[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

ESPALHE

"A Gelid é um pouco chata de se manusear devido a maior viscosidade. Antes de usar, coloque a seringa dentro de um saquinho plástico e mergulhe a seringa na água quente. Vai melhorar bem a viscosidade na hora de espalhar com a espátula. Vá por mim, ESPALHE, sempre que for aplicar pasta térmica direto sobre um CPU/GPU DIE espalhe ela sobre toda a superfície. Encima do IHS pode usar gota, X, linha, o que você quiser. Encima do DIE espalhe."
Cara só mais uma coisa pra eu não cometer nenhum erro pois vai ser minha primeira vez trocando uma pasta térmica. Como eu sei a quantidade certa para espalhar? Tem algum macete para não errar na quantidade? Tanto no CPU quanto na GPU. Ah e para remover a antiga, com álcool isopropílico e cotonete dá tranquilo né? Obrigado!
 
Cara só mais uma coisa pra eu não cometer nenhum erro pois vai ser minha primeira vez trocando uma pasta térmica. Como eu sei a quantidade certa para espalhar? Tem algum macete para não errar na quantidade? Tanto no CPU quanto na GPU. Ah e para remover a antiga, com álcool isopropílico e cotonete dá tranquilo né? Obrigado!
Espalhe a camada mais fina que puder mas sempre certificando que está cobrindo toda a superfície do die. Eu costumo usar papel higiênico macio e nunca tive problemas mas, observe se cai algum pedaço pequeno.
 
Cara só mais uma coisa pra eu não cometer nenhum erro pois vai ser minha primeira vez trocando uma pasta térmica. Como eu sei a quantidade certa para espalhar? Tem algum macete para não errar na quantidade? Tanto no CPU quanto na GPU. Ah e para remover a antiga, com álcool isopropílico e cotonete dá tranquilo né? Obrigado!

Pode espalhar usando um cartão plástico de banco/supermercado, ou carta de baralho plastico (gosto delas, ela é bem flexível e durante as passadas ela não remove a pasta diferente do cartão de banco), mas normalmente eu uso a espátula que vem inclusa com a pasta, aquele chanfro de 45º da ponta dela deixa a empunhadura muito confortável. Mas pode usar um papel pra aplicar também (nunca usei papel higiênico, eu prefiro papel toalha ou guardanapo justamente por ser mais difícil de soltar pedacinhos) O ideal é ficar uma camada fina, o mais uniforme possível, cobrindo tudo, sem deixar visível o silício abaixo.

Pra limpar é isso mesmo que você disse, Isopropanol (não em excesso) e papel toalha/cotonetes, E CUIDADO, óbvio.
 
Aí vem Ronaldo e TecLab e pode encerrar o Tópico ;)
 
Vi essa live ontem, me esclareceu muitas coisas...:cool:
Muito bom, pra quem se interessa no assunto. Muita gente critica o Ronaldo, mas sinceramente eu não vou sair tomar um Chopp com o cara, pouco me importa se ele é isso ou aquilo, o cara e a equipe da TecLab manjam muito e é isso o que vale.

Gostei da argumentação dele sobre a forma de aplicar a pasta, eu sempre espalhei a pasta por toda superfície, seja IHS ou DIE exposto, raramente usei gota, X, linha etc.

Mas o ponto de vista do Ronaldo é claro “ESPALHAR PARA TER O MÁXIMO DA PERFORMANCE”, os outros métodos vão funcionar também em um IHS, mas de que adianta gastar uma fortuna numa pasta top se a aplicação "deficiente" não vai extrair o máximo da performance dela. Então usa logo Implastec que também vai funcionar.
 
Poderia ter falado também sobre thermal pads. Aqui estou adquirindo os da Gelid pra substituir os da VGA e também o dos dissipadores do SSD da MB.

Já troquei o do dissipador do Chipset pelo o da minus 8 da grizzly, tive uma redução de 5ºC. Pois pensem num chipset esquentado e um cooler barulhento dessa Taichi X570, claro com ajuda de erro de projeto deles. Que fizeram com que a ventoinha ficasse exatamente na altura da placa de vídeo. puxando ar quente do dissipador e também bloqueando.
 
Muito bom, pra quem se interessa no assunto. Muita gente critica o Ronaldo, mas sinceramente eu não vou sair tomar um Chopp com o cara, pouco me importa se ele é isso ou aquilo, o cara e a equipe da TecLab manjam muito e é isso o que vale.

Gostei da argumentação dele sobre a forma de aplicar a pasta, eu sempre espalhei a pasta por toda superfície, seja IHS ou DIE exposto, raramente usei gota, X, linha etc.

Mas o ponto de vista do Ronaldo é claro “ESPALHAR PARA TER O MÁXIMO DA PERFORMANCE”, os outros métodos vão funcionar também em um IHS, mas de que adianta gastar uma fortuna numa pasta top se a aplicação "deficiente" não vai extrair o máximo da performance dela. Então usa logo Implastec que também vai funcionar.

Lembro dos vídeos deles comparando as fontes etc...Foi justamente num vídeo antigo dele que vi se não me engano que a forma pra tirar proveito máximo na aplicação da pasta foi como vc falou ai!
 
Eu assisti aqui e ele diz pra usar um secador de cabelo pra aquecer o IHS com a pasta térmica. Não seria perigoso fazer isso apontando pra placa mãe por causa da estática?
Imagino que não, mas tambem é possível aquecer a pasta térmica ao invés do IHS.
 
Eu assisti aqui e ele diz pra usar um secador de cabelo pra aquecer o IHS com a pasta térmica. Não seria perigoso fazer isso apontando pra placa mãe por causa da estática?

Fica sussa, 5 segundinhos soprando alí só pra dar uma esquentadinha não vai fazer mal, faço assim na minhas GPUs.
 
Boa tarde.
Tenho um Notebook Dell Inspiron 7520 15R SE indo pra 8 anos de uso.
Ja é hora de trocar a pasta térmica do processador e da GPU ? Qual recomendariam eu colocar ?
 
Boa tarde.
Tenho um Notebook Dell Inspiron 7520 15R SE indo pra 8 anos de uso.
Ja é hora de trocar a pasta térmica do processador e da GPU ? Qual recomendariam eu colocar ?
Na minha opinião já passou do ponto de trocar a pasta. As pastas da CM, da Noctua, da pcyes(Gelid), etc, são boas pastas.
 
Na minha opinião já passou do ponto de trocar a pasta. As pastas da CM, da Noctua, da pcyes(Gelid), etc, são boas pastas.
Estava de olho na MX-4 4g da Shopee por R$30, porém com um pé atrás, não consigo acreditar que alguma coisa da China seja original, além do que, a conta não fecha, pois no site da Artic, a MX-4 4g custa € 8,99 o que da R$60.
Como tenho Amazon Prime, a Pcyes Gelid sai por R$37 com frete grátis. A questão agora é se com 1g eu consigo fazer o CPU e a GPU do meu Notebook.
Segue imagem com o tamanho das superfícies em que será aplicada a pasta.
Alguém pode ajudar dizendo se a pasta de 1g é suficiente para essas superfícies ?
https://ibb.co/cXhsntT
 
Estava de olho na MX-4 4g da Shopee por R$30, porém com um pé atrás, não consigo acreditar que alguma coisa da China seja original, além do que, a conta não fecha, pois no site da Artic, a MX-4 4g custa € 8,99 o que da R$60.
Como tenho Amazon Prime, a Pcyes Gelid sai por R$37 com frete grátis. A questão agora é se com 1g eu consigo fazer o CPU e a GPU do meu Notebook.
Segue imagem com o tamanho das superfícies em que será aplicada a pasta.
Alguém pode ajudar dizendo se a pasta de 1g é suficiente para essas superfícies ?
https://ibb.co/cXhsntT
Imagino que com 1g dá pra colocar sim nos dois chips, é só não exagerar.
 
Olá, galera, me desculpem se isso já foi respondido em algum momento mas são 42 pags .-.
Minha dúvida é: A pasta PCYES Gelid OCX pode ser usada tranquilamente com coolers que tem base de alumínio?
É que eu percebi que em cada lugar falam uma coisa diferente. Em uns dizem que não se deve usar as de metal líquido, em outros as de ligas metálicas, em outros as que tem metal em sua composição etc.
A Gelid pelo que verifiquei possui óxidos metálicos em sua composição, por isso acredito que não teria problema pois esses óxidos costumam ser bem estáveis (diferente do metal em si, como a prata), mas gostaria de ter certeza que não estou destruindo meu cooler...
 
Imagino que com 1g dá pra colocar sim nos dois chips, é só não exagerar.
Obrigado pela ajuda.
Sabe me dizer qual a melhor opção no meu caso, colocar a pasta em gota ou espalhar sobre as superfícies ?
 
Obrigado pela ajuda.
Sabe me dizer qual a melhor opção no meu caso, colocar a pasta em gota ou espalhar sobre as superfícies ?
Eu particularmente prefiro em gota. A questão é que os chips de notebook esquentam bem menos que os de desktop, pois eles tem o TDP menor, então a forma que vc aplicar não vai fazer muita diferença.
 
Olá, galera, me desculpem se isso já foi respondido em algum momento mas são 42 pags .-.
Minha dúvida é: A pasta PCYES Gelid OCX pode ser usada tranquilamente com coolers que tem base de alumínio?
É que eu percebi que em cada lugar falam uma coisa diferente. Em uns dizem que não se deve usar as de metal líquido, em outros as de ligas metálicas, em outros as que tem metal em sua composição etc.
A Gelid pelo que verifiquei possui óxidos metálicos em sua composição, por isso acredito que não teria problema pois esses óxidos costumam ser bem estáveis (diferente do metal em si, como a prata), mas gostaria de ter certeza que não estou destruindo meu cooler...

Pode usar sim, não existe "contra indicação" pra uso da Gelid em alumínio. Hoje quase que a 100% das pastas usam óxido de alumínio (alumina) que é uma cerâmica, como principal componente de condução térmica juntamente com um veículo, no caso um silicone líquido. Hoje em dia são poucas pastas que ainda utilizam metais como prata, cobre ou pastas que utilizam carbono "diamante" como condutores.
 
Pode usar sim, não existe "contra indicação" pra uso da Gelid em alumínio. Hoje quase que a 100% das pastas usam óxido de alumínio (alumina) que é uma cerâmica, como principal componente de condução térmica juntamente com um veículo, no caso um silicone líquido. Hoje em dia são poucas pastas que ainda utilizam metais como prata, cobre ou pastas que utilizam carbono "diamante" como condutores.
Entendi, vlw pela explicação!
 
Fiz a troca da pasta térmica do meu notebook ontem, utilizei a OCX da PCYes. Segue imagem do antes e depois.
 
Deu uma diferença mas pode diminuir mais fazendo undervolt no CPU.
Poderia me explicar mais sobre ? Perco desempenho fazendo isso ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo