[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Aqui no Brasil infelizmente devido a legislações a validade máxima da maioria dos produtos é de 2 anos, mas a maioria dos produtos químicos se conservados de maneira correta a validade é bem superior a isso.

Parece que existe um consenso entre diversos fabricantes que a durabilidade da pasta dentro do tubo seria de 2 a 3 anos.

Noctua:
NT-H1's unique formula is highly stable over time, even after longer periods of usage. It can be stored at room temperature for at least 3 years and due to the compound’s exceptional curing, bleeding, dry-out and thermal cycling characteristics, it can be used on the CPU for 5 years or more.

Cooler Master:
Every circumstance is different depending on various factors, such as the environment. Usually the thermal grease can be preserved for two years without opening. We highly suggest users keep thermal grease in a dry and clean place, and avoid direct sunshine once opened.

Já vi também fabricante especificando esse mesmo prazo na binasga:
07de76.jpg

Mas acredito que os fabricantes estejam apenas sendo conservadores, sugerindo um prazo mais modesto para os consumidores não correrem risco de terem problemas no uso em seus equipamentos.

Segundo um usuário que tinha uma pasta da Artic Silver que foi comprada faz vários anos, entrou em contato com o suporte técnico perguntando se ele poderia ainda manter o uso, já que o site não mencionava a validade.
O suporte técnico foi relutante em afirmar que poderia usar.
Disseram que o prazo sugerido seria apenas de 12 meses, mas se o tubo foi bem conservado não impediria o uso.
A impressão é que eles quiseram ser reservados para evitar o risco do consumidor ter algum equipamento danificado.
Veja artigo aqui.
 
Parece que existe um consenso entre diversos fabricantes que a durabilidade da pasta dentro do tubo seria de 2 a 3 anos.

Noctua:
NT-H1's unique formula is highly stable over time, even after longer periods of usage. It can be stored at room temperature for at least 3 years and due to the compound’s exceptional curing, bleeding, dry-out and thermal cycling characteristics, it can be used on the CPU for 5 years or more.

Cooler Master:
Every circumstance is different depending on various factors, such as the environment. Usually the thermal grease can be preserved for two years without opening. We highly suggest users keep thermal grease in a dry and clean place, and avoid direct sunshine once opened.

Já vi também fabricante especificando esse mesmo prazo na binasga:
07de76.jpg

Mas acredito que os fabricantes estejam apenas sendo conservadores, sugerindo um prazo mais modesto para os consumidores não correrem risco de terem problemas no uso em seus equipamentos.

Segundo um usuário que tinha uma pasta da Artic Silver que foi comprada faz vários anos, entrou em contato com o suporte técnico perguntando se ele poderia ainda manter o uso, já que o site não mencionava a validade.
O suporte técnico foi relutante em afirmar que poderia usar.
Disseram que o prazo sugerido seria apenas de 12 meses, mas se o tubo foi bem conservado não impediria o uso.
A impressão é que eles quiseram ser reservados para evitar o risco do consumidor ter algum equipamento danificado.
Veja artigo aqui.
Aí que fica a questão, se no tubo a validade máxima é de 2 anos, no PC a durabilidade deveria ser bem inferior a isso.
 
Não sei não, acho que se ficar na bisnaga a durabilidade é menor que em uso na CPU.

A Artic é a única que cita a durabilidade da da MX-4 de 8 anos uma vez aplicada (mas não fala sobre durabilidade de prateleira, guardada). Aliás esse é o único motivo junto com o fato de estar sempre entre as melhores que me fez escolher ela:

High Durability
In contrast to metal and silicon thermal compound, the performance of MX-4 does not compromise over time. Once applied, you do not need to apply it a second time as it will last at least for 8 years.

 
Aí que fica a questão, se no tubo a validade máxima é de 2 anos, no PC a durabilidade deveria ser bem inferior a isso.

Normalmente os tubos não possuem data de fabricação e pressupõe que a validade acabe contando a partir do momento que foi enviado para o consumidor.
Assim existe também o prazo que o tubo possa ter ficado na prateleira da loja até chegar ao consumidor final.

Uma vez que a pasta foi aplicada, é esperado que os consumidores irão manter o mesmo equipamento por anos, sem necessidade de reaplicar tão cedo.
Nesse tempo não se tem garantia se os consumidores realmente irão acondicionar o produto adequadamente, que poderia afetar a durabilidade.

Acho que esses são alguns dos motivos pelos fabricantes adotarem uma postura mais reservada ao especificar o prazo de validade dentro do tubo.
 
Última edição:
Consagrados, bom dia!


Me ajudem a encontrar uma pasta termica para Delid.

Geralmente me recomendam pasta de metal liquido, porem não encontro das mesmas em Belo Horizonte.
 
Galera, minha RX 580 estava fritando à 82° com fans em 100% de rotação jogando Rage 2 em 1080p LOW... o barulho das fans era insuportavel.. fiquei quase 1 mes com ela parada até comprar uma pasta termica..
Eu tinha usado uma porquera que comprei no aliexpress de 30g, "com prata", que não fez diferença.

Peguei a DeepCool Z5 por R$ 24 na Oficina dos Bits e o resultado foi espetacular.. 11° de diferença... Sem alterar configuração, manteve máxima de 71°.
Mudei a configuração pra High e a temp manteve máxima de 74° com fans a 60%, bem silencioso...
 
Pessoal, talvez não seja exatamente o intuito do tópico, mas gostaria de saber:

Qual a maneira correta de trocar a pasta térmica do processador? No caso é um i5-8400

Aproveitando, vi essa DeepCool Z5 que o camarada de cima recomendou, e achei um bom preço... tem outras sugestões +- nessa faixa daí?

Valeu!
 
Pessoal, talvez não seja exatamente o intuito do tópico, mas gostaria de saber:

Qual a maneira correta de trocar a pasta térmica do processador? No caso é um i5-8400

Aproveitando, vi essa DeepCool Z5 que o camarada de cima recomendou, e achei um bom preço... tem outras sugestões +- nessa faixa daí?

Valeu!
Limpa a pasta velha com Isopropanol (álcool isopropílico) e papel toalha.
 
Limpa a pasta velha com Isopropanol (álcool isopropílico) e papel toalha.

Putz, e onde acho fácil isso daí? Sem morrer num muito caro... Loja de eletrônica normal?
 
Pessoal a pasta termica tem validade quando está na embalagem? Tenho uma MX4 a uns 6 anos e tenho bastante dela.
 
Srs. Boa noite. Meu 6700k anda meio esquentadinho ultimamente, aqui em SC já ta QUENTE, penso em fazer uma limpeza básica no radiador do CLC 280 e trocar a pasta térmica, que já roda a quase 3 anos e é a stock do WC. O que me indicam de pasta térmica? Ando meio por fora. Dei uma olhada, vi que a mastergel maker da coolermaster parece boa, eu tenho uma prolimatech pk-1 aqui mas ta velhinha. Em janeiro vou pros USA, vale a pena esperar e pegar algo lá?
 
Pessoal tem muita diferença da DeepCool Z5 para a Z9?
 
Pessoal tem muita diferença da DeepCool Z5 para a Z9?

Teve um review dedicado as pastas da Deepcool Z3, Z5 e Z9, mas o site foi desativado.
Veja um comparativo aqui.

Pelo que recordo do review, o Z9 seria supostamente uma pasta superior ao Z5.
O Z3 seria a pasta mais básica dos três.

O Z5 compensaria mais pelo melhor custo benefício.
A pasta é de fácil aplicação e sua qualidade é comparável ao do MX-2.

O Z9 tem maior dificuldade na aplicação por ser mais espesso e pelo testes não justificou o custo com relação ao Z5.
 
Teve um review dedicado as pastas da Deepcool Z3, Z5 e Z9, mas o site foi desativado.
Veja um comparativo aqui.

Pelo que recordo do review, o Z9 seria supostamente uma pasta superior ao Z5.
O Z3 seria a pasta mais básica dos três.

O Z5 compensaria mais pelo melhor custo benefício.
A pasta é de fácil aplicação e sua qualidade é comparável ao do MX-2.

O Z9 tem maior dificuldade na aplicação por ser mais espesso e pelo testes não justificou o custo com relação ao Z5.
Vlw cara, vou ver esse comparativo, em relação ao preço na loja que explode é mínimo da z5 para z9.
 
Acho que vou pegar uma Kryonaut, mas só acho no ML, e lá todo mundo quer meter a faca, tá complicado achar essa pastinha fora do ML
 
Acho que vou pegar uma Kryonaut, mas só acho no ML, e lá todo mundo quer meter a faca, tá complicado achar essa pastinha fora do ML
Diferença desta para a gelid é muito pequena, compra a gelid na Kabum que é 16,00.

 
Diferença desta para a gelid é muito pequena, compra a gelid na Kabum que é 16,00.

:notbad: Obrigado pela dica meu encarecido amigo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Diferença desta para a gelid é muito pequena, compra a gelid na Kabum que é 16,00.

Pasta de 1g é p/ somente 1 aplicação ?
 
:notbad: Obrigado pela dica meu encarecido amigo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pasta de 1g é p/ somente 1 aplicação ?
Sim, se levar em conta a de 3g sai 50,00.

Prefiro comprar umas 3 de 1g e deixar lacradas e ir usando com que uma maior e guardar aberta.
 
Chegou hj diretamente do Ali
Compra dia 11/11 , postado dia 18/11 e na minha mão 28/11
R$30 (kit incluso)

488U82Y.jpg
 
Chegou hj diretamente do Ali
Compra dia 11/11 , postado dia 18/11 e na minha mão 28/11
R$30 (kit incluso)

488U82Y.jpg
Sera que eh original ? os chineses ja piratearam tudo que da pra imaginar
 
Pessoal tem muita diferença da DeepCool Z5 para a Z9?
Peguei a Z9 na loja que explode uma semana antes da BF por R$33,90.
Aqui eu uso em notebook antigo, é um i5-3210m com uma GT 630M.

Antes da troca processador/vga batiam 90~92ºC nos jogos e ae dava thottling na GPU. O clock da GPU caía de 800MHz para 667MHz e não subia mais, só reiniciando o pc.
Com a Z9 a temperatura caiu para 78~80ºC e não da mais throttling.

Lembrando que essa "mágica" de quase 12ºC de diferença deve ser mais porquê eu não trocava de pasta térmica há 2 anos e usava uma xigmatec bem vagabunda.

Eu peguei a Z9 porque li justamente o que o camarada ae falou, ela é mais espessa, como notebook não tem muita pressão entre o processador e o heat pipe eu preferi esse tipo de produto. Da uma olhada nesse link aqui que tem testes bem detalhados: https://www.tomshardware.com/reviews/thermal-paste-comparison,5108.html
 
Muito obrigado meu caro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo