[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Meu último isopropílico acabou tem uns 4 anos :haha:

Meu último isopropílico acabou tem uns 4 anos :haha:
Substitui o cooler box intel de um i5-8400 por um Gammax GTE. O cooler box ficou guardado, e agora que comprei um 3800XT tive que retirar o GTE para usar no Ryzen, e assim voltar o cooler box intel para o i5-8400. Nossa, um suplício remover a pasta térmica que veio com o cooler box, mesmo com alcool isopropílico. Tive que esfregar muito, gastando uma série de lencinhos (uns quadradinhos para limpar olhos), e sempre saia preto. Já para retirar a pasta que estava no GTE (Mastergel Maker), foi tranquilo, e nesse caso acho que o alcool nem seria necessário. Por fim usei nos dois a GD900, que comprei no ML a seringa de 1 g por 10 golpes. Entregaram no outro dia, e não parece ser falsificada pelos resultados que estou vendo no uso.

Enfim, ainda que for usar cooler box, melhor remover de início a pasta que já vem e usar direto uma como a GD900, que praticamente não custa nada, para não empestear tudo com pasta térmica ruim que só dá trabalho pra tirar.

Só compartilhando a experiência aos interessados. Hoje fui dar aquele tapa de férias no PC, só bater um ar, tirar o pó, etc. Aí pensei comigo mesmo: What Hell! Já que vou ter que sacar a GPU, vamos abrir essa bagaça e ver como está a aplicação da Gelid GC Extreme do AliExpress de pouco mais de 3 meses (tinha trocado no início de junho).

Rodei o Superposition por 4 vezes com fan a 100% e a máxima deu 74ºC, sim a RX590 é um forno e está fazendo 31ºC aqui hoje.

Fui lá, abri a GPU, ainda tinha pasta sobre o DIE e tudo normal, limpei e apliquei a Gelid de novo como na primeira vez e voilá... Rodei o Superpositon mais 4 vezes e deu os mesmos 74ºC.

Conclusão, em 3 meses não houve degradação da performance, os resultados eram o mesmo. E sim, parece tudo normal, a pasta é boa, parece original.

Vendo 3, 4 páginas atrás, o pessoal estava comprando pastas boas por menos de 40, 50 reais há literalmente menos de 1 mês. Agora não só estão esgotadas, como as que têm estão praticamente o dobro do preço.

Eu comprei um i5 hoje do AliExpress e vou precisar de uma pasta para instalá-lo quando chegar. Agora não sei o que faço, se também importo uma Gelid de lá, ou compro uma pasta qualquer aqui no Brasil mesmo, ou gasto mais em uma boa, ou espero os preços abaixarem. O que acham?

EDIT: Achei por 38 reais no Shopee, com frete grátis. Link aqui. Arrisco?

Última edição:
Vendo 3, 4 páginas atrás, o pessoal estava comprando pastas boas por menos de 40, 50 reais há literalmente menos de 1 mês. Agora não só estão esgotadas, como as que têm estão praticamente o dobro do preço.

Eu comprei um i5 hoje do AliExpress e vou precisar de uma pasta para instalá-lo quando chegar. Agora não sei o que faço, se também importo uma Gelid de lá, ou compro uma pasta qualquer aqui no Brasil mesmo, ou gasto mais em uma boa, ou espero os preços abaixarem. O que acham?

EDIT: Achei por 38 reais no Shopee, com frete grátis. Link aqui. Arrisco?

Loucura, sumindo tudo! O que resta a venda ta o olho da cara
Comprei um thermalpad pra por nas memos da VGA e acabei pegando uma pasta térmica da Thermalright

Peguei de 2g no caso tem Thermal Conductivity(W / m-k):13.8
Tinha uma outra que tem mais só que é mais cara ai não vale

Até o verão de 2021 deve chegar haha

Bom dia!
Estou a procura de uma pasta térmica para meu PlayStation 4 Slim.

Pesquiso a meses e já passei pelas seguintes pastas térmicas:
Arctic Silver MX-4 (essa não ajudou em nada no ruído de meu aparelho, só aumentou!)
Obs: Antes que perguntem:
A pasta que comprei veio lacrada.
Tentei vários tipos de aplicação, entre eles o X, o pontinho no meio e espalhando.
Todas as formas que vocês possam imaginar.

GD-900
Comprei pelo ebay o pote de 30g, 85% mais barata que a MX-4 que veio uma seringa de 4g.
A GD-900 teve uma resposta bem melhor que a MX-4 mas o ruído voltou com 3 meses de uso do aparelho.

Fiz a compra da Mastergel Maker (por ouvir relatos de que é a melhor pasta térmica do mercado. Com condutividade de 11kw (acho que a sigla é kw)
Comprei logo o pote de 40g, paguei 239 reais, frete grátis.

Segue o link da compra:

Fiz uma boa compra?
Alguém aqui já utilizou essa pasta térmica em seu PS4?

Uma outra dúvida é:
Tambem pretendo mudar a pasta térmica da minha placa de video XFX Radeon RX580 8GB Black Edition

Posso utilizar a GD-900? Tendo em vista que uso ela em meu computador, notebook e as temperaturas sempre se encontram em um padrão satisfatório?

Bom dia!
Estou a procura de uma pasta térmica para meu PlayStation 4 Slim.

Pesquiso a meses e já passei pelas seguintes pastas térmicas:
Arctic Silver MX-4 (essa não ajudou em nada no ruído de meu aparelho, só aumentou!)
Obs: Antes que perguntem:
A pasta que comprei veio lacrada.
Tentei vários tipos de aplicação, entre eles o X, o pontinho no meio e espalhando.
Todas as formas que vocês possam imaginar.

GD-900
Comprei pelo ebay o pote de 30g, 85% mais barata que a MX-4 que veio uma seringa de 4g.
A GD-900 teve uma resposta bem melhor que a MX-4 mas o ruído voltou com 3 meses de uso do aparelho.

Fiz a compra da Mastergel Maker (por ouvir relatos de que é a melhor pasta térmica do mercado. Com condutividade de 11kw (acho que a sigla é kw)
Comprei logo o pote de 40g, paguei 239 reais, frete grátis.

Segue o link da compra:

Fiz uma boa compra?
Alguém aqui já utilizou essa pasta térmica em seu PS4?

Uma outra dúvida é:
Tambem pretendo mudar a pasta térmica da minha placa de video XFX Radeon RX580 8GB Black Edition

Posso utilizar a GD-900? Tendo em vista que uso ela em meu computador, notebook e as temperaturas sempre se encontram em um padrão satisfatório?

Sobre o ruído em consoles tenho impressão que parte do problema são de jogos mal otimizados e o sistema de refrigeração acaba não dando conta do excesso de aquecimento.

Creio que a pasta sendo de boa qualidade não importa muito a marca.
Pelas especificações essa da CM é teoricamente melhor, mas na prática seu desempenho parece ser equivalente a outras como o MX-4.

Tem tópico de uma usuária que testou uma pasta da Xigmatek e o Mastergel Maker Nano e o desempenho foi equivalente, clique aqui.

Não tenho propriedade para falar do GD900, mas sei que aqui no fórum um usuário teve resultado bem satisfatório em sua XFX.
Mas no caso a gpu dele pode ter vindo de fábrica com problema na aplicação da pasta.
Se quiser veja post aqui.

Se não estiver tendo problemas com temperaturas particularmente acho que não valeria a pena fazer a troca da pasta.
Equipamentos como notebook, gpu e consoles o processo para troca da pasta é mais complexo, se não tiver cuidado para desmontar e encaixar novamente pode danificar a mesma.

Sobre o ruído em consoles tenho impressão que parte do problema são de jogos mal otimizados e o sistema de refrigeração acaba não dando conta do excesso de aquecimento.

Creio que a pasta sendo de boa qualidade não importa muito a marca.
Pelas especificações essa da CM é teoricamente melhor, mas na prática seu desempenho parece ser equivalente a outras como o MX-4.

Tem tópico de uma usuária que testou uma pasta da Xigmatek e o Mastergel Maker Nano e o desempenho foi equivalente, clique aqui.

Não tenho propriedade para falar do GD900, mas sei que aqui no fórum um usuário teve resultado bem satisfatório em sua XFX.
Mas no caso a gpu dele pode ter vindo de fábrica com problema na aplicação da pasta.
Se quiser veja post aqui.

Se não estiver tendo problemas com temperaturas particularmente acho que não valeria a pena fazer a troca da pasta.
Equipamentos como notebook, gpu e consoles o processo para troca da pasta é mais complexo, se não tiver cuidado para desmontar e encaixar novamente pode danificar a mesma.

Show!

O meu PS4 diminuiu o ruído, pois coloquei o kit da neotecnologia que deixa a rotação do cooler fica em uma rotação acima do que a Sony programa.
Tendo em vista que a fabricante prefere que o aparelho fique completamente silencioso do que ela emitir um ruído mínimo e dissipar bem melhor o calor do que ele ficando quieto.

O kit ajudou e com com ele veio uma pequena cápsula de pasta térmica, que segundo o Pablo é a mastergel Maker.
O console fica silencioso, mas em dias mais quentes ele aumenta a rotação do cooler em um nível acima.

O foco de ter comprado a pasta térmica Mastergel Maker é que irei deixar o padrão do meu PS4 ser sempre está pasta térmica.

Quando ela chegar irei abrir meu aparelho e fazer uma limpeza completa, pois tem alguns resquícios de poeira.
Irei lavar todos os componentes, exceto o leitor de blu-ray e o cooler.

O que resta é esperar.
Comprei a pasta térmica, mas tem um colega aqui do grupo de reclamou sobre a aplicação dela ser bem difícil.
Agora estou receoso kkk
Pois todas as outras que eu utilizei são bem fáceis de se espalhar.

A deepcool z5 é uma boa pasta térmica? Comprei ela pra poder fazer uma manutenção na gpu e de quebra trocar a pasta do cpu também.

Show!

O meu PS4 diminuiu o ruído, pois coloquei o kit da neotecnologia que deixa a rotação do cooler fica em uma rotação acima do que a Sony programa.
Tendo em vista que a fabricante prefere que o aparelho fique completamente silencioso do que ela emitir um ruído mínimo e dissipar bem melhor o calor do que ele ficando quieto.

O kit ajudou e com com ele veio uma pequena cápsula de pasta térmica, que segundo o Pablo é a mastergel Maker.
O console fica silencioso, mas em dias mais quentes ele aumenta a rotação do cooler em um nível acima.

O foco de ter comprado a pasta térmica Mastergel Maker é que irei deixar o padrão do meu PS4 ser sempre está pasta térmica.

Quando ela chegar irei abrir meu aparelho e fazer uma limpeza completa, pois tem alguns resquícios de poeira.

O que resta é esperar.
Comprei a pasta térmica, mas tem um colega aqui do grupo de reclamou sobre a aplicação dela ser bem difícil.
Agora estou receoso kkk

A CoolerMaster MasterGel Maker é bem viscosa mesmo, mas não entenda isso como um ponto "necessariamente negativo". A aplicação vai ser mais trabalhosa mesmo, você vai precisar pré-aquecer a pasta e a superfície do processador pra conseguir espalhar mais facilmente, mas em compensação as pastas mais viscosas têm maior resistência ao "efeito Pump-out", ou seja, pela maior viscosidade ela tem uma menor tendência de ser expulsa do local (entre o processador e a placa fria do cooler), devido aos ciclos térmicos de dilatação e contração e sua aplicação tende a durar mais tempo.

É por isso que quando pegamos uma GPU nova, zerada, ou um notebook novo e vamos abrir pra olhar a pasta térmica, ela está "aparentemente seca" quase dura. Isso não é uma pasta estragada, são compostos que foram desenvolvidos desta forma, elas ficam dura mesmo de fábrica, pois desta forma vão fazer o trabalho por mais tempo sem saírem do lugar. O fabricante não quer ninguém abrindo o equipamento pra trocar pasta térmica. Mas o lado negativo é que estas pastas de fábrica tem uma performance ruim se comparada com as TOP do mercado, Thermal Grizzly, Gelid, Arctic, CM, etc... Uma boa pasta térmica pra overclock normalmente é menos viscosa, pra melhor preencher as micro imperfeições (Kryonaut, etc), até porque o fabricante destas pastas entende que não terão um uso prolongado ou serão trocada com maior frequência, então o fabricante foca na performance não na durabilidade da aplicação. Cabe aqui relembrar: TODA PASTA TÉRMICA SOFRE COM O PUMP-OUT EFFECT, exceto essas duras que mencionei, mas elas se degradam por outros motivos, ressecam e “trincam”.

Agora quando se trata de trocar a pasta de notebook, GPU, Consoles, que são dispositivos que não é uma boa ideia ficar abrindo sempre, pela fragilidade do silício do DIE, entre outros coisas (diferente de um CPU que tem um IHS protegendo o DIE) é mais vantajoso usar uma pasta mais viscosa como Gelid GC Extreme, CM Mastergel Maker, Thermal Grizzly Hydronaut, que podem ser até 1 ou 2 graus piores do que as TOP de overclock, mas vão durar mais tempo antes de necessitar de reposição. Tudo vai do que você está buscando com a pasta, se você quer "BRIGAR" por cada decimo de grau num overclock, vá de King Pin KPX, Kryonaut, etc, ciente de que a aplicação precisará ser refeita em poucos meses. Agora se você quer durabilidade, foque nas mais viscosas, como a MasterGel Maker, Gelid GC Extreme, etc, mesmo que isso te custe 1 ou 2 graus a mais.

A deepcool z5 é uma boa pasta térmica? Comprei ela pra poder fazer uma manutenção na gpu e de quebra trocar a pasta do cpu também.

Já usei o Z5 em cpu, acho que seu desempenho é honesto pelo que custa.
É de fácil aplicação e parece espalhar muito bem.

Não vi muitas referências indicando se é de fato apropriada para gpu até por ser uma pasta intermediária.
Mas já vi usuários que testaram e viram resultado bem satisfatório.

Tem um usuário que teve problemas de aquecimento e o problema foi resolvido com o Z5, veja tópico aqui.
Tem um outro review de comprador que aplicou o Z5 com melhoria de 5 C - 7 C no teste de stress, veja aqui.

Mas provavelmente são casos que a pasta começou a apresentar sinais de degradação e a substituição por outra mesmo com especificações modestas atendeu suficientemente bem.
Assim acho que só compensaria fazer a reaplicação da pasta se estiver tendo problemas com a gpu.

Show!

O que resta é esperar.
Agora estou receoso kkk

Não conhecia desse kit neotecnologia haha

Se quiser tem um review que mostra a consistência de diversas pastas, compare o MX-4 e o da CM aqui e aqui.

Não posso opinar sobre o Mastergel da CM, mas tem diversas outras que a consistência também não são das melhores para espalhar mesmo usando a espátula.
Particularmente recomendo usar o método do grão e deixar o pressionamento do próprio cooler espalhar a pasta.

Pastas seja da CM ou MX-4 são decentes.
A impressão que tenho é que pelo custo e reputação acaba se tendo expectativa acima do que o produto realmente oferece.

Bom dia, pessoal.
Voltando para mostrar algumas considerações sobre a GD-900.
Utilizei ela na minha XFX RX 580 8GB e passei o teste Superposition Benchmark e consegui um ganho de 5º graus a partir da pasta térmica padrão da placa.

Segue os testes:

PASTA TÉRMICA STOCK
rZhtm4p.png

PASTA TÉRMICA GD-900
ZpJ8Btt.png

Comprei uma pasta termica da Thermalrigh modelo TF8 e Thermalpads Extreme Odyssey para substituir na RX 5700XT, a fiscalização liberou pacote e esta a caminho
Testando posto aqui o resultado dessa pasta termica

Será que a thermal grizzly kryonaut do ML é verdadeira ?

Queria indicação de uma pasta térmica boa.

Será que a thermal grizzly kryonaut do ML é verdadeira ?

Queria indicação de uma pasta térmica boa.
Cara eu comprei a mesma pasta no ML e até o momento super satisfeito com ela, vai fazer 06 meses outra pasta que gosto bastante é a Gelid Extreme, MX-4.

Cara eu comprei a mesma pasta no ML e até o momento super satisfeito com ela, vai fazer 06 meses outra pasta que gosto bastante é a Gelid Extreme, MX-4.

Gelid peguei na Kabum e ela chegou com uma textura muito estranha como se tivesse ressecada e não aderia a superfície do processador, ficava virando "bolinha" enquanto ele passava a espátula.

Vc tem o link de onde vc comprou a sua thermal grizzly kryonaut ?

Gelid peguei na Kabum e ela chegou com uma textura muito estranha como se tivesse ressecada e não aderia a superfície do processador, ficava virando "bolinha" enquanto ele passava a espátula.

Vc tem o link de onde vc comprou a sua thermal grizzly kryonaut ?
Ta na mão.

tira uma duvida, entre OCX PCyes e Deepcool gd900, qual o melhor custo X benefício? Sei que a ocx é boa, não sei dessa gd900, falam que é boa mas....

Tenho uma duvida, tenho um notebook ideapad 330 com mx-150, queria trocar as pasta térmica pq em idle ele está chegando nos 50º com o clock base, dai estava pesquisando na aliexpress e encontrei essas 3, alguem aqui ja usou ou sabe de alguém que usou alguma delas pra me dizer se são boas?
Sobre a de metal liquido, alguém que conhece o sistema de resfriamento da Lenovo pode me dizer se posso usar ela, pq eu ate perguntei no fórum deles mas fui completamente ignorado.

Tenho uma duvida, tenho um notebook ideapad 330 com mx-150, queria trocar as pasta térmica pq em idle ele está chegando nos 50º com o clock base, dai estava pesquisando na aliexpress e encontrei essas 3, alguem aqui ja usou ou sabe de alguém que usou alguma delas pra me dizer se são boas?
Sobre a de metal liquido, alguém que conhece o sistema de resfriamento da Lenovo pode me dizer se posso usar ela, pq eu ate perguntei no fórum deles mas fui completamente ignorado.

Problema de importar é a demora, eu recomendaria pegar aqui mesmo tu pode pegar a thermal grizzly excelente pasta para usar no laptop, sobre metal líquido tem que colocar certinho na superficie do processador mas o ganho não será tanto na temperatura.

Problema de importar é a demora, eu recomendaria pegar aqui mesmo tu pode pegar a thermal grizzly excelente pasta para usar no laptop, sobre metal líquido tem que colocar certinho na superficie do processador mas o ganho não será tanto na temperatura.

Mesmo com a greve dos correio, comprei uma Thermalright TF8 na aliexpress dia 11/09 e dia 24/09 foi enviada ao CEE, proximo passo é a entrega
Não deu um mês ainda

Users who are viewing this thread

Voltar