[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Muito bom, pra quem se interessa no assunto. Muita gente critica o Ronaldo, mas sinceramente eu não vou sair tomar um Chopp com o cara, pouco me importa se ele é isso ou aquilo, o cara e a equipe da TecLab manjam muito e é isso o que vale.

Gostei da argumentação dele sobre a forma de aplicar a pasta, eu sempre espalhei a pasta por toda superfície, seja IHS ou DIE exposto, raramente usei gota, X, linha etc.

Mas o ponto de vista do Ronaldo é claro “ESPALHAR PARA TER O MÁXIMO DA PERFORMANCE”, os outros métodos vão funcionar também em um IHS, mas de que adianta gastar uma fortuna numa pasta top se a aplicação "deficiente" não vai extrair o máximo da performance dela. Então usa logo Implastec que também vai funcionar.

auhauhuahauhauha
Cara concordo sobre sua afirmação sobre o cara e teclab

Eu só não usaria implastec...
Também não pago mais por uma coolermaster master gel maker nano olho da cara
As meio termo dão bom resultado já

Galera, iniciante de primeira viagem aqui.

Ao trocar a pasta térmica do meu notebook por uma Cooler Master Gel Maker (ganhei ela) percebi que a consistência dela é muito dura. Eu estava acostumado apenas com as Implastec da vida, estranhei essa...

Quando abri tive que jogar o material na ponta porque estava inutilizável, o resto esta igual no video abaixo. Ele é assim mesmo? Uma pasta com nome de Master Gel Maker dá a impressão de ser algo com consistência de Gel...

Apliquei do mesmo jeito, mas não confiei que ele daria certo pela técnica da gota então espalhei por toda a superfície o mais fino que pude.

As temperaturas ficaram -5°c, eu esperava um pouco mais..

Boa noite. Pessoal, meu gammaxx 400 chegou hoje, mas estou com dúvidas na aplicação da pasta térmica dele. Vou aplicar no 1600af, mas minha duvida é: aquele sachê é pra aplicar ele inteiro? Ou é só uma gota padrão?

Diferente das outras vezes em que em botava uma gota e deixava o cooler espalhar por conta própria, dessa vez seguirei o conselho do Ronaldo, no último vídeo dele sobre pasta térmica, irei espalhar no processador inteiro, de forma que fique homogênea.

Uma gota padrão é suficiente pra que a mesma cubra por inteiro a cpu?

O melhor a fazer é pingar uma gota do tamanho de um caroço de feijão bem no centro do die do processador e deixar a pressão do cooler espalhar.
Eu costumava espalhar a pasta no processador inteiro, mas, a prática mostrou que é desperdício de pasta térmica.

Ao trocar a pasta térmica do meu notebook por uma Cooler Master Gel Maker (ganhei ela) percebi que a consistência dela é muito dura. Eu estava acostumado apenas com as Implastec da vida, estranhei essa...

Quando abri tive que jogar o material na ponta porque estava inutilizável, o resto esta igual no video abaixo. Ele é assim mesmo? Uma pasta com nome de Master Gel Maker dá a impressão de ser algo com consistência de Gel...

Apliquei do mesmo jeito, mas não confiei que ele daria certo pela técnica da gota então espalhei por toda a superfície o mais fino que pude.

Tudo dentro dos conformes, infelizmente dependendo do que vc estava usando antes o ganho e dai pra menos, o nome gel maker é apenas comercial, todas tem aparência de pasta, algumas mais solidas e difíceis de aplicar e outras mais "liquidas", mas nenhuma "gel".

Boa noite galera, passando pra dar um feedback... Tenho um notebook Samsung Rf511-SD3 velho de guerra (Core I7 2ª Gen, 8GB de ram DDR3, SSD), que estava esquentando muito (na verdade sempre foi quente), daí esses dias dei uma moral nele, fiz uma limpeza e troquei a pasta térmica por uma branca simples que tinha aqui (não melhorou nada). As temperaturas registradas pelo Aida 64 foram essas aí em baixo (detalhe, notebook em stock, sem executar nada), bem altas. Depois resolvi pesquisar por pastas témicas de melhor qualidade, li algumas páginas daqui e vi alguns vídeos, acabei decidindo pela OCX da PCYES (comprei na Amazon mesmo, R$100,00 por 3,5g, chegou hj). Antes de aplicar a pasta, fervi um copo d'água e mergulhei a seringa por 30 seg (já tinha lido sobre essa dica), muito fácil a aplicação. Depois de aplicada olhem os resultados, gostei dos números obtidos.

