[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Se puder, depois posta para nós como que ficou após a troca da pasta da VGA, eu também possuo uma GTX970 e estou pensando em trocar a pasta dela.

Abraços....

Pode deixar que vou fazer um resumo dos resultados das trocas de pastas e thermal pads, pretendo fazer delid no processador com a própria kryonaut também para ver se há algum ganho real. Acredito que tenha algum tempo esse final de semana e consiga fazer tudo até domingo, volto aqui pra relatar como foi a experiência
 
alguém já usou aquelas pastas térmicas de metal liquido?
Acabei de comprar a Coolaboratory Liquid Ultra para usar no delid, mudei de ideia sobre usar a Kryounaut para isso e vou deixar ela para usar entre o IHS e o waterblock. Acho que semana que vem trago uns testes comparativos para cá
 
Acabei de comprar a Coolaboratory Liquid Ultra para usar no delid, mudei de ideia sobre usar a Kryounaut para isso e vou deixar ela para usar entre o IHS e o waterblock. Acho que semana que vem trago uns testes comparativos para cá

ta bem. tava pesquisando aqui (Kryounaut) pra comprar e colocar nos notebooks aqui de ksa.
 
ta bem. tava pesquisando aqui (Kryounaut) pra comprar e colocar nos notebooks aqui de ksa.
A Kryonaut é excelente, melhor pasta térmica convencional, e não conduz eletricidade, o que faz dela bastante eficiente e totalmente segura de usar. Eu só vou optar por liquid metal para o delid focado no overclock, considero ela de uso muito delicado para usar em um notebook, não pode ter contato com dissipador de alumínio por causar corrosão galvânica, é extremamente condutiva eletricamente e pode facilmente causar curto se entrar em contato com alguma parte que não deve e é bastante complicada de remover caso ocorra algum acidente.
 
Senhores, estou vivenciando uma experiência MUITO ruim com uma Gelid GC Extreme 10g comprada em 2014, mas que ficou lacrada e só começou a ser utilizada em meados de 2017 (será que ela tem prazo de validade?). O problema ocorre numa GTX 980 Ti Zotac AMP.

É o seguinte: a temperatura da GPU vai lá pra cima poucos meses após a aplicação. A VGA registra temperaturas na casa dos 65º nas primeiras semanas e o cenário vai piorando gradativamente com o passar do tempo. Cerca de seis meses depois é comum vê-la na casa dos 90º!

Detalhe: é a segunda vez que isso ocorre. Na primeira aplicação, coloquei um pouco no centro e deixei que a pressão do dissipador da placa espalhasse a pasta térmica naturalmente. Quando abri para a segunda aplicação, praticamente não havia pasta entre o chip e o dissipador, pois boa parte do que coloquei havia "escorrido" para as bordas. Então, utilizei o método de espalhar a pasta de forma homogênea por todo o chip, mas provavelmente aconteceu de novo.

Bem, considerando que não quero passar por isso uma terceira vez, pergunto: qual pasta térmica não condutiva vocês recomendam? É Thermal Grizzly Kryonaut via ML ou Cooler Master MasterGel Maker na Kabum e nada mais?


Obrigado!
 
Última edição:
Bem, considerando que não quero passar por isso uma terceira vez, pergunto: qual pasta térmica não condutiva vocês recomendam? É Thermal Grizzly Kryonaut via ML ou Cooler Master MasterGel Maker na Kabum e nada mais?

Pasta térmica tem validade sim. Eu evito utilizar pastas com mais de 3 anos após terem sido compradas. A viscosidade é alterada com o tempo.

Uso e aprovo a Cooler Master MasterGel Maker. Sempre aplico a pasta usando o método de formar um risco de pasta em cima dos chips e evitar ao máximo aplicar uma força reversa no dissipador enquanto parafusa o dissipador porque isso gera bolhas de ar entre o chip e o metal do dissipador.
 
Obrigado!

Apenas pra fechar o caso, abri a placa e a pasta térmica estava completamente ressecada. Passei a Gelid Extreme mesmo e de volta aos 65~70º. Daqui uns meses substituo pela MasterGel Maker.
 
Obrigado!

Apenas pra fechar o caso, abri a placa e a pasta térmica estava completamente ressecada. Passei a Gelid Extreme mesmo e de volta aos 65~70º. Daqui uns meses substituo pela MasterGel Maker.
tenho este problema frequentemente com a gelic gc extreme, a cada 5 a 6 meses tenho que trocar a pasta pq toda vez que abro ela está praticamente evaporada e o que resta dela totalmente ressecado, noto nas temps a diferença de uns 4 a 5 graus acima do que ficava aí é quando sei que está assim, antes pensava que era algo com o tubo que comprei e até comprei um outro, porém o mesmo ocorre, pelo jeito é da pasta mesmo este problema

ao pessoal com kryounaut e mastergel maker pode informar se isso ocorre com elas? e alguém que já as testou e teve a gelid gc extreme e notou alguma diferença pra pior ou pra melhor?
 
tenho este problema frequentemente com a gelic gc extreme, a cada 5 a 6 meses tenho que trocar a pasta pq toda vez que abro ela está praticamente evaporada e o que resta dela totalmente ressecado, noto nas temps a diferença de uns 4 a 5 graus acima do que ficava aí é quando sei que está assim, antes pensava que era algo com o tubo que comprei e até comprei um outro, porém o mesmo ocorre, pelo jeito é da pasta mesmo este problema

ao pessoal com kryounaut e mastergel maker pode informar se isso ocorre com elas? e alguém que já as testou e teve a gelid gc extreme e notou alguma diferença pra pior ou pra melhor?
Obrigado pelo feedback! Então, provavelmente não é um defeito, mas uma característica do produto...

Também aguardo a opinião do pessoal sobre as outras pastas.
 
A alguns anos atrás fiz um teste com Implastec vs MX4 em um I7 3770 + coolerbox e o resultado foi de - 22°C em fulload no prime95. Não usem implastec se tiverem joguem essa merda fora. A coolermaster Nano tem batido de frente com a Kryonout e com um preço bem mais baixo, comprei uma na Kabum por R$ 38,90, aqui tem um review dela:

https://www.eteknix.com/cooler-master-mastergel-maker-nano-review/

E tbm não espalhe pasta termica com espatula, usem um pingo no centro e apertem o dissipador vc obtem o melhor desempenho, tais testes ja foram feitos pelo Clube do hardware.
 
Última edição:
Pessoal, vou trazer dos EUA uma pasta térmica. Qual vcs recomendam? Uso cooler Corsair H100.
Queria a melhor possível mas que não seja dificil de aplicar. Não faço over, salvo aqueles over leves do próprio sistema.
 
Olá a todos.

Estou com uma dúvida. Irei adquirir um aircooler esse mês (Gammaxx 200T) para o meu i5 6600 e vi que ele vem com pasta térmica pré-aplicada. Isso significa que eu não precisarei passar pasta no meu processador quando for instalar pois o próprio cooler já terá?

No caso, tirarei o cooler stock, limpo a pasta antiga (aquela do próprio cooler) e instalo o novo cooler sem me preocupar com aplicação da pasta?
 
Pessoal, vou trazer dos EUA uma pasta térmica. Qual vcs recomendam? Uso cooler Corsair H100.
Queria a melhor possível mas que não seja dificil de aplicar. Não faço over, salvo aqueles over leves do próprio sistema.
vai de Kryonaut, gostei bastante dela e achei mais densa, aplicação foi bastante fácil e não conduz eletricidade, sem perigo de errar
 
Olá a todos.

Estou com uma dúvida. Irei adquirir um aircooler esse mês (Gammaxx 200T) para o meu i5 6600 e vi que ele vem com pasta térmica pré-aplicada. Isso significa que eu não precisarei passar pasta no meu processador quando for instalar pois o próprio cooler já terá?

No caso, tirarei o cooler stock, limpo a pasta antiga (aquela do próprio cooler) e instalo o novo cooler sem me preocupar com aplicação da pasta?
Sim, se ele vem com pasta pre aplicada e tu não deseja usar uma diferente é só encaixar o cooler. É bem fácil de visualizar a pasta no cooler, fica bem evidente
 
vai de Kryonaut, gostei bastante dela e achei mais densa, aplicação foi bastante fácil e não conduz eletricidade, sem perigo de errar
 

Sim, se ele vem com pasta pre aplicada e tu não deseja usar uma diferente é só encaixar o cooler. É bem fácil de visualizar a pasta no cooler, fica bem evidente
Uma pergunta, alem da pasta pretendo trazer o H115i. Pelo que vi, o dissipador dele q encaixa na cpu já vem uma pasta colada nele de fábrica. Compensa tirar a original e colocar essa Kryonaut?
 
Uma pergunta, alem da pasta pretendo trazer o H115i. Pelo que vi, o dissipador dele q encaixa na cpu já vem uma pasta colada nele de fábrica. Compensa tirar a original e colocar essa Kryonaut?
Acho um pouco de preciosismo tirar a pasta, mas como o trabalho que dá é tão pequeno eu costumo tirar. A pasta pre aplicada pode até ser boa, mas a kryonaut é sabidamente a melhor do mercado hoje sem ser liquid metal, se vai ter o trabalho de trocar o cooler e vai estar com tudo aberto, já deixa tudo o que puder usando 100% do desempenho que pode ter.
Eu troquei do meu watercooler EVGA mesmo em reviews comparando a pasta ela tendo se saído bem, se é pra ter o trabalho eu prefiro ter uma vez só e não ficar pensando que talvez pudesse baixar mais uns graus, mas que pra refazer tudo vai dar mais trabalho
 
To pensando em trocar a pasta térmica da minha GPU, possuo uma 580 NITRO+, porem se não limitar as temperaturas ela passa fácil dos 80C e limitando a temperatura via drive ela fica dando throttling pra manter a temperatura. Não percebo uma interferência muito grande ou queda bruscas de frame, mas me deixa encomodado já que vi relatos dessa placa rodando legal abaixo dos 70C.

Tava pensando em comprar essa pasta do link abaixo, já que ouvi falar que a PCyes estava usando as GELID e que era boa, porem me parece, pelo relatos acima que ela não dura muito.
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=95786

O que acham dessa pasta, que ta bem em conta, qual seria uma boa opção? 1g eh suficiente?
 
Pessoal, Pasta Térmica DeepCool Z5 presta?

é melhor que a pasta térmica que vem com o Cooler Master Hyper H412R????
 
To pensando em trocar a pasta térmica da minha GPU, possuo uma 580 NITRO+, porem se não limitar as temperaturas ela passa fácil dos 80C e limitando a temperatura via drive ela fica dando throttling pra manter a temperatura. Não percebo uma interferência muito grande ou queda bruscas de frame, mas me deixa encomodado já que vi relatos dessa placa rodando legal abaixo dos 70C.

Tava pensando em comprar essa pasta do link abaixo, já que ouvi falar que a PCyes estava usando as GELID e que era boa, porem me parece, pelo relatos acima que ela não dura muito.
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=95786

O que acham dessa pasta, que ta bem em conta, qual seria uma boa opção? 1g eh suficiente?

Fala brother,

Então, eu comprei essa pasta ano passado pra utilizar tanto na minha CPU quanto na minha GPU. Ela é muito boa, acabei usando ela até no xbox kkkkkkk. Quanto a duração de longo prazo, não posso confirmar, mas utilizei ela há uns 6 meses e tá mantendo as temperaturas até agora. O único problema que eu vi com ela foi que ela arranhou (não sei como) a placa de contato tanto da CPU quanto do cooler, provavelmente ocorreu na GPU também, mas não abri pra ver.Eu troquei a pasta da CPU só pra testar outra mais nova, não por causa de desgaste. Ah, e 1g da tranquilo, usei pra três aplicações e ainda tem no tubo.
 
Pessoal, Pasta Térmica DeepCool Z5 presta?

é melhor que a pasta térmica que vem com o Cooler Master Hyper H412R????

A pasta que vem é o Mastergel Pro.
Tem um teste comparativo aqui.
A diferença é apenas margem de erro com relação a outras pastas conceituadas.

A bisnaga deve servir para algumas aplicações, acho que não vai ser necessário gastar com outra.
A não ser que queira aproveitar o frete e guardar de reserva.

O Z5 é outra pasta com desempenho decente.
Acho que só não é muito citada por existirem outras pastas mais conhecidas.
Já usei esta pasta antes e posso dizer que é de fácil aplicação, espalha bem após o pressionamento do cooler.
 
Interessante esses relatos sobre a Gelid GC-Extreme ressecando. Eu tava quase comprando uma da PCyes OCX no Kabum (é a mesma pasta), mas desisti por esses relatos. Pesquisei no google e encontrei relatos similares em fóruns gringos.

Eu tô trocando a pasta térmica do meu notebook e nesse caso eu tendo a preferir pastas com durabilidade comprovada, como a MX-4 e a Arctic Silver. São pastas que estão no mercado há muitos anos e a gente sabe que não ressecam mesmo depois de muitos anos. É preferível perder 2 graus em desempenho, mas ter a certeza que você não vai ter que ficar abrindo o notebook pra dar manutenção depois de alguns meses ou anos.

Alguém tem experiência sobre a durabilidade da MasterGel Maker e da Kryonaut?
 
Interessante esses relatos sobre a Gelid GC-Extreme ressecando. Eu tava quase comprando uma da PCyes OCX no Kabum (é a mesma pasta), mas desisti por esses relatos. Pesquisei no google e encontrei relatos similares em fóruns gringos.

Eu tô trocando a pasta térmica do meu notebook e nesse caso eu tendo a preferir pastas com durabilidade comprovada, como a MX-4 e a Arctic Silver. São pastas que estão no mercado há muitos anos e a gente sabe que não ressecam mesmo depois de muitos anos. É preferível perder 2 graus em desempenho, mas ter a certeza que você não vai ter que ficar abrindo o notebook pra dar manutenção depois de alguns meses ou anos.

Alguém tem experiência sobre a durabilidade da MasterGel Maker e da Kryonaut?
então eu pesquisei da mastergel maker nano que estava bemmmm tentado a comprá-la justamente pelo preço e eficiência que dizem ser basicamente igual uma gelid gc extreme, porém tb achei alguns relatos dela ressecar totalmente em alguns poucos meses perdendo assim a eficiência tb, pelo jeito vou investir na kryounaut mesmo pois nela não encontrei tais relatos
 
então eu pesquisei da mastergel maker nano que estava bemmmm tentado a comprá-la justamente pelo preço e eficiência que dizem ser basicamente igual uma gelid gc extreme, porém tb achei alguns relatos dela ressecar totalmente em alguns poucos meses perdendo assim a eficiência tb, pelo jeito vou investir na kryounaut mesmo pois nela não encontrei tais relatos
Eu passei a minha tem um mês e pouco e vou ver se confere, o problema é o desperdício.
A OCX deve ter tido um lote ruim, pois teve gente que recebeu ela lacrada e ressecada também.
 
Pessoal, acabei de adiquirir um 7700k e vou fazer o delid, qual a melhor pasta pra usar? São tantas opiniões aqui que acaba deixando a gente confuso. Obrigado pela atenção.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo