[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Queria opinião sobre a pasta térmica Mastergel Regular, vale a pena ? Ou é melhor ir na Mastergel maker nano que é o dobro ?

Tenho aqui em casa aquela DeepCool Z5.

Comprei um cooler movo, um DeepCool Gammaxx 400, e vem com pasta térmica. Ainda não chegou.

Acham que devo usar a que vem com ele ou uso a Z5?

Não sei qual a condutividade da pasta que vem com o cooler. Sei que a dessa Z5 é 1,46 só.

Tenho aqui em casa aquela DeepCool Z5.

Comprei um cooler movo, um DeepCool Gammaxx 400, e vem com pasta térmica. Ainda não chegou.

Acham que devo usar a que vem com ele ou uso a Z5?

Não sei qual a condutividade da pasta que vem com o cooler. Sei que a dessa Z5 é 1,46 só.

O Gammaxx acompanha um sachê de pasta.
Se o tubo do Z5 já foi usado, particularmente usaria esse.

Já usei essa pasta em configurações anteriores, é de fácil aplicação e parece espalhar muito bem sob o cpu.

O Z5 tem especificações modestas até por se tratar de uma pasta intermediária.
Mas de qualquer forma já vi diversos testes mostrando desempenho equivalente ou próximo de outros com especificações supostamente melhores:
DeepCool-Z5-Temperaturas.jpg

Untitled-2.jpg

index.php

O Gammaxx acompanha um sachê de pasta.
Se o tubo do Z5 já foi usado, particularmente usaria esse.

Já usei essa pasta em configurações anteriores, é de fácil aplicação e parece espalhar muito bem sob o cpu.

O Z5 tem especificações modestas até por se tratar de uma pasta intermediária.
Mas de qualquer forma já vi diversos testes mostrando desempenho equivalente ou próximo de outros com especificações supostamente melhores:
DeepCool-Z5-Temperaturas.jpg

Untitled-2.jpg

index.php
Valeu pela resposta.

Meu potinho de pasta térmica Silver Shenzhen Polyum 30g:coolface: que ganhei de brinde faz uns 6 anos atrás quando comprei um q6600 usado por 30 reais está acabando...então pesquisando sobre pastas aqui no tópico decidi comprar a Master Gel Nano...Mas não estou achando ela em lojas confiáveis(K, P e T) só acho no ML e com o frete tá quase o mesmo preço de um Gammax GTE....sem contar o risco de ser falsificada.

Alguém conhece alguma loja de confiança que venda ela?

Na kabum a melhor que encontrei foi a Deepcol G40 Nano a 41 reais 4g..Alguém já usou ela?

Ah, li e vi varios testes e reviews sobre a pasta chinesa GD900 que tem 4.8 W/m*k de condutividade e ela teve ótima performance se compararmos seu custo...esta custando 35 pila a bisnaga de 30g no aliexpress.

Inclusive vi um teste que ela empatou com essa Deepcol G40 Nano que mencionei anteriormente...e nesse outro video ele teve resultados semelhantes a pastas muito mais caras como a Noctua NT-H1, MX-4, GC Extreme etc...será que compensa arriscar nela?

WDcXN2I.jpg

Última edição:
Bom...comprei uma seringa de GD900 3 gramas pelo ML para testar e usei de cobaia aqui um Xeon e5440(o bichinho é esquentado pra caramba). Efetuei alguns testes entre ela e a minha Silver Shenzhen Bolyx HC-151(deve ser do nível da implastec kkk)...vou deixar os resultados abaixo dos testes sob stress pelo PRIME95 small FFT:

O06dmUx.png

Shenzen Bolix HC-151

1844y0u.png

GD900

Estou usando um cooler Dex DX-2021 e reapliquei a pasta térmica Shenzen antes do testes....com o cooler box nem testei nenhuma das 2 pois quando antes quando usava passava dos 80°C fácil com essa CPU.

Achei os resultados muitos bons para uma pasta que custa 35 reais cada 30 gramas...aliás vou efetuar a compra de um o mais rápido possível.

Eu já uso a GD900 tem um tempo, além de boa, mantém performance, desmontei um tempão depois e ainda estava líquida normalmente.

Eu já uso a GD900 tem um tempo, além de boa, mantém performance, desmontei um tempão depois e ainda estava líquida normalmente.

Show, minha dúvida era se ela manteria a efetividade por um longo período...Mas com esse relato seu fico satisfeito.

É um excelente custo benefício sem precisar pagar o preço de um bom cooler nelas.

Vi que a TOP delas é a GD007 que é um pouco mais cara...quando pegar a GD900 vou pegar essa também.

Bom dia amigos.

Essas pastas são as mesmas:

Bom dia amigos.

Essas pastas são as mesmas:

Tbm queria saber. Acho que são iguais. A de R$120,00 acredito ser "edição nova", com nova seringa. Do resto acho que são iguais.

é a mesma. Mudaram a seringa pra diminuir a quantidade, espalhar mais fácil no formato de CPU de desktop e poder vender pelo mesmo preço.

Última edição:
Mais um relato da GD900: minha RX 470 XFX que comprei em 2017 estava batendo mais de 90 graus...nunca tinha trocado a pasta térmica dela...quando retirei o dissipador a pasta dela estava seca e esfarelando...substitui pela pasta Shenzen Silver HC-101 e as temperaturas baixaram para 77 graus rodando o furmark com ventoinha travada em 70%...por curiosidade troquei pela GD900 e nas mesmas condições(furmark e ventoinha 70%) caiu para inacreditáveis 59 graus.

Troquei também da GTX 550Ti que está no e5440 e baixou de 88 para 66 graus no furmark ventoinha em AUTO.

A bichinha é boa mesmo...creio que essas mais renomadas tipo maker nano, ocz gelid, artic 5, etc sejam realmente melhores mas eu duvido que tenha um ganho de mais de 3-4 graus sobre ela.

Pelo absurdo que querem cobrar nelas é melhor investir a diferença num cooler melhor...falando nisso a GD900 praticamente empatou(diminui só 1 grau) comparado com a pasta térmica que vem no Gammax GTE que tenho instalado aqui num 1600AF...OU seja: a pasta que vem com o cooler é mais do que suficiente a meu ver.

Última edição:
A recomendação é trocar a pasta de quanto em quanto tempo?

Eu acho que cada pasta é um caso diferente, não existe uma recomendação fixa. A maioria parece escolher trocar anualmente. Eu troco sempre que vou dar uma limpeza mais caprichada no PC. As vezes a poeira encrosta no cooler que só o pincel não tira, nisso eu já desmonto pra dar uma lavada e nessa troco a pasta. Só tenho duas observações a fazer com os anos de experiência que tive, uma é que as Implastec da vida duram no máximo 6 meses, depois disso já estão ressecadas, e a outra é que eu não uso a pasta térmica da AMD em hipótese alguma, sempre gruda o processador no cooler que só fazendo alavanca com uma faca pra tirar depois, precisei me foder umas 3x pra parar de cair nessa furada, uma com Phenom II, outra com FX, outra com Ryzen, mudaram as gerações mas a pasta não perdeu o efeito super bonder a longo prazo.

A durabilidade acho que vai depender mais da qualidade da pasta e do uso de cada um.

Enquanto as temperaturas estiverem normais, não tenha notado nenhum indicio de possível degradação da pasta, não tem necessidade de trocar a pasta tão cedo.

Particularmente não recomendo fazer troca de pasta com frequência pelo risco da falta de cuidado acabar danificando alguma peça.
Já vi diversos relatos de usuários que acabaram entortando ou quebrando algum pino quando faziam manutenção envolvendo a placa mãe e o cpu.

Em placas de vídeo o processo é mais complexo, se não tiver cuidado para desmontar e encaixar novamente pode acabar danificando a mesma.

Última edição:
Eu acho que não tem muito prazo. Se as temperaturas estão boas não vejo porque trocar.

Se notar que a temperatura está acima do adequado, aí sim vale desmontar, limpar e substituir a placa.

No meu pc praticamente aplico e esqueço. Uso uma pasta de qualidade (MX-4) que dura muito tempo. Geralmente vendo a peça antes de ter que trocar a pasta novamente. :haha:

A durabilidade acho que vai depender mais da qualidade da pasta e do uso de cada um.

Enquanto as temperaturas estiverem normais, não tenha notado nenhum indicio de possível degradação da pasta, não tem necessidade de trocar a pasta tão cedo.

Particularmente não recomendo fazer troca de pasta com frequência pelo risco da falta de cuidado acabar danificando alguma peça.
Já vi diversos relatos de usuários que acabaram entortando ou quebrando algum pino quando faziam manutenção envolvendo a placa mãe e o cpu.

Em placas de vídeo o processo é mais complexo, se não tiver cuidado para desmontar e encaixar novamente pode acabar danificando a mesma.

Concordo plenamente...dependendo das temperaturas não vale a pena trocar para ganhos mínimos...só se tiver tipo a RX 470 minha que a pasta que veio nela estava seca e batendo mais de 90 graus...

Por exemplo tenho um i5 3570 com um Hyper T4 desde o final de 2017 quando coloquei ele e as temperaturas rodando Prime95 small FFT não passam de 59 graus...pelo trabalho que dá desmontar e montar novamente o Hyper T4 e arriscar dar algum pau na mobo que já é lá de 2013 se não me engano nem mexi.

Tenho um tubo de pasta Akasa AK-450 (com prata na composição), que comprei lá em outubro de 2014, um dia achei por acaso jogado numa gaveta e fui ver se estava ressecada, e não estava, mas estava escorrendo a fase oleosa primeiro e depois o silicone em si. Estou pensando em trocar a pasta térmica do meu notebook Dell, que troquei em maio de 2015, será que tem alguma maneira de misturar a pasta pra deixar homogênea de novo?

Chegou a minha Cooler Master Mastergel Maker Nano....e que pasta terrível de aplicar !!!

Pq?

Ela é grossa...ai vc passa....parece que não adere ao processador bem....sai....como se fosse um durepox.....acho que joguei R$ 100 fora.....não gostei mesmo
Cara tive o mesmo problema com essa pasta, o desempenho dela é bom, mas vi uns 2-3 vídeos de teste dela e a consistência dela parece ser totalmente diferente da minha, pelo que vi ela era bem viscosa/"úmida" e a minha parece uma massinha de modelar seca, tentei aplicar espalhando pra testar diferentes métodos no 3700x e foi praticamente impossível... Acabei usando gotinhas no final das contas kkk

Cara tive o mesmo problema com essa pasta, o desempenho dela é bom, mas vi uns 2-3 vídeos de teste dela e a consistência dela parece ser totalmente diferente da minha, pelo que vi ela era bem viscosa/"úmida" e a minha parece uma massinha de modelar seca, tentei aplicar espalhando pra testar diferentes métodos no 3700x e foi praticamente impossível... Acabei usando gotinhas no final das contas kkk

Acabei tirando o cooler....limpando e voltando para a MX4....100 reais a menos no bolso.

Ela é grossa...ai vc passa....parece que não adere ao processador bem....sai....como se fosse um durepox.....acho que joguei R$ 100 fora.....não gostei mesmo

Vocês compraram ela onde? Mercado livre?

Acabei tirando o cooler....limpando e voltando para a MX4....100 reais a menos no bolso.

Você fez algum teste nela em relação a MX4?

Users who are viewing this thread

Voltar