[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

so mais uma pergunta.. essa pasta termica ela é pra overcloking ? sou leigo nesses assuntos , ela é boa pra reduzir temperatura mesmo ? porque eu vi a galera citando muito overcloking e eu nao pretendo fazer overclock , poderia me explicar isso , ja provavelmente ja vou comprar essa pasta tbm
Para overclock, a refrigeração dos componentes é mais importante do que a pasta térmica. Comprando uma pasta de boa qualidade não te garante que as temperaturas fiquem baixas ao aumentar o clock de fábrica da CPU, RAM ou GPU. O mais apropriado, nesta situação específica, é investir em uma solução térmica (cooler, bom airflow etc.) de qualidade.

so mais uma pergunta.. essa pasta termica ela é pra overcloking ? sou leigo nesses assuntos , ela é boa pra reduzir temperatura mesmo ? porque eu vi a galera citando muito overcloking e eu nao pretendo fazer overclock , poderia me explicar isso , ja provavelmente ja vou comprar essa pasta tbm
A TecLab recomendou essa pasta térmica para overclocking porque quem faz ela é a Gelid, uma marca muito boa, e antes só se conseguia adquirir pastas da Gelid por importação. Assim, a pcyes nacionalizou esta pasta térmica. Enfim, ela tem um bom potencial para overcloking, mas como o usuário "gdds_01" disse, para overcloking deve-se focar numa melhor solução de resfriamento, e não na pasta térmica. Mas como vc não pretende fazer overcloking, ela vai ser mais que o suficiente.

A TecLab recomendou essa pasta térmica para overclocking porque quem faz ela é a Gelid, uma marca muito boa, e antes só se conseguia adquirir pastas da Gelid por importação. Assim, a pcyes nacionalizou esta pasta térmica. Enfim, ela tem um bom potencial para overcloking, mas como o usuário "gdds_01" disse, para overcloking deve-se focar numa melhor solução de resfriamento, e não na pasta térmica. Mas como vc não pretende fazer overcloking, ela vai ser mais que o suficiente.
Sim, na verdade hoje eu considero a Gelid GC Extreme/PCyes OCX um "melhor custo benéfico" que outras concorrentes que vão te propiciar no máximo 1ºC a menos, por R$50~R$70 a mais. Mas a maior vantagem no caso do colega é a resistência da Gelid ao pumpout, por ser mais viscosa. A aplicação tente a durar mais que uma Kryonaut, MX-4, NT-H1, etc.

Sim, na verdade hoje eu considero a Gelid GC Extreme/PCyes OCX um "melhor custo benéfico" que outras concorrentes que vão te propiciar no máximo 1ºC a menos, por R$50~R$70 a mais. Mas a maior vantagem no caso do colega é a resistência da Gelid ao pumpout, por ser mais viscosa. A aplicação tente a durar mais que uma Kryonaut, MX-4, NT-H1, etc.
Daora, vc tem ela ? vou comprar ela e passar no meu notebook Dell g3 2019 , tem alguma recomendação se devo passar a pasta por toda CPU e gpu ? ou só colocar uma gota ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu fiquei na duvida porque eles colocaram no titulo na embalagem Overclocking né , então eu achei que era uma pasta especifica para o Overcloking... eu preciso apenas pra reduzir um pouco a temperatura do dell g3

É uma pasta térmica normal, apenas tem um bom desempenho no overclocking também.

Em relação ao modo de aplicação: aplica uma gota de tamanho razoável(nem grande nem pequeno) no meio do chip, pois quando pressionar vai espalhar uniformemente.

Daora, vc tem ela ? vou comprar ela e passar no meu notebook Dell g3 2019 , tem alguma recomendação se devo passar a pasta por toda CPU e gpu ? ou só colocar uma gota ?

Eu fiquei na duvida porque eles colocaram no titulo na embalagem Overclocking né , então eu achei que era uma pasta especifica para o Overcloking... eu preciso apenas pra reduzir um pouco a temperatura do dell g3

A Gelid é um pouco chata de se manusear devido a maior viscosidade. Antes de usar, coloque a seringa dentro de um saquinho plástico e mergulhe a seringa na água quente. Vai melhorar bem a viscosidade na hora de espalhar com a espátula. Vá por mim, ESPALHE, sempre que for aplicar pasta térmica direto sobre um CPU/GPU DIE espalhe ela sobre toda a superfície. Encima do IHS pode usar gota, X, linha, o que você quiser. Encima do DIE espalhe.

Última edição:
Para overclock, a refrigeração dos componentes é mais importante do que a pasta térmica. Comprando uma pasta de boa qualidade não te garante que as temperaturas fiquem baixas ao aumentar o clock de fábrica da CPU, RAM ou GPU. O mais apropriado, nesta situação específica, é investir em uma solução térmica (cooler, bom airflow etc.) de qualidade.

Pois é, as vezes comprando uma pasta termica mediana já esta bom, aquele salto pra uma Coolermaster master gel maker Nano que ta custando um rim vai baixar 3 graus e olhe lá

Pelo preço da pasta até esta ok, achei a 35 reais!

Tem um bom indice de condutividade, similar a Cooler master Maker Pro, que eu gosto bastante por ser boa e fácil de aplicar! Diferente da Maker Nano que é dura igual pedra

Galera estou com um Ryzen 5 2600 com o clock padrão, como moro no Rj, as temperaturas costumam ficar um pouco mais altas no geral (72C~75C) com o cooler stock. Séra que compro uma pasta térmica boa para o cooler box, ou troco para um cooler mais potente, ao invés de uma pasta térmica com o preço de um cooler?

Galera estou com um Ryzen 5 2600 com o clock padrão, como moro no Rj, as temperaturas costumam ficar um pouco mais altas no geral (72C~75C) com o cooler stock. Séra que compro uma pasta térmica boa para o cooler box, ou troco para um cooler mais potente, ao invés de uma pasta térmica com o preço de um cooler?
Troca o cooler, a pasta térmica não vai fazer tanta diferença. Coloca um bom cooler e uma boa pasta térmica(não precisa ser aquelas de 200 reais).

Complementando a dica que o amigo te deu sugiro que compre um Gammax GTE que vai abaixar essa temperatura em 15 graus ou mais...outra dica: a pasta térmica que vem com esse cooler já é boa o suficiente...não é necessário comprar outra...a diferença dela pra uma pasta de mais de 100 reais não vai passar de uns 4 ou 5 graus.

Comprei recentemente a pasta prolimatech pk-3, nos primeiros dias a temperatura ficou boa, mas depois de 1mes fiquei com temperaturas elevadas novamente, abri e notei que a aparência da pasta era seca e dura na própria aplicação ela já se mostra um pouco dura difícil de espalhar. Fiz a troca fazem 3 dias, os primeiros dois dias se manteve em 73 graus, e hoje esta mantendo 80 graus temperatura ambiente a mesma em todos dias, há chance de ter comprado uma pasta velha e esse ser o problema ?

Há uma avaliação negativa que se assemelha ao meu problema.

Prolimatech Pk-3 1.5g Pasta Térmica - Mx3 Mx4 As5 Silver - R$ 32,00

Alguma indicação de pasta termica até 50 reais? To usando a Akasa 455 que veio com o cooler mas to achando meio ruim, não parece estar tão frio quanto deveria.
Queria a Mastergel Maker Nano que eu uesava mas não acho mais em lugar nenhum, alguem pode indicar uma tão boa quanto?

Edit: A PCYes OCX Gelid é tão boa quanto a MX-4? Achei a OCX aqui naminha cidade por 36 reais, e a MX-4 importada por 37

Última edição:
Alguma indicação de pasta termica até 50 reais? To usando a Akasa 455 que veio com o cooler mas to achando meio ruim, não parece estar tão frio quanto deveria.
Queria a Mastergel Maker Nano que eu uesava mas não acho mais em lugar nenhum, alguem pode indicar uma tão boa quanto?

Edit: A PCYes OCX Gelid é tão boa quanto a MX-4? Achei a OCX aqui naminha cidade por 36 reais, e a MX-4 importada por 37
A PCYes OCX Gelid é uma pasta térmica muito boa, se eu não me engano é versão brasileira das pastas da Gelid.

Prolimatech PK-3 (11.2 W/m), PCYes OCX Gelid (8,5 W/mK) ou Artic MX-4 (8,5 W/mK)?

Última edição:
infelizmente como usuário da gelid gc extreme há 3 anos te informo que não vai gostar nada então, vou citar o exemplo da minha gpu que a cada 6 meses volta a bater 82 graus em full e quando vou ver a gpu quase não tem mais vestígios de pasta e após reaplicar a temperatura cai pra 68 graus em full, porém é aquilo daqui 6 meses volta pros 82 e quase não há mais pasta novamente, estava pensando em ir pra kryonaut pra comparar isso mas tá cara demais e como abro o pc pra limpar a menos tempo do que 6 meses mesmo então to reaplicando a gelid nesse tempo normalmente

infelizmente em pasta muito viscosa e seca como o caso dela esse método não funciona bem pq ela não se espalha direito com a pressão, mas como tinha pouco era o jeito né, melhor ter no centro do que cheio de buracos

sempre que a recomendo já aviso do problema de aplicação e de durabilidade de 6 meses, infelizmente é assim, nunca fiz isso de aquecer o tubo e tenho aplicado normalmente a espalhando de maneira mais uniforme que consigo por toda a superfície, o problema é que pela densidade vc acaba utilizando mais pasta do que nas bastante líquidas pra isso, mas é o jeito, a pasta é milagrosa então aqui tem valido a pena ainda

6 meses vc não tava se referindo a Gelid Solutions GC-Extreme né? Digo isso porque estou usando a minha tem 3 anos já e está de boa ainda mas agora ta chegando a hora de trocar creio eu mesmo não tendo nenhum problema ainda de super aquecimento...Quando comprei apliquei no processador e na Placa de Vídeo.

Pessoal que está aplicando a pasta faça da forma correta como foi indicado no inicio desse post...Usa uma pá daquelas que pode ser de sorvete e espalha ela por cima de toda superfície do processador sem deixar nenhuma falha...Fiz dessa forma e não me arrependendo até hj pois nunca deu problema nenhum de aquecimento...

Chegou hj minha Gelid GC-Extreme comprada na Megamamute pago no dia 1 e enviado no dia 4 chegando hj!

RX56BExc42I.jpg

Teste de TEMPERATURA que fiz com as pasta térmica IMPLASTEC(foto sempre do lado esquerdo dos resultados) e GELID GC-EXTREME(foto sempre do lado direito dos resultados) no PROCESSADOR I7 6700K...Na Placa de Vídeo(GPU) tbm fiz a troca porem a que estava antes era a que veio de fábrica na minha GTX 1060.

Primeiro teste PC em IDLE(inativo) usando o HWMonitor para monitorar as temperaturas...

CPU= Implastec vs Gelid Gc-Extreme
GPU= Pasta térmica de fábrica vs Gelid Gc-Extreme
hdmA9gX9pf4.jpg
fEE9qc8YiDc.jpg

Segundo teste foi em FULL LOAD no jogo OVERWATCH(durante 25~30 minutos) com os gráficos tudo no ÉPICO usando a HWMonitor para monitorar as temperaturas...

cBp4eijbXJM.jpg
L1VDusmcwN4.jpg

Terceiro teste foi usando o programa 3DMARK na opção recomendada TIME SPIN TEST usando a HWMonitor para monitorar as temperaturas...

tJlz6yxTnJ0.jpg
0ODkTBCD7eI.jpg

12/09/2017

Minha Gelid GC Extreme 3,5g provavelmente chega amanhã comprada na Megamamute...Paguei 52 R$ + frete com um cupom que achei na net...Agora ta mais barata ainda la por boleto se não me engano R$ 47,76

Bons tempos quando vendia ainda no Brasil por esse preço :/...Voltei só pra ver se achava data do post na época ^^

Última edição:
KZ1NT_9qKyw.jpg

infelizmente como usuário da gelid gc extreme há 3 anos te informo que não vai gostar nada então, vou citar o exemplo da minha gpu que a cada 6 meses volta a bater 82 graus em full e quando vou ver a gpu quase não tem mais vestígios de pasta e após reaplicar a temperatura cai pra 68 graus em full, porém é aquilo daqui 6 meses volta pros 82 e quase não há mais pasta novamente, estava pensando em ir pra kryonaut pra comparar isso mas tá cara demais e como abro o pc pra limpar a menos tempo do que 6 meses mesmo então to reaplicando a gelid nesse tempo normalmente

infelizmente em pasta muito viscosa e seca como o caso dela esse método não funciona bem pq ela não se espalha direito com a pressão, mas como tinha pouco era o jeito né, melhor ter no centro do que cheio de buracos

sempre que a recomendo já aviso do problema de aplicação e de durabilidade de 6 meses, infelizmente é assim, nunca fiz isso de aquecer o tubo e tenho aplicado normalmente a espalhando de maneira mais uniforme que consigo por toda a superfície, o problema é que pela densidade vc acaba utilizando mais pasta do que nas bastante líquidas pra isso, mas é o jeito, a pasta é milagrosa então aqui tem valido a pena ainda

Só acrescendo uma SS que acabei de tirar da minha GTX 1060 com 3 anos usando Gelid GC Solutions-Extreme...Estou com várias coisas aberta inclusive jogando Wow e olha a temperatura agora...Problema ai no seu caso poderia ser de refrigeração do seu Gabinete/Quarto ou até mesmo na sua GPU...

Comprei a Gelid da PCYes para ver como está a qualidade se realmente é parecida com a da GC Solutions que tive...Não sei se mudou muita coisa mas a Gelid GC Solutions-Extreme quando comprei há 3 anos atrás vinha de boa já para fazer aplicação sem falar na qualidade que era top...Quem fez a aplicação no Processador e GPU foi eu mesmo na época e não tive trabalho nenhum.

Conductonaut é metal líquido, é outro tipo de "thermal compound". A Cool Laboratory Liquid Ultra é melhor que a Conductonaut. um pouco pior que a Conductonaut

A melhor pasta térmica do mercado é a Kingpin KPX

Nesse teste realizado no site em tomshardware no link abaixo, ela está entre as melhores essa kingpin KPX, mas os dois modelos tanto versão metal liquido e pasta normal da Grizzly em temperatura mais altas elas se destacam melhor em desempenho, coisa pequena. Encomendei essa Kryounaut, do aliexpress esperando chegar meu novo processador 3500x em aplicar ela e ver qual o desempenho dela junto com a mugen 5 em PnP.

Nesse teste realizado no site em tomshardware no link abaixo, ela está entre as melhores essa kingpin KPX, mas os dois modelos tanto versão metal liquido e pasta normal da Grizzly em temperatura mais altas elas se destacam melhor em desempenho, coisa pequena. Encomendei essa Kryounaut, do aliexpress esperando chegar meu novo processador 3500x em aplicar ela e ver qual o desempenho dela junto com a mugen 5 em PnP.

A temperatura desse teste é relativamente baixa. Nos entornos dos 50~65 graus, a maioria das pastas não tem diferença entre si. Quando sobe pra mais de 70 e nos 80 poucos, a diferença começa a ficar mais significativa.

PCYes OCX by Gelid ou Noctua NT-H1?

Olá, tenho um notebook Lenovo Legion Y540 com um i7-9750H e o processador bate 99ºC toda hora e da Thermal Throttling, mesmo com baixo uso, acredito que seja um problema de projeto e que eu tenha que fazer Undervolt, mas também acredito que a pasta térmica que veio de fábrica seja bem porcaria (nunca abri para ver), pois uso uma base para notebook com 6 coolers e moro em uma cidade bem fria. Como vou trocar o SSD dele já quero aproveitar para colocar uma pasta térmica de qualidade. Estava dando uma olhada e vi muita gente falando bem da Prolimatech PK-3 por ter 11.2 W/m de condutividade, mas sou bem leigo no assunto, então não sei definir qual a melhor opção para mim.

- Qual pasta térmica me recomendam até uns R$60 por ai? Posso gastar até um pouco mais caso compense.
- Já aproveito para trocar a pasta térmica da placa de vídeo do note (RTX 2060) ou só do processador por ser ele que está dando Thermal Throttling?
- Tem mais alguma coisa que eu possa fazer para tentar melhorar esse problema em um notebook além de pasta térmica e Undervolt? Thermal Pads, não sei...

*ele está fora da garantia

Agradeço desde já!

Última edição:
PCYes OCX by Gelid ou Noctua NT-H1?

Se for pra usar no CPU, encima do IHS, vá de "mais barata", a diferença de performance entre elas é pequena pra justificar a diferença de preço. Agora se você pretende usar em um notebook ou GPU, pegue a Gelid GC Extreme/ PCYes OCX by Gelid, a performance vai ser também muito semelhante aos resultados da NT-H1, mas aplicação vai durar mais tempo, dependendo do caso 2x ou 3x mais tempo que a NT-H1.

Prolimatech PK-3 ou PCYes OCX Gelid?

Então cara, não compre a pasta pela "especificação técnica" compre pelo resultado que o pessoal aferiu em testes. Tem pastas que teoricamente tem um W/mK superior e a performance é inferior a outras que especificam um W/mK menor, a Noctua nem sequer declara esses valores pro consumidor. Agora, respondendo tua pergunta, no notebook vá de Gelid GC Extreme/PCYes OCX, na RTX 2060 só troque se a temperatura estiver ruim. É minha opinião.
EDIT: Esquece, achei que a RTX 2060 fosse outro PC, com uma GPU dedicada, em se tratando de um Notebook, não vai ter como remover o dissipador só do CPU, normalmente eles são integrados um ao outro, aí você troca CPU e GPU simultaneamente.

Última edição:
Então cara, não compre a pasta pela "especificação técnica" compre pelo resultado que o pessoal aferiu em testes. Tem pastas que teoricamente tem um W/mK superior e a performance é inferior a outras que especificam um W/mK menor, a Noctua nem sequer declara esses valores pro consumidor. Agora, respondendo tua pergunta, no notebook vá de Gelid GC Extreme/PCYes OCX, na RTX 2060 só troque se a temperatura estiver ruim. É minha opinião.
EDIT: Esquece, achei que a RTX 2060 fosse outro PC, com uma GPU dedicada, em se tratando de um Notebook, não vai ter como remover o dissipador só do CPU, normalmente eles são integrados um ao outro, aí você troca CPU e GPU simultaneamente.

Muito obrigado! Acho que vou de PCYes OCX então. E você disse que o processador e a placa de vídeo são integrados, qual o melhor jeito de aplicar então? Espalhando?

O note é esse, nesse vídeo mostra ele aberto:

Muito obrigado! Acho que vou de PCYes OCX então. E você disse que o processador e a placa de vídeo são integrados, qual o melhor jeito de aplicar então? Espalhando?

O note é esse, nesse vídeo mostra ele aberto:

ESPALHE

"A Gelid é um pouco chata de se manusear devido a maior viscosidade. Antes de usar, coloque a seringa dentro de um saquinho plástico e mergulhe a seringa na água quente. Vai melhorar bem a viscosidade na hora de espalhar com a espátula. Vá por mim, ESPALHE, sempre que for aplicar pasta térmica direto sobre um CPU/GPU DIE espalhe ela sobre toda a superfície. Encima do IHS pode usar gota, X, linha, o que você quiser. Encima do DIE espalhe."

Users who are viewing this thread

Voltar