COMPARATIVO.png

Agora vou desmontar o notebook da Dona Maria pra instalar um caddy, vou aproveitar e fazer o mesmo procedimento.
Edit: acabei cortando a temperatura da GPU (GeForce GT 540M), mas tb baixou, foi para 63º C.
Edit 2: não troquei a pasta térmica do notebook da esposa, muito trabalhoso, uns cabinhos flat pra soltar. Deixei como estava, só instalei o caddy.

Última edição:

Tenho uma seringa dessa master gel e particularmente não gosto muito, gruda demais quando vai remover. Ainda prefiro a MX-4 em vez dessa CM ou a Grizzly kryonaut

Pessoal que ta perguntando a forma certa de como aplicar a pasta voltem ao menos uma página e façam uma pesquisa...Tem post de membro explicando, postando vídeo do RONALDO da TECLAB que entende muito do assunto etc...Povo entra e não quer pesquisar nem umas páginas atras hj em dia mais!

Coloca a seringa dentro de uma saquinho plástico e mergulha ela numa caneca de água quente (não precisa estar fervendo), deixa algo próximo de 1 minuto e aplica, ela vai ficar com uma consistência bem melhor pra espalhar. Se quiser pode aquecer um pouco a superfície da CPU/GPU com um secador de cabelo, uns 5 segundo é o suficiente, também ajuda bem. A pasta é boa, vai na fé.

Sim essa pasta é horrivel de aplicar!
Eu não uso mais... A mastergel Pro é bem melhor de aplicar

Se deu esse resultado em relação a sua pasta anterior esta otimo
Se o resultado é em relação a um notebook que já estava com pasta velha ai não... troque por outra que não seja a implastec

Tudo dentro dos conformes, infelizmente dependendo do que vc estava usando antes o ganho e dai pra menos, o nome gel maker é apenas comercial, todas tem aparência de pasta, algumas mais solidas e difíceis de aplicar e outras mais "liquidas", mas nenhuma "gel".
Mas eu esperava uma consistência pelo menos mais pastosa...
Quando abri achei que me mandaram uma pasta vencida kkkk

Tenho uma seringa dessa master gel e particularmente não gosto muito, gruda demais quando vai remover. Ainda prefiro a MX-4 em vez dessa CM ou a Grizzly kryonaut
Ganhei de brinde de uma conhecido...
Pelo preço e review que tinha lido no Kabum, parecia boa

Coloca a seringa dentro de uma saquinho plástico e mergulha ela numa caneca de água quente (não precisa estar fervendo), deixa algo próximo de 1 minuto e aplica, ela vai ficar com uma consistência bem melhor pra espalhar. Se quiser pode aquecer um pouco a superfície da CPU/GPU com um secador de cabelo, uns 5 segundo é o suficiente, também ajuda bem. A pasta é boa, vai na fé.
Botei um pouco de pasta no chip e deixei o secador de cabelo em cima no máximo por 5 minutos... não mudou praticamente nada.
O lance é outra marca mesmo.

Sim essa pasta é horrivel de aplicar!
Eu não uso mais... A mastergel Pro é bem melhor de aplicar

Se deu esse resultado em relação a sua pasta anterior esta otimo
Se o resultado é em relação a um notebook que já estava com pasta velha ai não... troque por outra que não seja a implastec
Esse note tem 2 anos, pelo menos a pasta que estava nele estava bem dura, chegava até quebrar em alguns pontos.

Mas eu esperava uma consistência pelo menos mais pastosa...
Quando abri achei que me mandaram uma pasta vencida kkkk

Ganhei de brinde de uma conhecido...
Pelo preço e review que tinha lido no Kabum, parecia boa

Botei um pouco de pasta no chip e deixei o secador de cabelo em cima no máximo por 5 minutos... não mudou praticamente nada.
O lance é outra marca mesmo.

Esse note tem 2 anos, pelo menos a pasta que estava nele estava bem dura, chegava até quebrar em alguns pontos.

É ai eu acredito que era pra dar mais diferença

Essa MX4 que eu comprei na China tem que ser falsa. Não tem que cara que é, e tudo aponto pra ela ser verdadeira, mas tudo que eu usei ficou pior. Minha blower GTX 680 tava usando uma implastec branca genérica que eu tinha aqui, e apliquei a MX4 2 vezes, uma vez espalhando uma camada fina de leve como sempre fiz, e depois que eu testei e abri ela novamente, vi que o contato tava perfeito, mas as temperaturas estavam horríveis, coisa de pelo menos uns 7c pior. Não me conformei e usei de novo, dessa vez colocando só a gotinha pequenas, e deixando o heatsink espalhar. Mesmo resultado. Abri e o contato tava perfeito novamente. Não entendi nada.

Aí recebi minha 570 da Ali (RIP) e usei ela por mais ou menos 2 semanas sem abrir pq a temperatura tava perfeita. Resolvi abrir pra dar uma geral, e usei a MX4 novamente. Tinha pouca pasta, e a que tinha tava ressecada. Nem entendi como a temperatura tava tão boa com tão pouca pasta, e ressecada ainda por cima. Apliquei uma camada fina da MX4 novamente, e nos testes, novamente a performance se mostrou pior, mas nem tanto assim. Agora que a 570 morreu, peguei a 680 novamente, e talvez esteja pior do que quando eu apliquei pela segunda vez. Vou abrir e usar a genérica branca de novo, pq não pode ser esses resultados.

A CPU tá ok. Como consome pouco (menos de 50w em full load, e média de 30w em jogos), nem deu tanta diferença assim pra implastec também.

Galera, pretendo comprar um i7 ou Ryzen 7 da geração mais nova. Faz um calor desgraçado onde moro(36 graus + praticamente todo dia, o dia todo), e terei provavelmente um water cooler de 240 e um gabinete bem refrigerado. Pretendo fazer OCzinho só de leve (100~~300mhz) no futuro quando precisar e se for possível, de preferência sem nem mexer nas voltagens.

Acham que uma pasta térmica como a PCYES OCX 3,5G, OCX03-5GLD seria melhor que as que vem de fábrica?
Se não, tem alguma recomendação de alguma que de fato dê uma diferença? Já estarei gastando uma boa grana no pc em si, não sobra TANTO assim pra outras coisas.

Grato

Galera, pretendo comprar um i7 ou Ryzen 7 da geração mais nova. Faz um calor desgraçado onde moro(36 graus + praticamente todo dia, o dia todo), e terei provavelmente um water cooler de 240 e um gabinete bem refrigerado. Pretendo fazer OCzinho só de leve (100~~300mhz) no futuro quando precisar e se for possível, de preferência sem nem mexer nas voltagens.

Acham que uma pasta térmica como a PCYES OCX 3,5G, OCX03-5GLD seria melhor que as que vem de fábrica?
Se não, tem alguma recomendação de alguma que de fato dê uma diferença? Já estarei gastando uma boa grana no pc em si, não sobra TANTO assim pra outras coisas.

Grato
Sim, são melhores que as pré-aplicadas de fábrica, mas não faz milagre, reduz coisa de uns 3 a 5 graus dependendo de outros fatores.

Aqui está fazendo por volta de uns 33 grau de dia, e jogando, meu processador estava chegando nos 65 graus e a VGA quase n os 83 graus.

Retirei a janela lateral do gabinete e liguei o AC do quarto e setei em 25 graus. Resultado: Processador em 54 graus e placa de video em 73.

Pra ver como que a temperatura ambiente já ajuda bastante, além, claro de ter removido a janela que acaba com todo aquele ar quente dentro gabinete

Sim, são melhores que as pré-aplicadas de fábrica, mas não faz milagre, reduz coisa de uns 3 a 5 graus dependendo de outros fatores.

Aqui está fazendo por volta de uns 33 grau de dia, e jogando, meu processador estava chegando nos 65 graus e a VGA quase n os 83 graus.

Retirei a janela lateral do gabinete e liguei o AC do quarto e setei em 25 graus. Resultado: Processador em 54 graus e placa de video em 73.

Pra ver como que a temperatura ambiente já ajuda bastante, além, claro de ter removido a janela que acaba com todo aquele ar quente dentro gabinete
Grato pela resposta, meu bom. Acho que 5 graus é o suficiente pra justificar um gasto de 70 conto. Como faz muito calor aqui, qualquer ganho é lucro. Quando me responderem no tópico do watercooler vou poder tomar uma decisão final. Valeu

Grato pela resposta, meu bom. Acho que 5 graus é o suficiente pra justificar um gasto de 70 conto. Como faz muito calor aqui, qualquer ganho é lucro. Quando me responderem no tópico do watercooler vou poder tomar uma decisão final. Valeu
No valor que você mencionou no outro tópico, vai talvez encontrar os da PCyes, Deepcool linha Gammax ou Cooler Master MasterLiquid. Eu iria recomendou igual ao que uso que é o Deepcool Castle, mas subiu absurdamente os valores que já nem compensa mais.

A minha veio do mesmo jeito, bem dura e difícil de espalhar. Quando comprei estava em promoção por 38, mas agora está quase 100 golpes. Mas o resultado com ela foi bom em termo de temperatura.

Hoje comprei a Gd900 de um vendedor do ML, por 10 golpes, e a Grizzly Kryonaut no ALI por 50 golpes. A Kryonaut deve chegar só fins do mês que vem. Pode ser que as duas vejam falsificadas, mas de qualquer forma veremos.

Galera, quero trocar a pasta térmica do meu processador. Retirei duas vezes o air cooler para limpeza e acabei não trocando. Meu setup é o da assinatura, utilizo um air cooler da Thermaltake Ring Silent 12. Qual pasta térmica vocês me indicariam? Queria comprar uma muito boa, se puderem me dar opções. E na hora da limpeza, eu não preciso retirar o processador né? Só passando um papel higienico, consigo remover toda pasta antiga? Obrigado

Galera, quero trocar a pasta térmica do meu processador. Retirei duas vezes o air cooler para limpeza e acabei não trocando. Meu setup é o da assinatura, utilizo um air cooler da Thermaltake Ring Silent 12. Qual pasta térmica vocês me indicariam? Queria comprar uma muito boa, se puderem me dar opções. E na hora da limpeza, eu não preciso retirar o processador né? Só passando um papel higienico, consigo remover toda pasta antiga? Obrigado
Quando tinha PC eu usava a thermal grizzly muito boa, mas tem outras opções como a Gelid Extreme -MX-4 - pra mim são as melhores, na hora de limpar não precisa tirar o processador passa só papel toalha ou higiênico.

Quando tinha PC eu usava a thermal grizzly muito boa, mas tem outras opções como a Gelid Extreme -MX-4 - pra mim são as melhores, na hora de limpar não precisa tirar o processador passa só papel toalha ou higiênico.

Opa amigo, obrigado pelas sugestões!!! A da PCYES Gelid Extreme achei um pouco salgado o preço, a Grizzly anda na mesma faixa da Cooler Master Mastergel Regular, ou pouco mais cara. Ela é realmente melhor? Tem a Mastergel Maker nano também. Valeu

Opa amigo, obrigado pelas sugestões!!! A da PCYES Gelid Extreme achei um pouco salgado o preço, a Grizzly anda na mesma faixa da Cooler Master Mastergel Regular, ou pouco mais cara. Ela é realmente melhor? Tem a Mastergel Maker nano também. Valeu
Usei ela várias vezes me supreendeu, a 20 dias troquei no meu Laptop e ganhei quase 8 ºC de diferença, recomendo!!

Usei ela várias vezes me supreendeu, a 20 dias troquei no meu Laptop e ganhei quase 8 ºC de diferença, recomendo!!

Valeu amigo, vou experimentar a thermal grizzly então!!! Muito obrigado!!
Abç

Não é necessário limpar com álcool isopropilico?

Users who are viewing this thread

Voltar