[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Não tem milagre, teoricamente o menor input lag possível é o dos frames originais.

Sou tarado nessas Founders, bem que podiam trazer pra cá.
Teoricamente é melhor rodar a 1000fps, mas 144 tá mt bom.
Esse FG n precisa estar perfeito, se tiver aceitavel "serve".
Se ainda for como jogar debaixo dágua, é DOA.

Só de não ter ou mitigarem aqueles flickers malucos do FSR já tá ótimo demais.
Até agora tô achando bizarro aquele teste no Cyberpunk com quase 220 FPS a mais.

É mais ou menos o que eu tinha especulado, tomando a 4080s como referência. De onde tirou?
Me mandaram aqui no whatsapp, é um preço teórico com base no que já temos no br, pra mim fez sentido esse range de valores.

Vai depender muito do modelo da 5090, a mais TOP como a Asus que agora mudou o nome para Rog ''Astral'' essa certamente vai passar de 22~25k isso se o preço inicial dela for U$1999 que acredito que não será, agora os modelos mais inferiores deve chegar nessa faixa de 20k ou até menos.
Vamos ver. Estava olhando. Ela só é 6mm mais alta que a ROG Strix 4090, entao em tamanho nao deve mudar. Mas acho que por essa alta tanto no MSRP quanto no dólar vai compensar a TUF, MSI GT ou GB Gaming

Já temos algum boato de quando alguma loja br vai disponibilizar pré venda?
Sei que vai vir caro, mas quero valores pra decidir sobre o upgrade

Me lembro da Kabum fazendo merda no lançamento da 4090.

Os caras foram fazer live de lançamento. TODO MUNDO, repito, todo mundo pensou que eles iriam liberar a venda no evento de lançamento da placa, por motivos óbvios.

O que aconteceu?

Eles liberaram a venda em um horário aleatório, de manhã, e GG

Daí os caras do evento tiveram que segurar a bucha dos cometários do chat da live de lançamento da placa... que ocorreu de fato antes do evento de lançamento kkk

ASUS anuncia GeForce RTX 5070Ti/5090 ROG XG Mobile eGPU com Thunderbolt 5
ASUS lançará Thunderbolt 5 eGPU com GeForce RTX série 50
Sim, é claro que é uma GPU de laptop.
Asris3q.png

O Verge está fornecendo uma primeira olhada na solução de GPU externa de próxima geração. Aqueles que pensaram que a ASUS estava abandonando sua série de GPU ROG XG Mobile após abandonar seu padrão proprietário para o portátil ROG Ally X podem se surpreender ao saber que a ASUS continua a lançar novos dispositivos. A principal diferença é que a empresa substituiu o conector XG pelo Thunderbolt 5. Sim, o Thunderbolt 5 real, o que significa que os jogadores finalmente experimentarão um desempenho mais alto sem os gargalos dos padrões Thunderbolt 3/4.

Muitos portáteis de jogos mudaram para OCuLink, que oferece largura de banda de 64 Gbps. Este pequeno aumento em relação aos 40 Gbps do Thunderbolt 3/4 mostra um impacto perceptível no desempenho. Aqueles com bolsos fundos planejando atualizar para laptops de última geração podem agora considerar o sistema XG Mobile 2025 , que contará com GPUs GeForce RTX série 50. O Thunderbolt 5 permite até 80 Gbps por meio de um link bidirecional.

W1l7lc1.jpeg

B5Smvbr.jpeg

O novo XG Mobile é uma GPU externa de 1 kg equipada com a GeForce RTX 5070 Ti ou GeForce RTX 5090. A última configuração inclui 10.492 núcleos CUDA e 24 GB de memória GDDR7. O sistema apresenta uma solução de resfriamento atualizada com uma câmara de vapor e filtro de poeira, oferecendo 54% mais área de resfriamento de superfície, de acordo com a ASUS. Também é alegado ser 3 dB mais silencioso do que seu antecessor (XG Mobile 4090).

071ag3M.png

O sistema incorpora um retificador de ponte ativa integrado, permitindo até 350 W de potência. A fonte de alimentação é integrada ao dispositivo, exigindo apenas um cabo de alimentação. Enquanto a GPU RTX 5090 Laptop tem um TGP máximo de 150 W, esta solução eGPU também expande as opções de conectividade, incluindo uma porta Ethernet 5G, USB Tipo A, um leitor de cartão SD, HDMI 2.1 e DisplayPort 2.1. Os usuários também devem conseguir carregar seus laptops por meio de uma única conexão de cabo.

A ASUS anunciou que a XG Mobile RTX 5070 Ti custará US$ 1.999 , com a versão RTX 5090 custando significativamente mais. A empresa ainda não confirmou o preço para a configuração de ponta. O sistema deve ser lançado no primeiro trimestre, embora nenhuma data de lançamento específica tenha sido mencionada.

Fonte: ASUS via The Verge

Alguém sabe se alguma empresa oferece garantia global nas gpus como a EVGA fazia?

Vou pros EUA em abril e queria trazer uma dessas GPUs de lá, mas o problema é a garantia.

Não sei qual é o paranauê de não comparar os FPS sem a tecnologia IA para saber o "real" poder da placa.

Esse "real" ai morreu com as RTX 20.

Pega uma RTX 4070 no cyberpunk 2077 (ou outro jogo que usa Patch Tracing) taca tudo no máximo, bota em 4K e usa o Frame Generation + o DLSS 2 e ela batia a 7900 XTX com o FSR porque a AMD na época não tinha frame generation (e parece que quando implementou ficou meio ruim)

Essa é o real poder da placa. GG.

Agora a série 50 explora ainda mais. E agora eles ignoram se o dev colocou a última versão do DLSS ou não, o que é muito bom.

Não faz o menor sentido desligar todos esses recursos de AI para comparar a placa porque não vai ser assim que o gamer em casa vai jogar. Então vai ser justamento um benchmark errado, irreal. O gamer vai ligar o DLSS, vai ligar o FG e por ai vai.

Então, se esse gráfico for de fato isso mesmo, a diferença é essa aqui:
FtIpVrF.jpeg

E o Far Cry 6 e o Plague estão aí não por acaso.
Se o Cyberpunk aqui na minha maquina em Patch Tracing e tudo no máximo em 5120x1440 com DLSS Balanced ON + FG ON+ Ray Reconstruction ON pegando em média 100 FPS, eu quero pegar 240 que é o cap do monitor que é o que o gráfico aí mostra +ou-.

Pra quê comprar uma placa de vídeo potente, basta ligar o frame generator da TV. :coolface:

A Nvidia cria duzentas tecnologias, mas os jogos que usam de fato elas, são poucos. Elas servem simplesmente para usar-se em alguns gatos pingados e ser usado como material de marketing, gerando FOMO nos jogadores, fazendo eles gastarem o que não precisam. Ou olham para essas tecnologias e compram uma 5060 (e não usa nenhum dessas tecnologias).

E por fim, há diferentes tipos de jogadores: Tem quem perceba a latência e artefatos gerados por essas coisas. Tem quem não sente diferença. Para essas últimas, o produto funciona.

Quem acha essas tecnologias entregam o que procuram, podem se abster desse tipo de discussão, pois vai ser infrutífero.

Parece ser SSS - Sub Surface Scattering.

Efeito de como a pele "humana" reflete e absorve a luz, isso demanda muito recurso computacional.

Interessante o que a Nvidia está fazendo, usando sua AI pra simular materiais diferentes e aliviar a carga da GPU.
Exatamente.

"Subsurface Scattering (SSS) simulates how light penetrates beneath the surface of translucent materials and scatters internally, creating a softer, more natural appearance. Developers can get started with both RTX Skin and Hair algorithms through RTX Character Rendering SDK, coming at the end of the month. RTX Skin will also be available in RTX Remix."

E isso ai, você consegue pelo RTX Remix.

Alguém sabe se alguma empresa oferece garantia global nas gpus como a EVGA fazia?

Vou pros EUA em abril e queria trazer uma dessas GPUs de lá, mas o problema é a garantia.

Das que eu conheço: Gigabyte, MSI e Asus não aceitam RMA de produtos adquiridos fora do Brasil.

Imagem para ajudar na comparação:

ncrUaB7d_o.png

Vf7HdCCK_o.png

Analisando os TFLOPS fica mais claro como fica pequena a diferença de desempenho entre gerações puramente em raster, só a 5090 teve um real salto de desempenho (e por isso que não tem nenhum gráfico comparando dessa forma, RT está ativado em todo e qualquer gráfico comparativo). Ah, o ganho nos TOPS se deve ao fato das Blackwell processarem em FP4, enquanto que as Ada são FP8. E tirando isso do FP4 (ignorem esse equívoco :v), a única exclusividade mesmo que as RTX 5000 trarão frente às 4000 será o MFG, então quem não usa nenhum dos dois pode ponderar melhor se vale um upgrade ou não.

Última edição:
ASUS apresenta nova linha de laptops gamers ROG na CES 2025, com modelos SCAR, Flow e Zephyrus com desempenho e estética de ponta
wq8n65F.jpeg

É sempre uma visão assistir às vitrines de laptops da ASUS após os principais lançamentos de hardware, dado que a empresa não só supera o jogo em termos de desempenho que traz com os novos dispositivos, mas a estética continua ficando mais elegante a cada vez do que nunca. Desta vez, na CES 2025, a ASUS anunciou novos modelos de laptop ROG Strix, ROG Flow e ROG Zephyrus, cada um apresentando novas tecnologias da NVIDIA, Intel e AMD para oferecer o melhor desempenho aos seus consumidores.

Começando pela linha principal, o ROG Strix da ASUS viu a inclusão de novos modelos sob seus esquemas de nomenclatura tradicionais. Os novos participantes incluem ROG Strix SCAR 16, Strix SCAR 18, Strix G16 e Strix G18, que dizem trazer desempenho incomparável, superando as expectativas. Mergulhando nas especificações, a ASUS oferece opções Intel e AMD para seus laptops, vindo com processadores Arrow Lake-HX da Team Blue, como o Core Ultra 7 255HX, enquanto as configurações da Team Red incluem os mais recentes AMD Ryzen 9 9955HX3D e Ryzen 9 9955HX.

dcsnQP2.png

Em termos de GPUs, você está analisando os modelos RTX 50 "Blackwell" de última geração da NVIDIA integrados a esses laptops, que certamente estão prontos para proporcionar "experiências de jogo de outro mundo". Outras especificações incluem suporte para memória DDR-5600 e armazenamento PCIe Gen 4, o que garante que você obtenha o desempenho mais alto sem comprometer nenhum departamento.

Qldqmh8.png

A ASUS também se nivelou em termos de recursos de resfriamento, já que os sistemas baseados em Intel e AMD vêm com suas tecnologias de resfriamento dedicadas, com os últimos vindo com sete tubos de calor com aberturas de ventilação completas para cobrir as enormes térmicas que os laptops vão gerar. Em termos de exibição, os modelos ROG Strix 2025 apresentam uma tela mini-LED ROG Nebula HDR, capaz de brilho máximo de 1200 nits, taxa de atualização de 240 Hz e muito mais. Essas especificações são certamente as melhores que você pode esperar de tal dispositivo.

A seguir, temos uma nova entrada na série relativamente "flexível" ROG Flow, o modelo Z13 em particular, agora chegando com desempenho aprimorado. Esta máquina de jogos "2 em 1" em particular vem com AMD Ryzen AI Max+ 395 APU, uma CPU de 16 núcleos que vem com a Radeon RX 8060S iGPU, que oferece 40 unidades de computação de gráficos RDNA 3.5, tornando este dispositivo compacto capaz de cenários de jogos modernos. Não apenas isso, mas com até 50 TOPS de desempenho NPU, os aplicativos de IA de ponta se tornaram um charme com o ROG Flow Z13.

ELK51Uu.png

O ROG Z13 é carregado com memória, oferecendo até 128 GB de RAM LPDDR5X 8000 MHz de ultra-alta velocidade, que vem em uma configuração de memória de quatro canais para garantir alocação dinâmica para CPUs e GPUs, trazendo assim uma oferta de VRAM de até 96 GB, o que é bastante impressionante.

aZ7CDK4.png

Para resfriar um dispositivo tão compacto, a ASUS integrou ventoinhas Arc Flow de 2ª geração, que apresentam desempenho muito mais aprimorado em comparação com soluções anteriores. Com um Nebula Display de 13 polegadas de alta resolução de 2,5K e taxa de atualização de 180 Hz, o ROZ Z13 preenche todos os requisitos para um dispositivo "2 em 1".

Por fim, temos os novos e populares modelos ROG Zephryus, notavelmente o Zephyrus G14 e G16, que estão novamente entrando no mercado, agora com especificações mais aprimoradas. Começando pela CPU, desta vez, o Zephyrus G14 vem com o processador Ryzen ™ AI 9 HX 370 da AMD junto com a GPU de laptop RTX 5080 da NVIDIA, enquanto a contraparte G16 contará com Intel Core Ultra 9 285H e até uma GPU de laptop NVIDIA GeForce RTX 5090. Ambos os modelos devem vir com até 64 GB de memória e vários terabytes de capacidade, variando nas configurações.

AegHu4j.jpeg

kcBZrl1.png

Os modelos são equipados com um ROG Nebula Display com um painel OLED, com o G16 optando por um display 3K, 120Hz, enquanto o G18 vem com um display 2.5K, 240Hz, ideal para gamers hardcore. A ASUS também integrou tecnologias de resfriamento renovadas, como o ROG Intelligent cooling e um design Tri-Fan, para garantir dissipação de calor eficaz em cenários de estresse.

A ASUS revelará detalhes sobre a data de lançamento e a disponibilidade dos novos modelos ROG nas próximas semanas, mas é seguro dizer que os laptops mais recentes estão mais aprimorados do que nunca, oferecendo recursos significativamente aprimorados graças ao novo hardware da NVIDIA, Intel e AMD.

Pra quê comprar uma placa de vídeo potente, basta ligar o frame generator da TV. :coolface:

A Nvidia cria duzentas tecnologias, mas os jogos que usam de fato elas, são poucos. Elas servem simplesmente para usar-se em alguns gatos pingados e ser usado como material de marketing, gerando FOMO nos jogadores, fazendo eles gastarem o que não precisam. Ou olham para essas tecnologias e compram uma 5060 (e não usa nenhum dessas tecnologias).

E por fim, há diferentes tipos de jogadores: Tem quem perceba a latência e artefatos gerados por essas coisas. Tem quem não sente diferença. Para essas últimas, o produto funciona.

Quem acha essas tecnologias entregam o que procuram, podem se abster desse tipo de discussão, pois vai ser infrutífero.

Cê parou no tempo brother.

Tá pipocando um monte de jogo com path tracing já inclusive. Tem jogo que eu nem sabia que tinha path tracing e tá lá.

Frame Generation é outro que em qualquer jogo que tem gráficos pesados vai estar essa opção lá.

DLSS é padrão.

Ray Reconstruction que ainda é nichado. Agora de resto? Frame Generation e DLSS é meio que tudo padrão.

DLSS 4 vai vir no lançamento com 70 jogos já (de acordo com a nvidia)

e por aí vai.

E falar que Frame Generation é igual a interpolação usadas nas TV nos anos 2000 eu nem vou perder meu tempo comentando.

Na época do lançamento do Frame Genetation esse canal aqui teve a pachorra de dar slowdown no video a 4 FPS para sportar a tela bugada e colocar como thumbnail do vídeo.
Se está pegando 121 FPS, e eles colocaram o video a 3% da velocidade, quer dizer que eles estavam visualizando o jogo a 4 FPS

VbDWTXl.png

kfSfS25.png

Bom acho que dessas placas pra mim talvez vale a pena upgrade pra 5070ti. Mas fico com dúvidas para essa geração ou se é melhor esperar as RTX 60. Sinto que com minha placa com 12GB de VRAM eu deveria tentar upgrade pra uma de 16GB entre esse ano e o próximo.

Pelo que notei, muita gente não tá levando em consideração que a 5070 só bate de frente com a 4090 se o DLSS4 estiver ativado e a 4090 estiver com o DLSS3 (FG) desativado. Com ambas usando o recurso de geração de quadros, a 5070 fica muito pra trás. Pelo menos foi isso que entendi naquilo que alguns canais gringos argumentaram.

Eu tô mais pessimista.

Acho que RTX 5090 é R$ 20.000,00 e não espero a RTX 5070Ti por menos que R$ 10.000,00.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Concordo plenamente, não tem razão pra não usar o DLSS4.
Eu quase não uso dlss, último game que joguei foi tlous remake e quando ativei o dlss, eu achei estranho o AA, até que zerei sem dlss mesmo, muitos jogos tem implementação bem fraco

Tá pipocando um monte de jogo com path tracing já inclusive. Tem jogo que eu nem sabia que tinha path tracing e tá lá.

Frame Generation é outro que em qualquer jogo que tem gráficos pesados vai estar essa opção lá.

DLSS é padrão.

Ray Reconstruction que ainda é nichado. Agora de resto? Frame Generation e DLSS é meio que tudo padrão.

e por aí vai.

E falar que Frame Generation é igual a interpolação usadas nas TV nos anos 2000 eu nem vou perder meu tempo comentando.

Na época do lançamento do Frame Genetation esse canal aqui teve a pachorra de dar slowdown no video a 4 FPS para sportar a tela bugada e colocar como thumbnail do vídeo.
Se está pegando 121 FPS, e eles colocaram o video a 3% da velocidade, quer dizer que eles estavam visualizando o jogo a 4 FPS

VbDWTXl.png

kfSfS25.png
nunca vi gente chorando tanto pra defender nvidia e atacar um dos melhores canais de hardware do mundo

bizarro

Mas tb, maluco eh fanboy de Scam citizen, ja ta acostumado a ser feito de trouxa pagando caro por coisa inflada. Tem que ser muito bitolado pra achar que mesmo em 2025, todo jogo vai ter dlss (ainda mais com studios menores sendo cada vez mais populares e AAAs tendo cada vez peso menor)

Imagem para ajudar na comparação:

ncrUaB7d_o.png

Analisando os TFLOPS fica mais claro como fica pequena a diferença de desempenho entre gerações puramente em raster, só a 5090 teve um real salto de desempenho (e por isso que não tem nenhum gráfico comparando dessa forma, RT está ativado em todo e qualquer gráfico comparativo). Ah, o ganho nos TOPS se deve ao fato das Blackwell processarem em FP4, enquanto que as Ada são FP8. E tirando isso do FP4, a única exclusividade mesmo que as RTX 5000 trarão frente às 4000 será o MFG, então quem não usa nenhum dos dois pode ponderar melhor se vale um upgrade ou não.

Boa.

Realmente a 5080 não tem a mesmo força da 4090, mas pra quem tem monitor de alta taxa de hz, pode ser a melhor escolha mesmo, pra garantir o cap do monitor.

7e739ff8-f8f2-41b8-abfe-b77bf5cf734c.png

Sera galera?

Pelo que notei, muita gente não tá levando em consideração que a 5070 só bate de frente com a 4090 se o DLSS4 estiver ativado e a 4090 estiver com o DLSS3 (FG) desativado. Com ambas usando o recurso de geração de quadros, a 5070 fica muito pra trás. Pelo menos foi isso que entendi naquilo que alguns canais gringos argumentaram.
e sem considerar que a 5070 vai se tornar obsoleta antes por ter metade da vram da 4090....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

cara de ser fake news, 5090 por 12k esgota em segundos. Se for vdd, so mostra que quem pegar a 5080 eh trouxa.

• Curtir
Reações: GRM

5090 (MSI Gaming Trio) por 12k? Mas nem ferrando... É basicamente a conversão direta de 2.000 USD. Os impostos absurdos e lucro dos lojistas aqui, entram em qual conta?

DLSS é padrão.

e por aí vai.

VbDWTXl.png

kfSfS25.png

Aos fatos:

- Você não entende sarcasmo (sobre a tv).

Jogos com Path tracing:

Indiana Jones and The Great Circle
Black Myth Wukong
Cyberpunk 2077 Overdrive
Alan Wake 2

4 games. Uau :dava:

DLSS não é padrão. Devem ter uns 200 títulos que usam. Consoles não usam (por motivos óbvios).

Definição de padrão: Norma determinada e aprovada consensualmente pela maioria, ou por uma autoridade, que é usada como base para estabelecer uma comparação.

Sobre o framegen, foi melhorado, mas ainda consegue se perceber uma coisa aqui e outra acolá, latência.

Como falei, isso varia de pessoa para pessoa, questão de percepção. Se você acha isso ok, então tudo bem, o produto lhe atende.

Agora você quer discordar apontando que os outros que estão errado, elencando motivos meramente subjetivos, você está sendo apenas fanboy.

Users who are viewing this thread

Voltar