[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Galerinha, Boa tarde

Vocês que são bons nesse negócio de pasta térmica, tem como uma MX-4 ser falsa?

Lembro que comprei uma no mercado livre a 1 ano atrás mais ou menos e o cara não tinha o tubo menor e me enviou a de 20 gramas.
Sendo que ando olhando minhas temperaturas e estão muito altas, tanto do meu processador quanto da minha VGA.
MInha 970 nunca batia 70º jogando e o processador a 4.5 não passava de 65.
Hoje o proc está batendo 72-70º por ai e a VGA em 70º com a máxima rotação.

Será que pode ser que a pasta seja falsa ou meu watercooler dando chabu?
 
Galerinha, Boa tarde

Vocês que são bons nesse negócio de pasta térmica, tem como uma MX-4 ser falsa?

Lembro que comprei uma no mercado livre a 1 ano atrás mais ou menos e o cara não tinha o tubo menor e me enviou a de 20 gramas.
Sendo que ando olhando minhas temperaturas e estão muito altas, tanto do meu processador quanto da minha VGA.
MInha 970 nunca batia 70º jogando e o processador a 4.5 não passava de 65.
Hoje o proc está batendo 72-70º por ai e a VGA em 70º com a máxima rotação.

Será que pode ser que a pasta seja falsa ou meu watercooler dando chabu?
Olha, eu não duvido de nada falso hoje em dia, ainda mais Mercado Livre! Já faz 1 ano que você trocou a pasta? Passe novamente (lembre-se que ela demora um tempo para chegar no melhor desempenho).
 
Bem como minha Z97 é basiquinha e não iria aguentar overs muito extremos no meu 4790k, resolvi fazer delid usando As Coolermaster Gel Maker Nano entre o die e IHS em vez de uma pasta de metal líquido. Eu vinha percebendo a performance do meu 4790k degradando. Comprei ele usado e sempre achei ele quente para meu cooler que é consideravelmente bom (Um CNPS10X flex com fins densos + Ventoinhas Akasa Viper).

Recentemente mesmo em stock, com os 4 cores em 4.4 ghz, a temperatura no stress test do AIDA com FPU estava ultrapassando os 85 graus em menos de 4 minutos. 4.5ghz era impossível no CPU sem que ele sobreaquecesse.

Fiz o delid utilizando uma ferramenta de delid impressa em 3D com a minha Ender 3, comprei parafusos de 8 mms e foi mais fácil do que esperava. A força que precisou foi bem menor do que esperava, muito longe de chegar perto de danificar o plástico ABS da minha peça impressa em 3D. (Estou pensando em vender algumas copias desta ferramenta de delid no ML, por sinal. ) Apliquei a Maker nano no die em uma linha fina quase do comprimento de todo o die para garantir que não faltasse pasta. SEi que com certeza vazou um monte pra fora do die mas passei base nos transistores para evitar que eles dessem curto. O excesso de pasta também ajudaria a evitar o problema dela ser "empurrada para fora" com a expansão do IHS. A maker nano tem baixa viscosidade, isso também ajuda a evitar que isso possa ocorrer.
Ah, a pasta térmica stock da intel estava completamente ressecada, como esperado.

Observação: Depois de ver várias opinioes sobre como resselar o IHS, eu optei por fazer umas gotas de super bonder nos cantos do IHS. Fiquei bem assustado quando vi uma descoloração branca no substrato do processador. Não recomendo super bonder pra ninguém depois dessa! Por sorte o processador não se danificou.

Os ganhos de temperatura foram de aproximadamente 10 graus com o DELID. Não esta no mesmo nível de 15~25 de um metal, mas foi o suficiente para o meu uso e uma economia de 100 reais. Graças a ele consegui agora fazer over até 4.6ghz usando -20 de offset na voltagem (em torno de 1.26volts pós vdroop). Eu tentei essas voltagens no passado e era throttling ou freeze em pouco tempo. Bem satisfeito com os resultados. Fica a dica: Quem tiver um processador mais velho de 4 cores, quarta sexta ou sétima geração, vale se considerar um delid com a Maker Nano. Espera ganhos de pelo menos 10c.
 
Última edição:
Adicionando a opinião, tive a Artic e foi boa, a implastic bem comum, serve, mas longe de ser boa.
Agora a Grizzly Conductonaut comprada no alliexpress que vem na embalagem preta e vermelha com bandeira alemã.
Simplesmente inacreditável, a temperatura em idle chegou a 28 graus na mínima e máxima em teste de stress fixo em 56 graus.

Hardware: i7 8700+b360m+h100i
Gabinete: Sharkoon TG5 RGB+ 2 cooler noctua 140 superior e mais um cooler industrial noctua e outro noctua comum no h100i em modo duplofan com o cooler original sharkoon.
 
Bem como minha Z97 é basiquinha e não iria aguentar overs muito extremos no meu 4790k, resolvi fazer delid usando As Coolermaster Gel Maker Nano entre o die e IHS em vez de uma pasta de metal líquido. Eu vinha percebendo a performance do meu 4790k degradando. Comprei ele usado e sempre achei ele quente para meu cooler que é consideravelmente bom (Um CNPS10X flex com fins densos + Ventoinhas Akasa Viper).

Recentemente mesmo em stock, com os 4 cores em 4.4 ghz, a temperatura no stress test do AIDA com FPU estava ultrapassando os 85 graus em menos de 4 minutos. 4.5ghz era impossível no CPU sem que ele sobreaquecesse.

Fiz o delid utilizando uma ferramenta de delid impressa em 3D com a minha Ender 3, comprei parafusos de 8 mms e foi mais fácil do que esperava. A força que precisou foi bem menor do que esperava, muito longe de chegar perto de danificar o plástico ABS da minha peça impressa em 3D. (Estou pensando em vender algumas copias desta ferramenta de delid no ML, por sinal. ) Apliquei a Maker nano no die em uma linha fina quase do comprimento de todo o die para garantir que não faltasse pasta. SEi que com certeza vazou um monte pra fora do die mas passei base nos transistores para evitar que eles dessem curto. O excesso de pasta também ajudaria a evitar o problema dela ser "empurrada para fora" com a expansão do IHS. A maker nano tem baixa viscosidade, isso também ajuda a evitar que isso possa ocorrer.
Ah, a pasta térmica stock da intel estava completamente ressecada, como esperado.

Observação: Depois de ver várias opinioes sobre como resselar o IHS, eu optei por fazer umas gotas de super bonder nos cantos do IHS. Fiquei bem assustado quando vi uma descoloração branca no substrato do processador. Não recomendo super bonder pra ninguém depois dessa! Por sorte o processador não se danificou.

Os ganhos de temperatura foram de aproximadamente 10 graus com o DELID. Não esta no mesmo nível de 15~25 de um metal, mas foi o suficiente para o meu uso e uma economia de 100 reais. Graças a ele consegui agora fazer over até 4.6ghz usando -20 de offset na voltagem (em torno de 1.26volts pós vdroop). Eu tentei essas voltagens no passado e era throttling ou freeze em pouco tempo. Bem satisfeito com os resultados. Fica a dica: Quem tiver um processador mais velho de 4 cores, quarta sexta ou sétima geração, vale se considerar um delid com a Maker Nano. Espera ganhos de pelo menos 10c.
Aqui eu tenho tido até 2% de thermal throttling com um 4790k @ 4.7ghz com 1.33 de vcore, o Cooler é um bem porcaria, MasterLiquid Lite 120, pretendo eliminar esses 2% de thermal throttling com um Noctua. Se abaixar o vcore e o clock pra 4.6 acabou o tt.
 
Adicionando a opinião, tive a Artic e foi boa, a implastic bem comum, serve, mas longe de ser boa.
Agora a Grizzly Conductonaut comprada no alliexpress que vem na embalagem preta e vermelha com bandeira alemã.
Simplesmente inacreditável, a temperatura em idle chegou a 28 graus na mínima e máxima em teste de stress fixo em 56 graus.

Hardware: i7 8700+b360m+h100i
Gabinete: Sharkoon TG5 RGB+ 2 cooler noctua 140 superior e mais um cooler industrial noctua e outro noctua comum no h100i em modo duplofan com o cooler original sharkoon.
Essa Grizzly Conductonaut, qual é a validade dela? Estou querendo comprar para deixar em stand by, para utilizá-la daqui um ano. Já está com ela em uso mais de 1 ano? Se sim, como está a temperatura?
 
Última edição:
hoje é dia de trocar a pasta térmica do note. uns meses atrás coloquei um cooler novo xing-ling com 0,1A a menos q o original, a temperatura aumentou 20 graus, ta batendo 70ºC em idle. vou voltar o cooler velho q tava bom e usar a velha MX-4 de guerra q não gosto, mas é o q tem pra hoje.
 
Minha MX-4 está para acabar, estou pensando em adquiri a Nano Maker da CM, o que acham?
 
Minha MX-4 está para acabar, estou pensando em adquiri a Nano Maker da CM, o que acham?

Testei ela no meu antigo i7 8700k e comparei com a Grizzly Kryonaut que tenho também e para mim ambas tiveram o mesmo desempenho, como usava um gabinete mini itx ( fractal node 202 ) usei em stock, talvez se puxasse um OC alguma diferença viesse a aparecer.

Dito isso, acho sim uma excelente compra.
 
Bem como minha Z97 é basiquinha e não iria aguentar overs muito extremos no meu 4790k, resolvi fazer delid usando As Coolermaster Gel Maker Nano entre o die e IHS em vez de uma pasta de metal líquido. Eu vinha percebendo a performance do meu 4790k degradando. Comprei ele usado e sempre achei ele quente para meu cooler que é consideravelmente bom (Um CNPS10X flex com fins densos + Ventoinhas Akasa Viper).

Recentemente mesmo em stock, com os 4 cores em 4.4 ghz, a temperatura no stress test do AIDA com FPU estava ultrapassando os 85 graus em menos de 4 minutos. 4.5ghz era impossível no CPU sem que ele sobreaquecesse.

Fiz o delid utilizando uma ferramenta de delid impressa em 3D com a minha Ender 3, comprei parafusos de 8 mms e foi mais fácil do que esperava. A força que precisou foi bem menor do que esperava, muito longe de chegar perto de danificar o plástico ABS da minha peça impressa em 3D. (Estou pensando em vender algumas copias desta ferramenta de delid no ML, por sinal. ) Apliquei a Maker nano no die em uma linha fina quase do comprimento de todo o die para garantir que não faltasse pasta. SEi que com certeza vazou um monte pra fora do die mas passei base nos transistores para evitar que eles dessem curto. O excesso de pasta também ajudaria a evitar o problema dela ser "empurrada para fora" com a expansão do IHS. A maker nano tem baixa viscosidade, isso também ajuda a evitar que isso possa ocorrer.
Ah, a pasta térmica stock da intel estava completamente ressecada, como esperado.

Observação: Depois de ver várias opinioes sobre como resselar o IHS, eu optei por fazer umas gotas de super bonder nos cantos do IHS. Fiquei bem assustado quando vi uma descoloração branca no substrato do processador. Não recomendo super bonder pra ninguém depois dessa! Por sorte o processador não se danificou.

Os ganhos de temperatura foram de aproximadamente 10 graus com o DELID. Não esta no mesmo nível de 15~25 de um metal, mas foi o suficiente para o meu uso e uma economia de 100 reais. Graças a ele consegui agora fazer over até 4.6ghz usando -20 de offset na voltagem (em torno de 1.26volts pós vdroop). Eu tentei essas voltagens no passado e era throttling ou freeze em pouco tempo. Bem satisfeito com os resultados. Fica a dica: Quem tiver um processador mais velho de 4 cores, quarta sexta ou sétima geração, vale se considerar um delid com a Maker Nano. Espera ganhos de pelo menos 10c.

Se você conseguir recolocar o IHS com as borrachas, sem danificá-las, o processador irá manter um gap entre o DIE e o IHS, desta forma, a Coolermaster Gel Maker Nano dará conta. Mas se fizer como eu, que removi a borracha preta do IHS, somente uma pasta térmica de metal líquido dará conta.

Aqui eu tenho tido até 2% de thermal throttling com um 4790k @ 4.7ghz com 1.33 de vcore, o Cooler é um bem porcaria, MasterLiquid Lite 120, pretendo eliminar esses 2% de thermal throttling com um Noctua. Se abaixar o vcore e o clock pra 4.6 acabou o tt.

a melhor posição dos waters coolers é na parte frontal para funcionar como radiador de carro e, desta forma, pegando ar frio. se colocar atrás ou na frente considere remover obstruções à passagem de ar quente (como grandes fixas ou móveis). No meu caso, não tenho como instalar o radiador na frente, então tiver de remover (cortando) a grade traseira (fiz um buraco) e estou atualmente testando uma ventoinha do lado de fora, isto trouxe um desempenho um pouco melhor.
 
Cara, que diferença.
Meu PC quando estava com uma PCYes OCX mal aplicada na VGA e uma Icefusion no R7 estava até desligando quando jogava.
Agora a VGA não passou de 72ºC e o R7 de 76ºC, ambos com a MasterGel Maker.
Levando em consideração que meu gabinete é ITX, achei ótimo.
 
Acho a meu r5 tá esquentando um pouco, pois tá idle em 45—50°C mesmo com o friozinho q chegou. Está em 3.7GHz e 1.25v. O cooler é um cryorig h7, bem conceituado.

Mas minha AS5 tem uns 10 anos na bisnaga, dura já Imagino q seja culpa dela. Recebo hj uma maker gel nano hj pelo CUrreio, vamos ver se melhora. Tem tempo de cura a gel nano?
 
Acho a meu r5 tá esquentando um pouco, pois tá idle em 45—50°C mesmo com o friozinho q chegou. Está em 3.7GHz e 1.25v. O cooler é um cryorig h7, bem conceituado.

Mas minha AS5 tem uns 10 anos na bisnaga, dura já Imagino q seja culpa dela. Recebo hj uma maker gel nano hj pelo CUrreio, vamos ver se melhora. Tem tempo de cura a gel nano?
Não sei se tem tempo de cura não.
Mas espero que sim, pois passei, mas agora minha placa de vídeo esquenta MUITO nesse gabinete.
 
@Npzinho eu li q o h7 é convexo, e os Ryzen não gostam disso pois o chiplet não é centralizado no meio do ihs... Muita gente com resultado ruim usando Ryzen e H7. Ele é pensado no Intel q se beneficia disso.

Vou fazer lapping nele pra amenizar em outra hora...

Chegou minha master gel, de qq modo vou trocar ela hj tirando a as5 mumificada.

Logo.chega meu block am4 da China, depois volto pra água...
 
@Npzinho eu li q o h7 é convexo, e os Ryzen não gostam disso pois o chiplet não é centralizado no meio do ihs... Muita gente com resultado ruim usando Ryzen e H7. Ele é pensado no Intel q se beneficia disso.

Vou fazer lapping nele pra amenizar em outra hora...

Chegou minha master gel, de qq modo vou trocar ela hj tirando a as5 mumificada.

Logo.chega meu block am4 da China, depois volto pra água...
Aqui ele funcionava igual ao U9S, só que melhor até.
Mas o meu problema é ainda a RX que esquenta demais.
Aí tenho que colocar 2 fans embaixo dela puxando ar de fora pra ajudar.
 
Aqui ele funcionava igual ao U9S, só que melhor até.
Mas o meu problema é ainda a RX que esquenta demais.
Aí tenho que colocar 2 fans embaixo dela puxando ar de fora pra ajudar.

Q temps vc tinha, qual clock e vcore? No r7?
Tenho idle em quase 50°C, com ambiente em 20°C ou menos...
 
Boa tarde, estou pra comprar um R5 3600 porém a ventilação do meu gabinete e do meu quarto é extremamente ruim, então não sei se já vale a pena comprar junto um Air Cooler e uma Pasta Térmica melhores das que já vem no processador, ou se não faz tanta diferença assim (apesar que qualquer diferença é válida aqui). Estava pensando na Nano Maker e no Hyper TX3, mas queria outras sugestões se valer a pena. Obrigado!
 
Olá!

Tenho uma RTX 2060 da EVGA, single fan. Em jogos que exigem processamento, ela fica fácil nos 87º, não importando a velocidade da ventoinha... vocês acham que aplicando uma boa pasta térmica isso pode se resolver ou a pasta que vem nas placas já são boas o suficiente e que a limitação aí é do cooler mesmo?
 
Vocês trocam a pasta térmica do processador a cada ano?
 
Vocês trocam a pasta térmica do processador a cada ano?

O ideal seria quando você perceber aumento de temperatura do seu computador, se a temperatura está boa não teria motivos para trocar, a não ser que precise retirar o air cooler (se usar) para limpar.
 
Aproveitando, qual pasta térmica vcs usam? A pasta térmica grizzly kryonaut é a melhor mesmo do mercado, faz tanta diferença em relação as outras?
 
Estou super satisfeito com a mastergel maker... tive redução significativa contra minha antiga as5
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo