Bem como minha Z97 é basiquinha e não iria aguentar overs muito extremos no meu 4790k, resolvi fazer delid usando As Coolermaster Gel Maker Nano entre o die e IHS em vez de uma pasta de metal líquido. Eu vinha percebendo a performance do meu 4790k degradando. Comprei ele usado e sempre achei ele quente para meu cooler que é consideravelmente bom (Um CNPS10X flex com fins densos + Ventoinhas Akasa Viper).
Recentemente mesmo em stock, com os 4 cores em 4.4 ghz, a temperatura no stress test do AIDA com FPU estava ultrapassando os 85 graus em menos de 4 minutos. 4.5ghz era impossível no CPU sem que ele sobreaquecesse.
Fiz o delid utilizando uma ferramenta de delid impressa em 3D com a minha Ender 3, comprei parafusos de 8 mms e foi mais fácil do que esperava. A força que precisou foi bem menor do que esperava, muito longe de chegar perto de danificar o plástico ABS da minha peça impressa em 3D. (Estou pensando em vender algumas copias desta ferramenta de delid no ML, por sinal. ) Apliquei a Maker nano no die em uma linha fina quase do comprimento de todo o die para garantir que não faltasse pasta. SEi que com certeza vazou um monte pra fora do die mas passei base nos transistores para evitar que eles dessem curto. O excesso de pasta também ajudaria a evitar o problema dela ser "empurrada para fora" com a expansão do IHS. A maker nano tem baixa viscosidade, isso também ajuda a evitar que isso possa ocorrer.
Ah, a pasta térmica stock da intel estava completamente ressecada, como esperado.
Observação: Depois de ver várias opinioes sobre como resselar o IHS, eu optei por fazer umas gotas de super bonder nos cantos do IHS. Fiquei bem assustado quando vi uma descoloração branca no substrato do processador. Não recomendo super bonder pra ninguém depois dessa! Por sorte o processador não se danificou.
Os ganhos de temperatura foram de aproximadamente 10 graus com o DELID. Não esta no mesmo nível de 15~25 de um metal, mas foi o suficiente para o meu uso e uma economia de 100 reais. Graças a ele consegui agora fazer over até 4.6ghz usando -20 de offset na voltagem (em torno de 1.26volts pós vdroop). Eu tentei essas voltagens no passado e era throttling ou freeze em pouco tempo. Bem satisfeito com os resultados. Fica a dica: Quem tiver um processador mais velho de 4 cores, quarta sexta ou sétima geração, vale se considerar um delid com a Maker Nano. Espera ganhos de pelo menos 10c.