@240hz.
Provavelmente só vou para a RTX 5000 se tiver algum ganho significativo de performance em raster e RT.
Quase isso que estou pensando.
Meu rig está bom, tudo funciona bem, o monitor oled ajuda.
Agora é esperar as resenhas e vê o peso que os novos jogos virão, por enquanto não sinto a vontade de trocar.

NVIDIA GeForce RTX 5090 FE: PCB em três partes e novos componentes de VRM

img_1079_1920px.jpeg

img_1086_1920px.jpeg

Marcar o @igormp e @O_Sani porque né, isso aqui é coisa linda d+ de se ver, todo o PCB resumido a apenas isso :3

Isso me parece meio impossível de fazer um design clamshell, plaquinha densa pra kct.
Me pergunto como vai ser o design das teslas/quadro com clamshell.
É uma obra de arte. Foi o que mais me impressionou na apresentação, muito mais que o resto.
Conseguiram um PCB minúsculo e um cooler extremamente compacto para gerenciar incríveis 575W.

Volto a repetir, dá até vontade de pegar um NCase T1 e colocar um 9950x3D, 96GB de RAM e uma 5090 só pra admirar o tanto de poder computacional que conseguimos colocar em um gabinete de 10L.
Eu ainda pago mais pau pro DIGITS kkkkkk
Ainda bem que ainda tenho um resto de juízo na cabeça, pq senão faria besteira com um daqueles.

Cara a real que nem tem discussão, não existe um motivo pra ficar retirando o DLSS4 e o Multi da equação.

O melhor de tudo é que uma tecnologia absurda em todos os sentidos o povo chama de muleta.
Isso daí com o Reflex não vai existir uma razão plausível pra não usar.

Última edição:
Pessoal,

Vendi minha RTX 4090 por R$10.000 em um anúncio que acabei esquecendo de remover. O comprador é de São Paulo, e eu sou de Salvador. Apesar da segurança oferecida pelo OLX Pay, fico receoso com a possibilidade de golpes, como a pessoa alegar que o produto não funciona, trocar componentes, ou abrir a placa. Alguém com experiência nesse tipo de venda poderia me dar algum conselho? Estou pensando em cancelar a compra! O cara não tirou uma duvida se quer e apenas comprou!!

"Segurança OLX Pay" é pro comprador, o cara pode alegar que não recebeu, produto com defeito e não liberar a grana.

Eu venderia somente se entregar pessoalmente em lugar publico e Pix na hora.

Ele possui desde 2018 a conta. Foi comprado tudo pelo OLX pay real, to vendo pelo aplicativo e site da olx!
Além de todas as dicas que o pessoal deu, enfatizo a necessidade de gravar em vídeo o número de série da placa, se possível batendo com o da caixa dela.

Faça o vídeo narrando "placa X vendida para fulano Y em 09/01/2025, aqui está o número serial" etc. Com um vídeo desses fica quase impossível tomar calote, se por ventura a OLX te sacanear, na justiça você ganha.

O cara pode estar com uma placa zoada idêntica à sua e fazer a devolução mandando a zoada.

Já me passaram no fórum, por menos, muito menos.

Qual o sentido de você entrar em um fórum de tecnologia, e questionar o modo que as pessoas gastam dinheiro, com "tecnologia"?

Vc percebeu que eu estava era respondendo um cabra que me atacou sem contexto nenhum pelo motivo de que eu comprei placa X por valor X? Ou tá só se fazendo de tonto?

Cara a real que nem tem discussão, não existe um motivo pra ficar retirando o DLSS4 e o Multi da equação.

O melhor de tudo é que uma tecnologia absurda em todos os sentidos e o povo chama de muleta.
O mais lúcido daqui :oremos:

O melhor de tudo é que uma tecnologia absurda em todos os sentidos e o povo chama de muleta.
Mas é pq o multi frame so faz sentido considerando competitivos e se seu display tiver capacidade de entregar. Tirando doom n penso q nenhum single player peça mais que 60 fps.

Desconheço algum jogo atual que a 4080 ou 4090 n entreguem pelo menos com dlss quality acima de 60fps single.

O melhor de tudo é que uma tecnologia absurda em todos os sentidos o povo chama de muleta.

DLSS 4 base vai rodar em toda a linha RTX desde as 2000, então ele não seria "parte da equação" mesmo. O FG 4x deve ser considerado já que ele é a feature exclusiva das RTX 5000, mas eu ainda não consigo ver muitos casos onde ele é realmente necessário.
Acho que boa parte evita ativar FG abaixo de 60fps em single player. Se vc tem uma OLED C2/C3/C4, teu cap teórico de fps é 120/144, se tem um 4k@240, até poderia se beneficiar do recurso, mas faz toda essa diferença jogar single player acima de 100-120fps? Eu pelo menos acho que não.
Indo para os competitivos da vida, geral já taca a qualidade lá pra baixo para jogar com pelo menos 150-200 frames antes do FG. Quantos monitores existem no mercado para se beneficiar de FG 4x de uma base de frame na casa de 150-200?
Não faz sentido ativar FG em jogo competitivo se tu não for ver esses frames na tela, já que não vai ganhar vantagem competitiva vendo alguma coisa antes, não vai ganhar fluidez acima do cap do monitor e ainda vai ganhar input lag de brinde.

Eu sei que o foco é a rtx 5000, mas acham jogo 6500 numa 4080 super galax com 3 meses de uso e comprada na patoloco ?
Não, mais um pouco tu pega uma 5070 TI com garantia e sem incomodação pra fazer o termo de doação dessa placa pro seu nome.

Eu sei que o foco é a rtx 5000, mas acham jogo 6500 numa 4080 super galax com 3 meses de uso e comprada na patoloco ?
Se não tiver muita pressa eu a princípio aguardaria as 5070/5070 Ti

DLSS 4 base vai rodar em toda a linha RTX desde as 2000, então ele não seria "parte da equação" mesmo. O FG 4x deve ser considerado já que ele é a feature exclusiva das RTX 5000, mas eu ainda não consigo ver muitos casos onde ele é realmente necessário.
Acho que boa parte evita ativar FG abaixo de 60fps em single player. Se vc tem uma OLED C2/C3/C4, teu cap teórico de fps é 120/144, se tem um 4k@240, até poderia se beneficiar do recurso, mas faz toda essa diferença jogar single player acima de 100-120fps? Eu pelo menos acho que não.
Indo para os competitivos da vida, geral já taca a qualidade lá pra baixo para jogar com pelo menos 150-200 frames antes do FG. Quantos monitores existem no mercado para se beneficiar de FG 4x de uma base de frame na casa de 150-200?
Não faz sentido ativar FG em jogo competitivo se tu não for ver esses frames na tela, já que não vai ganhar vantagem competitiva vendo alguma coisa antes, não vai ganhar fluidez acima do cap do monitor e ainda vai ganhar input lag de brinde.
Mas isso daí não é linear.
O DLSS 3.5 não roda com o mesmo desempenho na RTX 2080Ti em comparação com a 3070Ti.
E a 5070 tem uma métrica de 988 AI TOPS, a 5070Ti com 1406 AI TOPS.

Alguém sabe confirmar se a Nvidia realmente lançará uma RTX 6090 ano que vem?

Se for pelo menos ao final do ano, até agora, agora lançar todo ano uma RTX nova, não dá para ficar tankando.

Eu vi que pretendem lançar o Rubin, mas não sei se isso seria para a linha empresarial, tipo a Quadro, ou para a linha de consumidor comum também.

Nesse preço não.
Pessoal da OLX que vende essas placas abaixo da 4090 se ferrou bonito, vão ter que baixar um bocado pra vender.
E fica a dica, esquece essa de garantia, só a NF não serve, precisa de termo de doação assinado em cartório.

Se for pelo menos ao final do ano, até agora, agora lançar todo ano uma RTX nova, não dá para ficar tankando.

Eu vi que pretendem lançar o Rubin, mas não sei se isso seria para a linha empresarial, tipo a Quadro, ou para a linha de consumidor comum também.
Não faço ideia mas se lançar final do ano que vem dá praticamente os 2 anos do ciclo normal que a gente já tá acostumado kkkk

Esse é o "input lag" que dizem?

Mas isso daí não é linear.
O DLSS 3.5 não roda com o mesmo desempenho na RTX 2080Ti em comparação com a 3070Ti.
E a 5070 tem uma métrica de 988 AI TOPS, a 5070Ti com 1406 AI TOPS.

Mas eu não falei de linearidade do DLSS, a observação é mais voltada para o FG 4x e o FPS base que normalmente é considerado para que o inputlag não seja um problema. Eu não vou ativar FG em single player abaixo de 60 fps, seja com dlss 3,4, em modo qualidade, desempenho, etc.
Para competitivo também volta no ponto de para que eu quero 800 frames se meu monitor exibe 240,360 ou em raros casos 500? Não são frames que vão te dar vantagem competitiva e vão trazer piora de input lag, mesmo que seja em números mínimos com o reflex. Mesmo com reflex, o input lag não será menor que com o FG desligado.
Ai entra o questionamento do beneficio da multiplicação de frames 4x que coloquei no meu comentário, em especial para quem já tem RTX4000.
Para quem está em gerações anteriores, certamente as 5000 são um belo upgrade.

Última edição:

Menos de 2 anos pra 60xx so se a serie 50xx flopar, o que acho difícil
Há muitos na serie 20xx e 30xx prontos pro upgrade.
O interessante é que vendo a apresentação da 4090, ela pareceu um salto maior da 3090Ti que o que a 5090 está dando em relacao a 4090 rsrs
Talvez fazem uma geração mais curta

Users who are viewing this thread

Voltar