Então, vou testar responder todas as questões pra ver se afunilamos a questão.
1 - O radiador e a bloco, bem como as ventoinhas, são novos, tem mais ou menos 3 meses apenas de uso (GAMEMAX 240MM ICEBERG 240R RGB RAINBOW). Chegou junto com o próprio processador. Mesmo assim conferi pra ver se tem poeira e tá tudo limpo.
2 - O bloco está bem fixo sim, e inclusive coloquei ele na motherboard-fan destinada a 'pump' e coloquei velocidade máxima na bios.
3 - Realmente não ouço falar bem da Implastec, por isso comprei uma G15 Gamer Storm (DeepCool) pra ver se ajuda (ela tem 5.2 W/(m·K). Diminuiu um pouco a temperatura, mas não muito. Continuo tendo que limitar o VCore pra não chegar aos 100º.
4 - O funcionamento dele que não sei como verificar se está realmente 100%. Eu costumo ouvir de vez em quando um barulho de água, geralmente quando ligo o PC após mexer no hardware. Aquele barulho parecendo de água caindo pelo cano, sabe? Pelo HWInfo vejo apenas as temperaturas.
5 - Eu fui de AIO porque achei que fosse a melhor solução pra esse tipo de processador high-end. Como disse acima, não sei se está realmente 100% por dentro. Ele é novo, mas vai saber... de qualquer forma, teria outra alternativa pra processadores deste naipe, sem ser o resfriamento custom?
Agradeço a sua boa vontade em me ajudar, amigo.
Cara, como disse antes, não sou experiente com AIO, mas pesquisei muito antes de decidir em continuar com os Air-Coolers, já estava quase indo pra um AIO também.
Mas não acredito que seja motivo pra você se arrepender da escolha, é uma solução térmica válida e muito eficiente, com certeza mais bonitos que os Air-Coolers, o único ponto é que você não terá um cooler por tantos anos como um Air e você sempre vai ter que estar atento a possibilidade, ainda que remota, de vazamentos e a degradação da performance.
Existem sim muitos Air-Cooler cuja performance rivaliza com os AIO, como os da Noctua, Schyte, be quiet! e outra exelentes marcas que produzem Air-Coolers que não deixam nada a desejar se comparados aos AIO de até 240mm, às vezes até 280mm e 360mm. Mas estes Air-Coolers ocupam muito espaço no Case e dificultam outras manutenções sem sua remoção, é um jogo de escolha, onde você quer perder/ganhar.
Meu Ryzen 3600X 6/12 (95W TDP) é um cara esquentado, não fica muito atrás do teu i9 9900KF 8/16 (95W TDP). Entenda que o TDP é mais marketing do que qualquer outra coisa, as medidas de Intel e AMD não são equivalentes, mas neste caso as classificações são até "iguais", no caso 95W. E aqui um Air-Cooler de 6 heat-pipes e 1 fan de 120mm (Schyte Mugen 5) segura ele stock a 77Cº no estresse teste do AIDA64.
Mas retornando ao teu caso, as possibilidades estão ficando limitadas, se você tiver mais pasta térmica em mão, remova o waterblock e verifique como ficou o contato do bloco com o CPU, o ideal é não ficar quase nada entre os 2, a pressão de montagem expulsa quase tudo dali, mande foto se for o caso pra darmos nossa opinião aqui no fórum, às vezes pode ter sido erro de montagem no usou do kit (buchas, parafusos, etc) que empregou algum deles incorretamente para o socket em questão.
Agora, se não for nada disso, verifique se a voltagem da bomba d´agua está fixa em 100% (12 volts), ela sempre tem que estar no máximo o tempo todo não deixe a placa mãe variar isso. A placa mãe pode controlar as fans, mas não a bomba.
Se não for isso, considere a possibilidade com AIO estar com defeito, e faça RMA do mesmo.
EDITADO: Deu um estalo aqui. Você se certificou de retirar o filme plástico na base do waterblock antes de instala-lo né?
Última edição: