[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

@odairfatal mano, todo tópico que eu sigo vc tá participando, vc é onipresente por acaso ? ajsiasaspa
 
Prezados, comprei um cooler pro meu processador (um i5-8400), comprei o GAMMAX 300, ele já vem com uma pasta térmica... Quando é esses que já vem com pasta, preciso passar no proc ou só limpar o que tiver nele e botar o cooler? A pasta que vem é de qualidade? Rs
 
Prezados, comprei um cooler pro meu processador (um i5-8400), comprei o GAMMAX 300, ele já vem com uma pasta térmica... Quando é esses que já vem com pasta, preciso passar no proc ou só limpar o que tiver nele e botar o cooler? A pasta que vem é de qualidade? Rs
Sem vem com a pasta e você quiser utiliza-la é só montar direto, não precisa passar mais no processador, mas recomendo que você retire e use uma de melhor qualidade, mesmo porque a pasta que vem do processador não fica bem protegida como as que vem em tubo lacrado.
 
Consagrados, bom dia!


Me ajudem a encontrar uma pasta termica para Delid.

Geralmente me recomendam pasta de metal liquido, porem não encontro das mesmas em Belo Horizonte.

Pode ir com Kryonaut.
Já usei Liquid Metal e não compensa. Vai dar uma diferença de uns 5 graus no máximo aqui no BR, e na primeira vez que vc precisar limpar ela do HIS do CPU ou do block do seu WC pra reaplicar, vai querer morrer com o trabalho que dá.

E sim, precisa reaplicar a cada 2 anos +/-, ela resseca.
 
Última edição:
Alguem sabe a data de validade de uma pasta termica dps de aberta? to com uma silver 3 aqui aberta ha uns 3 anos.... sera que estraga?
 
Dura bastante, no meu Ryzen 5 3600X estou usando uma Artic Silver 5 comprada em 2015, está funcionando perfeitamente, a pasta não esta "decantada" separada do óleo/fluido que conduz o composto térmico. Acredito que, lógico a marca e modelo deve influenciar, mas deve durar uns 5 anos na embalagem original, bem conservada em local seco e fresco.

Na dúvida vá de Artic MX4, se uma aplicação dela é garantida por 8 anos, imagina na embalagem.
 
Pessoal.
Essa pasta da Cooler master Market posso usar ela com um ryzen 5 3600 PC doméstico/HTPC não jogo, nem curto jogos, só quero uma pasta boa mesmo e que não tenha que ficar trocando a cada 6 meses.
 
Eu tenho a MX4 e não recomendo.
Vai de Gelid GC Extreme ou Mastergel

Dependendo do preço a Mastergel Maker é a top que tem um coeficiente de condutividade térmica de 11 W/mk enquanto a Gelid tem 8.5W/mk
Eu estou usando a mastergel pro que veio com o cooler e tem 8 W/mk, já é boa mas na próxima troca vou por a Maker!

OBS: A Kryonaut tem 12.5 W/mk !!!
 
Galera sou bem leigo quanto ao assunto de pasta térmica e com quanto tempo vcs acham que compensa trocar a pasta térmica de CPU e GPU de notebook? Vale a pena trocar logo a pasta que vem? E quanto de pasta térmica normalmente se gasta em uma aplicação de grão (imagino que seja em torno de 1g)? Vlw
 
Galera sou bem leigo quanto ao assunto de pasta térmica e com quanto tempo vcs acham que compensa trocar a pasta térmica de CPU e GPU de notebook? Vale a pena trocar logo a pasta que vem? E quanto de pasta térmica normalmente se gasta em uma aplicação de grão (imagino que seja em torno de 1g)? Vlw
Olha se é novo não faria isso
Porem se tem ai seus 2 a 3 anos sim
O notebook da minha irmã começou a dar tela azul e desligar, vi que estava aquecendo e troquei
Problema resolvido
 
Galera sou bem leigo quanto ao assunto de pasta térmica e com quanto tempo vcs acham que compensa trocar a pasta térmica de CPU e GPU de notebook? Vale a pena trocar logo a pasta que vem? E quanto de pasta térmica normalmente se gasta em uma aplicação de grão (imagino que seja em torno de 1g)? Vlw
Notebook principalmente da HP acumula poeira de formar um carpete por dentro na saída de ar, o q faz super aquecer.
Tem q abrir depois de 2 anos.
1g da pra umas 2 aplicações em notebook CPU + GPU.
Use pasta boa: Gelid, Mastergel, kryonaut.
E por ser notebook, use uma base cooler pra circular ar nas entradas por baixo.
 
Dependendo do preço a Mastergel Maker é a top que tem um coeficiente de condutividade térmica de 11 W/mk enquanto a Gelid tem 8.5W/mk
Eu estou usando a mastergel pro que veio com o cooler e tem 8 W/mk, já é boa mas na próxima troca vou por a Maker!

OBS: A Kryonaut tem 12.5 W/mk !!!

Os valores de condutividade térmica fornecidos pelo fabricante não significam muita coisa.
Cada fabricante testa de um jeito diferente, e esse valores variam muito dependendo da metodologia de teste.

Nesse vídeo, aos 16:40, o próprio Der8auer (que trabalhou no desenvolvimento da Kryonaut, dentre outros produtos da Thermal Grizzly) fala sobre esse assunto:

 
Os valores de condutividade térmica fornecidos pelo fabricante não significam muita coisa.
Realmente...

"A empresa afirma que a condutividade térmica do AS-5 é de 8,7 W/(m· K). No entanto, um estudo conduzido pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA descobriu que era apenas 0,94 W /(m· K). O estudo elogiou Shin-Etsu X-23-7762-S e Dow Corning TC-5022 por seu melhor desempenho térmico".

 
Última edição:
Realmente...

"A empresa afirma que a condutividade térmica do AS-5 é de 8,7 W/(m· K). No entanto, um estudo conduzido pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA descobriu que era apenas 0,94 W /(m· K). O estudo elogiou Shin-Etsu X-23-7762-S e Dow Corning TC-5022 por seu melhor desempenho térmico".


E ainda assim a diferença de temperatura da AS5 pra uma Kryonaut é de apenas 3º~5ºC dependendo da carga térmica da CPU.
 
Eu não sabia que placa de vídeo também tinha que trocar pasta térmica até ver o vídeo recente do Makarov (só tive um computador desktop e sem placa de vídeo) mas como faz para saber se uma pasta térmica é de boa qualidade ou não ? E depois de que período troca a pasta térmica do processador e da placa de vídeo ?
 
Última edição:
Afinal, Master Gel Maker (R$76,00) ou Gelid GC-Extreme (R$150,00) ?

Alguém sabe me dizer pq a diferença de preço e qual das duas seria melhor no meu caso?

Pra um Intel i9 9900K + NZXT Kraken 72X... Preciso encodar vídeos em 4K e tá chegando em 99ºC e dando Thermal Throttling o tempo todo...
 
Afinal, Master Gel Maker (R$76,00) ou Gelid GC-Extreme (R$150,00) ?

Alguém sabe me dizer pq a diferença de preço e qual das duas seria melhor no meu caso?

Pra um Intel i9 9900K + NZXT Kraken 72X... Preciso encodar vídeos em 4K e tá chegando em 99ºC e dando Thermal Throttling o tempo todo...
Mastergel tem melhor condutividade.

estranho é o Kraken não ta dando conta. ele ta montado corretamente?
qual pasta térmica atual?
já fez undervolt?
tem fans no gabinete jogando ar pra dentro e pra fora? se sim, quais, quantas e q posições?
CPU ta com over?

mas como faz para saber se uma pasta térmica é de boa qualidade ou não ?
pesquisando/perguntando aqui no tópico.

E depois de que período troca a pasta térmica
eu gosto de trocar a cada 2 anos aproveitando pra fazer aquela limpeza geral.
 
Última edição:
Mastergel tem melhor condutividade.

estranho é o Kraken não ta dando conta. ele ta montado corretamente?
qual pasta térmica atual?
já fez undervolt?
tem fans no gabinete jogando ar pra dentro e pra fora? se sim, quais, quantas e q posições?
CPU ta com over?

Sim, está bem montado, firme e tal... A pasta é a que vem nele. Não fiz undervolt.

O ar entra pela parte da frente (3 fans), sai por cima, pelo radiador (3 fans) e por trás 1 fan.

Sim, overclock 5Ghz. Segui esse guide:
Código:
https://youtu.be/bM5XO96b4G0

Estou pensando em comprar mais fans e fazer push/pull, pra ver se da uma melhorada...
 
Mastergel tem melhor condutividade.

estranho é o Kraken não ta dando conta. ele ta montado corretamente?
qual pasta térmica atual?
já fez undervolt?
tem fans no gabinete jogando ar pra dentro e pra fora? se sim, quais, quantas e q posições?
CPU ta com over?


pesquisando/perguntando aqui no tópico.


eu gosto de trocar a cada 2 anos aproveitando pra fazer aquela limpeza geral.
Pasta termica tem prazo de validade ? Essa pasta termica aqui é boa ? https://www.kabum.com.br/produto/55845/pasta-termica-deepcool-z5-dp-tim-z5-2
 
tem. algumas 8 anos, outras menos. Tem q olhar no site do fabricante, mas ninguém fica 8 anos sem limpar o computador.


é decente.
Pra mim que nunca montei um pc, é necessário comprar de inicio pasta termica ? Você troca a pasta termica do processador e da placa de vídeo de 2 em 2 anos ? 3 200 (deixando 200 pro frete das peças) da pra montar um pc daora ? Acho que vou começar a trabalhar e juntar essa grana, to com not muito fraco aqui. Pra jogar, tu prefere not ou pc ?
 
Pra mim que nunca montei um pc, é necessário comprar de inicio pasta termica ? Você troca a pasta termica do processador e da placa de vídeo de 2 em 2 anos ? 3 200 (deixando 200 pro frete das peças) da pra montar um pc daora ? Acho que vou começar a trabalhar e juntar essa grana, to com not muito fraco aqui. Pra jogar, tu prefere not ou pc ?
Pasta térmica é obrigatória pro funcionamento perfeito da máquina. Sem ela tu vai fritar o chip. Placa de vídeo nova não precisa aplicar, já vem.

PC é muito melhor. Gasta menos, melhor possibilidade de upgrade e refrigeração.
Melhor segurar esses 3K e juntar uma grana pra pegar logo algo bom pra não passar raiva.
Notebook não tem boa refrigeração e os bons custam mais q um PC.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo